Again

Again Brandy Jeffus

Resenhas - Again

Camille 28/07/2013

Eli e Bonnie eram uma constante em meio a tantas mudanças. E se cinco anos e um pedido de casamento não fossem suficientes para provar isso, nada mais seria. Era esse pensamento que dava segurança à Bonnie, até ele falar do grande erro.

O fim veio com uma dose de verdade, um caminhão de tristeza e encerrou com um ônibus partindo para a estrada e shows de rock. Era o ponto final para a história que todos juravam que ia dar certo. Não era o ponto final para eles, entretanto.

Quando sua mãe sofre um acidente, Bonnie se vê obrigada a escolher e, sem pensar duas vezes, escolhe sua própria família - aquela que deixou tantos anos antes. Infelizmente, quem estava com ela no momento mais complicado era Eli.

Do reencontro em um hospital até um relacionamento, entretanto, há um longo caminho a ser percorrido. É esse caminho que torna Again uma história interessante, ainda que muitas vezes tropece em clichês.

Brandy Jeffus tem uma escrita boa, mas não excelente, que prende nossa atenção e torna as 166 páginas um flash. Todavia a todo momento parece que há algo faltando, descobrir o que é que foi uma missão.

O romance entre as personagens é fofo, esperado para um livro do gênero e bem aceito. Não há um aprofundamento em suas relações externas (e, de repente, aí está o grande problema do livro), retendo-se única e exclusivamente à superfície e ao casal.

É difícil não simpatizar com as demais personagens e mesmo que saibamos muito pouco delas, elas são coerentes e mostram sua importância nas decisões de Bonnie. Os lugares comuns também não recebem tanta atenção e acabam sendo mais que secundários. Por exemplo: como ele entrou no quarto dela, que estava repleto de lembranças deles dois juntos, e ela não comentou nada - nem para si mesma?

Pelo romance, o livro vale a pena e quem procura algo tranquilo, rápido, direto e superficial, Again é uma boa escolha. Quem está mais interessado em como as coisas se desenvolvem, como as personagens se cruzam e interagem, bom, o livro deixa a desejar.

The Serial Reader 29/08/2013

Bonnie e Elijah. Duas pessoas, juntas desde a infância, se apaixonam e tem um relacionamento dos sonhos: são amigos, suas famílias são próximas, estão sempre presentes na vida um do outro, eles tem sonhos de construir uma vida juntos. Não foi surpresa para ninguém quando cresceram e começaram a namorar. Por anos foram considerados um par feito no céu. Até que, um erro, muda radicalmente a vida de ambos. Bonnie vai embora, Eli vai para o exército, e tudo indicaria que eles jamais se cruzariam novamente, mas um acidente gravíssimo faz com que eles se encontrem novamente. Um erro pôs um "fim" à essa história, mas será que é possível esquecer uma pessoa que foi tão importante e tão presente em nossas vidas?

"Through the bar cutout, Eli saw Bonnie freeze as the music started. She threw her head back and laughed. Eli smiled like he always did when she laughed; it was such a comforting, adorable, real laugh. It was infectious, loud and girly all in one."

Li esse livro para o primeiro Read a thon BR. Pesquisei na Amazon, e ele apareceu como New Adult. Sinceramente acho que não o classificaria como New Adult, mas como romance contemporâneo. Esse livro me lembrou muito um dos meus filmes favoritos "Sweet Home Alabama" (aquele com a Reese Witherspoon!). O romance, aquele romance de infância, sonho de muitas garotas românticas, é muito bonito, eles são amigos acima de tudo, são companheiros, cresceram juntos, não há memórias de um onde o outro não esteja. Gostei do modo como a autora retratou esse "passado", os flashbacks, as memórias. Quando eles se reencontram, depois de anos afastados, é óbvio que um não esqueceu o outro, mas também não esqueceram a mágoa causada por um erro no passado. Essa luta entre o que há de bom e o que há de ruim em um relacionamento, entre perdoar e não perdoar, é basicamente o ponto central do livro.

"Don't get me wrong, it'd probably be fun to do it like that, but I just wouldn't feel right treating it like some animalistic act or something. You know you deserve all the romance, rose petals, lit candles, et cetera, et cetera. I know I don't do that all the time, but I do try to make every time a little special."

Gostei bastante da história, como já disse, me lembra um dos meus filmes favoritos, e isso foi um ponto positivo, porém senti que alguns acontecimentos foram um pouco forçados, algumas coisas aconteceram "fáceis" demais. Os personagens são interessantes, mas acho que eles poderiam ser mais aprofundados em alguns aspectos. O romance foi uma das coisas que mais gostei no livro, mas essa falta de aprofundamento me decepcionou um pouco, assim como algumas passagens, que para mim foram narradas com pressa, quanto mais me aproximava do final do livro. Se o ritmo de narrativa e o modo como conhecemos os personagens se mantivesse até o final, eu daria 4/5, mas com esse decaimento, para mim a nota foi um pouco menor. Mas gostei da escrita da autora, e pretendo ler mais livros dela, principalmente porque gostei do modo como ela trabalhou o romance e como distribuiu a história ao longo do livro.

"Anytime someone mentioned you, my heart broke a little more. I would pass magazines in the grocery store from time to time, and they had y'all on the cover and I would almost cry right there. Seeing you with some other guy, smiling, holding on to him... it drove me crazy. (...) by that time you were already gone. I was too late."

3/5

Love always,