Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

LidoLendo 26/10/2018

Show de horrores ou Comportamento Humano?
"Li "Nada" por recomendação de algumas pessoas. Quando vi a capa, quase desisti. Mas foi interessante não ter desistido, uma vez que a história não tem absolutamente nada a ver com a capa. Pela capa, esperava um romance, mas me disseram: "é perturbador". Opa, então vai ser pra mim! :) Gosto de histórias que trazem sensações físicas. Vamos lá!

E foi uma leitura bem peculiar. Livro curtinho, pra ler de uma vez (se vc tiver estômago). Na verdade, as cenas descritas nem me chocaram tanto... mas ver o comportamento do ser humano quando ele detém o poder, é assustador sim. Ver como o ser humano sente prazer em causar a dor no outro somente para amenizar a sua própria dor... São muitas questões éticas e sociais levantadas pela autora. Vai muito além de uma simples tortura ou malvadezas adolescentes.

Sabe aquele filme "Jogos Mortais"? Então, se você assistir o filme somente como um filme de terror explicito com cenas grotescas... ok! É assustador, é fora da realidade, não tem como existir, é perda de tempo... mas se vc assistir olhando para as questões humanas, aí sim é uma outra história.

Encarei o livro como uma fábula mais sombria... com vários elementos e situações inverossímeis... e que me trouxe muitas reflexões e até associações bíblicas.

Como sempre eu viajo nas coisas, né?... Não quero dar spoiler aqui mas creio que gravarei um vídeo pra falar um pouquinho mais sobre ele...

Bem... pela história daria 2 estrelas. Pelas reflexões, daria 4 estrelas. Resolvi deixar no meio: 3 estrelas! mas recomendo que leiam! 128 só... se achar perda de tempo nem vai doer tanto assim...

site: www.youtube.com/user/lidolendo

Jackie! 23/09/2022

Crises existências e coisas perturbadoras.
"Nada importa. Disso eu já sei faz muito tempo. Então não vale a pena fazer nada. Acabo de descobrir isso". "Nada" começa com um garoto de 12 anos tendo sua provável primeira crise existencial, assim quando Pierre descobre que nada faz sentido, ele decide abandonar a escola, escalar uma árvore e refletir sobre a vida, mas infelizmente ele não faz isso em silêncio.
Seus colegas de turma atormentados por suas palavras "É tudo um teatro, tudo é perde de tempo", decidem que precisam provar para ele que a vida tem algum significado. Assim eles se juntam e começam a criar um pilha de significados, entregando cada um algo de muita importância.
Até aí tudo bem! Mas de repente a história deixa de ser uma grande reflexão e começa a ficar macabra. Não dando spoilers, só aviso que o livro contém vários gatilhos e serve muito bem como um anticoncepcional, afinal crianças podem ser perturbadoras.
Por fim, eu terminei de ler com a sensação de que, sim, eu entendi o significado, mas ao mesmo tempo ele não faz sentido, o que me faz questionar se de fato eu entendi, entendeu? Não? Nem eu!
bbiaalcantara 22/01/2023minha estante
3 ?? Será q vale a pena?

Jackie! 22/01/2023minha estante
Eu acho que vale sim, amg. Entrega muitas reflexões, tem um querido amigo meu que amou*

bbiaalcantara 24/01/2023minha estante
Ele está na minha lista, mas qd eu vi q vc deu só 3...

DAbora311 17/11/2020

Esse livro é macabro demais.
Morrer é fácil porque a morte não tem sentido ? gritava ele. ? E a morte não tem sentido porque a vida também não tem. Mas divirtam-se!

Nathy215 01/10/2020

QUE QUE TA ACONTECENDO
O choque que esse livro causa.

COMO UM LIVRO CONSEGUE FAZER ISSO EM 127 PÁGINAS?

Surtos a parte ou não...

A forma como o livro começa inocente e se aprofunda no pior do ser humano, traça uma linha tênue com a realidade, me fez lembrar de alguns estudos de psicologia, onde pessoas eram colocadas para torturar inocentes e apesar da repulsa inicial, elas acabavam aceitando a situação sem necessariamente serem obrigadas a cometer tal ato. Como quando alguém cresce em um ambiente hostil e acaba lidando com naturalidade com coisas que pra outras pessoas poderiam ser bizarras.
Alguns podem apontar que as crianças eram psicopatas, mas existem relatos de diversas crianças que machucaram/matavam animais na infância e se tornaram indivíduos comuns, até porque precisamos levar em consideração que a empatia e "noção de mundo" é construída no convívio social, então apesar de muitos afirmarem que as crianças são inocentes, elas só não foram completamente moldadas ainda, o que torna o livro ainda mais fascinante, já que uma criança que não é exposta a atos cruéis como se eles fossem cruéis, pode aceita-los e reproduzi-los com certa naturalidade.
Sem apelar para spoilers, na vez de Jan-Johan, as crianças se tornam empaticas e mostram um lado extremamente sensível, porque a situação dele era algo tão real e tão próximo delas, que aquilo realmente parecia algo ruim de se fazer.

Existem diversas questões que podem se associar ao livro, não é a toa que considera-se um clássico moderno.

Ao mesmo tempo que as crianças zombam da imagem de Jesus e das crenças de Kaj, elas agem exatamente como uma entidade religiosa, tentando provar a todo custo, que o que elas acreditam é importante, mais importante que a individualidade de todos ali, mais importante que a liberdade de escolha de Pierre Anthon, mesmo que aquilo não faça sentido ou que alguns tenham que ser sacrificados no meio do caminho, mas pra quem diz que o final é sem sentido.
Wow, como alguém pode pensar isso?

(acredito que não seja a toa que o livro tenha sido banido temporariamente)

"Vocês não nos ensinaram nada. Assim, aprendemos sozinhos" pg 91

Tudo que somos é uma construção social e da mesma forma que alguém consegue ler esse livro e não pensar nada, enquanto outros atrelam grandes significados, só mostra como cada um tem uma vivência diferente, como somos influenciados pelo meio, mas também temos a liberdade de pensar e escolher.

E por fim....

"Se uma árvore cai na floresta e ninguém está por perto para ouvir, será que faz barulho?"

Alícia 08/06/2022

O sentido da vida é você quem dá.
Por ter sido recomendação de uma amiga, coloquei muitas expectativas nessa leitura e tenho que dizer: elas foram incrivelmente superadas!!!
Segue a breve crise existencial pós-livro que enviei pra pessoa que me fez ler essa belezura:

"Procurar incessantemente o sentido da vida, sem se abrir para a possibilidade de que talvez ele não exista, pode enlouquecer as pessoas, fazendo-as apresentar o pior lado de si em prol de uma causa perdida; tendo em vista que viver é algo bem mais complexo e subjetivo do que podemos mensurar..."
Josélia 08/06/2022minha estante
AAAAAAAAAAAAAAAAA MDS. Que bom que gostou!??????

Zilda Peixoto 04/06/2013

Nada
Terrivelmente macabro. Indiscutivelmente brilhante. Assim podemos definir Nada, escrito pela dinamarquesa Janne Teller. Um livro que desconcerta qualquer mente sã que se habilite a lê-lo.

Não há outro modo de descrever a aflição e o tremor que senti durante a leitura. Interessei-me pelo livro desde o anúncio de seu lançamento. Mas o fato é que a sinopse transmite vagamente a profundidade desta narrativa.

O livro conta a história de um grupo de crianças (podemos considerá-los assim, já que todos cursam o sétimo ano e têm praticamente a mesma idade) decidem reunir numa serralheria abandonada uma pilha de objetos que representem algum significado em suas vidas.

Pierre Anthon fora o responsável por tal iniciativa. Num belo dia ao se retirar da sala de aula Pierre decidira que a vida não teria significado e, por tal conclusão, ele habitaria os galhos do pé de uma ameixeira localizada no quintal de sua casa, a poucas quadras da escola onde estudara. A partir daí, Pierre passa a atormentar a vida de seus colegas de classe a caminho da escola e começa a questioná-los sobre o real valor das coisas.

" Mesmo que aprendam algo e que pensem que são bons, sempre haverá alguém melhor que vocês.
[...] A voz de Pierre Anthon soava amistosa, quase compassiva. _ Você será uma estilista e andará por aí em sapatos altos e bancará a esperta e fará com que os outros também se achem espertos, desde que vistam sua marca. _ Ele acenou com a cabeça em sinal de reprovação. _ Mas você vai perceber que é um palhaço em um circo inútil, onde todos tentam convencer uns aos outros de que é fundamental vestir-se de um jeito esse ano e de outro jeito no ano seguinte. E então descobrirá que a fama e o grande mundo estão fora de você e que você está vazia por dentro e que, aconteça o que acontecer, isso nunca vai mudar." (pág.21)

Incomodados com a presente insistência de Pierre os jovens decidem tomar uma atitude onde pudessem provar para Pierre que ele não tinha razão, que as coisas tinham sim o seu devido valor. Mas tal decisão custaria muito mais que qualquer um pudesse imaginar. Estariam prontos para ceder algo verdadeiramente importante em suas vidas? O que inicialmente dera espaço a objetos comuns como uma simples vara de pescar ou um par de tamancos verdes, mais tarde daria lugar a coisas que jamais poderíamos imaginar.

A narrativa de Janne é aterrorizante. O leitor ficará completamente hipnotizado por sua escrita. A autora criou um universo tão macabro, tão conflitante que não conseguimos nos desprender da leitura. Li o livro em 2h20min e após o término não tinha a menor ideia de como proceder, no que pensar, de como analisá-lo. O livro é uma espécie de filme de terror com thriller psicológico. Os personagens são bem delineados e cada um destaca-se por sua personalidade.

A infância aqui representada por atitudes egoístas e cruelmente perversas definem o quanto a criação dos pais, a influência dos adultos pode colaborar para a degradação do perfil psicológico de cada um. A autora conduz de forma inteligente um questionamento plausível sobre o valor de coisas que insistentemente prejulgamos necessárias e insubstituíveis. O quanto às coisas são descartáveis, isso vale também para os sentimentos e, principalmente para as pessoas. O fato é que até hoje nenhum livro havia mexido tanto comigo a ponto de me desconcertar.

O livro é narrado pelo ponto de vista de Agnes, uma das garotas da turma 7A. Através de seus relatos vamos acompanhando o desenrolar de uma história sinistra onde a frieza e a perversidade toma conta. Causa certa estranheza que tais atitudes perveras partam de mentes tão relativamente jovens, mas a verdade é que Janne Teller soube representar muito bem o lado mais cruel e egoísta do ser humano.

A diagramação do livro é simples. A capa do livro é linda, com tons neutros e uma imagem envelhecida representando a tristeza fúnebre contida no livro.

Nada é o tipo do livro que foi escrito para chocar, para deixar o leitor confuso, inebriado, perplexo. Agora compreendo o motivo pelo qual ele fora banido na Escandinávia na época de seu lançamento, no ano de 2000. A história criada por Janne é para deixar qualquer um com medo da sua própria sombra. Apesar de tudo, hoje o livro é aclamado mundialmente e todos podem reconhecer o talento dessa escritora. A verdade é que a sociedade não está preparada para encarar seus monstros, ainda que eles estejam vestindo pele de cordeiro. Os valores precisam ser resgatados desde já, para que ficções como esta não façam parte da nossa realidade.

Dizer que o livro é TUDO seria uma dicotomia palpável já que nenhum outro termo se enquadraria melhor para defini-lo. Por isso, “Nada” é realmente TUDO. É formidável. Intenso. Perfeito.

Leitura mais do que recomendada e obrigatória!
Debora696 06/06/2013minha estante
Foi chocante ver a gradação dos "objetos" colocados na pilha de significados, a loucura coletiva, a dificuldade de aceitar o questionamento a um estilo de vida a ponto de [SPOILER] de Pierre Anthon.

@enightlibrary 20/05/2023

Nada mesmo ?
Palhaçada!

Muito bom, sendo muito ruim kkkk

Com certeza não leria de novo, mas gostei da experiência traumatizante.
larissaladeira 20/05/2023minha estante
Agora quero ler kkk ?

@enightlibrary 20/05/2023minha estante
Eu apoio kkkkkk

srlucast 20/03/2024

Surpreendente e (perturbador)
Me prendeu do início ao fim, livro aborda questões niilistas e existenciais e fala sobre a fragilidade da moral humana. A história gira em torno de Pierre Anthon, e seus colegas de classe. Um dia, Pierre Anthon sobe numa árvore e começa a dizer que a vida não tem sentido e que nada realmente importa.
Ao longo da narrativa, acompanhamos a descida gradual dos alunos em um espiral de niilismo e destruição. Cada um deles, à sua maneira, lida com o vazio existencial proposto por Pierre. Alguns se entregam à apatia e à autodestruição, enquanto outros se rebelam contra a crueldade (e a realidade) do que ele diz.
Teller foi perspicaz, nesse livro, a forma como ela explora os lados mais sombrios da natureza humana. Ela nos mostra como a busca por significado pode levar à crueldade e à violência, e como a indiferença pode ser tão perigosa quanto a ação.
Personagens também são bem desenvolvidas.
Para quem gosta de romances que exploram o lado mais sombrio da natureza humana e procura uma história que te tira um pouco da zona de conforto, esse é um livro poderoso e memorável que ficará com você por muito tempo depois de terminar de lê-lo.

leticia 04/09/2021

tirou meu niilismo deixando apenas o niilismo
achei q ia ser um livro fofinho sobre encontrar significado na amizade ou sei la, nao tava preparada pra Isso

stephen king temos visitas

Jyane.M 03/06/2021

Sem noção e superficial em tudo que tenta ser
O livro tenta passar uma mensagem que no fim das contas não tem desenvolvimento e é superficial. Tem muita coisa exageradas e chega a ser até ridículo kkkk nota DÓ. No fim a leitura pra mim foi meio blé e ridículo, só terminei pq já tava na metade msm.
Br_biah 17/08/2021minha estante
Tô tentando continuar porque também estou na metade, mas não sei se irei conseguir. Muito caótico!

Jyane.M 17/08/2021minha estante
Aí amg eu te entendo, não indico muito kkk no final é só isso q foi até agora msm lento e só continua o q começou desde o inicio do ciclo da pilha...

Amanda Sodré 27/12/2021minha estante
Concordo totalmente! Achei o mesmo. Pensei em desistir da leitura, mas só continuei tbm pq estava no meio do caminho. Foi caótico! Pior livro que li esse ano. Detestável e desnecessário

Kathleen 29/06/2021

Você começa a morrer no instante em que nasce
O livro inicialmente fala da busc de significado da vida, com o tempo começa a entrar em assuntos muito mais intensos. Em como a gente troca nossos significados e coloca em coisas físicas, da nossa inocência e em como a gente muda dada as circunstâncias, de como as pessoas podem ficar mais agressivas, mais sensíveis, mais loucas conforme os estímulos.
Sobre como a gente se vende o tempo todo em busca de significado e no final das contas a gente não encontra nessas coisas.
Apesar de nos dar margem pra filosofar, o livro não desenvolve alguns temas e acaba por ficar mais de "carnificina" mesmo. A intenção talvez tenha sido essa e por coincidência conseguimos usar a história para outras coisas.

Alessandra.Adams 21/02/2023

Nossa! Não sei dizer o que penso do livro. É uma leitura rápida e que, com certeza, nos faz refletir sobre muitas coisas.
Definitivamente, não é um livro para quem tem estômago fraco.

girlatbook 03/08/2022

before i learned civility
olha, tenho nem o que falar desse livro. miraram em passar uma mensagem super reflexiva sobre o significado e importância das coisas, e acertaram numa história bizarra sem pé nem cabeça, com assuntos sérios sendo tratados com banalidade. péssimo.

xoxoanalu 17/03/2021

o significado é relativo e, por isso, sem significado
É uma história um tanto fora do comum; perturbadora, mas intrigante, onde um menino de 13 anos chamado Pierre Anthon começa a dizer que NADA na vida importa e com isso seus colegas de classe do sétimo ano tem uma ideia de lhe mostrar o verdadeiro significado. Todavia, vão em busca deste significado e tentam descobrir o que é.
Isso os deixa completamente obsecados e os levam a perder completamente a inocência.
A história é muito criativa e a escrita é muito viciante; as visões são completamente filosóficas e isso torna a história mais cativante, além do mais são crianças usando seu senso crítico.

LAY 25/03/2021

Mórbido
Primeiramente alguém me explica o porque dessa capa aleatória e ainda por cima estar escrito "romance" nela? ?

O livro começa bem depois fica tudo muito macabro em sem sentido, que bando de criança maluca e medonha...
Antes deixasse o muleque em paz com as ameixas dele...
Só foi ladeira abaixo o significado da pilha de significados....

O livro é bom sim eu gostei, só fiquei chocada com a capa nada a ver, e como ninguém tinha voz ativa pra dar um basta na loucura, como pode né? um só desgraçou a vida do outro.... Todos personagens precisavam de terapia urgente!
Finalizando 22 03 21
LAY 25/03/2021minha estante