Kramer versus Kramer

Kramer versus Kramer Avery Corman

Resenhas - Kramer Vs Kramer

Welll_Azevedo 25/07/2012

Uma jornada surpreendentemente catártica.
Nao tenho palavras para descrever como este livro me deixou. Extremamente tocado e irremediavelmente satisfeito. Algo de mágico acontecia a cada abrir de páginas e eu não mais conseguia me distanciar dele. Queria lê-lo onde quer que estivesse. Espero que o filme seja tão gratificante quanto.

Poliany 18/08/2017

Controvérsias!
Eu, particularmente, prefiro a versão do filme. Embora tenha visto na entrevista de making of que a Meryl Streep tenha escrito e adaptado a sua fala para melhor representar Joanna Kramer, temo e receio dizer que pelo menos no livro, não senti TANTA diferença no discurso. Senti que no livro, a unilateralidade é muito maior e a visão de que Joanna foi uma "perdida" por pensar em si mesma é muito intensa. Claro que deve-se considerar que em 78 o termo divórcio e o amor próprio das mulheres não eram tão claros assim. Gosto mais da versão cinematográfica por mostrar com mais equivalência os dois lados, e o que faz com que cada um tenha o direito de ficar com o filho. O livro volta-se mais para o dia-a-dia do Ted e praticamente esquece-se de Joanna, o que também faz sentido se formos analisar a vida de um pai divorciado que não vê outra opção a não ser cuidar do filho. Enfim, o que quero dizer é que dá para ser mais ativo durante o filme e mais passivo-agressivo no livro (se tentarmos entender os motivos de Joanna). Os finais são bem parecidos e têm a sua beleza. É surpreendente e humano.

Deghety 12/03/2024

Kramer Versus Kramer
Kramer Versus Kramer faz alusão a disputa de custódia do filho do casal, Ted Kramer e Joanna Kramer,  mas teria mais a ver com o protagonista lutando consigo e com as circunstâncias pra cuidar da criança após o abandono da mãe.
Apesar de abandono paternal ser milhares de vezes maior que o maternal, eu não me recordo de alguma obra que o retrate de forma tão minuciosa quanto este livro.
A cada página são detalhados todos os pormenores da situação. Tanto as dificuldades externas como as internas do personagem.
A escrita em si é simples, mesmo que bem detalhada, é bastante dinâmica, mas a história é muito interessante, comovente e  emocionante.