O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Lais544 18/11/2020

Alimenta e ao mesmo tempo desconstrói o encantamento da infância e a maneira como nos lembramos dessa época. Um livro que, certamente, conta muito mais do que suas poucas páginas parecem dizer...
Gaiman trás tantas lições sobre a confiança plena em alguém, a imaginação, e sobretudo, o valor dos laços que criamos com outras pessoas.
Sergio.Vianna 19/11/2020minha estante
Esse livro me deu um calorzinho muito gostoso no coração. Pretendo reler um dia.

Filino 19/11/2020minha estante
Só conheço o Gaiman do "Sandman", mas todo mundo me recomenda os livros dele. Tenho o "American Gods"; talvez o leia em breve...!

Racestari 02/12/2020minha estante
Um livro gostoso e que emociona do jeito certinho, sem ser piegas.

Felipe D. Augusto 29/07/2021minha estante
Você disse exatamente o que pensei quando li. Temos tantas memórias, mas quanto disso foi da forma que lembramos. Cada lembrança que coloquei na mesa e pensar sobre o acontecido. Livro muito bom.

Marcelon 25/06/2013

(...)
Vou aproveitar e escrever isso de uma vez, antes que a lembrança fuja, que desapareça, como no conto (porque somos todos muito propensos a esquecer).

Ler essa história foi como ler, ao mesmo tempo, as velhas histórias escritas por Gaiman com Sandman, sobre a série Livros de Magia e arrematar tudo com os pedaços do que eu mesmo considero ser a minha infância. Me desculpem a presunção, mas esse conto foi escrito para mim. E essa é a única conclusão que consigo chegar depois e a despeito de tudo o que eu chorei nas últimas 20 páginas. Uma história para mim. E não há nada, entre o céu e a terra, que me faça pensar o contrário. Umas das coisas mais lindas que já li nesse ano. E tenho a absoluta certeza que não será assim com mais ninguém (já disse, a história era direcionada, não insista). De uma sensibilidade desconcertante. No exato tamanho que precisa ter. O Oceano no Fim do Caminho é o que eu considero um reencontro. E posso dizer que, depois dele, vou acordar amanhã sendo uma versão melhor do que já fui. É isto.
Patitu 12/08/2013minha estante
Senti exatamente o mesmo que você !
Terminei ontem e devorei em 24hs gripada:
_ Chorei nas últimas páginas como bebê !!!
Sim, senti intensamente toda a aventura desse Guri de 7 anos, durante as 136 páginas devoradas: arrepiei um pouco a nuca, os cheiros me invadiram, visualizei as sardas de Lettie, ouvi sua doce mas firme voz de 11 anos, vibrei com cada vitória sobre Ursula Monkton e até tive pena, vi cada tijolo da fazenda, andei sobre o piso desgastado, sorri, prendi a respiração, clamei por Lettie, senti o calor emanado pela lareira da cozinha, pois a comida na casa das Hempstock era sempre perfeita e chorei ao ler "FIM", porque sempre é difícil despedir-se...
_ O livro foi curto demais e não deveria terminar, não ontem !
Ao som de Tristesse - Chopin, ainda tentei organizar os sentimentos...
Penso muito nos sabores saídos da grande cozinha das Hempstock, ainda mais no Spotted dick fumegante, coberto por densa camada de creme de ovos...

Esse Guri nem precisou ter nome, porque foi meu vizinho, meu amigo numa infância já esquecida por mim e ontem, tudo veio a tona !!!

Sinto até, que poderia acusar Neil Gaiman por copiar minhas memória, porque sim, eu já vivi e ontem revivi a grande aventura por ele tão bem narrada...

Me apaixonei 1º pela capa: me fascinou e instigou de tal forma, que ao ler a sinopse, era o empurrão que faltava para cair nesse Oceano no Fim do Caminho, que até o fiz de olhos fechados, mas depois os abri de tal forma, para que nenhuma emoção fosse desperdiçada !!!

Desculpe-me, Marcelon, mas essa história também foi direcionada a mim... rs

Cintia 29/06/2020minha estante
Acabei de ler agora! Não senti tudo isso, confesso que gostei mais de Lugar Nenhum, tem mais a ver com minha imaginação na infância! mas amei a descrição sensível de vcs!!

Mari.Dresch 23/10/2020minha estante
Me deu vontade de ler o livro depois que li sua resenha!

Jonas (@castelodepaginas) 28/06/2020

O Oceano no fim do caminho
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/o-oceano-no-fim-do-caminho.html

Diego Lima 04/11/2021

No oceano ao fim da estrada nos será contada a história de nosso protagonista sem nome (só notei porque li em algum lugar) em uma visita a sua cidade natal, onde resolve, por algum motivo, dar uma passada nas terras da fazenda a qual visitava na infância. Chegando ao local começa a recordar de sua infância, no período do seus 7 anos de idade.

Aos 7 anos nosso personagem não era muito popular na escola, todavia, fugia dos problemas lendo livros e trabalhando o imaginário com as histórias para possíveis ocasiões semelhantes as quais poderia passar; seus pais estavam passando por problemas financeiros, a ponta de alugar o quarto do garoto para outros passarem temporadas. Um desses inquilinos foi um Africano, o qual devido a um certo episódio acaba despertando forças fora de nossa realidade, e ligando a criança ao mundo da fantasia da família Hempstock.

Neil Gaiman vai trabalhar muito com mitologia nesse livro, porém, não tem muita preocupação em explicar cada um dos elementos nos apresentado. Pode ser pelo fato de o personagem principal ter apenas 7 anos de idade, e nos é contado o ocorrido sob sua perspectiva. Pode ser explicada também essa ausência de informações por uma passagem no livro sobre os pontos de vista das pessoas serem diferentes sobre o mesmo acontecimento. Então, para as pessoas que gostam de enredos fechados e explicados, esse não é o livro. Você vai precisar criar suas teorias, tentar desvendar os mitos ou simplesmente apreciar a leitura e relembrar a infância.

Essa obra não tem densidade nas passagens do livro, tornando a leitura bem agradável e satisfatória. Gaiman utiliza muitas mitologias. Existe aquele suspense da preocupação para onde seremos levados pelo escritor, elementos de terror e muita fantasia. O ponto negativo para muitos pode ser o fato de não ter explicação, apenas vamos aceitando e tentando desvendar os pontos com o que nos é apresentado ao logo da narrativa.

Abelita.Azevedo 12/03/2022

Eu a chamei de Oceano
Lendo esse livro tive um gostinho doce de lembrança da minha amada infância, minha melhor fase, onde eu era uma ninja milenar ou só uma garota que tinha uma floresta mágica no fundo de casa

Uma fazenda que tem um oceano no fundo, três mulheres fortes e místicas
Uma vilã bem cruel
Melhores citações sobre vida e o mundo
E um gato

Ahh eu amei esse livro!
Amei!

Agora só uma pergunta
Como é o nome dele mesmo?

Miih.... 28/07/2022

O Oceano no fim do caminho
"Homens! Não sei qual seria a bendita serventia de um homem por aqui! Não tem nada que um homem possa fazer nessa fazenda que eu não consiga terminar na metade do tempo e cinco vezes melhor."

Jardim de histórias 21/08/2022

Amo ? muito!!!!
Books are safer than other people anyway ... ?I lived in books more than I lived anywhere else.?

Os livros são mais seguros do que outras pessoas de qualquer maneira... ?Eu vivi mais nos livros do que em qualquer outro lugar.?

Um oceano no fim do caminho de Neil Gaiman

Obras assim nos transportam para longe, muitas vezes para dentro de nós, em lembranças que repousam. E é justamente isso que o autor nos convida a refletir: o que é realidade? É uma pergunta ingênua a se fazer a um adulto, mas como Gaiman bem propõe, todos nós jamais fomos realmente adultos, ou melhor, sequer existe algum adulto de verdade. Assim, O Oceano no Fim do Caminho causa a reflexão sobre como momentos da infância nos afetam e nos moldam quando ficamos mais velhos.
Neil Gaiman é um mestre da fantasia contemporânea, e poucos conseguem transmitir tão bem, essa limítrofe entre o real e o sonho, sonho esse que vivemos acordados, sonho de alguém que já fomos e ainda vive a espera de ser novamente sonhado
eu, eu mesma e os livros 22/10/2022minha estante
Já está na minha lista!

Jardim de histórias 22/10/2022minha estante
Esse livro é genial! Aliás, Neil Gaiman é genial, dentro de sua proposta, no seu estilo.

Yuka 27/07/2021

Ganhei o livro de um amigo e me apaixonei pela história.
Apenas leiam e me digam o que acharam. Bem envolvente e emocionante.

shirley 05/05/2021

Aumento de nível da depressão
Esse livro pegou meu coração e o partiu em vários pedacinhos e, por causa disso, sinto que nunca mais serei feliz!. ?????

Thyeri 05/07/2013

Sensações.

Sim, sensações.

Esta é a primeira palavra que me vem na cabeça para descrever este livro do Neil Gaiman. Um livro que eu mergulhei de cabeça (desculpem o trocadilho forçado), e de olhos fechados, já que nem sinopse eu havia lido até então. Confiei no autor. E não me arrependi. Bem, só um pouco; por ele ter me feito sofrer com os personagens. E ter feito diálogos que me fizeram pensar (as vezes é bom ser deixado com suas próprias ideias, sem mexer muito nelas).

Sensações.

Este livro está cheio delas.

Lhes convido à, também, fechar os olhos e se jogar nesse grande oceano que tem o tamanho de uma lagoa. Mas não precisa ter medo, vou deixar você dar apenas uma espiada. E com os olhos abertos bem pouquinho você consegue ver um homem. Ele volta para o lugar onde cresceu devido a um funeral. Ele vai até a casa no final da rua. Fala com a velha senhora que lá vive, atravessa para os fundos da casa, e se senta no pequeno lago. O lago, que para Lettie, sua amiga de infância, era um oceano.

E quando ele se senta nesse lago, ele se lembra. Se lembra de sua infância, e do que aconteceu naquela época.

Pronto, isso foi o suficiente. Agora feche os olhos e pule.

O Neil consegue trazer nas coisas mais simples, elementos extraordinários. Como eu comecei a leitura sem saber de nada, a cada página eu não parava de me surpreender, pois saímos de coisas ordinárias do dia-a-dia de uma criança para elementos fantásticos que só a mente do Neil poderia nos trazer. A narrativa em primeira pessoa nos deixa mais próximos do personagem, o que me fez sentir mais intensamente alguns dos acontecimentos. É um livro que eu passo a recomendar fortemente, e uma ótima indicação para aqueles que nunca leram o autor.

site: http://www.restaurantedamente.com/
Leon 07/07/2013minha estante
Adorei a sua resenha, pareceu bastante o estilo de Gaiman.

Patitu 12/08/2013minha estante
Me joguei de olhos fechados e chorei como bebê nas últimas páginas...
Uma certeza ?
Acordei sendo uma versão melhor do que já fui.
E isso mexeu muito comigo...

Thyeri 12/08/2013minha estante
Patitu, é exatamente isso. Exatamente isso...

ivanice.santos. 24/08/2015minha estante
estava lendo e parei na pagina 100 pois nao estava entendendo nada . não sei se contino lendo vale a pena mesmo ?

Cristina Henriques 17/02/2016minha estante
Sensações definitivamente é a palavra, quando começava a ler sentia como se estivesse entrando em um outro lugar, fisicamente mesmo, estranhamente bom. Já conhecia o Gaiman pelo Sandman, mas esse foi diferente. Foi a primeira vez que aconteceu isso durante uma leitura, e eu leio bastante. Muito estranho, mas nada ruim.

let (: 27/01/2023

?As pessoas mudam tanto quanto os oceanos.?
Há tempos que um livro não mexia tanto comigo, da forma como esse mexeu. Terminei o livro chorando horrores.

É um livro que fala sobre perdas, traumas, fuga, percepção de vida.. com uma pegada forte no realismo mágico. É o mundo visto por uma criança de 7 anos, cheio de mágica e de coisas terríveis também.

E apesar da obra ter um protagonista criança, o livro não é infantil. É um olhar adulto analisando o que foi vivido quando criança, e isso foi fantástico de se ler.

?Nada nunca é igual. Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos.?

E sigo com a certeza que não sou a mesma de quando comecei a ler essa obra.
É simplesmente Neil Gaiman. E a mensagem que o livro passa por trás dos acontecimentos, é simplesmente sensacional.

Foi como voltar pra casa.

letssissio 10/04/2023

?Pessoas ? se lembram das coisas de jeitos diferentes?
Eu sou suspeita pra falar, porque amo os livros do Neil Gaiman e amo histórias com magias e coisas estranhas.
Esse livro é rápido de ler, super envolvente, tem elementos mágicos, mulheres fod4s, criaturas monstruosas e aquele toque especial que existem em todos os livros do Neil Gaiman.
A leitura vale muito a pena e, se eu posso te dar um conselho, diria pra você dar uma chance pra esse livro.
?????????? ??

Algumas frases que gostei:

?Uma história só é relevante, suponho, na medida em que as pessoas na história mudam.?

?Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.?

?Esse é o problema com as coisas vivas. ? Depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões??