O Oceano no Fim do Caminho

Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Lelet1303 16/04/2024

Reflexivo
Aluguei esse livro na biblioteca da minha escola, achei interessante e algo me chamou a atenção nele.

Nunca havia lido nenhum livro desse autor, achei que ele mostra os traumas de infância de uma forma interessante, esse livro me fez pensar bastante sobre ele e refletir sobre a minha própria infância.

Os personagens conquistaram o meu coração, a forma fantasiosa que a sua infância é narrada me deixou realmente imersa naquele oceano.

Me apaguei a família de lettie, não sei a vibe foi boa.

Não me arrependi de dar uma chance a livros ?desconhecidos? realmente eu vou fazer mais isso, e definitivamente pretendo reler para obter outra percepção e também quero ler outros livros do autor.

A.L?

Deka_leitora 14/04/2024

Minha primeira vez com o Gaiman. Fantástico.
Leve, gostosinho de ler.
Não joga tudo de uma vez. Bem construído. Sem atravessar nada, o narrador nos revela o que é necessário saber na hora certa.

Já li uma vez e meia e nessa segunda vez só relendo determinadas partes, trechos, pra matar aquela saudade do texto.

Muito bom mesmo!
Xonada!

"Nada nunca é igual. (...) E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos."
" 'Não vai doer.' Fiquei olhando para ele. Os adultos só diziam isso quando qualquer coisa ia doer muito."

David 13/04/2024

Um livro lindo!
A história é puro Neil Gaiman: fantástica e poética. Uma delícia de leitura com personagens que vão ficar na minha cabeça por muito tempo.

Adriana 12/04/2024

Cativante!
Neil Gaiman tem um talento incrível para contar histórias fantásticas. Nesse livro, acompanhamos o narrador em uma viagem de volta a acontecimentos importantes da sua infância, ao visitar a fazenda das mulheres Hempstock.

Suas memórias voltam para a tenra idade de seus sete anos, quando um acontecimento dramático desencadeou uma sequência louca de eventos que culminou na liberação de um monstro no nosso mundo.

Sim, também lembrei de Stranger Things, que com certeza bebeu dessa fonte.

Recomendo a todes que apreciem realismo fantástico. É um livro gostoso de ler, que com seus momentos tensos e claustrofóbicos, não nos deixa abandonar a leitura.

@rafadeodato_ 11/04/2024

Gatos e alienígenas
Já tinha tentado ler esse livro antes mas não tinha passado de 5%. Dessa vez eu devorei ele e nem percebi, quando vi já tinha lido metade. Essa leitura me tocou de uma forma suave e deliciosa, acho que é meu primeiro favorito desse ano.

Caco 11/04/2024

Um oceano mais profundo que uma piscina de bolinhas
Neil Gaiman parece ser um aprendiz do Stephen King e Haruki Murakami.
Eis a santíssima trindade dos Superestimados.

Sabem criar enredos maravilhosos e os inícios de seus romances sempre deixam os leitores curiosos, isso é um fato. Mas no fim é a mesma ejaculação precoce de sempre, não sei se é desleixo, preguiça ou pedantismo.
Sempre há a sensação que falta algo, o enredo se encerra como se o autor jogasse as meias, as cuecas e as roupas debaixo da cama com medo da diarista julgar a higiene do anfitrião.

Recomendo para leitores de primeira viagem e com moderação.

Nota: 0 a 10,5 (5,92)
limacbeatriz 17/04/2024minha estante
Paraaaaa, tava aq na minha lista de espera

Caco 17/04/2024minha estante
Não fique triste, não é um livro de tão mal rs, ele é bem escrito e até a metade a história é envolvente, o problema é a forma que o Neil Gaiman encerra, não sei explicar, mas me decepcionou rs

LeituraNoCaos 09/04/2024

Aiiiii ?
Eu li esse livro BEM mais rápido do que eu esperava, acho que peguei ele para ler 4 dias no máximo e finalizei, e assim eu gostei! A escrita è muito fluida, a história è envolvente (mas um pouco confusa no final) e você nem vê que esta lendo? a Lettie ganhou todo meu coração e a familia dela também? queria um final diferente, confesso

lairanja 08/04/2024

Que história incrível
O livro é ambientado em Sussex, Inglaterra, e tem início num futuro anos distante do tempo em que a maior parte da história se passa. Nele vemos o protagonista de meia idade retornar ao bairro onde viveu a sua infância para um funeral. Andando por um velha estrada, reencontra a casa onde a mulheres Hempstock viviam, e começa a recordar antigas memórias que viveu ao lado de sua amiga Lettie Hempstock.
Nos deparamos então com o mesmo protagonista revivendo histórias de quando tinha 7 anos, que começam com a estranha morte de um minerador de opala que cometeu suicídio dentro do carro de seu pai. Sentindo-se confuso, ele conhece Lettie, uma garota pouco mais velha que ele que parece ter a explicação sobre todos os fatos estranhos que começam a acontecer. Convivendo com Lettie, sua mãe e sua avó, que moram numa fazenda no final da estrada onde ele mora, o protagonista e narrador da história (que não tem seu nome revelado) passa a viver aventuras incríveis e muitas vezes assustadoras.
Demonstrando ser bem mais vivida do que sua aparência e idade demonstram, Lettie apresenta um novo universo que existe bem ali, nas florestas e caminhos da cidade e no lago em seu quintal que ela chama de oceano.

junha 05/04/2024

Interessante adventure in gaiman?s mind
Apesar de ter gostado da fantasia meio coraline-ponte para terabítia, não me envolveu de uma forma nostalgica de infância, e sim uma coisa mais fantasiosa de quando vc ta tendo um sonho-pesadelo mas não entende o que está acontecendo (eu realmente ficava meio o que-ta-acontecendo-agora, a mente do gaiman deve ser uma loucura fantasiosa). de resto gostei bastante de algumas características da história me lembrarem do conto do ovo (assistam no canal kurzgesagt), principalmente a ultima cena do menino conversando com a sra. hempstock e do fato de que a necessidade em esquecer é importante pra continuar. also, vejo uma semelhança com hora de aventura?

Enillaa 31/03/2024

Um abraço quando você mais precisa.
Essa história me causou tantas emoções, me fez pensar na minha infância e nas minhas fantasias criadas.

Beah 30/03/2024

Eu peguei o livro para ler, achando que seria a mesma vibe de Coraline. Mas eu nunca estive tão redondamente enganada. O livro cabe várias vertentes de interpretações sobre o que aconteceu no decorrer do enredo. E, como já é de praxe de Neil Gaiman te faz refletir sobre si mesmo em pontos chaves e bem específicos. Se eu ler este livro, em outro momento, com outra cabeça, tenho plena consciência de que teria outras observações a fazer, outras conclusões. O livro é bom, demora pra engatar, e eu realmente só dei essa nota pq eu fui muito com a cabeça de que teria a mesma vibe de Coraline e sai com gatilhos ?

Flá Costa 26/03/2024

Alguém me explica?
Releitura porque eu realmente queria amar como todo mundo, achei que talvez tivesse perdido alguma coisa quando li da primeira vez?mas não.
Nao entendo o hype, não entendo como as pessoas classificam como livro da vida e fiquei sem entender NADA. ??

Camila :3 22/03/2024

Cheirei um oceano
Esse livro consegue ser incrível em tudo o que se propõe, pra começo de conversa já vamos tirar o óbvio da sala, a escrita do Neil Gaiman é e sempre será incrível, até hoje eu nunca vi alguém que me envolvesse com a sua forma de escrever como ele, ele brinca com o imaginário da gente de um jeito incrível e se eu pudesse eu teria até a lista de compras de mercado dele.
Eu gostei muito do protagonista, uma criança solitária que só lida desgraça na vida mas que ainda assim tem a esperança e simplicidade que uma criança de verdade teria, em várias partes da leitura eu queria ser capaz de pegar esse menino no colo para poder acolher, consolar e proteger ele de tudo.
As mulheres Hempstock são três figuras incríveis, profundas e misteriosas que por mais que despertem dúvidas de; quem são, da onde vieram e o que estão fazendo na realidade em que o livro passa, essas perguntas acabam não sendo essenciais para o andar da história, pois as suas personagens fortes e carismáticas satisfazem essa curiosidade cobrindo-a com uma camada de familiaridade, porque no fim do dia todos nós conhecemos ao menos uma mulher Hempstock.
A amizade do protagonista com a família Hempstock, principalmente com Lettie Hempstock é algo lindo e de aquecer o coração.
Momentaneamente não consigo pensar em nenhuma crítica pra o livro, a não ser que essa pobre criança sofre demais.
Super recomendo ??????.

juniorviieira 22/03/2024

Os gatilhos que Neil Gaiman me faz passar?
Ainda estou processando tudo o que li nesse livro e entendendo todos os locais que ele me tocou. Acredito que a intenção do Neil foi deixar diversas interpretações para quem fosse ler, o meu eu de agora teve uma, mas tenho certeza que se eu tivesse lido a 10 anos atrás seria outra, e quem sabe se um dia reler também venha a ser uma diferente. Uma história incrível e emocionante, sem sombra de dúvidas valeu a pena a leitura (que consegui concluir em 3 dias, pois fiquei preso a história).