Stephen King

Lisa Rogak

Resenhas - Stephen King: A Biografia

Rodrigo 04/02/2020

Mestre do Horror
Sei que existem diversas biografias de mestre publicadas, mas essa escrita por Lisa Rogak está fantástica, não lembro de uma biografia ter me prendido tanta a atenção como esta. A escrita contando a trajetória de Stephen King é foi feita de tal forma que em alguns momentos nos faz esquecer que é apenas uma biografia e nos parece um romance.

thamiis 22/01/2020

Listas com adendos sobre Stephen King
Devo confessar que comprei o livro achando que era uma biografia autorizada, o que me causou certo desconforto no início, pelo material pouco denso e profundo para quem cresceu e foi obcecada pelas obras de Stephen King da pré-adolescência até os 21 anos.
O começo é maçante, parei na metade e tive um hiatus de dois anos até ter coragem de embarcar nessa leitura novamente, mas não me arrependo porque depois de anos sem saber nada do mestre, alguns detalhes supostamente factuais revelados (por exemplo sobre meu conto preferido ?The Body?) trouxeram um ar de novidade à narrativa.
Em relação à coleta de fatos, é um livro interessante para quem não sabe nada ou sabe muito pouco do escritor, porém acho que faltou uma revisão extra em alguns quesitos, como a ordem cronológica que às vezes fica bem confusa e sobre ?o que foi publicado no Brasil ou não?, pelo menos até 2013, ano da publicação da primeira versão brasileira.
Próximo às 100 páginas finais (sem contar todas as listas) o texto parece que pega o ritmo, entretanto apenas para bagunçar mais ainda a cronologia. Fiquei com a impressão que o posfácio foi apenas ?cuspido?. Suponho que pelo livro ser de 2009 e depois conter acontecimentos até 2013, tenha havido alguma reedição com ?fatos adicionais? sem muito esmero, mas posso estar enganada.
Gosto do fato de ter uma referência para revisitar as obras do King, principalmente por ser rápido e fácil selecionar aqueles livros que não li entre os lidos, mas dificilmente consideraria essa uma ótima biografia digna de premiação. Como muitos já disseram, creio que On Writing serve melhor a esse papel.

Luan 07/01/2020

Por que King é King
Nada melhor do que para um leitor saber um pouco da vida, os segredos e a forma como seu ídolo escreve. As biografias cumprem este papel, e a de Stephen King, Coração assombrado, escrita por Lisa Rogak, e publicado no Brasil pela DarkSide Books, fez isso de forma quase perfeita. A sensação de terminar a leitura da obra se sentindo um pouco mais íntimo do escritor é a prova de que uma biografia deu certo.

A jornalista que escreveu a biografia, que também é responsável por várias obras deste gênero a respeito de outros autores, trabalhou e esmiuçou quase que detalhadamente a vida do chamado rei do terror. Da infância pobre com um pai ausente, que abandonou a família, até a construção de uma carreira sólida, passando pelo desejo de se tornar um escritor, os medos, os anseios e a formação de uma família, tudo passa pela pesquisa de Lisa e nos mostra um King muito humano.

Anteriormente, eu já havia lido Sobre a escrita, que é uma espécie de autobiografia, mas não chega a ser. King a escreveu relatando um pouco da sua vida e dando dicas para aqueles escritores em início de carreira. Foi bom, pero no mucho. Já nesta biografia verdadeira, pude conhecer muito mais daquilo que só via por cima, de forma sucinta, através de pesquisas próprias de um leitor que considera King um dos melhores escritores da atualidade.

Na obra construída pela jornalista, é incrível a jornada que ela mostra. É legal perceber, primeiro, que Steve, como gosta de ser chamado, é uma pessoa como qualquer outra e não deixou a fama e os milhões de dólares subir à cabeça. Mais legal ainda é descobrir como a maior parte dos livros foi surgindo. Acredito, de fato, que esta foi a parte mais interessante da obra. Um fã descobrir como os livros foram ganhando vida é mágico.

Com um bom ritmo de leitura e uma escrita consistente, a biografia tem suas partes chatas e monótonas. São necessárias, mas com uma lentidão que incomoda um pouco. Destaco o início, quando a escritora detalha demais a infância de King e a passagem sobre a formação da banda em que ele tocou por muito tempo, que também me pareceu se prolongar um pouco mais do que o necessário.

De forma geral, portanto, a biografia – que não é autorizada, mas era de conhecimento do escritor – serviu para deixar o fã ainda mais próximo do ídolo. É uma das poucas formas que o fã tem de se aproximar do escritor que tanto gosta, e nisso a jornalista foi pontual. King não teve uma vida fácil, mas se encontrou nas palavras, na literatura – um tanto criticada por várias pessoas, mas tão importante que arrebatou milhares mundo a fora. E eu só tenho a agradecer.

Paulo Silas 20/12/2019

Vida e obra de Stephen King são aqui dissecadas pela biógrafa Lisa Rogak, fornecendo aos leitores fãs do escritor conhecido como o mestre do terror a história de sua vida narrada de forma envolvente. Pela biografia, tem-se contato com os vários elementos que se fizeram presentes na vida de King e o levaram a ser o grande escritor que é. Tudo aquilo que se espera ter acesso ao se tomar uma biografia como a obra escolhida para leitura está presente em "Stephen King - Coração Assombrado, a Biografia", sendo um ótimo livro para ser consumido pelos leitores mais ávidos pela vida e obra daquele que presentou o mundo com grandes clássicos do terror.

Abandonado pelo pai, Stephen King foi criado numa pequena família humilde, bastante pobre, que se mantinha às duras custas através dos esforços da mãe. O gosto pela literatura surgiu já na infância, inclusive naquele tipo particular de literatura que influenciaria e conduziria as várias narrativas criadas por King. Ávido leitor de histórias de terror, Stephen King foi criando seu universo literário próprio desde cedo, lançando-se na escrita também desde logo, vontade de escrever essa que, tendo sido observada por sua mãe, contou com o incentivo materno. Assim, através das pequenas histórias em que se arriscou a escrever e enviar para revistas, objetivando a publicação, nasceu o escritor Stephen King. O caminho da carreira de escritor foi longo e penoso, mas o ímpeto criativo que sempre esteve presente no espírito de King, sua necessidade de escrever e a vontade verdadeira de ser um grande escritor e viver desse ofício o levaram a ser o que hoje é considerado. Assim, a biografia traça toda a história de vida do mestre do terror, fornecendo diversas informações sobre o seu processo criativo, sues grandes livros que foram escritos e o cotidiano de sua vida particular com sua esposa e três filhos.

A obra é um deleite para os fãs pois, além de narrar toda a história da vida de King, fornece diversas informações sobre o processo de criação dos inúmeros livros escritor pelo autor ao longo de sua vida. Desde o seu primeiro romance publicado, "Carrie, a Estranha", que lançou King ao estrelato literário (e somente veio ao mundo pelo fato de sua esposa ter tirado do lixo o original que havia sido abandonado por King e o incentivado a remeter para uma editora), as obras escritas por King são relatadas nessa biografia. Alguns livros com mais ênfase do que outros, gerando por vezes oscilações entre contentamento e descontentamento no leitor ao considerar os livros que possam figurar como seus preferidos e o tanto que recebem atenção na biografia. Ainda assim, estão todos aqui devidamente mencionados: "It", "O Iluminado", "O Cemitério", "À Espera de um Milagre", "Jogo Perigoso", A Torre Negra", "Dança Macabra" e seus tantos outros inúmeros livros escritos ao longo de sua profícua vida de escritor. Curiosidades, intempéries, altos e baixos, histórias tristes e engraçadas e tudo o mais que se pode esperar em uma biografia está aqui reunida. Por mais que se possa dizer, como o próprio King menciona em uma de suas tantas falas que é trazida no livro, que não se sabe por qual razão há o interesse desperto sobre a vida de alguém que passa a maior parte do tempo numa salinha sentado escrevendo coisas, o fato é que esse interesse existe, pelas mais variadas razões, e essa biografia é uma excelente escolha de leitura para sanar essa curiosidade sobre vida e obra do escritor. Aos fãs do grande mestre do terror - que não escreve apenas terror -, essa biografia é uma excelente escolha, merecendo a leitura!

Maitê 28/10/2019

A vida de King é muito interessante, mas esse livro é muito mal escrito, apesar de a edição ser muito bonita.
O nome da autora fica escondidinho no fundo do livro, dando a impressão que é uma biografia escrito por Stephen King.
Mas é basicamente um recorte cronológico de entrevistas e alguns fatos colhidos por outras fontes. A autora por diversas vezes não consegue nem que dois parágrafos tenham uma continuidade, a sorte dela é a vida do King é interessante o suficiente para levar o livro adiante.
Jesypira 10/12/2019minha estante
Falou tudo o que senti lendo esse livro kkkk

Maitê 15/12/2019minha estante
péssimo né kkkkkkk

Veri 28/08/2019

Excelente leitura
Excelente leitura para quem se interessa pelo mestre do terror. Descobri muitas coisas interessantes sobre a vida e obra do autor. Sem contar que o livro é lindo, muito gostoso de manusear. Eu recomendo.

Leofininho 28/05/2019

Boa biografia
Boa biografia mas só isso.
O texto muito denso as vezes se torna cansativo embora flua mesmo assim.
Lisa se mostra presente no texto e esses são os melhores momentos do livro.
Fora isso apenas uma boa biografia.
Dicas de escritores , algumas bandas.
Lí escutando a trilha de Shining no início mas depois li sem trilha.

Pyt 25/03/2019

Olá pessoal, hoje eu vim falar um pouco sobre a minha última leitura, a biografia não autorizada do Stephen King Coração Assombrado escrita por Lisa Rogak.
A edição da Darkside de comemoração dos 70 anos de King é primorosa, a ilustração da capa tem um efeito 3D, qualidade darkside que a gente já conhece, e dá ainda mais prazer na leitura de um livro.

A leitura nos mostra um Stephen King com vários medos, até de número. Conhecemos a infância que foi extremamente pobre, e sempre de mudança, sem fixar raizes em um lugar porque o pai abandonou a família quando ele era bem pequeno, e sua mãe teve que criar ele e o irmão sozinha. Apesar da vida dura, sua mãe sempre o estimulava a escrever e sempre pagava pelas histórias que ele fazia quando criança.
Depois de se tornar um escritor famoso, king se afundou no alcool e nas drogas, e com a ajuda da sua mulher se livrou dos vícios e continuou com apenas um, o de escrever, ele nunca consegue passar um dia sem escrever.
Conhecemos um pouco a vida familiar, como Steve, Tabitha e seus três filhos são muito unidos até hoje, e como o amor e o respeito fazem durar esse casamento de quase 50 anos

Stephen King é considerado o Mestre do terror, já escreveu mais de 70 livros e mais de 200 contos, publicado em mais de 40 paises e ja vendeus mais de 400 milhoes de copias.

Gostei muito de conhecer o autor melhor, de descobrir como ele é apenas um homem comum, que ama o que faz e por isso faz com maestria.

site: https://www.instagram.com/p/BucDyNHAbVW/
DeiaMolder 25/03/2019minha estante
Li também há uns meses atrás, gostei muito, nos mostra que é uma pessoa comum, mas ainda não gosto dos livros dele. Kkkkkkkkk

Pyt 27/03/2019minha estante
Eu adorei a biografia e amo os livros dele haha

Gabigol 06/03/2019

Comprei na saraiva que ficava num shopping em SP durante uma excursão escolar, e por culpa minha atrasei o passeio e rodo mundo me xingou depois (risos)!

Doug 11/01/2019

Coração Assombrado
O que faz alguém que nunca se interessou por biografias ler uma? O que torna alguém TÃO importante a ponto de outrem escrever sobre ele?

Eu fechei este livro com essas respostas e muito mais!

É inspirador ler sobre alguém que nasceu pobre e cheio de sonhos, mas que teve uma divindade para chamar de mãe, que o incentivou dia após dia, mesmo com as derrotas da vida cada vez mais constantes naquele tempo. Acima de tudo, alguém que nasceu com um sonho, plantou esta semente e nunca desistiu de ver esta árvore crescer. Este alguém é Stephen Edwin King, atualmente com 70 anos e mais de 70 livros lançados, mundialmente premiado e diversas vezes autor best seller. Seus livros já venderam quase 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países

Lendo esta biografia escrita por Lisa Rogak não é difícil compreender porque Steve (Como gosta de ser chamado) é um dos autores mais lidos desde que publicou sua primeira obra em 1974 (Carrie, a Estranha). Para Stephen King, escrever é como respirar, então ele fez da literatura sua vida. O mesmo diz em uma entrevista que morreria se um dia parasse de escrever.

Saio desta leitura consciente de que todos temos um grande sonho, e que com toda certeza haverão dezenas, centenas, milhares de obstáculos pelo caminho. Porém se o seu sonho é o que te move, nada disso pode te deter, busque isso com todas as forças e ele virá até você.

Depois de conquistá-lo, ajude a plantar os sonhos de outras pessoas.
Essa é mais uma lição que aprendi com o Mestre King através deste livro.

site: @douglaskurt
Luana 11/01/2019minha estante
Que resenha maravilhosa! Stephen é realmente incrível, um dos meus atores favoritos.

Luana 11/01/2019minha estante
Que resenha maravilhosa! Stephen é realmente incrível, um dos meus autores favoritos.

Doug 12/01/2019minha estante
Obrigado! Ele é meu favorito junto com Allan Poe

leitorDedicado 24/10/2018

Bom, mas com ressalvas.
É um bom livro, mas a autora perde muito tempo em coisas irrelevantes, como o trabalho da esposa dele, personalidade da esposa, etc. Busquei esse livro na intenção de saber mais detalhes do processo de criação de King, sua motivação, já li on Writting e tem mais detalhes sobre a vida de Sthepen do que Coração Assombrado.
Esperava encontrar mais sobre a infância e adolescência de King. Esse livro deveria se chamar Thabatha King, coração assombrado e não Sthepen King.

Berenice.Thais 29/08/2018

Lado a lado com o mestre
Desdo início vi uma pessoa esforçado trabalhador e no final filantrópico.
Um cara comum com erros acerto e o mais surpreende não acredita no casamento mais acredita na fidelidade,nunca traiu a esposa e foi sincero em dizer que não foi por falta de oportunidades e opções.
Reconhece a paciência e apoio que teve da companheira e tenho a impressão que foi ela que o ajudou no primeiro sucesso carrie a estranha,já admirava como escritor agora mais ainda como uma pessoa em eterna evolução. Obrigada senhora Ruth pelo filho que teve.

Delirium Nerd 21/08/2018

7 coisas sobre Stephen King que você provavelmente não sabia!
Todas nós conhecemos (e muitas de nós adoramos) as obras de Stephen King. Mas e o homem por trás das histórias, seria ele também digno de admiração? Lemos a biografia Coração Assombrado, escrita pela experiente Lisa Rogak (que conta com mais de 40 livros publicados) e publicada pela DarkSide Books.

A bio não autorizada foi um dos primeiros lançamentos da editora da caveirinha, e estava fora de catálogo há anos. A parte gráfica e editorial do livro é, como sempre, impecável. E junto com a bio ganhamos um belíssimo e exclusivo poster em edição limitada, além de um pirulito, um balão vermelho e uma capa de chuva (MEDO).

Biografias não autorizadas podem ser polêmicas. Por um lado, há a questão ética, de uma pessoa que está ganhando dinheiro ao expor a vida de outra sem o seu consentimento. Por outro lado, biografias não autorizadas como Coração Assombrado, por não terem amarras com o biografado, podem expor diversos aspectos – principalmente os aspectos negativos, com mais sinceridade, uma vez que a bio deve se basear em fontes e não somente nas histórias contadas pela pessoa, como muitas vezes é o caso de biografias oficiais.

Coração Assombrado aborda desde o nascimento de King até sua vida atual, passando por décadas de livros escritos e experiências de vida. O livro é repleto de curiosidades e fatos que nos permitem conhecer melhor o homem por trás das histórias de terror. Pensando nisso, fizemos a lista abaixo. A lista não estraga o prazer da leitura. Mas há muitas revelações. A vida de Stephen King é incrível e muitas vezes, admirável. Se você gosta das obras do mestre do terror, não deixe de ler!

Leia na íntegra:

site: https://deliriumnerd.com/2018/02/12/stephen-king-coracao-assombrado-darkside/

Mick 21/05/2018

Coração Assombrado" - A biografia de Stephen King
Coração Assombrado" - A biografia de Stephen King, escrita por Lisa Rogak, foi um excelente livro que tive o prazer de ler nesse início de ano... Não leio muitas biografias, mas, como fã do Rei, eu não podia deixar de conferir, e não me decepcionei! É excelente, muito bem escrita, envolvente e interessante! .
Cinco razões para você ler esse livro:
1 - Se você é fã de SK, é leitura obrigatória;
2 - Nessa biografia podemos conhecer muitos fatos interessantes sobre a vida pessoal de SK, do anonimato a fama, da vida pobre e difícil ao posto de um dos escritores de ficção com mais livros vendidos em todos os tempos (King é não é só um exemplo de talento, mas também de persistência, determinação e superação!);
3 - Outra coisa muito interessante, nesse livro também podemos conhecer bastante sobre a origem de muitas de suas histórias... Vocês vão ver que a vida e a obra do Rei se entrelaçam firmemente;
4 - No final teremos acesso a uma detalhada lista cronológica de suas obras até os tempos atuais;
5 - Edição lindíssima da Darkside, capa dura, e comemorativa dos 70 anos de Stephen King.
Além disso, há muitas outras curiosidades! Por exemplo, a sua relação conflituosa com a figura do pai, sobre o uso e abuso de drogas e sobre o acidente que quase o matou. Também há curiosidades sobre a sua vida e casamento com a escritora Tabitha King, sobre o nascimento de seus filhos... Qual a relação de uma brasileira com a história de Stephen King? Tudo isso e muito mais nessa biografia! Super recomendo!

DeiaMolder 06/05/2018

No começo fiquei um pouco com receio de ler essa biografia, preconceito de minha parte por conta do estilo literario desse autor, não gosto gosto de terror horror que King escreve, mas ainda bem que foi no início. O livro é ótimo me apresentou uma personalidade ímpar que de início escrevia de 2500 a 3000 palavras por dia, não é a toa que tem uma infindável lista de obras. Uma personalidade que não se deixou enlouquecer pelo dinheiro, é generoso, carinhoso com as pessoas. Recomendo!