Alice viaja nas histórias

Alice viaja nas histórias Gianni Rodari

Resenhas - Alice Viaja nas Histórias

Dan 12/11/2022

Bonitinho...
Pra ser sincero, comprei pra minha sobrinha. Mas tô há que ler antes de entregar pra ela hahaha.
O livro fala sobre uma menina que resolveu ler porque estava entediada e, de repente, caiu dentro da história....

Carina 11/09/2013

Ler é uma viagem
Apesar de o mote da história ser bem interessante (uma maneira de fisgar os pequenos para a leitura), o final do livro é um pouco decepcionante. Ficamos com aquela de sensação de "Mas já? E o resto, cadê?". Fora esta lacuna, a obra vale ser lida com a criançada - e as ilustrações desta edição são impecáveis.
Eduardo 12/01/2014minha estante
Eu senti a mesma coisa! Um uso apressado mote, não dando muito tempo para que o leitor associe a brincadeira e possa ansiar pelas próximas cenas (que seria o ideal, a meu ver). Como vc tbém disse, apesar disso é um livro mto bom. O Rodari é um excelente escritor - tem mtas histórias boas.

Gleiciane.Marques 14/12/2016

Alice no país dos intertexos
A faceta do livro Alice viaja nas Histórias, de Gianni Rodari e Anna Laura Cantone, consiste na beleza estética e intertextualidade. Deste a capa até a face posterior da obra é possível notar textos implícitos e explícitos, escritos e desenhados com delicadeza, que costuram essa narrativa contemporânea, tornando-a uma preciosidade da literatura infantojuvenil.
A princípio, percebe-se que a escrita com letra de mão estabelece uma relação de afeto com o leitor, humanizando-o. Em consonância, as imagens e suas cores constituem-se como verdadeiros estimulos à leitura, visto que são semelhantes aos desenhos de crianças, o que torna a obra mais pessoal e menos maquinizada.
Por conseguinte, observa-se alguns textos aparentemente ocultos. O próprio título da produção referencia Alice no País das Maravilhas, conto de fadas universal. Tal alusão pode também ser encontrada no decorrer da história como no trecho “Na terceira página, estava tão interessada que escorregou e caiu dentro do livro de cabeça e tudo”. Este fragmento menciona a passagem para o outro mundo de ambas as Alices, a moderna e a clássica.
Ademais, o nome que denomina a obra sugere outros textos por meio do vocábulo pluralizado Histórias. Junto a isso, percebe-se o jogo entre o texto verbal e as imagens. Ainda na capa, há a brincadeira entre a palavra viaja e o livro que Alice carrega, que se confunde com uma mala. Outrossim, a cestinha que a personagem leva na mão insinua o conto Chapeuzinho Vermelho e as maçãs, presentes também no verso do livro, tem uma parcela de conectividade com a história de Branca de Neve.
Igualmente subentendido, visualiza-se uma imagem que cita o conto Rapunzel. Esta é representada por Alice, uma princesa descontruída, ou seja, sem as longas tranças loiras e presa na torre pela chuva e não por uma bruxa má. Na mesma imagem tem-se a presença de corvos, porém, com novo sentido. Este pássaro é típico da Inglaterra e participa de Alice no país das Maravilhas. Contudo, em Alice viaja nas Histórias, os corvos perdem a negritude e ganham vivacidade ao serem coloridos de vermelho.
Por outro lado, há a explicitação de textos clássicos como A Bela Adormecida, Gato de Botas e Chapeuzinho Vermelho. Na obra de Rodari e Cantone ocorre a citação direta destes textos, como nos seguintes extratos: “(...) Bela Adormecida no bosque. Era Aurora (...)”, “Era o gato de botas, é claro!” e “(...) esperava ansioso para devorar Chapeuzinho Vermelho”.
Assim, seja através de intertextos diretos ou indiretos a produção Alice viaja nas Histórias se legitima como literatura infantojuvenil, pois além de seu valor estético, possui a qualidade e conteúdo que leva o leitor à reflexão e resgata suas memórias de leitura.

@esselivrotemhistoria (ig) 05/07/2021

Continuando as apresentações da série #giannirodari, livros que temos por aqui.

#desafiodacigarra2020/ @acigarraeaformiga.

?Alice viaja nas histórias ?Anna Laura Cantone @annalauracantone ?Biruta.@editorabiruta

Alice está  entediada. Chove, ninguém  pode descer, na TV só  programa chato. "Muito de má vontade",  Alice pegou um livro velho na estante.

Estava sonolenta na primeira página, atenta na segunda e quando se deu conta, "escorregou e caiu dentro do livro", ainda na terceira página.

Caiu nas botas de um príncipe  que veio acordar uma Bela adormecida; e então,  na página de baixo, onde o lobo esperava sua refeição com a roupa da vovozinha . Correu tanto que atravessou mais de cem páginas, e alguém pediu que ela dissesse que era governanta do Marques de Carabás.

Você  reconhece todas as histórias  ou precisa ler mais?

As delícias  de reconhecer todos os contos não  tem preço.

E nos faz refletir!

"Em pouco tempo poderemos ter o pesadelo de gerações que não  conseguem entender a literatura atual porque não conhecem os clássicos que a precederam ." Ana Maria Machado

#contosdefadas #chapeuzinhovermelho #gatodebotas #belaadormecida #dentrodolivro #livroinfantil #literaturainfantil #incentivoaleiturainfantil #maeleitora #maequele #leiaparaumacriança #leiaparaseufilho #livrosparainfancia #lij #esselivrotemhistoria #delivrodepresente #bebeleitor #formandoleitores #lerantesdesaberler #contarhistoria #leitura #experimenteliteratura #maede2 #childrenbook #picturebook #livroilustrado #literaturainfantojuvenil #livroilustrado

arthur 03/04/2024

Alice muito diva viajando entre as histórias
Nada melhor do que ler e se sentir na história
Li om minha irmãzinha e ela amou