A 5ª Onda

A 5ª Onda Rick Yancey

Resenhas - A 5ª Onda

Camilla 17/08/2013

Resenha postada no blog Segredos e Sussurros entre livros
O que dizer de um livro quando este agrega todos os ingredientes que mais te atraem em uma trama? A 5ª Onda já é uma das melhores distopias que já li, por isso estou um pouco chateada por saber que o próximo volume da trilogia (sim, é uma trilogia) ainda nem foi intitulado. Felizmente, parece que a editora Fundamento está bastante otimista com a trilogia, o que me faz pensar que, assim que publicado por lá, teremos boas notícias por aqui.

Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

A história é abordada do ponto de vista de vários personagens, mas o foco está em Cassie. Não Cassie, de Cassandra, mas Cassie, de Cassiopeia. Além do nome incomum, a garota também vive algo bastante inesperado: ela sobrevive, enquanto 97% dos seres humanos perecem. Alienígenas feios e malvados são alvo de piadas durante boa parte do livro, já que os mesmos são, praticamente, invisíveis. Quando chegaram, tudo o que fizeram foi deixar a Nave Mãe parada, em um ponto estrategicamente visível a todos, sem contato ou qualquer tipo de sinal. Bem, isto antes de as luzes, e toda tecnologia da Terra, se apagarem.
Depois da escuridão, os moradores das áreas litorâneas se foram com os grandes tsunamis que se formaram e varreram cidades, estados e países inteiros. A população interiorana levou a melhor e sobreviveu, até que os seres humanos fizeram o que fazem melhor: destruiram e mataram uns aos outros. Tudo bem, os mais espertos se mantiveram seguros em casa, com tábuas presas às janelas e portas, impedindo a entrada dos loucos e saqueadores. Mas então, veio a peste. A doença só perdoou os raros casos de imunidade. Três desses raros casos, são os membros da família Sullivan: Cassie, seu irmão, Sammy e seu pai.
Em algum momento, ficar em casa não os deixaria a salvo, por isso a família sai, em busca de refúgio. Não há como saber do que a 4ª Onda é capaz, por isso é mais fácil não confiar em ninguém. Infelizmente, não há como planejar qualquer fuga quando o inimigo é quem menos se espera. Logo, Cassie está sozinha, escondida na escuridão da floresta, tendo quase certeza de que é o último ser humano na Terra. Daí em diante, é matar antes e perguntar depois. Qualquer pessoa é suspeita. Mesmo o encantador Evan Walker, que depois de salvar sua vida, ainda parece querer estar com ela, enquanto tudo o que a garota quer é continuar viva e sozinha, morrer e estar com ele.
Como já disse, o livro contém boa parte do ponto de vista de outros personagens, o que poderia prejudicar o andamento da história, considerando que o mistério seria desvendado. Nada disso! Tais pontos de vista só acrescentam à trama mais lenha, tornando todo o suspense que gira em torno dos aliens, ainda mais evidente. O leitor também não consegue confiar em ninguém e, a cada página, um novo questionamento se faz, de forma que a única conclusão plausível é a de que nada/ninguém é o que parece.
Sinto muito se falei muito da história, mas acredite, não há nenhum spoiler. Surpresas e mais surpresas se desenrolam a cada capítulo, fazendo-me acreditar no brilhantismo desse autor de quem nunca ouvira falar, mas que já é um de meus favoritos. A capa e sobrecapa do livro estão impecáveis e, ao contrário das atuais publicações, a sinopse fala muito pouco a respeito e, ao mesmo tempo, o bastante para aguçar a curiosidade de qualquer amante de ficção alienígena.
Separei alguns quotes que achei interessantes para ilustrar a ideia do livro. O primeiro é um dos mais assustadores para mim. Alguém já assistiu ao filme Contatos Imediatos de 4º Grau? Se sim, deve se lembrar o quão assustadora pode ser uma coruja...

"Em seu sonho, uma grande coruja empoleirou-se no parapeito de sua janela e observou-a através do vidro com os olhos enormes rodeados de branco."

"-... Receio que podemos esperar algo mais próximo à chegada de Cristovão Colombo às Américas do que uma cena do Contatos Imediatos do 3º Grau, e todos sabemos o que isso causou para os americanos nativos."

"- Eu sou um tubarão... um tubarão que sonhou ser um homem."

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br
Ghisoni 17/10/2013minha estante
Merece mesmo as 5 estrelas.
Livro excelente.

Kee 03/12/2013minha estante
Excelente resenha, de um livro que pareceu excelente. Só aumentou minha curiosidade em ler. Parabéns!

Hiedo 01/08/2014minha estante
Esse é o primeira da Trilogia ?

OctAvio.Henrique 30/08/2015minha estante
Que resenha maravilhosa, agora estou mais louco ainda para começar a leitura deste livro que parece incrível!! Obrigado.

Mauconstante 31/12/2015minha estante
Ótima resenha!Já estou lendo o livro! E ao que tudo indica é muito promissora essa trilogia já que vai render um filme agora em Janeiro de 2016!

Carol 02/07/2021

Curiosa pela continuação
Uma história de invasão alienígena bem diferente das que já existem. Nada de animais babões, esquisitos nem nada do tipo. Cassie nós conta a maior parte dos eventos e como se desenrolam com muita ação. Os personagens são muito bem construídos e acabamos nos apegando a eles. Curiosa pelo próximo livro.

Bruno Rodrigues 27/12/2022

Não é um livro chato de alienígenas
Extraterrestres invadem a terra, e lançam ela varias ondas de ataque. Na primeira onda os invasores causam um apagão geral, atingindo tudo que possui eletricidade. Na segunda onda, um gigantesco tsunami causam várias mortes. Na terceira, um vírus aviário deixam pouquíssimos sobreviventes. Na quarta, alienígenas hospedados em seres humanos, se infiltram entre eles, causando dúvidas entre os humanos e matando-os, um por um. A quinta é um verdadeiro mistério, uma última cartada para acabar com a humanidade, resta a Cassie tentar salvar seu último familiar vivo, seu irmão Sam, em meio a essa odisseia, Cassia se apaixona por por Evan, a pergunta é, será que Evan é humano? Será que Cassie pode confiar nele?
Me interessei em ler a trilogia após ter gostando muito do filme, o livro não é fantástico mas também não é aquele livro de alienígenas sem graça, trás também muito romance.

neo 13/08/2014

Eu tive alguns problemas com esse livro, mas o que mais me incomodou foi um bem simples: eu fiquei entediada. Realmente entediada.

Não no início, porém. Enquanto lia as primeiras páginas, eu me estava bem animada com a trama e os personagens. Estava curiosa (e qualquer livro que me faça ficar nem que seja um pouco curiosa se torna minha prioridade), tão curiosa que não conseguia parar de ler. Cassie me fez revirar os olhos algumas vezes, mas eu estava inclinada a esquecer seus comentários meio idiotas e focar na personagem incrível que ela parecia ser. Uma sobrevivente. Uma garota inteligente e esperta. Quase fria, sim, mas ainda uma pessoa boa, por assim dizer. Ah, eu estava morrendo para vê-la em ação, e então eu estava amando vê-la em ação. Aqui na segurança do início tudo eram flores, arco-íris e luz do sol.

Mas estão o par romântico apareceu. Tédio, infelizmente, o seguiu de perto.

Evan, nosso par romântico, não foi o problema, para ser honesta. Bem, ele não teve personalidade nenhuma, então enquanto eu obviamente ainda queria e esperava por um bom personagem, meio que aceitaria ignorá-lo se ele não fosse irritante demais. Nem mesmo achei todo o “oops, eu venho lendo seu diário e observando você e, hm, querendo matar você há um tempo” estranho. Meu problema foi o que aconteceu após ele aparecer e, principalmente, a Cassie.

Eu pensei que você fosse esperta, Cassie. Ficar toda amorzinho com alguém que você acabou de conhecer sendo que você foi capaz de matar um soldado apenas por medo algumas páginas atrás não é ser esperta (e nem tem lógica, senhor escritor). Sim, ele salvou sua vida, mas o que diabos você estava pensando? Para onde aquela garota cautelosa e independente foi? Ela se perdeu nos olhos de cachorrinho do Evan, temo (ou talvez no seu hálito de chocolate, hm? Quem sabe?).

Eu tinha esperanças de que Cassiopeia iria honrar seu nome (quem gosta de kpop vai entender essa), mas ela não o fez. A garota de quem eu estava começando a gostar ainda estava lá, acho, mas ela perdeu metade de sua personalidade apenas porque tal cara era lindo e mostrou algum interesse nela. Tipo, sério? O fim da humanidade está acontecendo e você só sabe pensar nas mãos macias do Evan?

Não estava esperando algo assim de A Quinta Onda, então yeep, falemos sobre decepção.

A falta de acontecimentos no meio do livro tornou tudo pior. Acho que Yancey queria desenvolver o lado da história de Ben, mas ao invés de apresentá-lo no início ele acabou fazendo-o tarde demais para meu gosto. Fui forçada a ler quase tudo sobre Ben enquanto Cassie fazia nada com Evan em uma fazenda no meio de lugar nenhum e nada de importante nunca acontecia. Chato. Chaaaaato.

O romance entre Evan e Cassie foi sem graça e desajeitado. Evan não tinha razão alguma para gostar de Cassie, Cassie não tinha razão alguma para gostar de Evan. Ela apenas confiou nele (quase confiou, que seja) porque ele estava tomando conta dela, mas era isso. Não houve química entre os dois e graças a isso eu não consegui levá-los a sério em momento algum.

E, além disso tudo, tinha a escrita. Sendo bem sincera, eu gostei dela, mas de vez em quando parecia que o autor estava tentando demais fazê-la soar épica. Também não gosto muito quando se muda da primeira para a terceira pessoa, mesmo se for por apenas um capítulo ou dois (mas eu não me importo quando esses capítulos são prólogos, por examplo. Não gosto apenas quando é no meio do livro, do nada) e de vez em quando Ben ou Cassie narraram como se a história estivesse sendo escrita em terceira pessoa apenas para voltar para a primeira dois parágrafos depois. Foi muito “oops eu quero essa descrição pomposa aqui, mas ela fica melhor em terceira pessoa então, hm, yeep”, e eu odiei isso. Sério.

Após o longo e chato meio, o final me surpreendeu sendo bom e até empolgante. Foi rápido e sim, eu podia dizer o que ia acontecer, mas foi bom lê-lo de qualquer forma. Basicamente, o final e o início são a razão de eu ter dado mais de uma estrela a esse livro. O meio simplesmente não foi digno o bastante deles, e o fato de que a quinta onda foi completamente inútil (eles poderia ter parado na quarta sem problema, sério) meio que foi a última gota. Então yeep, não lerei os próximos volumes.

site: http://lynxvlaurent.blogspot.com.br/
Di 06/02/2016minha estante
Eu sou apaixonado por suas resenhas.
Ganhei esse livro na livraria que trabalho há 2 anos e só agora o peguei pra ler, mas já estou extremamente entediado nos primeiros capítulos e depois de ler sua resenha, tenho vontade de desistir da leitura. Vou ler só mais alguns capítulos, se a história não me prender, atiro o livro pra longe e nunca mais quero saber das continuações dessa saga.

Tiago Doreia 13/02/2016minha estante
Acho que você disse tudo o quê eu senti quando li esse livro. Tinha tudo pra ser tornar um livro digno de nota, um livro bom de verdade, mas infelizmente o amorzinho lindo e perfeito dos contos de fadas adolescentes não permitiu isso. Bem, é isso, não saberei como acaba a saga porque também desisti dos próximos volumes.

jo ^^ 24/04/2022

incrível.
De início, a leitura é confusa e meio cansativa, mas ao passar os capítulos melhora muito.
Amei esse livro. Quando você começa, você não consegue mais parar, e quando acaba você já quer o próximo. É sério.
Amei os personagem, principalmente o Evan.
Indico.

Santinha 25/02/2022

Entao a historia é muito boa, ainda mais q se trata de um assunto q ja vimos varias vezes. Mas a historia realmente me surpreendeu, pq eu ja ate tinha esquecido um pouco do filme.

Caio 08/03/2024

Detesto romances
Tentarei ser sucinto. Até a metade do livro achei muito bom. Da metade para frente, o autor resolveu inserir romance. E então a história acabou para mim.

Caroline1016 27/07/2022

É o tipo de livro que desperta meu interesse e eu gostei bastante desse. Não achei que tem um plot propriamente dito porque você já vai sabendo das coisas com o decorrer do livro. E o que não fica explícito dá pra você associar, principalmente por conta da troca de narradores (o que eu gostei bastante). Não dou cinco estrelas porque algumas partes eu achei meio arrastadas e também porque eu achei que alguns personagens poderiam ter sido um pouco mais explorados.
27/07/2022minha estante
Já leu o 2? Só li o primeiro e queria saber se vale a leitura ?

Caroline1016 27/07/2022minha estante
Ainda não... Mas pretendo. Espero que não decepcione

Val 27/07/2022minha estante
Li o livro pq tinha visto o filme e amado, acho a ideia do livro muito boa, mas não sei se foi coisa minha, porém parece que o autor dá uma fraquejada tremenda no terceiro livro, mas vale a pena sim continuar, o final é bem inesperado

gabi.s03 02/11/2022

Sempre vi o povo falando bem do livro e mal do filme, mas achei o filme bem melhor!

A história é interessante mas fica um pouco maçante e pra mim não fluiu bem.
Tem várias pontas soltas e coisas jogadas na história, também não tem muitos personagens mas os que tem são bem sem graça e sem desenvolvimento.

Tinha potencial pra ser bem melhor, nem vou ler as continuações porque acho que não vale a pena.

Shirlei 09/08/2020

A 5 onda
Primeira coisa, o livro e bem melhor que o filme, apesar de na essencia os dois serem iguais. No livro temos mais detalhes dos personagens! Agora quero ler os demais!
lay 10/08/2020minha estante
Ansiosa para começar a ler, o filme deixa algumas dúvidas no ar, que criei eu, serem respondidas apenas nos livros

Albieri 08/06/2020

Meu tema favorito
Não tenho muito a falar, gostei muito da leitura e do desenvolvimento das cenas, sem dúvida um final de tirar o fôlego.

Dheyvison Jr. 21/07/2021

Em meio à morte e uma promessa
Cassie é uma adolescente comum como outra qualquer, mas sua vida normal se desfaz totalmente quando uma invasão alienígena arranca dela quase tudo o que ela. Lobos em pele de cordeiros se caracteriza os invasores ou "os outros" que é como a nossa protagonista chama os alienígenas. Como saber quem é o inimigo quando ele tem a nossa aparência?. Cassie vai fazer de td para resgatar seu irmão das garras dos invasores.

Fôlha MD 30/07/2023

O livro acompanha a protagonista Cassie vendo sua vida virar de cabeça para baixo após uma gigantesca nave alienígena estacionar pertinho da Terra.
Achei o livro empolgante e revelador do começo ao fim, a evolução da Cassie ao decorrer dos acontecimentos, como a raça humana lidou desesperadamente com as mortes que não paravam mais; Como os jovens lidaram com tudo, sendo um novo pilar daquela realidade e logo depois, vendo tudo desabar.
Foi uma leitura fluída e muitíssimo ansiosa.

Ibagcaetano 07/08/2020

Francamente
Poderia ser ÓTIMO! A protagonista é boa.
Entre o fim do mundo e o drama familiar, surge um romance.

Odeio romance.

Tamirez | @resenhandosonhos 29/08/2018

A 5ª Onda
Desde que conheci a premissa do livro, me interessei por ler a história. Apesar de já me sentir saturada de distopias, essa, por trazer o tema “extraterrestre” me chamou a atenção. Com o lançamento do filme, acelerei a leitura e não me decepcionei.

A história é narrada em primeira pessoa por vários pontos de vistas e eles vão se intercalando ao longo do livro, porém, achei os capítulos narrados do ponto de vista de Ben Parish, que se passam na base militar, meio chatos se comparados com os da Cassie, que é a história que realmente queremos acompanhar.

A leitura é fluída e a edição está bem bonita, sendo um livro rápido de ler. Cassie não é uma protagonista chata que fica chorando o que passou, pelo contrário, ela nos explica o que aconteceu antes do ponto onde começa o livro – e ela já está sozinha -, situando o leitor. Sua busca não se desvia e seu objetivo jamais é esquecido. Reencontrar o irmão é o que ela precisa fazer e não mede esforços pra isso. O conflito que ela entra ao encontrar um “humano” é bastante coerente, e a cena do mercado e do seu confronto com o homem machucado mostra que ela está disposta a sobreviver, mesmo não sabendo o que isso vai lhe custar.

Temos um certo romance no livro, mas não me incomodou durante a leitura, o que é um bom sinal. Já a revelação do que seria a quinta onda parece estar implícita em todo o livro e quando a revelação verdadeiramente se faz, não causa tanta surpresa. Mesmo assim, considerei um bom livro e estou ansiosa para ler O Mar Infinito e descobrir o que acontece daqui pra frente, já que o fim desse primeiro não dá muitas dicas do que virá.

LIVRO X FILME
Eu fui assistir o filme um dias depois que terminei o livro, portanto estava com a memória bem fresca sobre os acontecimentos. Não tenho muitas reclamações sobre as adaptações feitas na história, mas tenho com relação ao casting e plots da história.

Primeiro, achei muito desleal a escolha do ator que interpretou Ben Parish, sendo que Evan Walker é milhares de vezes mais atraente. Seguindo a descrição de Ben no livro, tinha imaginado ele mais com cara de homem e menos garotinho. Outro problema pra mim foi a cara de anjo da Chlöe, e gente, eu adoooro ela, mas não acho que o personagem tenha combinado com a atriz nesse momento. Ela está bem, mas poderia ter sido melhor.

Pareceu pra mim que a descoberta do que era a quinta onda, no filme, teve pouco efeito sobre a plateia e ficou meio: ok, é só isso? Outra coisa que não posso deixar de mencionar é que imaginei o negócio do óculos infra alien bem diferente, e jamais como aquele “verme(?)” grudado ao cérebro. Achei que fosse algo realmente como visão infra vermelho onde a pessoa toda aparece colorida através dos óculos.

Quanto ao final e ao futuro incerto de um personagem em específico, fiquei feliz de ver a mudança, bem como a ausência do – beijo -, que no livro me fez contorcer por dentro pela falta de coerência. Acho que o mistério ficou no ar e ajudou a amenizar algumas coisas do decorrer do enredo, com relação ao filme.

Acredito que se você não leu o livro, tenha uma experiência melhor com a adaptação do que eu tive. E não me entendam mal, eu gostei, mas sabe quando achamos que poderia ter sido bem mais do que isso? Pois é.

site: http://resenhandosonhos.com/a-5a-onda-rick-yancey/