As Inteligências Múltiplas Seus Estímulos

As Inteligências Múltiplas Seus Estímulos Celso Antunes

Resenhas - As Inteligencias Multiplas Seus Estimulos

romag 09/03/2010

O livro "As inteligências múltiplas e seus estímulos" de Celso Antunes, professor e psicopedagogo, faz uma abordagem à teoria das Inteligências Múltiplas, baseado nas pesquisas de Howard Gardner.
Celso Antunes nos expõe as múltiplas inteligências dentro de um novo paradigma, nos trazendo uma nova visão do cérebro e da mente humana, apoidado nas novas descobertas neurológicas.
Diante dos expostos no livro, os educadores criam uma nova idéia do que vem a ser considerado inteligências e suas diversas formas de se manifestarem no cérebro humano.
O Autor faz questionamento sobre as oito inteligências, que são: linguìstica ou verbal, lógico-matemática, espacial, intrapessoal e interpessoal, musical, cinestésica corporal, naturalista, e como elas se desenvolvem, citando-as sobre formas de exemplos.
A obra de Celso Antunes, objetiva sobretudo destacaar os estímulos das inteligências, efatizando a importância dos primeiros anos de escolaridade, considerado por ele como ess~encias para a plenitude de uma aprendizagem significativa e coerente.
Nas exposições apresentados no livro, há uma redefinição no papel do educador, o qual tem como nova função ser estimulador das inteligências. Obseerva-se assim uma clara distinção entre inteligência e conhecimento, e que não há mais espaço para professores "transmissores de informações", e sim colaborador do aluno para despertar suas capacidades.
Celso Antunes, também destaca a importância das inteligências pessoais, através da apresentação de dois autores: Gardner e Daniel Goleman. Os mesmos possuem modos de interpretação divergentes um dos outro, entretanto ambos destacam a importância de respeitar a individualidade do ser humano, pois cada ser possui formas de inteligências próprias e busca de formas diferentes soluções para problemas.
Este livro nos faz refletir sobre nossas próprias inteligências, conduzindo-nos a um universo de inovação e crescimento, tanto pessoal como profissional. a primeir avista, parece-nos um autopia põr em prática o desenvolvimento ds inteligências múltiplas proposto por Celso Antunes, mas com pensamento mais crítico e persistente pode tornar-se possível, como o próprio autor diz em sua obra: basta querer.
Resenha feita pela professora SOLANGE RODRIGUES VASCONCELLOS, 2003.

Moitta 19/06/2009

O que é ser inteligente?
É um livro curto, com um conteúdo muito interessante. Fala das inteligências múltiplas, de formas (jogos) para estimulá-las e as idades mais propícias, chamadas de janela de abertura para o aprendizado.
Define várias inteligências, a lógico-racional, emocional, pictórica, sensorial, social, linguistica, com exemplos de pessoas que desenvolveram mais cada tipo de "inteligência" e pessoas que se acidentaram ou sofreram danos em partes do cérebro referente a uma certa inteligência, e como a falta dela afetou suas vidas.
É basico, não se aprofunda muito em cada tema, mas dá uma exelente idéia geral, e algumas dicas de como desenvolver e treinar cada "inteligência", principlamente pra quem lida com crianças.
Junior.Rocha 19/04/2016minha estante
Sou novo aqui no site, gostaria de ler esse livro, como eu faço?

Matt 11/06/2021

Livro informativo muito bom, explicando muito bem como as inteligências podem ser estimuladas. Mostra que mesmo quando você acha que não ?tem? um tipo de inteligência você pode trabalhar ela é fortificar a mesma, apontando que, às vezes temos um certo tipo de inteligência que nos facilita a entender algumas coisas, por exemplo, você pode ter mais facilidade em interagir com as pessoas do que realizar operações matemáticas, isso não quer dizer que você é burro, só mostra que você tem um tipo de inteligência intra interpessoal, mas mesmo com isso você pode trabalhar sua inteligência matemática.

Carolina Del Puppo 03/05/2022

Eu amei esse livrinho, precisava de ler por causa da minha pesquisa. Muito bom, conhecimento valioso.

Bia 27/11/2023

Leitura finalizada
Gostei do livro, fácil leitura, fácil compreensão, principalmente por ser um livro didático.
Traz vários exemplos, dicas e fala bastante de outros autores que já tinha vontade de conhecer os trabalhos, agora tenho a certeza que irei buscar pelos seus livros...

Lisi Olsen 09/10/2020

Inteligências no plural
Cada ser humano é único. Ok!
Cada indivíduo aprende de uma forma. Ok!
Cada pessoa tem determinadas habilidades mais desenvolvidas. Ok!
Há inúmeras linguagens a serem exploradas. Ok!
Existem diferentes inteligências. Ok... Onde estamos errando?
Se há tanto conhecimento sobre a pluralidade humana por que continuamos ensinando sempre da mesma forma, com os mesmos métodos, de forma tão excludente e sem significado?
Celso Antunes utiliza de uma linguagem fácil, com exemplos do cotidiano docente e um olhar plural sobre as diferentes áreas de conhecimento existentes nós seres humanos. Traz a teoria das inteligências múltiplas aos leitores com o objetivo de proporcionar a reflexão de nossas salas de aula.
Será que podemos desenvolver diferentes inteligências em nossas salas de aula?
Será que somos capazes de perceber e avaliar essas inteligências mais desenvolvidas?
E o que precisamos fazer para desenvolver aquelas com dificuldades?
Muitas perguntas. Muitas respostas.
Contudo, o principal é você perceber, considerar e respeitar: as inteligências são múltiplas.
E as escola precisa ser plural, inclusiva e aberta ao novo.

site: Canal e perfil: Devaneios em Arte

nyeeth 18/07/2022

Esse livro me surpreendeu por falar de um tema que não esperava que me fizesse ficar tão interessado. O autor tem uma escrita muito cativante, estimula muito o interesse pelo tema e a leitura do livro

Beatriz180505 19/02/2023

Interessante
Achei o livro bem interessante é uma introdução, mas é muito bom para você começar a entender sobre as inteligências múltiplas ou o que é inteligência, com funciona os estímulos também.

Na minha percepção é um bom livro para começar, pois desperta essa curiosidade, e depois ir mais afundo com outros livros

A linguagem não é difícil, então não dificulta o entendimento

Ps: li a 4ª edição e já está na 17ª, pode haver algumas mudanças, mas acredito que o conteúdo importante está igual