Lago Sem Nome

Lago Sem Nome DIANE WEI LIANG

Resenhas - Lago Sem Nome

Rachel 04/07/2021

Eu queria que mais gente lesse e comentasse sobre esse livro; é o meu maior desejo após a conclusão dessa leitura. O livro é um relato de uma parte da vida da autora, desde a infância até a vida adulta. O modo como é muito bem mesclado os conflitos internos e externos da vida da Wei foi o que eu mais gostei no livro. Não é porque o país que você mora está passando por um momento complicadíssimo que suas questões pessoais desaparecem e também não é uma história em que o contexto histórico é só um mero detalhe e o romance é o grande foco. É muito interessante ler um livro que tem como grande lição o fato de que a vida não para (algo que conforme vamos vivendo isso fica dolorosamente óbvio). Não existe um tempo para você se curar ou resolver um problema específico da sua vida, as coisas continuam acontecendo apesar do que estamos sentindo e vivendo e é mais louco ainda quando questões externas interferem na nossa vida pessoal. Muitas vezes nos mudam para sempre. Além de não termos controle sobre tudo, a vida é muito imprevisível, ela não tem roteiro. Quando nos indignamos com alguma coisa, queremos mudar isso e quando se é jovem, pensa-se que tudo é possível, que a determinação, a persistência, a coragem bastam. Mas existem mãos muito maiores controlando tudo e percebemos quão pequenos nós somos. E quando a luta representa perigo às nossas vidas e às vidas de quem amamos, precisamos fazer escolhas difíceis, mudar as rotas, nos adaptar, ainda que isso nos deixe frustrados. Aprendemos a nos virar no meio do caminho, a abrir mão de sonhos, enquanto isso a vida vai seguindo sem parar, seguindo seu fluxo. A vida se resolve trazendo resultados que não eram o que esperávamos.
Parece que estou dizendo que o livro é desesperançoso. Porém, é muito pelo contrário, é muito importante lutar pelo que acreditamos e é mostrado como esse sentimento de querer mudar o mundo à sua volta vai crescendo e criando raízes na Wei. Mas ele é sobre uma história real e a realidade é crua, nos damos conta que o inimigo é muito maior do que imaginávamos e que às vezes nós o subestimamos. Então, como experiência pessoal, ele foi um livro reflexivo, tanto nas questões sociopolíticas, quanto nas questões pessoais da autora daquela época de sua vida, como por exemplo, ficamos protelando certas atitudes porque temos vários questionamentos e incertezas do futuro e deixamos para depois, mas o depois pode ser tarde demais. É lógico que precisamos ter cuidado com as decisões nas nossas vidas. Mas o tempo passa rápido e depois não adianta nos arrependermos porque não tem como voltar atrás.
Fica aqui minha indicação desse livro incrível que além de trazer essas reflexões que eu citei anteriormente, trata sobre a época do Massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim, na China, um momento da história que não é tão comentado quanto tantos outros momentos históricos que existem milhares de livros, documentários, entrevistas, etc.

Beatriz Machado 05/03/2023

Simplesmente uma aula de história
Para quem gosta de história chinesa, "Lago Sem Nome" não pode faltar na sua leitura.

Diane, a autora, nasceu e cresceu em um campo de trabalho forçado no interior da China, ainda na época de Mao. Para entender a época de Mao, recomendo o livro ao lado (arrasta) e como ele contribuiu para a fome no país, uma fome tão rápida que até hoje o país possui certos efeitos da grande campanha. Pretendo fazer resenha do livro depois, mas por ora só falarei isso.

Anos depois, em 1984, Diane entra na universidade (com certo sufoco, devido ao machismo no país e até hoje existente nos aíses asiáticos) e mais cinco anos depois ela consegue adentrar no movimento estudantil, não como uma efetiva militante, mas como apoiadora que culminou no M4ss4cr3 na Praça da Paz Celestial em 1989 que foi apagada da memória de muitos chineses, mas está viva ainda no mundo ocidental.

No ano do massacre o país passava por certas reformas positivas e tanto o movimento estudantil, ainda pequeno, quanto a imprensa contavam com maiores liberdades, visto que a morte de Mao tinha sido recente, além de seus braços direitos terem morrido no curso do que seria o m4ss4cr3. No entanto, o país seguiu o rumo de abraçar a URSS.

Com a morte de Hu Yaobang do alto escalão do Partido Comunista, defensor da abertura política, fim do controle do que a população podia escutar, ler ou falar, muitos estudantes se viram órfãos. Já opositor a Mao e expurgado por ele duas vezes, Deng Xiaoping, líder supremo da China à época, viabilizou o surgimento de tal classe estudantil insatisfeita pela lentidão do surgimento da liberdade e reprimiu os estudantes.

Nesse rápido resumo, todo o livro nos traz o período de desde que a autora era criança em campos de trabalhos forçados até o início e fim do M4ss4cr3 na Praça da Paz Celestial. Talvez por ser um romance que enrola >bastante< nas paixonites da autora nesse período, eu possa ter dado 3 estrelas (lê-se que é bom). No entanto, quanto a contexto histórico de vivência da autora, eu acho de fundamental leitura, principalmente em casadinha com A Grande Fome de Mao.

site: https://www.instagram.com/readstriz/

Denynha 14/02/2013

Primeiro livro sobre a China, muito depois de Xogum... Comprei mais pela história do que o romance, e não me decepcionei. Me vi na China e toda revolução cultural e política!!! Torci pelo romance e aprendi muito sobre esse grande e misterioso país.
Não é um dos mais lindos romances que já li, mas, sem duvidas é uma grande prova que o tempo ‘conserta’ tudo....

Aline 31/05/2013

Não sei descrever o que exatamente senti com o livro. Eu geralmente gosto de ler a literatura chinesa, mas este, definitivamente não é uma literatura. Em um estilo bem ocidental, a autora descreve o que imagino ser, um dos momentos mais difíceis pelos qual passou... Adimiro a coragem que teve, em embrenhar-se pela situação, e por contá-la a nós, jovens da pós modernidade, que não sabemos muito bem o que é falta de liberdade. achei incrível, que como os demais relatos que já havia lido, sobre lutas de estudantes em diversas partes do globo, o espírito dos movimentos é o mesmo... Gostei da história de amor...
A história de amor, impedida pela cultura do país, e abalada pelos acontecimentos, também é um ponto chave do livro. Torci pelos dois, mas também gostei da nova história da Wei.
Acho que minha estranheza deveu-se mais à alguns erros de correção do livro, e a expectativa que tinha de um romance chinês...
Enfim, adorei a história.

Marcela 18/01/2023

o lago tem nome sim
Li a bastante tempo mas resolvi fazer uma resenha porque é um otimo livro e meu primeiro contato com uma obra de biografia.

demorei bastante para terminar a leitura, mas insisti e com certeza valeu a pena, ate me emocionei em meados do final da obra. as descrições são ótimas, assuntos importantissimos.
infelizmente não lembro de mais detalhes da obra, só lembro que é bom ahahhaah