As Memórias Perdidas de Jane Austen

As Memórias Perdidas de Jane Austen Syrie James

Resenhas - As Memórias Perdidas de Jane Austen

1 | 2 | 3 | 4

Dani 07/01/2024

Durante a reforma de uma das casas em que Jane Austen morou, um baú foi encontrado. Em seu interior, inúmeros documentos foram autenticados como de autoria da própria Jane Austen.

Apenas um dos manuscritos foi integralmente analisado e, para felicidade dos fãs, referem-se às memórias da autora.

O livro aborda os manuscritos referentes ao período compreendido entre os anos de 1815 e 1817.

A obra é incrível e fascinante. É impossível tirar os olhos das páginas por um momento sequer.

Aline 15/06/2023

As Memórias Perdidas de Jane Austen
"Quero levá-la até lá e ajudá-la a encontrar seu sorriso outra vez, pois ele desapareceu há muito tempo."

"agora, acredito que haja uma espécie de felicidade a ser encontrada em todas as coisas na vida, em tudo que é bom e agradável, bem como no que é triste ou doloroso. Não temo mais a revelação de meus fracassos ou dos de outrem. Passei a acreditar, no final, que não há vergonha na verdade, apenas liberdade; e que, com o tempo, toda história tem o direito de ser contada."

Mayara945 24/05/2023

Gostei
Romance ficcional baseado na história de Jane Austen. Usando o que temos hoje de informação a cerca da autora, Syrie desenvolveu uma autobiografia para a tão querida Jane, imaginando como teria sido parte da sua vida e, principalmente, trazendo uma história de amor. Gostei da leitura.

Amanda2557 21/05/2023

Incrível e sensível
Esse livro me trás uma ideia de personalidade que eu não teria atribuído 100% das vezes à Jane Austen, com base na sua escrita em romances, confesso que fiquei um pouco surpresa. O reconhecimento da sua inteligência e sabedoria nesse livro feito pelo homem que a ama é uma das coisas mais lindas que já li. Me apaixonei por ambos ao decorrer da história.

A única coisa que tenho a dizer além disso se deve ao desfecho do casal, onde como ela tanto citou em seus romances, os problemas materiais podem ser a ruína de um amor que nasce primeiro da alma, e não da conveniência.

Meu respeito e admiração, ainda maiores depois dessa história, a eterna Jane Austen, minha escritora predileta.

Luccal1 18/05/2023

Chorei que nem uma cachorra quando acabei de ler, sem duvida um dos melhores que ja li. A escrita é tao cativante que demorei 2 dias pra entender que era ficção KKKKKKKK. Sem palavras, é uma culminação da jornada que tive esse ano de ler todos os romances da Jane e me apaixonar perdidamente por ela. Tem o sarcasmo, a ironia e o espírito dela, e nao consigo acreditar ate agora que não foi ela que escreveu, tenho certeza que ela seria obcecada com esse livro que nem eu sou no momento.

alinetiemi 24/03/2023

Para os fãs de Jane Austen, super recomendo esse livro.
Baseado na vida dessa autora brilhante, acompanhamos o início na trajetória de escritora e também, em sua vida amorosa.
Acho incrível que a autora sempre se baseou em fatos recentes e adaptou para suas principais histórias.
Coisa linda, super bem escrito.

LidosdaCris 20/01/2023

Esse livro é baseado em fatos e conta um pouquinho da história de Jane Austen, leitura é leve e fluída. Pra quem é fã vai amar.

Júlia 30/12/2022

Um dos melhores livros que já li
Esse livro é encantador!!! É maravilhoso saber que foi encontrado e como foi achado, dem ele, não saberíamos de muita coisa sobre a vida da Jane. Ele foi escrito em um período que a autora estava doente, e escreveu os relatos de sua vida de forma a não esquecê-los.
O fato de termos isso é incrível!! Nele, Jane narra partes importantes da sua vida, por exemplo, sua saída de Steventown, a morte de seu pai, o relacionamento com sua irmã e seus pedidos de noivado.
A história dela com o sr.Ashford é tão encantadora e é uma pena que, por acontecimentos externos, eles não tenham podido ficar juntos. Mesmo tendo recebido pedidos de noivados de outros jovens respeitáveis, ela não aceitou se casar com eles, e isso é algo admirável, principalmente naquela época. Mesmo nunca tendo se casado, ela não deve ser digna de pena, pelo contrário, deixou um legado incrível, eterno, e viveu muito feliz com sua mãe e sua irmã, em uma casa ofertada pelo seu irmão, até sua morte.
Gostei muito de uma passagem em que ela é o sr.Ashford vão a uma espécie de vidente e ela diz que a linha de saúde da Jane é fraca, mas a da vida é enorme, e isso representa Jane: ela ainda vive em seus livros, em cada um deles há um pedaço dela, já que ela dedicou-se totalmente a eles.
Também é muito legal notar os acontecimentos que de sua vida que ela usou em seus livros: o pedido de casamento de um certo pregador, que bajulava uma lady muito rica, a perspectiva das mulheres de ficarem sem moradia após a morte do "líder" da família, uma quase queda, que só não aconteceu porque um certo senhor a segurou antes do pior....
Essa leitura foi... extasiante.

Nando 30/10/2022

"Passei a acreditar, no final, que não há vergonha na verdade, apenas liberdade; e que, com o tempo, toda história tem o direito de ser contada" (Jane Austen).
Nossa que livro! valeu cada palavra que li.

Nathaly1 24/10/2022

Eu amei ler esse livro...
Não sei nem expressar tudo o que eu senti o lendo.
A Jane Austen é a minha escritora favorita.

08/09/2022

Favoritei
Juro que foram meses desde a última lágrima literária, isso, mesmo depois de tantas leituras, que embora geralmente muito boas, não me atingiram da mesma forma que esta última.

Não esperava por algo tão envolvente, mas no momento que iniciei a leitura, senti de imediato uma sensação de conexão com a Jane. Posso dizer que de certa forma fui dominada pelo mix de emoções que surgiram a cada reviravolta na vida de Jane através dessas cartas e outros escritos que ficaram por muito tempo escondidos e que para a minha felicidade, e de muitos outros, foram fielmente copilados neste livro maravilhoso onde conheci essa Jane, muito altruísta, com um coração cheio de segredos e uma mulher muito inteligente.

Amei esse livro de todas as formas possíveis, chorei, me indignei, tive o gostinho do drama, a impressão que tenho agora é de que irei reler as obras de Jane com outros olhos, pois só conhecendo o autor/autora é que se vê a essência da obra na sua totalidade. Lembrarei por muito tempo da Jane e da inspiração que seus escritos causaram em mim.

??

Meu ig: livros_by_jo

Carla Sarmento 11/12/2021

Para quem adora Jane Austen
Esse é um livro obrigatório para quem gosta de Jane Austen. Adorei!!! O livro é baseado nas suas memórias que foram encontradas muito tempo depois de sua morte. É incrível como ela vai descrevendo situações vividas que encontramos nos seus livros. Adorei saber como foram escritos os dois principais livros: razão e sensibilidade / orgulho e preconceito. Terminei a leitura feliz!

Janaine.Mioduski 13/11/2021

Tocante e intenso como a própria Jane Austen
As Memórias Perdidas de Jane Austen foi uma grata surpresa. Não conhecia nada sobre a obra e me chamou a atenção apenas por eu já ter lido praticamente tudo que a JA escreveu, e assim esse livro se tornou, sem qualquer expectativa, um dos melhores do ano.

Logo no início da leitura já encontramos o delicioso humor da JA, tão presente em diferentes personagens nas suas histórias. A inteligência aguda, a fina ironia e a profundidade dos seus sentimentos e pensamentos são revelados pouco a pouco e nos cativam sem nos dar chance de resistir.

Por se tratar de um diário, tive a sensação como se a própria JA estive ao meu lado, me contando sobre as suas alegrias e tristezas, sobre os seus sonhos e decepções, sobre as esperanças e o profundo desejo de amar e sobre a sua forma única de ver a época, os costumes e as pessoas.

Um livro indispensável para todos os fãs da querida Jane Austen.

"Mas existem muitos níveis de veracidade, não é mesmo, entre a verdade que revelamos publicamente e a qual reconhecemos em silêncio, na privacidade de nossos pensamentos, e talvez para um ou dois de nossos conhecidos mais íntimos?"

"É da natureza humana, creio eu, querer algo diferente daquilo que temos, não importa o quão afortunado somos".

"Nas horas que passávamos juntos, discutindo, debatendo e trocando ideias e sentimentos, eu experimentava uma espécie de felicidade plena que, até aquele momento, me era desconhecida".

"Acredito que haja uma espécie de felicidade a ser encontrada em todas as coisas na vida, em tudo que é bom e agradável, bem como no que é triste ou doloroso. Não temo mais a revelação de meus fracassos ou dos de outrem. Passei a acreditar, no final, que não há vergonha na verdade, apenas liberdade; e que, com o tempo, toda história tem o direito de ser contada".

isabella 29/10/2021

Incrível
Livro incrível, personagens extremamente fortes e profundos. História extremamente triste e emocionante

Julinho 08/10/2021

Não bom quanto "Os diários secretos de Charlotte Brontë", onde Syrie James conseguiu captar muito bem a essência da irmã Brontë mais velha e se limitou a ficcionalizar personagens e a história reais. Todo o enredo, centralizado em um personagem insosso e irreal como Mr. Ashford, não conseguiu capturar o meu interesse - o personagem parecia muito mais uma versão sem graça do nosso querido Mr. Darcy do que alguém que despertaria tantos sentimentos em Jane Austen.

1 | 2 | 3 | 4