Ordem de Extermínio

Ordem de Extermínio James Dashner

Resenhas - Ordem de Extermínio

Yas 14/01/2021

ok. maze runner as vzs erra. mas esse livro foi um delirio do james :)

Gui 18/01/2021

Nem tudo são flores
Apesar de ser um grande fã da escrita de James Dashner, por conseguir fazer histórias "longas" se tornarem dinâmicas e viciantes, confesso que esse livro se mostrou um ponto fora da curva. A narrativa do autor só se mostrava efetiva devido a dois fatores: o tamanho da trama e a empatia pelos personagens. O primeiro demonstrava a grandiosidade da obra e a riqueza de detalhes em seu universo, apresentando reviravoltas e vários clímaces, o que consequentemente auxiliava o segundo, contribuindo para o aumento da empatia pelos personagens, pois "conviveríamos" mais tempo com eles e suas dificuldades, fazendo com que entendêssemos melhor suas motivações, aumentando assim nossa afeição, contudo James não desenvolve muito bem seus personagens, dificultando a criação de empatia, porém ao usar a curiosidade do leitor ao seu favor (prendeu o leitor com o desconhecimento acerca do universo criado, nos fazendo ter vontade de conhecê-lo) consegue prendê-lo até que se conseguisse criar a afeição (precisou praticamente de um livro inteiro para isso kkk). Por outro lado, esse livro não apresenta nenhum desses fatores, tendo uma história curta por ser um "livro solo" (a história do protagonista não receberia uma continuação), sem contar que os personagens agora são novos, sendo necessário todo um novo desenvolvimento de empatia (isso aliado ao fato da história ser curta, apenas dificulta ainda mais esse processo, pois não haverá um livro inteiro apenas para nos afeiçoarmos aos personagens, já que sua narrativa toda será de apenas 1 livro), mas convenhamos que criar afeição não é o forte do autor, tornando a curiosidade extremamente necessária para prender o leitor, todavia seu principal diferencial (que seria mostrar como o universo de Maze Runner era antes de Correr ou morrer) para que isso acontecesse não se mostrou tão atrativo a ponto de prender o leitor a uma história sobre um protagonista sem carisma, o que torna toda a narrativa sem graça. Dessa forma, o livro se torna apenas uma sucessão de inúmeros acontecimentos (pois apesar de ser um livro solo, mantém a característica de ter uma história grande) que afetam a vida de personagens sem sal. Portanto minha recomendação é: leia esse livro apenas se você for muito fã do universo de maze runner, e quiser ler todos os livros do autor.

Amanda 24/01/2021

Dashner decepcionou :(
O livro não é de fato ruim, mas não é bom.
A história é muito cansativa, diferente dos outros livros de maze runner, que são ótimos!
Eu levei 24 dias pra ler (o que pra mim, é um absurdo) e quase abandonei, só não desisti porque me disseram que o final era bom, mas na verdade não é essas maravilhas.
Mesmo depois de tudo isso, eu não me arrependo de ter gasto meu tempo, pois é muito interessante pra quem gostou dos outros livros descobrir um pouco mais da origem do vírus em que a história é baseada.

Loraine Ferreira 27/01/2022

O discurso é velho, mas continua atual. "É para salvar vidas!"
Já tinha gostado muito da trilogia, mas esse foi o meu livro preferido. Foi incrível ver o crescimento do protagonista, de um menino a um homem, e a parceria de Mark e Alec foi, para mim, o ponto alto da história.

O final da leitura deixa um gosto amargo, quase o fantasma de um aviso, um sussurro, sobre um futuro que, talvez, nos aguarde logo ali na próxima esquina.

"O que era este vírus? Que tipo de besteira se passara na mente de alguém a ponto de se desejar disseminá-lo?"

Cahzinha 21/12/2021

O livro em si foi feito para explicar como que o fulgor foi criado e explicou. Mas eu não gostei de como foi criado. Não teve nada a ver com o que foi falado na saga original e teve uma criação decepcionante já que você já sabe onde o fulgor vai acabar.
Mas se você pensar nesse livro como um livro único, não sendo extra eu achei muito bom. Lógico que ainda teria que abrir mais espaço para desenvolvimento dos personagens e não apenas ação e ação.
O livro não deu para ver muito a relação entre os personagens (com a exceção de Mark e Alec) e apenas a conhecemos por coisas em que o Mark descreve. Especialmente a Lana.
Apesar disso ainda gostei muito do livro, os personagens sofrem e sofrem até o final e você fica torcendo mil vezes para algo de bom acontecer. Gosto de muitas cenas de ação e cada uma delas tem sua tensão sempre resultando no mesmo assunto, o fulgor. Mesmo sabendo em como tudo vai se resultar, eu ainda fiquei ansiosa pelo final e como ele iria ser.
Outra coisa que gostei bastante do livro foi que deu para ver em mais detalhes o processo do fulgor e seu afeto nas pessoas.

gicherry 31/03/2021

eu gostei muito dos personagens dessa história, achei eles muito bem construídos e é muito bom saber como tudo começou com o impacto dos raios solares e como o fulgor se espalhou...
mas achei a escrita muito complicada e detalhada em horas que não precisavam além da história ser meio travada, mass mesmo assim eu gostei muito desse livro

Rafah 11/04/2021

ODE
O final meio que explodiu minha mente. Livro ridículo me estressou horrores e me fez ficar "?????" Mas muito bom.

Thauany 13/05/2015

O quarto livro acontece treze anos antes do primeiro livro, um ano depois das chamas solares. Conta a história de Mark, um cara qualquer que sobreviveu. Em determinados momentos, temos flashs de como tudo aconteceu um ano atrás.
O livro é bem interessante e dá a impressão de que vai responder todas as nossas perguntas. Esperamos que vá falar um pouco do Thomas de antes do Labirinto, mas não faz isso. Pareciam mais interessados em criar uma nova aventura do que esclarecer a antiga. Um bom livro, mas ainda precisa de complemento.

key Z 28/06/2022

Daora
O livro em si é muito bom, a história é bem envolvente, porém comparando com os demais livros esse foi o que mais demorei para terminar, ficou um pouco arrastado no meio, mas pro final foi bem rápido.
Só tive uma expectativa do fim e não foi como eu havia imaginado.... HAUHAAU
mas, foi uma ótima leitura.

Luba 01/07/2020

História interessante para entender como as chamas e o vírus tiveram parte nessa jornada, porém pouco adiciona ao quadro geral da trilogia original

Samira 19/07/2020

O livro é legal e prende a atenção mas acho que maze runner porderia ter ficado na triologia, o livro explica os acontecimentos anteriores a história de Thomas mas não são fatos tão necessários