A arte de pensar claramente

Rolf Dobelli

Resenhas - A arte de pensar claramente

1 | 2 | 3 | 4

kmilabk 18/12/2021

Livro incrível! Recomendei para várias pessoas.
O autor nos apresenta diversos vieses comportamentais de uma forma muito simples e de fácil entendimento. Pra mim, que estudo alguns desses vieses no ramo acadêmico, achei a explicação com uma linguagem muito clara e compreensível.
Para quem gosta, estuda ou apenas tem interesse em entender como nosso cérebro pode nos pregar peças e nos atrapalhar na hora da tomada de decisão, esse livro é uma ótima leitura.
Gostei demais!

Manymony 23/08/2023

"Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados"
Nosso cérebro não é infalível, muito longe disso. Na verdade, muitas vezes nos leva, de forma imperceptível, a cometer erros de julgamento e a fazer péssimas escolhas.
Sempre há formas diferentes de se encarar uma situação, e olhando por outros ângulos o que antes era um problema pode se mostrar apenas com um contratempo

Kika 20/11/2013

Ao contrário do tema, o livro não ensina a arte de pensar claramente. Apenas diz que em tudo que pensamos podemos estar errados. Frustrante.
Diego Lops 27/07/2016minha estante
Então você não entendeu mesmo o propósito do livro.

Carol 13/10/2017minha estante
Realmente você não entendeu o propósito do livro.

Bruno T. 04/04/2019minha estante
O livro expõe e descreve diversos "erros de pensamento", com o objetivo de ajudar o leitor a identificá-los em seu dia-a-dia, e, evitando-os, poder tomar decisões melhores. No seu caso, pelo comentário apresentado, isso certamente não irá funcionar.

Jim 17/02/2020minha estante
No posfácio,ele fala justamente sobre isso,a impossiblidade de "pensar claramente",sem falhas. Ele mostra como podemos minimizar os efeitos dos nossos pensamentos falhos.

Vinícius 30/11/2021minha estante
Pra mim esse foi o livro do ano, comecei vai ler a partir de uma dica de um amigo no Instagram.... A partir deste, já tive que fazer uma lista de muitos outros de grandes nomes citados no livro.... Muito bom conteúdo....

Caio Hernams 24/10/2021

Um livro para ser estudado com calma
O livro aponta 100 dos maiores erros de pensamento que nós temos diariamente, não só mostra quais são, como também explica por que pensamos assim, seja por questões biológicas, psicológicas, sociais ou até por causa da evolução da espécie. O melhor é que ele não apenas aponta, ele também nos mostrar como não cometer esses erros, é basicamente um guia para não cair nos erros de pensamento. O nome desse livro não poderia ser outro. Gostei muito, li "um capítulo por dia" e já estou reiniciando a leitura.

Kayõ 13/08/2021

A arte de pensar claramente é um livro de leitura bastante acessível, que trata dos viéses ou erros de pensamento que cometemos diariamente e indica maneiras diferentes de pensar, com capítulos curtos e com exemplos bem claros. Um bom livro, porém bem resumido.

Elaine cris 12/01/2021

Não é um livro de auto ajuda.
O autor reuniu exemplos e estudos, sobre 52 pontos de erros de pensamentos, decisão e comportamento, traz relatos e exemplos, que nos faz refletir sobre cada ponto.
Um daqueles livros para ler com calma, capítulos são pequenos, bom para ler um pouco por dia.

" Nunca julgue uma decisão com base no resultado - um resultado ruim não significa automaticamente que a decisão foi errada - e vice - versa"

eduardoin 01/02/2016

Uma lista de erros presentes em nosso dia a dia.
Com um título pra lá de dúbio, “A arte de pensar claramente” é um livro de base científica com texto muito acessível e organização muito simples: é uma lista com a uma série de erros de pensamento que cometemos todos os dias. Cada erro carrega consigo uma série de exemplos do dia a dia, facilitando em muito sua percepção em nossas vidas.

A seleção natural (responsável por sermos biologicamente orientados a rápidas tomadas de decisão) bate de frente com nossa sociedade (altamente complexa, com grande necessidade de reflexão, abstração e comparações), o que gera esse mar de erros em nossos processos intuitivos.

Longe de ser autoajuda, o livro de Rolf Dobelli é uma lista útil para todos os dias, quando somos confrontados com decisões que naturalmente não somos aptos nem treinados para tomarmos melhores decisões ou analisarmos da maneira correta. Para ler e reler. E reler. E reler.

Zaqueu 25/01/2021

Vieses heurísticos
São típicos erros de pensamento:

Viés de Sobrevivência
Ilusão do Corpo de Nadador
Efeito do Excesso de Autoconfiança
Prova Social
Falácia de Custo Irrecuperável
Reciprocidade
Viés de Confirmação (Parte 1)
Viés de Confirmação (Parte 2)
Viés de Autoridade
Efeito de Contraste
Viés de Disponibilidade
Argumento “Vai Piorar Antes de Melhorar”
Viés de História
Sorte do Iniciante
Dissonância Cognitiva
Desconto Hiperbólico

rhamses 27/01/2015

Um pouco exagerado para o que foi entregue
Pesquisando a vida do autor achei que encontraria alguma pessoa diferenciada no ramo que atua, ou então muito influente em determinado segmento, mas não foi isso que encontrei. O livro tem um promessa muito interessante, mas o desenvolvimento ficou perdido no meio do caminho, aonde no fim das contas eu acredito que ele errou mais do que acertou nas suas colocações.

Os capítulos são curtos e de fácil leitura, mas isso não é uma vantagem já que o autor propõem 100 exemplos diferentes para provar o seu ponto, sendo que muitos deles poderiam simplesmente ter sido retirados e outros tantos refazem as idéias de capítulos anteriores.

A parte positiva, no entanto, é que o livro é recheado de experimentos científicos que buscaram esclarecer certos comportamentos da nossa mente, e em alguns momentos até mesmo temos a oportunidade de realizar alguns desses testes para ver se somos assim tão diferenciados ou não. E claro possui um apêndice gigante com os links para as matérias originais desses experimentos, que é na realidade a melhor parte do livro.

Como todo livro de negócio, o autor parece querer provar que apenas o tema proposto foi responsável por praticamente os eventos mais significantes dos últimos tempos, caindo assim em um erro de pensamento que ele mesmo alertou que deveria se evitar.

Rapha 21/09/2021

Você tem que conhecer o que te faz errar
Em decisões que o risco e muito baixo, não vale a pena gastar energia com o lado racional do cérebro, Mas se você não utiliza o lado racional para tomar decisões que tem um alto risco você se f**e bonito. Mas esse livro não fica de enrolação, ele apresenta os nossos vícios e os nossos instintos em tomadas de decisão, que acaba nos prejudicando em nossos resultados. Por exemplo, o viés da confirmação: diz que tendemos a levar em consideração apenas as opiniões que concordam com o que já acreditamos, e não os fatos...

Bruno T. 04/04/2019

Para ler e reler
Se eu tiver que escolher alguns livros de cabeceira, este certamente seria um deles. São cem artigos (ou capítulos) curtos, de duas ou três páginas cada um, onde o autor, de forma leve e inteligente, identifica e descreve o que ele chama de "armadilhas do pensamento", que, se não forem evitadas, podem levar a decisões equivocadas ou ineficazes. Essa segunda versão do livro (capa vermelha) acrescenta aos cinquenta artigos publicados na primeira versão (capa amarela) mais cinquenta novos capítulos. Ótima leitura, para ser repetida várias vezes.

Rafael Augustto 01/06/2020

Me surpreendeu positivamente
Embora o autor seja muito crítico, nos passando a sensação que toda a forma nossa de tomar decisão é errônea, gostei da leitura. É provocativo, muitas vezes nossos cérebro, não acostumado a tomar decisões complexas, nos engana. E isso acontece pois desde a era paleolítica, tomamos decisões através da emoção e nós carregamos essa herança genética até os dias atuais. O livro é bem crítico, mas vale repensar o que é dito.

Dave.Christian 21/02/2022

Um guia de Vieses e erros de Lógicas Cognitiva
Um livro de cabeceira para sempre ser revisto que aborda rapidamente 100 tipos de vieses e erros de lógicas de pensamento para melhorarmos nosso forma de pensar.

Leonardo 04/11/2020

Um livro importante para compreendermos nossos padrões de pensamentos.
Um livro realmente incrível que nos faz refletir sobre os erros de pensamentos que temos, que durante nossa rotina se tornam tão habituais que acabamos não percebendo e agindo de forma mecânica e por vezes irracional.

Aqui Dobelli cita vários erros cognitivos, busca quebrar paradigmas fazendo os leitores ponderarem com um pensamento oposto ao que tem por hábito, em minha visão, isso é muito importante para conhecermos também opiniões e crenças contrárias as nossas, pois desta forma nossa mente se engrandece e ficamos mais tolerantes e receptíveis.

É extremamente esclarecedor e enriquecedor, o conteúdo tem embasamento científico, prova disso é a quantidade de páginas ao final do livro em que Dobelli mostra suas fontes de pesquisa.

Não direi o clichê “Leitura obrigatória”, pois, em minha opinião, não existe “leitura obrigatória”, todavia, em meu ponto de vista, aconselharia a leitura deste livro pela importância de termos consciência de nossos erros em padrões de pensamentos que adquirimos por “preguiça mental”.

Início: 27-10-2020.
Conclusão: 04-11-2020.

Bruno.Saraiva 21/02/2021

A arte de pensar claramente
A arte de pensar claramente.
Um livro sobre vieses, sobre cem erros de pensamentos que podemos cometer.
Gostei, conteúdo está totalmente de acordo com o que o título promete.
Um livro que merece ser lido e estudado, não entendi algumas coisas, outras não concordei mas, agora que tenho certo conhecimento destes erros de pensamento, passarei a prestar mais atenção e posteriormente podendo melhor avaliá-los.
04/2021

1 | 2 | 3 | 4