Condenada

Condenada Chuck Palahniuk

Resenhas - Condenada

Viviane 18/02/2015

Pollyanna no Inferno !
Se você ficou com receio por causa da capa,calma!
Este foi o meu primeiro Chuck Palahniuk e eu amei o livro.No começo a de se acostumar com a porrada de humor negro e com a repetição provocativa,depois você começa a ver sátiras do filme Clube dos Cinco,das mocinhas românticas,do livro Pollyana,dos grandes vilões da humanidade, do casal Brangelina,de livros de autoajuda, e tantas outras inversões .O importante e que este livro é uma historia que irá te surpreender varias e varias vezes e fazer você rir muito principalmente com uma tal cena muito absurda!
Você provavelmente vai ficar encantando pela Madison,entender sua inocência e acompanhar como ela busca uma nova identidade em um lugar onde não era para se ter esperança,onde não era para se ter vida,apenas eternidade.
Descobrirá que as ligações do telemarketing bem na hora das refeições vem do inferno!Esclarece muita coisa neh...
Enfim e uma narrativa única,que me deixou com vontade de ler os próximos livros da saga e outros livros do autor,que talvez seja até um autor obrigatório por sua narrativa que é quase uma lavagem cerebral de temas polêmicos e sátiras,assim tente ler pelo menos um titulo desse autor por mais esquisitas que pareçam as sinopses.

Amanda 17/02/2015

“Está aí, Satã? Sou eu, Madison.”

E é assim que começam todos os capítulos do livro.

Madison é filha de uma atriz de cinema e de um bilionário. Não acostumada a ficar em um lugar só, ela foi criada pulando de uma casa para outra, geralmente em continentes diferentes. Ela foi criada para ser eternamente uma criança, ao mesmo tempo em que seus pais sempre lhe ofereciam Xanax ou maconha.

Queriam que ela soubesse das coisas do mundo, ao mesmo tempo que continuasse infantil. E foi assim que acabou que seu túmulo diz que Madison morreu aos 9 anos, apesar de ter sido aos 13, de uma overdose de maconha.

Madison é nova no inferno, e lá ela irá descobrir como o sistema funciona e para quais demônios ela deve dar as suas barras de Snickers e a quais não. Junto com um atleta, uma cheerleader, um punk e um nerd, ela desbravará os oceanos de esperma, a cachoeira de coco e as montanhas de unha do pé.

“A morte é o maior erro que nenhum de nós JAMAIS planeja cometer” pag.9

O inferno perpetrado por Palahniuk é um lugar bizarro, e é descrito de um jeito que eu nunca imaginei o inferno. Não com fogo ardente em todos os cantos e o Demônio sentado em um trono enquanto as almas penadas trabalham exautivamente dia e a noite. Mas um lugar onde todo o ‘lixo’ mortal vai parar, e onde as pessoas trabalham fazendo pornografia ou com telemarketing. Porque o trabalho dos mortos é interromper os vivos na hora do jantar e fazer milhares de perguntas... Ou fazer pornografia para que mais pessoas acabem no inferno.

O livro pode parecer um pouco infantil, mas deve-se levar em conta que quem o narra é uma criança mimada de 13 anos. Madison narra enquanto conversa com Satã, pois deseja muito conhecê-lo. Através dos capítulos descobrimos um pouco sobre a vida vazia de seus pais, e o que aconteceu para que ela morresse.

Uma pessoa que buzina mais de 500 vezes em sua vida está fadada a ir para o inferno. Quem joga mais de 100 bitucas de cigarro no chão, também. São alguns desses detalhes que eu achei muito legal, coisas que tiram um risinho mesmo com o fato de você estar no inferno. Como em Clube da Luta, vemos diversas críticas à sociedade através da narrativa, especialmente aos ricos e suas excentricidades e ao crescimento prematuro das crianças.

“Tenho treze anos de idade, estou morta e faço trabalho infantil no inferno.” Pag. 252

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2015/02/resenha-60-condenada.html

Dessa Piccinini 15/02/2015

Uma patricinha, um atleta, um valentão um nerd e uma estranha... Eu já vi isso em algum lugar!
Eu não esperava, de maneira alguma, devorar o livro em três dias e amá-lo do jeito que foi, Mas aconteceu e agora eu desejo, preciso, da continuação! Condenada me abriu para um novo tipo de literatura que eu não achei que fosse meu estilo. E, precisamos concordar, a capa? Ela é linda!

Quer ler a Resenha completa? Entre do Diário de Seriador ;)

site: http://www.diariodeseriador.tv/2015/02/cnerd-resenha-condenada.html

Valeria.Mattioli 13/02/2015

Nunca compre um livro pelo fascínio de sua capa...parte II
Mais um livro que quando eu vi a capa eu simplesmente apaixonei e queria porque queria ler a qualquer custo, o mais rápido possível. Tentei manter a calma, pois sempre me decepciono quando compro livros por impulso. Então li a contra capa, descobri que o autor era o aclamado autor de Clube da Luta e pensei: "esse livro deve ser muitoooo foda".

TRISTE ILUSÃO: um livro repetitivo, chato praaaaa c*****, sem contar que a personagem principal consegue ser muito insuportável, com suas piadinhas idiotas e sem graça! Confesso que o modo como o autor descreve o inferno realmente é muito criativo e interessante, mas fiquei muito decepcionada com esse livro =/

Ana Luiza 22/01/2015

Chocante, viciante, um pouco ridículo, mas delicioso
Madison Spencer tem treze anos de idade e foi condenada ao inferno. A garota não se lembra bem dos acontecimentos antes da sua morte e acha que pereceu por causa de uma overdose de maconha. Em sua grotesca cela no lar dos condenados, a garota vai relembrando sua fútil vida. Filha de um bilionário e uma estrela de cinema, Madison cresceu cercada de holofotes, mimos e excentricidades. Os pais eram viciados em drogas e em atenção, e a filha não saiu muito diferente: desde o momento em que acorda no inferno, Madison tenta chamar atenção do Satã, sem muito sucesso.

“Pior do que alcoolismo ou vício em heroína, morrer parece ser a maior fraqueza; e, num mundo onde as pessoas dizem que você é preguiçosa por não depilar as pernas, ser morto parece ser a derradeira falha de caráter.” Pág. 8

Logo Madison conhece outros condenados: Babbete, Patterson, Archer e Leonard, respectivamente uma líder de torcida, um jogador de futebol americano, um punk e um nerd. Assim, Madison inicia sua própria versão de O Clube dos Cinco, seu filme favorito, quando começa a se aventurar pelo inferno com os adolescentes que conhecera. Madison, Babbete, Patterson, Archer e Leonard visitam paisagens peculiares do lugar, como o Lago de Vômito, o Mar de Insetos, o Deserto de Caspas, o Rio de Saliva Quente, o Lago de Merda, as Grandes Planícies de Caco de Vidro, o Pântano de Abortos dos Semiformados, e até o Grande Oceano de Esperma Desperdiçado. Em seu passeio, Madison se depara com demônios e até mesmo personalidades históricas, como Hitler e Darwin. Enquanto tenta chamar a atenção do Satã e sair das desventuras em que logo se mete, Madison vai relembrando sua vida e os momentos que antecederam sua morte. Não seria errado dizer que, no fundo, a garota procura pelo sentido da sua vida e ela pode acabar muito surpreendida quando descobrir de fato o motivo da sua existência.

Acho difícil encontrar um ser humano nessa terra que nunca ouviu o nome de Chuck Palahniuk ou de seu famoso Clube da Luta, e eu não sou diferente. Eu nunca li Clube da Luta ou mesmo vi o filme, mas já era bastante curiosa com as obras do autor. Entretanto, não fazia a mínima ideia do que esperar de Condenada e, mesmo que esperasse alguma coisa, tenho certeza que Palahniuk me surpreenderia.

Condenada caminha entre a tênue linha do “insanamente sem noção” e do “insanamente genial”, pendendo de um lado ou de outro de acordo com o momento do livro. Em certos pontos, o desenrolar da trama soa falso, onde se percebe que Palahniuk concebeu aquilo tudo apenas para chocar o leitor, sem se importar se faria sentido ou não dentro da história. Já em outros momentos, o autor continua nos chocando, mas com surpresas bem boladas e inteligentes. A narrativa em primeira pessoa, pela perspectiva da Madison, é um ponto negativo, pois mesmo sendo cativante e carregada de um divertido e cínico humor negro, ela é extremamente repetitiva e um pouco entediante. Palahniuk compensa um pouco com os cenários para lá de inesperados, sua visão do inferno é completamente única, meio tosca e perfeitamente crível.

A protagonista em si me conquistou bastante. Um dos aspectos mais interessantes sobre Madison é que ela é uma personagem não convencional e soa muito humana. Gorda, cheia de acnes e usuária de óculos de grau, Maddy tinha tudo, absolutamente tudo, para ter uma vida perfeita, uma vida que muitos sonham em ter, mas, na verdade, levava uma rotina fútil e entediante, sem felicidade ou carinho. Impopular, Maddy não tinha amigos, não tinha a atenção dos pais, e passava grande parte do seu tempo enfiada nos livros. Entretanto, a garota compensa tudo isso com sua personalidade brilhante. Inteligente, sarcástica e crítica, Maddy se considera uma viciada em esperança e tem idade mental maior que a dos seus pais, apesar de que o autor consegue deixar claro que, apesar de ter sido precocemente exposta ao mundo adulto, Madison ainda não era uma adulta, ou mesmo uma adolescente, mas também não mais uma criança. Os típicos conflitos da pré-adolescência também estão presentes no livro, apesar de que não na maneira convencional, afinal, nada em Condenada é convencional.

“Se os vivos são assombrados pelos mortos, os mortos são assombrados pelos próprios erros.” Pág. 122

Condenada, obviamente, foi escrito para chocar os leitores e Palahniuk alcançou em muito esse objetivo, mesmo que, para isso, tenha acabado sacrificando um pouco da qualidade da obra. Como já disse, alguns momentos do livro soaram forçados e até mesmo meio ridículos. Condenada tem um ar amador e ele, de certa forma, é revigorante. Palahniuk não demonstra obrigação nenhuma em agradar o leitor ou mesmo em fazer qualquer sentido, o que tornou Condenada uma obra muito despretensiosa e espontânea. O livro surpreende muito, seja de modo positivo ou negativo, mas surpreende. E apesar de ter um ar de zombaria, Condenada também tem boas pitadas de crítica, sarcasmo e muito cinismo.

Condenada é um livro atrevido, meio absurdo, e até um pouco desafiador, pois é do tipo que não deve ser levado a sério. Uma obra que não recomendo a ninguém, pois é impossível prever o tipo de leitor que ela agrada e, pelas opiniões que vi por aí, é o tipo de livro que alguns simplesmente amam e outros odeiam. Eu amei a obra, não é do tipo de livro que muda a sua vida, mas é aquela leitura que te pega completamente desprevenida – em todos os sentidos –, que te faz dar boas risadas, revirar os olhos e se perguntar por que diabos você está lendo tal coisa, que pode até não fazer muito sentido, mas que você está adorando. Estou muito curiosa pelo próximo volume, o desfecho de Condenada foi o mais surpreendente do livro e consegue dar (um pouco) de sentido para o resto da trama. Palahniuk conseguiu me conquistar e me deixar sedenta por mais de suas obras, além de me fazer duvidar da sua sanidade mental (sério, esse cara é meio perturbado rs).

“- Claro, os fracos devem herdar a Terra, mas eles não recebem porra nenhuma no Inferno...” Pág. 225

Quanto a edição, não tenho reclamações. A tradução e a diagramação estavam perfeitas. O tipo e tamanho da fonte estavam bons. Adorei as páginas mais grossas e cor de creme, assim como os detalhes no início de cada capítulo. Eu amo essa capa, apesar dela não combinar com a do segundo volume. A capa da segunda edição (abaixo) também é muito bonita, mas prefiro essa.

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com/2015/01/resenha-condenada-chuck-palahniuk.html

Teeh 07/01/2015

HEY, CHUCK. SOU EU, STEPHANY – SOBRE CONDENADA
Já faz um tempinho que não nos falamos, né? Eu tinha gostado de alguns livros seus aí, mas chegou Monstros Invisíveis e você acabou me decepcionando um pouco, não me leve a mal. Sei que você não faz a sua obra só pra mim, mas sabe… Eu meio que tinha me desmotivado um pouco.

Mas, acho que agora está tudo bem, né? Chegou um pouco mais tarde aqui no Brasil, mas você condenou a pequena Madison de 13 anos ao inferno,e que garota! Madison me convenceu a voltar por aqui e falar com você. A garotinha de 13 anos talvez seja a sua melhor criação desde de Tyler Durden. Por que você acha que eu penso isso?

site: http://livrosaquaticos.com/2014/09/03/hey-chuck-sou-eu-stephany-sobre-condenada/

Sheylla 26/12/2014

Madison tem treze anos e morreu de overdose de maconha, bom... ela acha que essa é a verdadeira causa da morte dela. E por não ser uma garota "boa" ela foi condenada a passar a eternidade no Inferno.
Ela é filha de um casal famoso que tem o certo hábito de adotar crianças de terceiro mundo em várias das viagens que fazem no seu jatinho particular. Agora Madison está no inferno, e seu objetivo lá é chamar a atenção do chefão de todos: Satâ, mas isso não é um trabalho fácil, porque o que não falta no Inferno são pessoas famosas, todas querendo atenção.

Pra quem amou Clube Da Luta, esse pode ser um livro difícil. O autor gosta de chocar e se é pra causar o asco do leitor ele conseguiu essa façanha com as descrições do Inferno. Um mar de esperma desperdiçado, vale dos abortos, mar de insetos e oceano de vômito são alguns dos lugares descritos como parte do Inferno.

Na minha sincera opinião, não é um livro que merece tantas críticas negativas como li por ai, é diferente sim, mas ele foi escrito nesse propósito, um livro pra gerar renda como o próprio autor disse. É cômico, crítico e de uma forma ou outra vamos todos para o Inferno.. que não deve ser tão ruim assim.

site: http://www.loucura-literaria.com/2014/12/resenha-condenada-chuck-palahniuk.html

GH 22/11/2014

Velho novo Chuck...

Madison Spencer é uma menina de 13 anos, que possui pais ricos e famosos, diversas casas espalhadas pelo mundo e estuda em um internato nos alpes suiços.
Porém, Maddy está morta, e, pra piorar (ou não), está no inferno.

Com o decorrer da narração, descobrimos vários fatos da vida de Maddy, o que explica sua personalidade (que, ao contrário da maioria dos comentários, onde a maioria odiou a personagem, mas eu curti bastante), sua morte e outras coisas...

Após (e no meio disso, pois a narração ora mostra momentos enquanto ela estava ''viva'', ora mostra ela no inferno) isso, Maddy da um passeio pelo inferno, em busca de satã, com seus amigos: Babbete, Patterson, Archer e Leonard.

Chuck, me arrisco a dizer, estava mais calminho quando resolveu escrever esse livro, pois, comparada ao ''Clube da Luta'' ou ''Sobrevivente'', esse é um livro bem menos crítico, porém, é recheado de seu sempre presente humor negro, cenas cômicas e sarcasmos. A descrição do inferno, na visão dele, é muito boa e engraçada, inclusive com a aparição de diversos famosos, como: Charles Darwin e Hitler. Sem contar suas paisagens. Temos o Abortos dos Semi-formados, Lago de Vômito, Mar de Insetos e muitos outros locais peculiares.
Outras peculiaridades são as condenações certas se você por acaso cometer alguma dessas coisas, tipo: Soltar pum 3 vezes num elevador lotado, ficar sem lavar a mão após usar o banheiro 100 vezes, jogar mais de 100 bitucas de cigarro no chão...

Não achei um livro chato de ler, pelo contrário, repito: não entendi tantas críticas ruins, não sei o que geral estava esperando, se era algo na pegada do Dante, ou sei lá. Esse livro, segundo o próprio Chuck, foi pra ser mais popular, mesmo, pra dar renda, já que seus antigos trabalhos, por motivos óbvios, não dão tanta grana assim. E levando isso em consideração, achei uma ótima obra.

Bruno 23/10/2014

Condenação foi terminar este livro
Chuck Palahniuk tem um grande nome, isso é fato. Escreveu Clube da Luta (excelente livro), Sobrevivente (decepcionante no começo mas com uma ótima história), entre outros. E agora, o seu mais novo, Condenada. A história a princípio parecia ser interessante: uma garota de 13 anos no inferno, muitas piadas ácidas poderiam vir disso. Mas não.
O livro é EXTREMAMENTE chato, com repetições desnecessárias de fatos já esclarecidos e com uma enrolação enorme. Uma das coisas mais irritante do livro é quando Mandy Spencer diz: sim, eu conheço a palavra X. FODA-SE CARA, que guria chata e insuportável. Até incesto ela queria cometer nessa merda.

ENFIM, NÃO PAREM PRA LER ESSA MERDA

site: www.adamyoungwrites.tumblr.com
vsc80 01/11/2014minha estante
Cara, eu tbm desisti, principalmente por causa da personagem principal. Madison é chata, insuportável, arrogante e repetitiva. Não consegui ler mais que 100 páginas. Desisti! Tanto que coloquei o livro para troca.

Aymeee 21/11/2014minha estante
Também não gostei da personagem.Tive a impressão que Chuck nunca conviveu com meninas de 13 anos pra saber o que se passa na cabeça delas ou não.Além dos chororôs dela tinha uma necessidade de se mostrar inteligente o tempo todo que me incomodou.

Daniel1784 21/09/2016minha estante
Hahahaha... Ia fazer uma resenha aqui, mas vc disse tudo. Só me resta rir.

Tomás Woodall 14/11/2016minha estante
Pior que já conheci mulheres maiores de 13 anos que eram como Madison. Talvez tenham sido assim na pré-adolescência tb. Não é a falta da verossimilhança, é o exagero pelo exagero o que estraga o livro. Inclusive conseguiu detonar a imagem de Satã. Personagem mais sem graça de todos. Para mim até a Babette daria um lorde do inferno melhor.

v1gn2r 21/08/2014

Um livro menor.
Ao lado de outras obras do autor, impactantes, profundas e violentas psicologicamente como "Clube da Luta" e "Sobrevivente", "Condenada" é um livro desnecessário, que teria algum mérito apenas se fosse voltada para um público bastante juvenil, como literatura adulta, ele definitivamente não funciona, onde até mesmo o tradicional humor negro aliado a criticas sociais pertinentes, se perde em um vazio de senso-comum, muito aquém do que Chuck Palahniuk já nos proporcionou anteriormente. Uma pena.
Aymeee 22/08/2014minha estante
Também fiquei decepcionada com esse livro.Li Sobrevivente e Clube da Luta e esperava algo a altura,mas falhou.Tive a impressão que o Chuck escreveu com preguiça.

André 16/07/2014

Confira a análise completa!
Visite o blog e leia minha análise sobre o livro! Aproveite e dê uma conferida nas outras mantérias! Gostou? Siga e divulgue! :D