O Sangue do Olimpo

O Sangue do Olimpo Rick Riordan

Resenhas - O Sangue do Olimpo

maria 14/05/2020

Perfeito! Com certeza o melhor livro da saga. Ainda mais com esse final, fechou com chave de ouro. Estão feliz e triste, não queria ter terminado, mas pelo menos posso partir para a próxima saga. Aí, como amo! Vou sentir saudades.
Karis.Breguez 05/12/2020minha estante
Sim

Luke 11/12/2020minha estante
Vou começar a ler ele amanhã ou hoje (n sei)

Felipe.Lopes 12/02/2021minha estante
É muito conflitante os sentimentos que vem com o término de uma saga de livros maravilhoso, não é?
Poha, ao mesmo tempo que estou feliz por ter terminado e ter um final digno dos deuses, estou triste pelos mesmos motivos. Aaaah!!

maria 13/02/2021minha estante
Sim! Nossa, ficou com um gostinho de quero mais.

Leonardo.Costa 17/04/2022minha estante
Pior que eu esse o pior da saga, porém Nico e a reyna são perfeitos

Toga Himiko 27/04/2022minha estante
Assim eu meio que sou nova então alguém poderia me disser como faz para ler os livros?

Leonardo.Costa 27/04/2022minha estante
Vai no google, pesquisa o nome do livro junto com pdf. Exemplo: "Percy Jackson e o ladrão de raios pdf "

Ah tá, muito obrigada

Felipe.Lopes 01/05/2022minha estante
Toga, vai no site do LÊ LIVROS. Baixa em PDF ou em qualquer modelo que vc preferir.

Lily ð 29/11/2022minha estante
Meu deus, eu achei esse o pior da saga, não consigo sair da página 200 desde agosto, aí abandonei, tô muito mal por isso!!!

Ayra.Lira 29/12/2022minha estante
Cara eu tô lendo ele!!!

labbacchio 08/12/2021

And they soared into the unknown
Nossa, eu tenho tanto a dizer sobre esse livro que nem sei por onde começar.

Sinceramente, eu estava com expectativas bem baixas relacionadas ao livro ? isso em decorrência aos diversos comentários negativos que vi. Todavia, eu realmente achei muito bom.

O Sangue do Olimpo conta com um desenvolver imenso de vários personagens ? principalmente Nico e Reyna, e sendo Nico um dos meus dois favoritos da saga (e o meu favorito de Percy Jackson e os Olimpianos), o fato pode ter contribuído para a nota 4 ?, além da incrível crítica relacionada à superação dos próprios medos e traumas ? se pá esse parágrafo já é basicamente um resumo de tudo que vou falar de positivo sobre o livro.

Não vou mentir, é provável que eu esteja superestimando o livro apenas pelo desenvolvimento do Nico. Eu realmente detesto dizer que algo é mais do que de fato é, mas, nossa, a forma que o Nico evoluiu nesse livro foi tão linda. Nico di Angelo é simplesmente perfeito, e ver ele se abrindo cada vez mais para novos amigos e aceitando quem ele é foi uma experiência incrível.

A forma como o livro também dá mais foco para Reyna foi outro ponto que adorei. Eu já havia notado que a personagem tinha bastante potencial, e vê-la ganhando mais aparições foi realmente muito bom.

Além de Reyna e Nico, O Sangue do Olimpo também mostra como muitos dos personagens, até mesmo os mais fortes, têm medos, inseguranças e traumas. E, melhor, o livro não mostra só os medos, como também a superação dos mesmos.

Ok, vamos lá, agora a parte polêmica. Cara, honestamente, não tenho como negar; o desenvolvimento da batalha foi uma bela bosta. Depois de 5 livros falando sobre como seria difícil vencer Gaia e os gigantes, eu estava esperando algo simplesmente fantástico ? quer dizer, não estava, mas só porque já havia visto pessoas comentando sobre. Bem, não foi o que aconteceu. Todavia, sendo bem sincera, a falta de desenvolvimento na batalha não pesou tanto pra mim; eu adorei Os Heróis do Olimpo. Pode ser que pra algumas pessoas isso tenha certo peso? Sim, provavelmente. No entanto, como eu já esperava por isso, pra mim foi quase que irrelevante ? mas não tanto, é claro, senão eu não teria tirado 1 ponto inteiro da nota.

Enfim, o que tenho a dizer é que recomendo tanto o livro quanto a saga. Simplesmente adorei HDO, e não tenho duvidas sobre ter valido a pena ler.

Sobre a leitura de O Sangue do Olimpo, achei simples e rápida. O livro prendeu minha atenção desde o início e seguiu assim até o final. Sinceramente, se não fosse pela falta de desenvolvimento na batalha, seria, com toda certeza, um livro nota 5.

luiza luiza 31/01/2024

Devorei essa saga, os personagens são incríveis!! exceto pelo Jason que é mais fraquinho, pq pelo amor de deus, muito sem personalidade e chatinho, ele interagindo com a Piper parece uma porta, não me desceu desde o início, e este livro infelizmente não mudou minha opinião a respeito disso.

Mas pra compensar todos os outros
personagens são explorados e nos conquistam mais a cada livro. Pra vcs terem noção, acho que chorei um pouquinho em todos os livros, com umas situações tão aleatórias, e por mais que fosse pequeno o que acontecia, o Rick sempre conseguia me emocionar!!
Esse livro deu mais destaque pra Reyna e pro Nico, e tenho que dizer, que personagens bem escritos, foi uma ótima escolha colocar eles narrando, na minha opinião eles e o Léo que salvam este volume.

Única coisa é que faltou ter percabeth, mas não me incomodei tanto pq eles tem bastante cenas e protagonismo nos outros livros. Por outro lado senti muita falta do Frank e da Hazel, pq por mais que eles tivessem bastante cenas, me deu a impressão que os dois foram deixados meio de lado desde o segundo livro, queria que tivesse mais cenas deles como casal evoluindo.

Como nem tudo são flores, preciso dizer, o problema desses cinco livros é as batalhas que acontecem no final poxa. Sempre acaba tudo muito rápido e passa batido, da a impressão de uma facilidade imensa pra derrotar os vilões, e parece que em todos os livros os personagens acabam resolvendo do mesmo jeitinho chato: ficam enrolando batendo papo e o vilão burro cai na armadilha, muuuuito ruim. Se isso não acontecesse, eu daria uma nota maior para os últimos três livros, mas acaba que sempre me frustro nesse quesito.

Fora isso, eu acho a escrita rápida e fácil, devorei essa série, em nenhum momento sequer fica entediante.

A marca de atena> a casa de Hades> o sangue do olimpo> o filho de netuno> o herói perdido

desenvolvimento personagens:
Percy, Annabeth, Nico e Reyna: 10/10
Frank e Hazel:8/10
Leo :7/10
piper:6/10
Jason:5/10
isiwan 31/01/2024minha estante
As lutas são intankaveis mesmo, essa saga é only carregada no carisma dos personagens e nem são todoskkkkkk mas o Jason melhora em provações de Apolo, juro

Rayssa608 31/01/2024minha estante
Olha eu achei bem valido oq vc falou contanto q pra mim o Jason e o personagem menos desenvolvido sendo q e oq tem mais potencial e ouvi falar q ele morre em aprovações de apolo entao n acho q ele voi muito aproveitado ,mais de resto amei

mariana 31/01/2024minha estante
ease livro é puro fan service

luiza luiza 31/01/2024minha estante
ai tomara que o Jason melhore nos outros livros mesmo

Murilo sibim 28/03/2021

Que final para essa série!!!!
Muito bom o desfecho de cada personagem, principalmente o do Léo, o cara merecia!
Cada um nessa história teve um papel importante, indo muito além de apenas os sete da profecia!
Narrativa muito bem construída, muitos momentos de ação e outros de conhecimento do passado de persongens que gostamos tanto.
Tio Rick mais uma vez mostrando que sabe muito bem o que faz!

Inae 04/09/2023

"O sangue do Olimpo" ?
Não tenho muito a dizer a não ser que essa saga é PERFEITA! Foi tão bom reler e me apaixonar pelos personagens novamente. Leo continua sendo meu favorito e meu Percabeth continuam sendo os maiores. Vou ir parando por aqui mesmo pois não estou na vibe de ler as provações de apolo (não superei aquela morte ainda) .

Carol D. Torre 17/10/2014

É muito difícil para qualquer leitor dizer quais são seus livros favoritos e isso não é diferente comigo. Mas existem alguns poucos livros e séries que sempre vão aparecer imediatamente na minha cabeça quando alguém fizer uma pergunta do gênero e Percy Jackson e os Olimpianos é uma delas. É a série que eu mais reli na vida e são aqueles livros que eu sempre procuro quando nenhum outro está funcionando. Foi por isso que eu fiquei tão feliz quando descobri que teria mais do Percy e da Annabeth na minha vida e foi por essa ansiedade de rever meus personagens favoritos que tive muitos problemas com os dois primeiros livros de Os Heróis do Olimpo. Mas o Rick conseguiu se superar novamente, me fez amar esses novos personagens, me conectar ainda mais com os antigos e me surpreender de novo e de novo. E então veio A Casa de Hades, simplesmente o melhor livro que ele já escreveu e me deixou completamente louca pelo final da série. Quando comecei O Sangue do Olimpo estava animada, triste por dizer adeus e esperando algo tão épico quanto o anterior. E apesar de ter sido bom, eu infelizmente me decepcionei.

O mais difícil para mim foi aceitar que não teria o ponto de vista do Percy nesse livro, nem mesmo o da Annabeth. Eu sei que eles tiveram um grande destaque em A Casa de Hades e que existem outros personagens que também são protagonistas, mas eles são personagens que eu amo muito e essa é a última vez que teremos eles, pelo menos como principais, e é muito difícil não ter um único capítulo pelo ponto de vista deles, não ter um adeus apropriado. Acho que é ainda mais difícil saber que no lugar deles temos a Piper e o Jason. Se vocês me acompanham sabem que nunca gostei dos dois, principalmente porque eles foram um tanto quanto inúteis nos outros livros, mas, depois de terminar o livro eu entendi que foi exatamente por isso que o tio Rick deu tanto destaque a eles aqui. Eles compensam nesse último livro por tudo que deixaram de fazer nos outros e amadurecem muito, acho que agora posso dizer que gosto deles e meio que os admiro também.

No fim eu não fiquei irritada pela narração ser feita pelo Jason e pela Piper, nem mesmo pelo Leo que eu amo e muito menos pela Reyna e pelo Nico que acrescentaram muito para a estória. Mas fiquei triste porque os outros, o Percy, a Annabeth, a Hazel e o Frank foram jogados totalmente para escanteio, doí ver esses personagens serem ignorados justamente no grande final. Além de que isso me fez sentir que eu não consegui realmente dizer adeus, não ter eles brilhando em cena fez parecer que faltava alguma coisa.

Mas o livro não é ruim, longe disso. Nós temos tudo o que o Rick Riordan sabe fazer de melhor o que, convenhamos, é muita coisa. Nós temos aventura, mistérios e muito momentos de humor, dessa vez vindos muito mais do Leo do que do Percy. O livro é delicioso de ler, rápido, empolgante e envolvente. E apesar de a batalha final ter sido muito mais rápida e fácil do que o que eu estava esperando, eu não senti como faltasse alguma coisa nesse sentido.

Para mim, no entanto, o grande ponto positivo de O Sangue do Olimpo foi o Nico. Preciso confessar que nunca fui fã do personagem, não tinha nada contra, mas também não tinha muita coisa a favor. A revelação em relação a ele no livro passado foi um choque para todo mundo e abriu caminho para que pudêssemos conhecer ele melhor aqui. E depois de ler esse livro não tem como não amar o personagem e sentir muito por tudo que ele teve que passar até aqui. É muito triste e bonito ao mesmo tempo, triste ver tudo que ele guarda para si e bonito ver como a ligação que ele constrói com a Reyna se torna importante não só para ele, mas para ela também.

Eu sei que essa resenha parece muito negativa, mas quero que fique claro que eu ainda amei o livro. Ele me decepcionou em um ponto muito pessoal e em um expectativa que eu mesma criei, mas tirando isso o livro foi tudo o que eu esperava. Ainda foi maravilhoso ver esses personagens mais uma vez e poder dizer adeus. O Sangue do Olimpo não conseguiu ser tão intenso e especial quanto A Casa de Hades, mas não me fez amar a série menos, o autor menos ou os personagens menos. Tudo que eu quero agora é reler as duas séries novamente e esperar ansiosamente pelo próxima de mitologia nórdica e que vai se chamar Magnus Chase e the Gods of Asgard e torcer para que o sobrenome não seja mesmo uma coincidência.

"Jason construíra toda a sua vida em torno da inflamação gerada por aquelas palavras, como o grão de areia no centro de uma pérola. As pessoas mentem. Promessas são quebradas."

"Mas, por enquanto, o melhor que ele podia fazer era seguir sua velha regra: Não pare nunca. Não fique empacado. Não pense nas coisas ruins. Sorria e faça piadas mesmo sem ter vontade. Principalmente quando não tiver vontade."

" Foi aqui que ele atingiu a terra continuou Annabeth. Onde ele fez surgir uma nascente de água salgada quando disputou com minha mãe para ser patrono de Atenas.
Então foi aqui que começou a rivalidade concluiu Percy.
Foi.
Percy puxou Annabeth para si e a beijou Um beijo tão demorado que Piper ficou bem constrangida, embora não tenha dito nada. (...)
A rivalidade termina aqui disse Percy. Eu amo você, Sabidinha."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/
Roberta 19/10/2014minha estante
Concordo totalmente. Acho que por mais que os outros personagens se esforcem, Percy é sempre o favorito. Nesse livro ele teve que abrir espaço para os demais. Era justo, mas ele e Annabeth mereciam um capítulo para si.

Bia 21/10/2014minha estante
Nossa, você tirou as palavras da minha boca! Eu também esperava um pouco mais do final da série e maior participação de Percy, Annabeth, Frank e Hazel , mas continuo amando (e muito) Os Heróis do Olimpo.

Walmor.Gomes 23/11/2014minha estante
Não vejo carisma nestes novos personagens. Não à toa, considero o primeiro e o último livro dessa nova série como os piores. Pelo menos agora, em O Sangue do Olimpo, tivemos uma boa participação do Nico.

Malu 09/01/2015minha estante
Compartilho do mesmo sentimento que você. Fiquei super chateada por esse livro não ter tido capítulos com o ponto de vista dos outros heróis. Eu queria tanto saber sobre o Frank. Ele, para mim, foi o que mais evoluiu. O cara era um pateta e vira um pretor! sdds capítulos do Frank. :~
Não vou nem comentar a falta dos capítulos do Percy e da Anne. >.

Amauri Felipe 08/05/2015minha estante
Você escreveu tudo o que eu ia escrever

Nilton.Jose 06/06/2015minha estante
Achei a batalha decisiva muito rápida, no último olimpiano a batalha foi muito melhor elaborada e até concordo em deixar o Percy de lado, já que a primeira saga é toda dele, mas deixar os outros personagens foi tenso. Com a Marca de Atena e A casa de Hades vimos como o Tio Rick tinha melhorado sua maneira de escrever, sem correr tanto com a história e resolver tudo em cima da hora, porém em O Sangue do Olimpo ele volta a cometer o mesmo erro... O livro começou com o ritmo muito bom, mas acabou ficando corrido demais no final, sem contar naquele final aberto. Emfim, concordo com o que você disse, o livro tinha tudo para ser o melhor da saga, mas infelizmente fiquei decepcionado com o final.
Mas ainda continua sendo minha saga preferida

eu ! 08/10/2015minha estante
A cada frase que você escreveu nessa resenha, eu ficava tipo: isso!/ Sim!/ É verdade!. Eu concordo plenamente com TUDO o que você falou nessa resenha. Sem dúvida A Casa de Hades foi o melhor da série. E, palavras não podem descrever o quanto senti falta do Percy e da Annabeth. Eu ia dar duas estrelas para esse livro, mas me lembrei do "Eu amo você, sabidinha", então aumentei uma estrela.

Joice 27/03/2016minha estante
Simplesmente concordo com tudo. Em O último olipiano eu chorei do início do fim só por ser o último, mas em Sangue do Olimpo não veio uma lágrima. Sei que ele queria dar destaque aos que não brilharam, no entanto eu queria me despedir e o livro não tava de despedindo. Faltou dizer o que aconteceu com muitos personagens, a grande batalha foi rápida e fraca e na minha opinião devia os sete lutar, a missão era de sete e todos ajudaram pra no final só três lutarem bem rapidinho sem drama de " vamos morrer " . O que dizer daquele final ? Não senti ném um tchau ou um até logo.

Nicolas.Medeiros 27/03/2018minha estante
oi li todos os livros de percy Jackson e os olimpianos e quero ler essa saga de livros tb so queria saber uma coisa quem salva o mundo no final do livro? O percy que salva o mundo igual da ultima vez?

12345 05/04/2021

"Percy? O cara tinha literalmente ido ao inferno e voltado."
"Sete meios-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal."

Cheguei viva ao final dessa jornada, mas não inteira. No começo do livro estava um pouco desanimada pra ler, mas conforme as coisas iam avançando eu ficava cada vez mais interessada e ao mesmo tempo com vontade de largar o livro, por saber que aquela iria ser a última aventura deles e que iria encerrar um ciclo.

Não é minha primeira vez lendo essa saga, eu li quando lançou e eu era uma "criança", sinto que lendo dessa vez eu senti e entendi realmente alguns dos sentimentos dos personagens. E confesso que é agoniante a forma como o Leo e o Nico pensam sobre sí mesmos, claro que todos os outros tem suas peculiaridades mas os que cativaram e ganharam minha simpatia foram esses dois.

Eu acho que o erro de muita gente ao ler essa saga (principalmente no começo dela) é estar acostumadas com o Percy e só focar nele, e elas acabam não focando tanto nos outros personagens. É claro que o Percy tem todo o seu charme e encanto que faz todos se apaixonarem por ele, mas esse livro é sobre 7 semideuses (na teoria, por que na prática é uns 11) e não só 1.

Acredito que o final talvez seja um pouco rápido demais? Mas ainda assim fez sentido, eu nem estava tão focada em como eles iriam derrotar a terra, e sim em como todos eles evoluíram tão rápido.

Achei genial a forma como o autor colocava fatos históricos verdadeiros no livro, e como ele já deu brechas e dicas prós próximos livros dele.

Ah e a evolução da Piper merece aplausos, ela saiu de "namorada do Jason" para "patroa, dona de tudo".
Ana 08/04/2021minha estante
Essa série é tudo e mais um pouco pra mim

cxrolina 25/10/2023

? passei dois meses relendo percy jackson e me encontro com o coração quentinho agora que terminei.
estou com o mesmo sentimento que senti quando tinha 10 anos, uma felicidade enorme por ter sido inserida no mundo dos livros através dessa saga.
obrigada rick riordan por ter mudado minha vida pra sempre (e continuar impactando ela depois de tanto tempo).
pra sempre no meu coração. ?

Karol 09/10/2022

O livro não foi de todo ruim, mas para ser o último achei raso em algumas partes.

As narrações de Reyna e do Nico foram, com toda a certeza, o ponto alto do livro. É bom conhecer o Nico pela sua própria visão, diferente dos livros anteriores que era sempre alguém falando sobre ele.

SPOILER!!

A grande decepção fica para o final, quando Gaia finalmente acorda. A deusa mãe foi tratada a série toda como poderosa e maligna e o seu fim foi sem emoção, simples e rápido. Eu estava esperando o confronto final.

Arya4 19/07/2020

Perfeito!
INCRÍVEL.
Na última missão dos nossos heróis na tentativa de derrotar Gaia,a Mãe -Terra tivemos muitas aventuras no passeio da viagem até Grécia. Várias demonstrações de amizade,fidelidade e amor. Rick mostra o crescimento pessoal de cada personagem e o desenvolvimento de cada um no decorrer dos livros fica nítido. Ah,já sinto falta. Amo a história e amo cada personagem apresentado. Os Doze Olimpianos(me refiro especificamente a Zeus e Hera) não ganharam meu coração totalmente,é claro que com características tão humanas eles erram e fracassam e tem os defeitos que são tipicamente humanos,mas o meu rancor já criou raízes. Meu carinho é para os semideuses.
Leia O Sangue do Olimpo e se permita se surpreender,chorar e lógico, viver várias aventuras a bordo do Argo que só universo grego pode o oferecer.

Semideusa1 10/01/2022minha estante
Mlr resenha KKKKKKK , mas ainda odeio Caleo

Sophia1611 14/01/2024

Tio rick nos mostrando altos e baixos
Poxa como eu AMO esse livro, esse final foi beeeem corrido, por ser um fim da saga e ainda terem muitas coisas a serem feitas, mas eu simplesmente amei o final, confesso que aguardava um pouco mais de luta, desenvolvimento das estratégias e tal, mas eu amei muito mesmo assim. amo como principalmente a Piper e o Nico evoluíram. A Piper foi gigante o tempo todo nessa narrativa. Deixou de se vitimizar, lutou pelos companheiros, redefiniu o estereótipo de que a bonitinha tem que sempre ser burra e inútil. O leitor precisava de um pov do Nico pra entender direito oq se passava na cabecinha dele, amei também a construção da relação dele com a Reyna, a forma como eles criaram uma relação de irmandade e lealdade acima de tudo... espetacular. e dele no final contando aquilo pro Percy e Annabeth. pra mim foi necessário o plano do Leo pros outros enxergarem mais ele como uma pessoa séria, tenho certeza que se perguntassem quem eles achavam na tripulação do Argo 2 que cometeria isso, a primeira resposta de todos não teria sido o Leo. Amo você, Valdez!!
Percy e Annabeth também como sempre foram muuuito bem trabalhados, apesar do foco do livro terem sido outras pessoas e não eles. O Jason durante o decorrer do livro foi muuuito apagado mas compensou com a penúltima batalha.
Senti muitas emoções durante o decorrer da série, mas esse livro conseguiu me fazer alternar entre rir e chorar em questão de segundos. Meu favorito da saga, e possivelmente de todo o universo de Percy Jackson (porém não posso afirmar, pois começarei a ler "As Crônicas De Kans" por agora).

ana 26/10/2021minha estante
ro chorando tchau

morgana 27/10/2021minha estante
kjhhhjjjjgostou vida ((vou chora dnv

Milleprale 04/11/2020

O Sangue do Olimpo
?Algumas mortes não devem ser evitadas"
(Pág:127)

Quanto mais próximo do ataque final, mais forte a influência de Gaia se torna e maior é a tensão entre os tripulantes do Argo II.

Todos os sete meio-sangue da profecia estão a caminho da Grécia para impedir que a Mãe Terra desperte e cause a destruição da humanidade. Enquanto isso, outros dois semideuses e um sátiro vão em busca da paz entre acampamentos.

Admito que senti falta do contato direto com Percy e Annabeth, mas a maior abordagem de Reyna e Nico compensa completamente. Simplesmente amei os dois, tanto suas histórias individuais, quanto a relação em conjunto. A interação dos dois com o treinador Hedge mudou minha opinião sobre o velho sátiro (a jornada dos três foi uma das minhas partes favoritas do livro).

Todos tiveram seus momentos de crescimento e destaque pessoal, foram todos excepcionais a sua maneira:

- Reyna: temos uma abordagem maior de sua história (que é incrível) e de seus pensamentos e sentimentos. Não era muito apegada a ela, mas após esse livro ela virou minha xodó! Sempre genial e intensa, não me decepcionei com ela em nenhum momento. O final de sua jornada é extremamente emocionante, a guerreira se mostra uma verdadeira filha de Belona.

- Jason: admito que fiquei orgulhosa, ele é um personagem incrível, mas não estava entre meus favoritos (muito tempo desmaiado pro meus gosto hahaha). Mas nesse livro ele se superou! Passou por provações incríveis e se manteve firme no que é certo (e passou muito mais tempo lúcido nas batalhas), gostei muito mais da sua participação durante os inúmeros conflitos.

- Piper: a filha de Afrodite, que na maioria das vezes era apenas um rosto bonito, tem se mostrado muito mais que isso nos últimos livros, ela tem sido uma guerreira incrível, além de genialmente louca. Ela nos passa a importante lição de que na vida, usar nossos sentimentos a nosso favor pode ser muito mais genial que esconde-los.

- Frank: ele tem se desenvolvido muito como filho de Marte, um incrível guerreiro romano. Frank sempre foi muito bom nas batalhas, mas agora se mostra excelente! Não somente para guerrear, como também para liderar.

- Hazel: logo de inicio ela ja se mostra genial ao utilizar com perfeição a névoa em prol de seus planos. Hazel tem um dos passados mais assustadores e aprendeu a lidar e aprender com ele. Ela evoluiu muito desde que era apenas uma garota assustada, em um acampamento romano, recém trazida de volta dos mortos.

- Leo: minhas preocupações com ele no livro anterior se mostraram verdadeiras, Leo está mais preocupado e misterioso, sempre trabalhando sozinho em um projeto pessoal. Ele guarda um grande plano em segredo, que divide apenas com Hazel e Frank.

- Annabeth: ela tem menor ênfase nesse livro, mesmo nos reduzidos momentos de destaque, ela se mostrou mais ?humana?(menos perfeita o tempo todo) que nos livros anteriores, essa mudança veio após suas vivências no Tártaro, que obviamente foi uma experiência super traumática e transformadora.

- Percy: assim como Annabeth, também teve menor ênfase no livro e suas mudanças (mesmo que menos aparentes que as de Annabeth) foram muito parecidas. É inacreditável o quanto ele amadureceu nos últimos livros e como ele ja é um homem! Ele sempre se supera e me mata de rir, mesmo nos momentos mais assustadores.

- Hedge: sempre soube que o velho sátiro tinha um bom coração, eu só ainda não tinha visto sendo demonstrado sem uma falha tentativa de esconder seus sentimentos logo após, me impressionei muito em como ele se abriu mais e fortaleceu laços com os outros (e, por incrível que pareça, fez tanta falta no Argo II que Leo acabou dando um jeito mudar isso).

- Nico: meu favorito da vida!! Sempre fui apaixonada pelo filho de Hades e nesse livro isso apenas se intensificou, ele se mostra muito maduro e forte para um garoto tão novo.
Após se ver obrigado a assumir sua sexualidade no livro anterior, Nico se torna muito mais aberto à interação humana do que jamais esteve, provando ser um amigo carinhoso e de grande coração. Suas participações na batalha final foram perfeitas e completamente emocionantes, sempre genial e muito participativo.

Eu simplesmente amei as interações entre:
Nico, Reyna e Hedge (mas principalmente os dois semideuses juntos, ganharam meu coração).

Piper, Hazel e Annabeth (Piper e Annabeth me surpreenderam muito)

Jason e Percy (eu amei a maneira como apenas Percy realmente entendeu a vontade de Jason, mesmo que por um breve momento)

A batalha final foi decepcionante se comparada a emoção da batalha contra Cronos, que foi mais longa e bem trabalhada. Ainda assim, gostei bastante do decorrer do livro, as viagens até seus objetivos foram mais interessantes que os objetivos em si.

souz, amanda. 31/12/2022

SANGUE DO OLIMPO
? o maior ódio possível é por alguém que um dia você já amou. ?

o Rick tinha a faca, o pão e a manteiga na mão e não soube usar. esperava MUITO mais por fim dessa saga, senti uma grande embolação onde não tinha necessidade, é isso.
Bruno 31/12/2022minha estante
Tbm não gostei desse livro, os outros são bem legais