Flor de Fogo

Flor de Fogo Janaina Barroso

Resenhas - Flor de Fogo

Bruna 16/08/2013

Um divertido mistério
A trama gira em torno de Jibely, uma mulher que foi traída pelo noivo com sua melhor amiga e madrinha, e abandonada dois dias antes do casamento. Após essa traição dupla, Jibely entrou em uma profunda depressão, levando a vida em piloto automático por um ano, e só não caiu mais profundo porque teve alguns anjos da guarda ao seu lado, na figura da irmã mais nova, Cibely, seu melhor amigo Martin, e o namorado deste, Ricardo. E no decorrer do livro vamos percebendo que o motivo de tanto sofrimento não foi apenas a traição, que por si só já é horrível, mas todo um histórico de baixa autoestima que vem da infância, já que Jibely foi vítima de bullying na escola (bem pesado, por sinal), e isso afetou muito sua auto confiança.

Se já não bastasse esses problemas, ela ainda tem que aguentar a amiga da onça, Júlia, a sua ex-melhor amiga e atual namorada do seu ex-noivo, todos os dias. Isso porque a invejosa fez o namorado, Ryan, lhe dar uma loja de vestidos de noiva em frente a loja de Jibely, que alugava de fantasias e roupas para festas em geral, incluindo para casamentos. Depois de um problema provocado por Júlia, Ryan volta a vida de Jibely, e alguns acontecimentos e descobertas a levam a acreditar que ele não esteja com Júlia por vontade própria. E assim nasce a 'Máfia Flores Rosas', com Jibely, Cibely, Martin e Roberto iniciando uma investigação sobre qual o segredo que Ryan esconde, e porque Júlia parece ter tanto poder sobre ele.

No meio disso tudo, há um concurso na TV que dará a ganhadora uma semana inteira com um dos atores mais famosos do momento, George Flox, a quem Cibely adora. E aproveitando sua fama de super-sortuda-ganha-tudo-que-concorre, ela decide fazer a inscrição, mas coloca o nome da irmã, ao invés do seu, então imaginem o choque de Jibely ao receber o comunicado de que foi a grande ganhadora! Ela surtou, se negou, bateu o pé, e tudo isso só serviu para deixar George super curioso, afinal, qualquer outra mulher estaria em extasie de ser a escolhida! E assim começa a divertida história desses dois, que tem muito mais em comum do que poderia parecer à princípio.

Eu gostei muito do livro, que dosa bem cenas de humor com uma séria discussão social. Em relação aos personagens, o que mais gostei é que eles são humanos. A Jibely é uma mocinha incrível e super divertida, que tem tem fama de mal humorada, mas na verdade é dona de um grande coração. Mas ela não é aquela mocinha perfeita, o que achei ótimo, ela tem defeitos, é bem cabeça dura e teimosa, e comete erros e besteiras como qualquer um. Os outros integrantes da Máfia Flores Rosas são ótimos também. Martin é o melhor amigo dos sonhos. Leal, divertido, presente, ele foi uma das principais ancoras da Jibely em seus dias difíceis. E Cibely e Ricardo são dois fofos. Sem falar que Martin e Ricardo formam um casal super gracinha :-)

Agora Ryan despertou em mim todos os sentimentos negativos possíveis. Sabe quando você tem uma antipatia a primeira vista com alguém, e passa a implicar com tudo que a pessoa faz, mesmo quando esta tem boas intensões? Fiquei assim com ele. Mesmo quando ele realmente parecia ter problemas, e demonstrava gostar da Jibely, eu não conseguia simpatizar com o personagem. Acho que isso foi porque eu simplesmente odeio homens como ele: machistas, convencidos, que se acham, e ainda tem a cara de pau de justificar traição como 'algo que acontece, coisa de homem'! Ódio! Já o George, é um encanto. Ele tem um ego bem grandinho, mas que sabe baixar quando necessário, é carinho, protetor e super corajoso. A única coisa que não gostei em relação a ele, foi que ele demorou a entrar na trama, queria ter tido um pouquinho mais desse fofo, :). Acho que não preciso falar para quem eu torci descaradamente, não é?

O título faz uma alusão clara a personagem, que é ruiva e tem sardas, mas outra relação é apontada depois, e explicada em uma passagem especial do livro, tendo em conta as lendas envolvendo a flor de fogo, que seria uma flor capaz de curar qualquer ferida. O livro foi publicado de forma independente pela autora, e tem pouquíssimos erros, principalmente considerando a revisão não profissional das auto publicações. Os capítulos começam e fecham com ilustrações fofas, tipo flores, corações, ou mesmo caveirinhas :).
Leia outras resenhas no blog!

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/08/resenha-flor-de-fogo-de-janaina-barroso.html