Martini o Pequeno Demônio

Martini o Pequeno Demônio Laura Udokay

Resenhas - Martini o Pequeno Demônio

Simeia Silva 05/03/2015

Lindo, fofo, emocionante e muito triste...
eu pensava na fuga ou suicídio."

Ai gente, não sei nem como começar a resenha, o livro é tão booom, tão leve, tão engraçado em algumas partes, muito triste em outras, revoltante em tantas outras e muito amor em outras mais, que fico mega confusa e nem sei por onde começar a contar essa história.

História essa que me rendeu muitas lágrimas, várias risadas, que me deu vontade de pegar meu lindo Liam no colo, de lhe dar algumas palmadas em tantos outros momentos. Que me fez odiar seu pai, o Julio no começo da história, e que depois de entender sua dor, me fez querer pegá-lo no colo, e ama-lo.

E que me pegou desprevenida no final, me deixando em off por um bom tempo, com o livro aberto nas mãos. E só consegui elaborar a resenha duas semanas após ter lido o livro, o que é difícil acontecer, porque geralmente faço resenha um dia após ter lido o livro.

Lauraaaaa!!!Mulher, como assim? Como você teve a coragem de escrever um final desses? Chorei horrores e senti muita pena de Liam, e senti lá no íntimo, que a história se repetiria, que o que aconteceu com o pai dele, aconteceria com ele também. Claro que de um modo um pouquinho diferente :( . Te pego na curva viu? Hahahaha.

Bom gente, o livro é dividido em três partes e a história é contada em primeira pessoa, pelo lindo, fofo e maluquinho do Liam. O que gostei muito, porque me senti dentro da história, uma amiga inseparável de Liam e a leitura fluiu que foi uma beleza.

Liam no começo da história é um garoto de 16 anos, frustrado com seu pai, e que foi abandonado por sua mãe quando nasceu, e que desde então foi criado por seu pai, que era bem grosso e arrogante com ele, não demostrava carinho algum para com o filho e o deixava a maior parte do tempo e de sua infância sozinho.

Julio é o pai de Liam, foi pai muito jovem, quando ainda estava na faculdade. Foi abandonado pela mulher que dizia ama-lo assim que Liam nasceu, ou melhor, foi trocado por outro, que tinha mais dinheiro e que poderia dar á ela uma vida de rainha. Resumindo: Julio foi obrigado a cuidar sozinho de Liam ainda bebê, teve que criar o pequeno aos trancos e barrancos, porque fora abandonado por sua mulher e por seu pai, que assim que soube da gravidez da namorado do filho, não quis mais saber dele. Desde então, a vida de Julio era ficar o dia todo dando aulas de inglês na faculdade, levar trabalho de tradução extra para fazer em casa e assim conseguir um dinheirinho a mais, e consequentemente não dava atenção a Liam. E bem lá no fundo, parecia culpa-lo por todos esses impasses que aconteceram na vida dele, depois que a mãe de Liam ficou grávida.

Outros personagens bem doidos e fofos aparecem na história. São muitos, mas vou listar apenas os que realmente fizeram parte da vida de Liam e que apareceram mais na história.

* Guilherme, Hideo e Carlos: se tornaram amigos inseparáveis de Liam, depois que Liam entrou para a banda de heavy metal deles como vocalista. A Wolfgang.

* Jorge e sua namorada Raquel: eram amigos de muitos anos de Liam, principalmente Jorge, porque Liam vivia na casa dele desde pequeno, e fora aceito pela mãe de Jorge como um membro da família.

* Luana: era sua parceira de dança na academia onde ele fazia aulas escondido de todos, e onde conheceu sua anja e fada madrinha Nolan, a dona da academia e sua professora de dança.

* Fernando: seu segundo pai, quem sempre incentivou o amor de Liam pela música e quem lhe deu o seu primeiro instrumento de corda.

* Nicole: a melhor amiga de Raquel, por quem Liam tem uma quedinha, ou melhor, um quedão, mas que é namorada de um dos integrantes da banda e que no decorrer da história toma o lugar de Jorge na vida de Liam, se tornando assim seu melhor amigo, o Guilherme. Nicole trará muita alegria para Liam, mas também muita tristeza. Tristeza essa que foi avassaladora para o personagem e para mim também, foi ela que me fez ficar em off no final do livro. Hahahaha.

Bem, esses são para mim, os personagens secundários que tornaram a história de Liam, louca, fofa, engraçada, triste e arrebatadora. Me senti amiga de longa data de cada um deles.

A vida de Liam, é movida a coisas boas e coisas ruins. Ou melhor, mais coisas ruins que boas, e quando eu comecei a pensar, que a vida dele começaria a melhorar no decorrer da história, uma bomba explode no colo e no coração do coitado no final. O que me deixou louca e fula com a autora(mas adoro tu assim mesmo).

Sério, quando ele amadurece, quando a banda está dando certo porque uma gravadora grande os contrata, quando seu namoro parte para um casamento(isso aos vinte anos), quando ele está bem com seu pai e quando o coitado pensa que o universo está girando a seu favor, tudo cai por terra e o deixa de coração partido, sem rumo, e consequentemente, o fato muda o rumo da vida de todos os personagens que citei acima. O que me deixou muito triste, porque torci tanto por cada um deles no decorrer da história, que não queria nada do que aconteceu no final na vida de todos eles. O que aconteceu, foi o suficiente para bagunçar a vida de todo mundo. Por isso, Laura sua linda. Pelo amor de Dios!!! Faz um segundo livro e da um desfecho mais feliz aos meus lindos, principalmente ao meu maluquinho Liam. Plis?

Liam é um adolescente precoce, sempre foi, talvez por ter sido obrigado a se cuidar sozinho, e apesar das suas doideiras e de ser bem arrogante as vezes, ele vive sua vida a flor da pele(mesmo que isso lhe traga dor de cabeça mais tarde e machuque quem está por perto) e tem um coração de anjo, como diria a fofa e doida da Nolam, um coração de ouro.

No decorrer da história, Liam amadurece bem rápido, a idade e os anos também passam depressa, e assim, acompanhamos o crescimento de Liam tanto na vida pessoal, como em seu relacionamento com seu pai, na sua vida profissional e em todos os quesitos que ele acha importante na vida dele.

É uma história onde é citado, conflitos familiares, uso excessivo de bebidas e de drogas, falcatruas no mundo da música, fama precoce, luta e garra para conseguir o que quer sem precisar passar por cima de ninguém e o valor da amizade sincera e de amor verdadeiro.

Bom galera, é isso. A resenha hoje ficou bem diferente, mas curti fazê-la dessa forma, porque como o livro é contado por Liam, e acompanhamos a sua vida desde seus 16 anos até sua vida adulta aos 20, e foi quase um diário ou uma carta para mim, se eu fosse falar muito, soltaria um spoiler gigantesco, e eu detesto isso.

Por isso meus amores, leiam, se deliciem e se emocionem com a vida desse lindo Pequeno Demônio, porque vale muito a pena conhecer a história dele. É quase como bater um papo com um amigo por carta, conhecer e saber tudo que ele passou e está passando em sua vida. Amei e super indico a leitura para vocês.

site: http://ateliedoslivros.blogspot.com.br

I Love It Group 28/01/2017

Resenhado por Gregory Cordas
Sempre é uma temática difícil fazer uma resenha de um livro novo no mercado, principalmente quando ele vem com o autógrafo e o carinho das palavras da autora, em sua própria letra, na contra-capa. "Martini, O Pequeno Demônio" chegou para mim dessa forma. De início, admito ter me assustado um pouco com seu tamanho; 534 páginas para o romance de estreia de um autor sempre é algo perigoso, pois corre o risco de se tornar chato ou repetitivo no meio do caminho. Para minha admiração, a autora Laura Udokay não pecou em momento nenhum nesses quesitos.

O livro conta a história de Liam Martini, um jovem de dezesseis anos, abandonado por sua mãe que preferiu construir outra família a ficar com ele, e que mora com um pai que o educa à sua forma: liberdade demais e atenção de menos. Já na sua pouca idade, na tentativa de fugir de seus problemas, Liam se torna viciado em álcool e em drogas lícitas e ilícitas que sempre o levam a viagens alucinantes. Apesar de todos os problemas de sua vida, o garoto fora "abençoado" com uma beleza estonteante e um dom até então inexplorado que lhe viria a render mais popularidade e prazer do que sua própria aparência de olhos bicolores e postura de rockeiro.

No início, temos a impressão de que o garoto é um maldito órfãozinho, perdido em sua vida medíocre cheia de mazelas, mas Liam surpreende a cada página e nos faz querer conhecer mais sobre sua personalidade dúbia de anjo e demônio. Apaixonado pela música desde pequeno, Liam a persegue de todas as formas e enfrenta tudo por ela. Desde entrar secretamente em uma aula de dança de salão, a tomar uns bons chutes na costela para ser lembrado de que a vida de um músico não é só festa e rock'n'roll, drogas e mulheres.

O romance de Udokay me surpreendeu de uma forma inexplicável. Eu vivi Liam! Por muitas vezes me vi em sua pele e senti a dor de seus ossos. Este personagem é encantador e odioso a todo momento. Eu vi a nossa realidade nesse garotos de apenas dezesseis, que faz cagada atrás de cagada, tentando perseguir os seus sonhos mais puros e os seus desejos mais obscuros. Toda "ação tem uma reação" já diria o físico, mas Liam nos mostra que "toda escolha tem uma consequência" que, querendo nós ou não, sempre nos renderá prós e contras.

"Tudo em sua vida é experimento à flor da pele, e nenhuma burrada fica sem cicatrizes."

Eu aconselho a leitura de "Martini" a todo aquele que um dia já fez uma escolha errada, ou que já teve um desejo tão intenso que não se importou em pecar contra a humanidade em si para poder satisfazer-se. Eu indico "Martini" a todo aquele que não aguenta mais viver sob as regras deste sistema falido em que vivemos, ou que já esteja indignado com o julgamento de quem não tem nada a ver com a sua vida. Mas alerto!!! Prepare-se para viver uma história que vai mexer com a sua estrutura psicológica e que vai te deixar doido para fazer aquele loucura que guardas lá no fundo da sua mente. Boa leitura!

site: https://www.iloveitgroup.com/resenhas/martini-o-pequeno-demonio-laura-udokay

Angel 03/12/2014

Não basta ouvir heavy metal, tem que ler heavy metal.
Liam não teve uma infância fácil, morando com seu pai negligente (e sua gata Gótica) e abandonado pela sua mãe, seu refúgio é o telhado, a dança de salão,a qual faz aulas escondido e sua velha guitarra Yamaha.
Aos 16 anos e dono de uma beleza singular com seus olhos bicolores, um azul e outro castanho, Liam não tem muita noção do efeito que causa nas mulheres, inclusive sua amiga Bruna que é apaixonada por ele desde sempre.
Motivado por seus melhores amigos, Jorge e sua namorada Raquel, certo dia Liam resolve arriscar e na restaurante de seu amigo Fernando ele canta para o público pela primeira vez, apesar de todo o nervosismo, o garoto tem uma belíssima voz e agrada os ouvintes. Na ocasião ele conhece Guilherme, Hideo e Carlos que tem uma banda porém não tem vocalista e conhece também a bela Nicole e se apaixona à primeira vista.
Impressionado com a voz de Liam, Guilherme o convida para ser vocalista da banda, assim nasce a Wolfgang.
Apesar de sua infância, Liam costumava dizer que coisas boas aconteciam com ele. Mas as coisas sempre mudam.
Sempre que seu relacionamento com seu pai começa melhorar acontecem coisas que os fazem voltar à estaca zero.
Nicole começa a namorar Guilherme, o que o deixa curtindo uma fossa daquelas. Por outro lado a banda está indo bem e Liam se vê envolvido em um mundo de álcool e drogas.

"Se ao final de um dia se sentir infeliz e vazio porque nada de novo aconteceu... agradeça por esse 'nada', porque o fato de estar vivo lhe permitirá o desafio de tentar um novo nada." Liam Martini

O livro é narrado pelo próprio Liam e a leitura flui de forma leve, me rendeu muitas risadas com o modo de falar do Liam e muitas lágrimas também, principalmente com o final.
Liam é um adolescente precoce, intenso e um tanto problemático, apesar de tudo isso tem um coração de ouro. Em certo momento, quando as coisas parecem muito difíceis, ele escuta uma voz na sua cabeça lhe dizendo o que fazer, ele acha que está ficando louco é claro.
Durante toda a trama iremos acompanhar o amadurecimento de Liam, pessoal e profissional. Desde sua emancipação até o primeiro emprego e a primeira apresentação da banda.
Não vou contar muio mais, vocês vão ter que ler o livro para descobrir.
Será que o Liam se entende com seu pai? Será que continua ouvindo a voz? O que acontece com Liam, Guilherme e Nicole? O que acontece coma Wolfgang? Sua amizade com a Raquel fica só na amizade mesmo? E a Bruna?

Fiquei muio feliz quando a Laura me enviou o livro para resenha e ele superou minhas expectativas, é aquele tipo de livro que te transporta totalmente para dentro da história.

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2014/12/resenha-martini-o-pequeno-demonio.html

Gregory 02/01/2019

Emocionante e viciante

O romance de Udokay me surpreendeu de uma forma inexplicável. Eu vivi Liam! Por muitas vezes me vi em sua pele e senti a dor de seus ossos. Este personagem é encantador e odioso a todo momento. Eu vi a nossa realidade nesse garoto de apenas dezesseis, que faz cagada atrás de cagada, tentando perseguir os seus sonhos mais puros e os seus desejos mais obscuros. Toda "ação tem uma reação" já diria o físico, mas Liam nos mostra que "toda escolha tem uma consequência" que, querendo nós ou não, sempre nos renderá prós e contras.

GregoryOak 07/12/2022

Intenso e cativante do início ao fim.

Eu aconselho a leitura de "Martini" a todo aquele que um dia já fez uma escolha errada, ou que já teve um desejo tão intenso que não se importou em pecar contra a humanidade em si para poder satisfazer-se. Eu indico "Martini" a todo aquele que não aguenta mais viver sob as regras deste sistema falido em que vivemos, ou que já esteja indignado com o julgamento de quem não tem nada a ver com a sua vida. Mas alerto!!! Prepare-se para viver uma história que vai mexer com a sua estrutura psicológica e que vai te deixar doido para fazer aquela loucura que guardas lá no fundo da sua mente. Boa leitura!

site: https://www.gregoryoak.com/post/resenha-de-martini-o-pequeno-dem%C3%B4nio

Rodolfo 16/04/2024

Surpreendentemente real
Uma história real que pode ser sobre um amigo, um vizinho ou até mesmo você. Mesmo que já tenha saído da adolescência, é possível se encontrar nas vivências do Liam e se identificar com as dificuldades em se encaixar nesse mundo real, de expectativas, paixões e perdas. A escrita é simples, porém instigante. Não entrega tudo de uma vez e, em algum momento, qualquer trivialidade pode justificar uma tensão inesperada.