Espectro

Aubrey Clark

Resenhas - Espectro

Silvia.Araujo 16/07/2020

Elena
Tudo se trata dela, e é assim que alguns personagens pensam neste livro. Ao meu ver a historia está cansativa e devagar, mas já é o oitavo livro, então estamos cansados. Mas a ideia principal do livro é genial.

Rafael 09/09/2019

"Por tudo que você odeia, isso te fará extremamente entorpecido." - ULTRAnumb, Blue Stahli.
IG: @crushforbooks

Assim como Círculo Secreto, Diários do Vampiro deixou de ser escrita por L.J. Smith a partir de um certo momento - esse livro, para ser mais específico. E apesar de achar a decisão da editora bem questionável e , queria ver se a série iria se reerguer, já que a trilogia O Retorno, última de L.J., foi sofrível. Todos livros dessa segunda trilogia chegaram em um ponto que foram extremamente arrastados e que eu não via a hora de chegar logo na última página.

Em comparação com os livros passados, Espectro é realmente bem melhor. Até hoje não se sabe o porquê de L.J ter sido afastada, mas acredito que tenha sido pela vontade da editora de manter livros curtos, com pouco menos de 300 páginas, enquanto a autora queria livros com mais de 400, como os de O Retorno. Acredito que vá muito da forma que a história é desenvolvida, mas TVD combina mais com a primeira fórmula. E aqui os acontecimentos são bem rápidos e nos deixam curiosos para descobrir o que acontecerá, principalmente em cenas de ação.

O novo autor ou autora, já que essa trilogia é creditada a um ghostwriter sem nome, se manteve fiel as características criadas por L.J. para os personagens, salvo alguns erros cronológicos sem grandes importâncias. Todos atingem pontos irritantes durante a leitura - o que é aceitável e explicado -, mas Elena extrapola os limites, ainda mais quando envolve Damon. Sempre gostei da garota, mas aqui é quase impossível. Stefan continua sendo um dos meus favoritos, assim como Meredith, que cresce ainda mais nesse novo começo. Bonnie consegue deixar de ser tão irritante quanto na trilogia anterior, o que foi ótimo, pois gosto muito dela. Damon tem cenas bem interessantes, e Matt, Sra. Flowers e Alaric também continuam necessários.

O único ponto que me incomodou foi o triângulo amoroso. É irônico ele ser um dos pontos principais dos livros mas ser o mais irritante por conta de sua condução, em especial nesse volume. L.J. pelo menos tinha um "cuidado" maior com os limites, algo que esse novo autor pouco se importou. E a tentativa de justificar certas atitudes de Elena só me fazem revirar os olhos. Também achei a revelação do vilão rápida e corrida, principalmente devido a como tudo se resolve, mas não é um problema realmente grave.

No geral, apesar de certos deslizes, Espectro foi um bom recomeço e darei uma chance aos próximos livros de Caçadores, principalmente por saber alguns acontecimentos do 2º e que me deixaram bem animado. Mas espero que os seguintes não acabem se transformando em algo forçado, como o caminho que esse seguiu com o triângulo.

site: https://crushforbooks.blogspot.com/

bruna luft 02/12/2017

Positivamente surpreendida.
Diários do Vampiro - Caçadores: Espectro me surpreendeu. É isto.

Confesso que no começo tive certo receio que lê-lo pois descobri que quem o escreveu foi um ghostwritter e a L.J Smith me conquistou muito através dessa saga e realmente fiquei com medo de que a nova autora não conseguisse captar a essência dela tirasse a história dos trilhos. Mas o que aconteceu foi bem o contrário.

Espectro é definitivamente um dos melhores livros da saga perdendo talvez para mim apenas par ao Reunião Sombria. A ghostwritter não só conseguiu captar a essência da história como conseguiu melhorá-la, se possível. Ela conseguiu continuar de onde o Meia-Noite parou, a escrita se assemelha muito a da L.J Smith e tem bastante ação e aventura sem enrolar muito. Esse livro foi direto, sagaz, a leitura corre solta como água e você quer cada vez mais. Eu estou muito feliz e positivamente surpreendida com esse novo caminho que Diários do Vampiro está tomando. Espero que continue assim nos outros dois livros.

Tem um errinho ou outro de coerência mas devido as mudanças acho que isso é justificável. E deixando claro que não acho justo o que acontece lá fora de quando uma livraria compra os direitos do autor, ela possa continuar escrevendo a história mesmo sem o autor, contudo, infelizmente lá é assim e eu preferia que a L.J Smith tivesse continuado com sua história já que foi fruto de sua criatividade, suor, trabalho e esforço que ela saiu, mas já que não pode ser o caso: parabéns a nova autora, pois conseguiu fazer seu trabalho muito bem.

Patricia 27/08/2016

Ótimo
Amei a história do livro

Bru Inagaki 11/10/2014

Fãs de Diários do Vampiro
Para os fãs da saga Diários do Vampiro vão se surpreender com este livro!
Depois da notícia que o Damon morre - no livro meia-noite - meu coração ficou em pedaços. Mas soube de uma nova trilogia que acompanha a saga.
Fãs que amam todas as aventuras, nesse livro eles lutam com uma nova força na cidade. Elena, Meredith, Matt, Bonnie e Stefan acham que depois de pedirem as Guardiões suas vidas de volta, vão viver normalmente, mas isso não acontece.
Tem novidades para o Damon, e para todos os personagens! Recomendo toda a saga. É muito boa!

Ana Martines 21/07/2014

Depois de ter a vida massacrada por Originais, lobisomens e Kitsunes, a vida de Elena e de todos da cidade está de volta ao normal. Os que foram mortos pelos Kitsunes estão de volta, e Elena e seus amigos jamais passaram seis meses fora de casa. Eles estiveram lá, vivendo as suas vidas normalmente, como se nada sobrenatural estivesse acontecendo.

Mas, há uma pessoa que não pode voltar dos mortos, e essa pessoa é a mais importante (ao meu ver) da série: Damon Salvatore. Vampiros não vão para outra dimensão, eles simplesmente desaparecem e, com a morte de Damon no último livro, ele não poderá mais voltar.

Com isso, Elena e Stefan são obrigados a viverem assim, aprendendo a viver com a dor a cada dia que passa. Mas eles não têm muito tempo para isso. Como Fell's Church é uma cidade que atrai muitas energias, positivas e negativas, a vida deles não ficaria tão simples por muito tempo. Um novo mistério está na cidade, um espírito que anuncia os nomes antes de tentar machucá-los. Um de cada vez e, quando falha - ou tem sucesso - em machucar o escolhido, dita outro nome.

E, como o livro não seria o mesmo sem o Damon... aqui vai um spoiler! Ele volta! Sim, eu teria parado de ler no mesmo momento se me dissessem que ele não voltava nunca mais, então estou dizendo isso antes, para vocês não deixarem de ler por causa disso. Aos poucos, misteriosamente, Damon consegue voltar para a cidade, mais vivo do que nunca, para a nossa felicidade!

"É claro. Só podia ser por isso que ela estava tremendo – alegria. Ele era dela. Ela era dele. Pertenciam um ao outro."

Espectro é o primeiro volume de uma nova série do Diário dos Vampiros. Sim, é muito confuso. Mas o livro é continuação do Meia-noite e não pode ser lido separadamente. Na minha opinião, a série só tem um novo nome para tratar de outro tema, assim como a série de O Retorno tratou de um tema, esta tratará de outro, mas com os mesmos personagens e intrigas.

A editora teve um cuidado maravilhoso com o livro. A capa é linda, assim como todas as da série, e a diagramação é simples e convidativa, com letras legíveis e uma textura maravilhosa. A autora também tem uma escrita muito envolvente, detalhando cada momento com perfeição, nos mostrando tudo o que está acontecendo sem deixar nenhuma brecha.

Infelizmente, o tema não me agradou. Comecei a série quando era muito nova e ainda gostava de livros com esse triângulo amoroso e mistérios que logo são resolvidos. Particularmente, não gosto mais. Para mim, ou é romance, ou é mistério e ação. O conjunto dos dois fica fraco demais. Mas isso não quer dizer que todos se sentirão dessa maneira!

Recomendo a leitura para aqueles que já leram os livros anteriores. Não desistam! Recomendo também para aqueles apaixonados pela série de TV com o mesmo nome. É completamente diferente, mas vale a pena conhecer ambos.

site: www.vicioemlivros.com

Carlos531 29/04/2014

"Estou em casa! Toda a cidade de Fell's Church teve um recomeço..."
Fell's Church está livre dos Kitsune para sempre e todos podem recomeçar. Elena e seus amigos salvaram a cidade, mas isso teve um grandioso preço: a vida de Damon Salvatore. Elena e Stefan estão finalmente livres para ficar juntos, mas isso prova não ser tão fácil, já que ela tem um sentimento obscuro e forte por Damon. O problema é que um novo ciclo se inicia, quando todos pensam que a cidade estará em paz, um novo mal acaba fervilhando na cidade e agora Elena só tem um irmão Salvatore para protegê-la.
Desde que Elena conhecera os irmãos Salvatore, esta vem enfrentando terríveis batalhas, foi até mesmo ao inferno e voltou e por fim sabe que a cidade nunca será normal e que tudo não pode ficar como era antes.
Em Espectro, uma nova e perigosa ameaça de outro mundo define suas vistas sobre Elena, posso dizer que levando o fato de que o livro foi escrito por um ghostwriter, foi muito bom.
O escritor soube continuar a história do ponto em que foi deixado e inovou nesta nova batalha, deixou algo mais clássico de vampiros, esta aventura me agradou bastante pois achei a trilogia O Retorno simplesmente um mundo de enrolações, este volume e novo ciclo iniciou de modo intrigante, sagaz e cheio de suspense.
Tenho um grande amor pela primeira quadrilogia da série, que me agradou muito também, mas pedindo desculpas a L.J.Smith, digo que este o melhor da série e o ghostwriter entrou de cabeça e criou algo incrível.

Michele 24/03/2014

sinopse do livro
Desde que conheceu o vampiro irresistível irmãos Stefan e Damon Salvatore, Elena Gilbert foi ao inferno e voltou. Agora que ela e seus amigos salvou sua cidade natal a partir de um espírito demoníaco, tudo pode finalmente voltar ao normal. Mas Elena deve saber melhor do que ninguém que caiu da Igreja nunca será normal. No Fantasma, uma nova e perigosa ameaça define suas vistas sobre Elena. E desta vez ela só pode contar com um irmão Salvatore para protegê-la.

Isa Soares 06/01/2014

Meus apontamentos sobre Diários do Vampiro - Caçadores- Espectro
Confesso que eu não estava com tanta vontade de ler esse livro por conta da experiência que tive com os outros livros. Comprei e li este oitavo livro da série Diários de um Vampiro por curiosidade e não me arrependi. Considero este o melhor da série.

O enredo é bem mais envolvente e a compreensão continuou fácil. Este autor "fantasma" conseguiu e encontrar o segredo de uma boa história que L.J. Smith não havia conseguido nos seus sete livros.

Fiquei muito feliz quando li este livro e percebi que o autor resolveu dá mais ênfase aos sentimentos dos personagens. Aqui eles são mais humanos do que nunca!

Em Espectro nós podemos saber o que os outros personagens pensam e sentem. Eles deixam de ser apenas os "servos" de Elena e passam a ter opinião própria e atitude. Diferente dos outros livros que o foco era em Elena e Stefan, aqui os outros também ficam em primeiro lugar.

O principal inimigo deles são os seus próprios sentimentos e é o que torna o livro mais bacana!

O triangulo amoroso é mais explorado e se torna conflito pela primeira vez, mas ainda é bem claro que Stefan é o primeiro nas escolhas de Elena.

Um ponto baixo está nos erros de escritas e de tradução. Isso é um absurdo!

E o mais decepcionante é saber que um escritor fantasma escreveu esse livro usando o nome de L.J. Smith com a intenção de dar lucros para a editora! Isso é uma maneira fácil e ridícula de ganhar dinheiro usando a fama dos livros e da série, desvalorizando o trabalho da autora. E em respeito a ela e a minha paciência, não comprarei e nem lerei os próximos livros que lançarem dessa série. Não sei se aguentaria mais seis livros de Diários de um Vampiro.

Por fim, para mim Espectro está valendo como um epílogo de Meia noite.

Carol 25/10/2013

Espectro
Mais um livro de minha saga favorita e posso dizer que fiquei bem feliz com o resultado!

Elena está de volta à Fell's Church junto de seus amigos, mas desta vez, tudo o que aconteceu na cidade durante o último ano foi esquecido. Ninguém morreu e não houveram crianças possuídas se rebelando contra seus pais. Tudo está tranquilo na cidade. Mas por pouco tempo.Impressionante o dom que esses jovens tem de atrair coisas ruins. O sossego deles durou menos de um dia.

De personagens novos temos Caleb - cujo não suspeitava ser boa coisa apenas pelo sobrenome "Smallwood" - e Dra. Celia Connor, amiga de Alaric, que é indiferente.

Mas o melhor de tudo é a volta de Damon. Não tem como pensar em Diários do Vampiro e não lembrar do personagem, tanto no livro quanto na série. Tê-lo de volta com toda sua ironia e jeito sedutor é impagável. Mais um ponto positivo em DV: Seus personagens favoritos nunca morrem permanentemente. Eles podem até morrer, mas voltam como vampiros, espíritos, ou qualquer coisa do gênero.

O mistério começa quando os nomes de alguns personagens começam a aparecer após algumas situações de vida ou morte que ocorreram com outros, além de pensamentos atípicos de cada um. Sem muito mimimi, descobrimos logo qual o novo inimigo de nossos herois: Um espectro (como já citado no título). Mas não se tratava de qualquer um, era um espectro Original. Todo o mistério envolta disso é sensacional, além dos envolventes capítulos finais, quando é impossível fechar o livro antes do desfecho. Vimos as mais surpreendes revelações e todos os personagens sem suas armaduras.

Diferente da maioria dos outros livros da saga – principalmente os da triologia “O Retorno” -, este não foi cheio enrolações desnecessárias. “Espectro” foi direto, intrigante, sagaz e manteve o excelente suspense. Consagrou meu vício pela saga.

ERROS DE COERÊNCIA
1: Se os primeiros livros se passaram em 1991, esse deveria ser no máximo, em 1992/1993, certo? Então, me digam como eles jogavam PlayStation2 na sétima série?
2: Meredith muda de sobrenome? De Sulez passou para Suarez.
Camila 25/10/2013minha estante
Adorei a sua resenha, um texto claro e objetivo! e Obrigada pelas informações :)

Leticia 03/11/2013minha estante
Estava com receio de voltar a ler DV depois da minha decepção com a trilogia O Retorno.Agora com a tua resenha to mais confiante a comprar este :D Obrigada!

Guilherme 15/11/2013minha estante
Ótima resenha. Acho que os erros de coerência se devem pela troca de autor. Como L. J. Smith não é mais proprietária da serie, o novo autor pode ter se enrolado ou até mesmo trocado o nome de Meredith, por exemplo, como uma maneira de deixar a imagem de L. J. para trás.

Ana Abrantes 22/12/2013minha estante
Concordo com o Guilherme. Acho que as incoerências são devidas à troca de autor. Também encontrei algumas comparando Diários de Stefan e Diários do vampiro. Não gosto disso, acho uma falta de repeito com o leitor. Maaas, fazer o que né...

Carol 17/01/2014minha estante
Eu não sabia da troca de autora porque o livro ainda é assinado pela LJ!
Ana, sobre as diferenças entre Diários do Stefan e o resto da saga, é que o do Stefan é sobre a série (por isso a Katherine é morena e não loira,e etc). ~foi o que eu entendi~

Fabí Faverani 10/01/2015minha estante
Alguem sabe se serão lançadas as continuaçoes no Brasil?

Carol 11/01/2015minha estante
Fabiane, o segundo já lançou, o Canção da Lua. :) Em breve postarei a resenha aqui e no Maravilhosas Descobertas!

Kaio 12/02/2016minha estante
Curti muito sua resenha, pelo visto a série volta a ficar boa e estou precisando deste animo para sair de anoitecer. Provavelmente os erros de incoerência são devidos ao novo escritor não ter prestado atenção na data em que se passam os primeiros livros.

Thalia.Sales 18/08/2016minha estante
mais nos primeiros livros ja encontramos divergencias por exemplo o matt vai pesquisar sobre os kitsunes em um telefone que pega internet em 1991? mas como é um mundo em que existem vampiros nada mais me surpreende e o caso do sobrenome da meredith é explicado nos outros livros.