Espero Alguém

Espero Alguém Fabrício Carpinejar

Resenhas - Espero Alguém

1 | 2 | 3 | 4

Gustavo 29/07/2014

Maravilhoso!!! Autor sensível, com crônicas inteligentes e bem escritas. Vale a pena ser lido e relido.

Taís 07/03/2015

Já li melhores
Nas primeiras sessões destes escritos, só li sobre separação. Eu que não tenho nenhuma experiência com união, não me identifiquei e nem fiquei atraída pelo assunto. Foi cansativo, mas continuei até o fim. Nos últimos capítulos, os textos tomaram outro rumo e a leitura foi mais confortável. Não é dos melhores livros do Carpinejar, a não ser que você esteja nessa fase de separação.
Não gostei.

Camila 29/08/2016

Maravilhoso
E consegui-lo autografado logo após dar um abraço no Fabrício foi um dos melhores presentes que já ganhei.

Michelle Trevisani 25/09/2016

Carpinejar em poesia
Oi oi gente! Tudo bem com vocês? Hoje trago a resenha do livro Todas as Mulheres, de Fabrício Carpinejar. Lançado pela editora Bertrand Brasil, é um livro curto, pra se ler em uma tarde, com letras ótimas para serem lidas e páginas amareladas.

Já li muitos livros do Carpinejar, mas desta vez a experiência foi em poesia, não em crônica, como é de costume do autor. Neste livro não vamos encontrar vários poemas, mas um único, um tipo de poema interligado. É quase uma biografia também, porque o autor nos traz vários elementos de sua vida e o poema é como se estivesse narrando sua morte e a imaginando - imaginando quais das mulheres de sua vida estarão chorando sua partida aos pés do caixão.

"Hoje escureci, para não amanhecer.
O oceano tem uma noite dentro de si
mais escura do que o céu.
Meu mar sem barcos e estrelas,
com os segredos desabitados ao fundo".

Nos poemas Carpinejar relata que tantas fizeram parte de sua vida, mas pouco sabe das que realmente se importarão e permanecerão com lágrimas nos olhos quando não o tiverem mais vivo. "Depois de tanto viver, que será a minha viúva? e como ela vai sentir minha perda?" são estas as principais indagações que ele trará no livro.

"Até pareço satisfeito e bonito.
Mas, de longe, todo morcego é um pássaro".

Poemas que relatam a dor, de repente, de se ver morrendo sozinho. Quantos de nós não temos essa angústia? Será que realmente vou ser importante para alguém quando partir? Será que está pessoa estará ali, por mim, me velando, me olhando, sentindo a perda, pegando em minhas mãos, dando-me um último beijo na testa? E de palavra em palavra vamos acompanhando essas incertezas do autor, que com pensamentos suaves vai cavando sua própria cova.

"Minha pequena, não se engane,
o rio somente corre lento para quem não está dentro.
Já nós, imersos na correnteza,
vivíamos apressados de afogamento".

Confesso que prefiro ler suas crônicas. A experiência em poesia não me fisgou muito. Foi um texto bem diferente, conseguimos observar muito de Carpinejar na escrita, mas achei tão melancólico, como se fosse realmente um adeus. Talvez este era o seu momento: de auto-reflexão, de deixar o sentimento real transparecer e isso ele o fez com muita propriedade. Prefiro, porém, suas crônicas. Mas te convido a conhecer também este lado do autor, para quem é fã, será um outro modo de ler Carpinejar.

"Quem será a minha viúva,
a que alisará a minha escrivaninha
procurando por algum bilhete de despedida
ou a que porá a biblioteca abaixo em acesso de cólera?"

Leia mais resenhas no meu blog >> Livro Doce Livro.

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/

Camille 21/07/2013

Amor, em todas as suas formas, até a última letra. - Beletristas.com
O mais recente livro de crônicas de Fabrício Carpinejar não desaponta. Sob o tema "amor", ele fala de despedidas e reencontros, sobre amor romântico e familiar, sobre perdoo e superação, passando por cada fase após o término de um relacionamento.

Dividido em partes, ele se inicia com o conto Venha, por favor em "Esperança". Logo em seguida passa para "O Fim", com cerca de 16 contos, "Reinício", por sua vez, tem 18 contos.

Só então o foco vai para o próprio autor, com "Sou Assim" com aproximadamente 33 contos cuja identificação é imediata em vários deles. "Somos assim", com 19 contos, "Meus Outros", com 13 contos e encerra com "O Segredo" - uma das mais belas declarações de amor de alguém que escreveu Espero Alguém e encontrou.

Alguns contos me chamaram atenção mais que outros, como é esperado e natural. "Excesso de dom" foi o primeiro deles, o segundo do livro e o primeiro da segunda parte, que fala - sob uma ótica melancólica - sobre o início e o fim de um relacionamento específico.

Terei meus motivos e ela, seus motivos, e as explicações não darão conta do mistério. Somos muito menores do que aquilo que vivemos juntos.
— Excesso de dom, página 20

"Sacoleitos do Divórcio" foi um dos que me conquistou pela ironia, pelas reações e genialidade em todas as três páginas. Aqui, Mariana e Renato são divorciados com uma filha, Marisa, e, como todo fim de relacionamento, um quer se mostrar melhor que o outro na superação. A forma que eles encontram para isso é simples: sacolas de lojas.

"Esquecido, mas feliz" foi o grande conto de identificação para mim. Citando todas as inúmeras e infinitas coisas que esquecemos: datas, objetos, frases, não importa. Mas ressaltando, ao final, a importância daquela pessoa que nos faz lembrar, já que, mais que apenas ser um lembrete, é quem mantém nossa memória para o que realmente não pode ser esquecido no melhor estado.

Não morro de inveja de quem lembra de tudo, e esqueceu de amar. Tenho amor, não tenho memória. Posso esquecer tudo, menos de você que me acompanha desde sempre. Você me lembra do que vivo esquecendo.
— Esquecido, mas feliz, página 51

"Falo te amo fácil, fácil" aparece para quebrar frases de quem diz que o amor não pode ser aberto ao público. Fala sobre o medo de dizer "eu te amo" para quem se escolhe amar, e esclarece que as três palavrinhas só são uma forma de aumentar o que se sente - não necessariamente tornando mais do que de fato é, mas com certeza ressaltando que, quem não tem medo de dizer, permite-se amar mais. E que a maior declaração não é essa:

Aprendo a amar amando, para entender que a maior declaração ainda não é o "eu te amo". É quando alguém confessa: "Não consigo mais viver sem você." Mas isso não é amor, é coragem.
— Falo te amo fácil, fácil, página 79

"O diário rosa e o livrinho negro" recria uma história aparentemente real dele mesmo com sua irmã, Carla, que escrevia em um diário. Este acabou parando nas mãos dos pais, por arte dos outros irmãos, o que rendeu vergonha e castigo para ela. Para compensar, Fabrício escreve ele mesmo seu diário, o resultado, entretanto, não é o mesmo. Ele admite, em duas frases, duas importâncias do conto:

Coloquei minhas mentiras no diário para viver as verdades em segredo. Literatura é confundir. Ou você acha que isso que escrevi também é real?
— O diário rosa e o livrinho negro, página 166

Com frases não propositalmente (acho) rimadas, os contos de Espero Alguém chegam aos nossos segredos mesmo quando contam histórias. Nos fazem sorrir, rir e identificar o sofrimento. Nos levam a enfrentar obstáculos que preferimos deixar escondidos, como o próprio medo de amar. Por isso mesmo é um livro de crônicas, pura coragem de divulgar ao mundo o mais profundo dos sentimentos, indispensável na prateleira.

site: http://beletristas.com/resenha-espero-alguem/

Rebeca 20/12/2016

Um livro para ler rapidamente.
Um poema sobre relacionamentos, sobre amares, sobre mulheres e sobre o próprio autor. Um texto simples, leve e descontraído, do jeitinho peculiar do querido Carpinejar!

@estantedatah 10/01/2018

Poucas palavras
Para mim, o pior livro lido em 2018! Fim

day 25/05/2018

Bom!
Um livro sobre amores,dor de cotovelo e relacionamentos.

Bem ao jeitinho Carpinejar de ser,são poesias interligadas e sensíveis.

Gostei bastante,é um livro bem curtinho que da pra ler em horas.

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br

Nivartan 02/01/2019

Comum.
Pra ser sincero este livro não me tocou em nada. É criativa a história, mas muito simples. Não posso julgar se é bom ou ruim, talvez seja do agrado de alguns leitores, mas para mim foi bem abaixo do esperado.

Letícia 14/05/2019

Envolvente
Neste livro repleto de poesias seguindo a mesma indagação, Carpinejar prende o seu leitor com angústia e euforia.
Envolto de sentimento e desejos, esse livro roubou todo meu coração.

Rose 14/06/2019

Em um mundo cada vez mais veloz, onde os relacionamentos podem durar apenas uma noite, Carpinejar chega com seus poemas cheios de sentimentos e questionamentos.
Com crônicas interligadas entre si, ele aborda os amores e suas dores, assim como sua visão sobre as mulheres. Mostrando a redescoberta de amores vividos (?), enquanto procura ou espera (?) a chegada do que será o seu último e mais importante amor.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com

Radmila.Ribeiro 26/04/2020

Livro para pensar nos relacionamentos que construimos. Não virou meu favorito, mas uma leitura boa e rápida

Karine.Medeiros 02/08/2020

Razoável
Algumas crônicas são show, mas outras possuem tons machistas. As primeiras crônicas falam de perda do amor e depois de fatos particulares do autor. Achei meio sem sentido...

Quel Magda 31/08/2020

Esse é o primeiro livro do Carpinejar que leio e, particularmente, não curti muito.
Algumas frases são marcantes, mas eu esperava mais.

1 | 2 | 3 | 4