Champion

Champion Marie Lu

Resenhas - Champion

Cris 07/11/2022

?Do caos e da lenda surgirá um campeão.?
?Tenha fé, querida. O povo me ama.?

?A ausência das pessoas que já estiveram comigo dói todos os dias.?

No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor.

?Até que nossos caminhos se cruzem novamente, vou guardar você no meu coração e protegê-lo lá dentro, sofrendo pelo que nunca tivemos, relembrando com carinho o que vivemos. Queria muito que você estivesse aqui. Eu vou te amar para sempre.?

Mauri Kobs 07/11/2022

acabou ?
O fim do livro 2 e o começo do livro 3 me irritaram um pouco, por que toda a problemática seria resolvida com uma conversa de umas 5 frases, mas enfim, relevando esse fator.
Partimos para o que é esse terceiro livro, acontece tanta coisa, que não dá pra parar de ler um segundo, 11 anos em 300 páginas, literalmente, e é de tirar o fôlego em alguns pontos.
Marie Lu, gata, que escrita incrível, construção de personagens impecável, enfim, tudo muito bem feito. Distopia de milhões, ok?! Tramas políticas são sempre cheias de muita crítica e ponto de vista e esse livro não foi diferente.
DAY GAROTO, PELO AMOR DE DEUS SEJA UM POUCO MENOS INCRÍVEL!!!!!!
O final é >>>>>>, pitico demais.
Vale muito a pena pra quem gosta de uma distopia muito louca com o romance pra fechar com chave de ouro.

?Essa foi uma resposta justa, mas acontece que justiça não fortalece as nações, Day, não é mesmo??

Luiz 05/11/2022

Desfecho doloroso de tudo que aconteceu
Champion segue após o final doloroso de Prodigy e destaca como estão os personagens e o que aconteceu dentro do período de 8 meses.

(Spoilers leves sobre o enredo)
Está terceira obra tem foco no acordo das colônias com a república, que está instável após o surgimento de um vírus desconhecido na fronteira das colônias cujo culpado está sendo a república por sua reputação de armas biológicas, e também foca no relacionamento do Day com a June após oito meses que ele preferiu se afastar dela.
Além disso, o livro destaca bastante sobre os conflitos pessoais dos personagens: Day tendo que lidar que morrerá em pouco tempo, enquanto sofre constantemente com dores de cabeça extremas e lidando com a ameaça da vida do irmão, que é fonte de interesse da República para encontrar a cura para a praga; e June lidando com a pressão política e com a ameaça de antigos inimigos que voltam para assombrá-la.

(Spoilers pesados)
Legend sempre foi uma trilogia boa de se ler. Tem uma narrativa interessante que se divide entre Day e June que acaba cativando mais por saber usar desses capítulos.
O final do livro é como cravar uma faca no coração. Depois de Prodigy, Champion trouxe novamente esperanças para o casal, mas é totalmente destroçado no fim. A condição da vida do Day foi extremamente dolorosa para a June (e pra nós leitores). Mas a autora teve a boa vontade de destacar no prólogo como as coisas ficaram dez anos após o Day deixar a república e ir morar na Antártica, marcando o reencontro e recomeço da relação do casal, com o Day recordando da June.

Foi uma boa trilogia, com desenvolvimento muito bom de alguns personagens e com uma tomada de atitudes que não se resume ao bom e velho herói perfeito, mostrando que as vezes temos que fazer escolhas difíceis, mas que mudam totalmente nossas vidas.
Em questão de distopia, a trilogia legend é horrível. Essa é uma questão secundária, enquanto o romance se torna o mais importante no livro, tanto que, no final de Champion, após a morte e volta a vida do Day, assim como a conclusão da June quanto à Comandante Jameson, o conflito entre República e Colônia simplesmente foi resolvido. Por mais que houvesse motivo, já fora revelado que ambos foram contra as leis mundiais, então não havia porquê haver um acordo de paz novamente, já que esse não era o objetivo das colônias.
Como romance, me agradou muito: bom desenvolvimento, belos personagens, ótimo encaixe e retrato da realidade, etc. Mas como distopia, não me cativaria em nada.

Antonio566 02/11/2022

De tirar o fôlego...
Ciclos se fechando, capítulos bem detalhados, de tirar o fôlego, tremendas reviravoltas, momentos de grande tensão que te fazem prender a respiração e torcer para que tudo ocorra bem; em poucas palavras: uma grande montanha-russa de emoções.

As Colônias querem tomam toda a República, um novo vírus (perigosíssimo, letal) está se espalhando por todos os lados. Éden será a cura? June e Day precisam correr contra o tempo e agir de todas as formas possíveis. Ambos precisam entender que devem estar dispostos a sacrificar tudo para um bem maior.

Talvez até mesmo signique grandes sacrifícios pelo caminho...

Rafa 23/10/2022

Eu gostei desse mais que do segundo, oque é anormal já que normalmente o terceiro livro das trilogias tendem a ser péssimos, mas esse eu gostei pelo foco no governo e nas tretas sobre como lidar com os problemas envolvendo a Republica e a Colônia. Apesar disso eu não gostei muito do desenrolar do romance, parece que ficou um vai não vai sem muito desenvolvimento, mas eu gostei do final mesmo chorando muito, foi surpreendente.

Doug 17/10/2022

Fechou a trilogia com chave de ouro, final INCRÍVEL mas de cortar o coração. Com certeza, esse último livro foi o melhor.

carolknia 08/10/2022

o último.
estou emocionalmente (in)stavel.
aqui acaba a trilogia legend e puta merda que coisa boa, com crtz acompanhar a vida de day e june vai ser uma das minhas histórias favoritas.
E oi! meu nome é Carolina.

Kevlen 07/10/2022

Tenho nem palavras pra engrandecer esse livro!
Surreal de bom, devastador, encantador, maravilhoso, perfeito. Todos esses adjetivos são poucos para explicar esse livro!! A Marie lu tem uma escrita maravilhosa que te prende e que te deixa ansioso para mais e mais. O desenvolvimento dos personagens no decorrer da trilogia é fantástica. A autora consegue realmente transmitir as emoções dos personagens para quem tá lendo, e isso é uma das coisas que mas me admira na Marie!! Romance devastador, personagens bem construídos, universo muito, mas MUITO bem elaborado! Tudo isso você vai encontar nessa trilogia!! Fiquei feliz lendo, fiquei com ódio, chorei igual uma desgraçada, fiquei confusa e é por isso que esse livro vai para os favoritos!!

CONTÉM SPOILER!!!

que final foi esse em? Chorei igual uma desgraçada, chorei muito mesmo!! Minha amiga vai se deparar com mutos áudio chorando e sofrendo por causa dos acontecimentos finais!!

Eu fiquei um pouco insatisfeita com o final, pois não é uma final definido e eu odeio final aberto com todas as minhas forças, mas pra esse livro eu passo pano!!

Fiquei morrendo de medo do Day morrer e quando o médico falou que ele não se lembrava da June eu fiquei em choque, pois eu já sabia que eles não iriam ficar juntos!! Esse final trouxe um pouco de alívio para o meu coração, mas ficaria muito satisfeita se o final não fosse aberto.

nahlívia 28/09/2022

O fim de uma era
De longe não é o melhor livro que eu li, mas posso dizer com convicção que chorei horrores no final. Marie Lu, saiba que eu ainda te amo apesar dos pesares, mas você destroça meu coração de uma forma que... je-sus.

Legend apesar de ser uma mistura de muitas distopias bem conhecidas por aí, consegue ser especial e ter um tchan a mais, graças a essa autora linda. Conheçam esse mundo e se permitam ama-lo para no final acabarem que nem eu ?
Luiz 07/10/2022minha estante
Concordo plenamente com você. Não é a melhor distopia, mas esses finais, meu deus ?

raaaa 27/09/2022

Champion
Champion foi o melhor livro da trilogia, deu para perceber a evolução da história ao longo dos livros, ela começou lenta e foi melhorando mas ainda não foi o suficiente para eu considerar ele um livro tão bom (exceto pelo final)
Eu tive os mesmos problemas que tive nos outros livros, partes muito entediantes que eu tinha que ler super rápido para não desanimar da leitura (mas que mesmo assim atrapalharam a fluidez da leitura) e a idade dos personagens que não tem sentido nenhum (sem falar que o Anden de 21 gostava da June que tem 16, achei meio estranho isso).
Mas diferente dos outros esse teve mais uma coisa que me incomodou e foram algumas cenas que eu achei sem cabimento para uma distopia infanto-juvenil especialmente porque os outros livros não seguiram esse rumo, mas eu acredito que o problema foi que a autora escreveu o primeiro livro muito novinha e os outros quando ela foi ficando mais velha por isso ela deve ter mudado algumas ideias do que ela queria para a série.
Fora esses pontos, o livro teve momentos muito mais legais do que os outros e teve menos partes entediantes.
Agora o final merecia uma resenha a parte, ele foi o que nenhum dos três livros conseguiu ser: EXCELENTE, eu tinha certeza que a autora ia seguir um caminho parecido com divergente (quem leu sabe do q eu estou falando) mas ela foi por um outro caminho que a princípio me deixou receosa (porque eu detesto esse tipo de plot twist) mas que funcionou super bem, era o final que deveria ser mesmo, foi triste mas lindo! Ela também consertou a questão da idade com o salto no tempo (a própria June falou que eles eram novos demais e imaturos, como eu passei o livro todo pensando) e acabou que foi um dos melhores finais de distopia que já li. Eu não fui tão fã da trilogia como eu esperava que eu ia ser mas o final fez valer a pena!

??ALERTA DE SPOILER??

Como eu falei eu detesto plot twist de perda de memória e eu fiquei com medo do Day só lembrar da June como soldado da República e tratar ela mal ou da June ficar desesperada tentando fazer ele lembrar dela pq normalmente é isso que acontece, mas felizmente não foi esse caminho q a autora seguiu por isso eu acabei gostando!
Eu gostei da June ter seguido a vida dela e não ter mostrado ela como alguém q passou 10 anos sofrendo, ela foi promovida, namorou, saiu com os amigos e o reencontro deles foi o que eles mereciam, se conhecer como pessoas comuns em uma situação comum

?? 3,6/4 (eu daria uma nota um pouco maior se não tivesse achado umas partes muito nada a ver)
Para o final eu daria ?? 4/5

Emy 24/09/2022

fim!
Gostei muito da triologia, me apeguei bastante aos personagens principais, não imaginei que iria chorar tanto, mas não tava conseguindo me controlar kkkkk mas no fim deu tudo certo. Só a dor do casal, espero que ele tenha se apaixonado novamente, e que aos poucos vá se lembrando de tudo. Um desfecho muito bom. Amei!

Camila 21/09/2022

Que final!! meu deus. muito nervoso o livro. uma grande revolução.
ps: se não tivesse o epílogo, eu matava a Marie Lu.