Dos meios às mediações

Dos meios às mediações Jesus Martin-Barbero

Resenhas - Dos meios às mediações

Walderes 05/08/2012

Rompendo as linearidades
Conheci essa obra graças ao prof. Dr. Magno Medeiros que, nos idos de 1998, retornava do doutorado na USP como nosso professor na Facomb, UFG, e meu orientador de trabalho de conclusão de curso (na época nem tinha esse nome). Como todo primeiro contato com uma obra de peso, o meu com Martin-Barbero provavelmente não foi de grande profundidade, nada por conta da obra, tudo por conta da minha capacidade limitada de entender com profundidade o que estava sendo proposto. De qualquer maneira, essa foi uma das obras que firmou meu gosto pelos componentes que complexificam o processo de comunicação e que nos convidam a escapar do simplismo da linearidade cartesiana "amissor-receptor" com suas muitas variáveis. Dessa leitura herdei, ainda, o interesse por decifrar a participação dos receptores, principalmente os tidos como mais vulneráveis, no processo de recepção ou de negociação de sentidos, para usar um termo de Stuart Hall.

Luana 23/10/2022

O livro fala muito sobre a teoria da receptividade e as escolhas recursivas da mídia para atingir seu público. Não cheguei a ler por completo o livro, mas ele tem uma linguagem fácil de ser compreendida.