Todo dia

Todo dia David Levithan

Resenhas - Todo Dia

augusto.cerqueiraa 14/12/2023

Diferente
Esse livro é bom, é interessante a história dele, é diferente de todas as histórias que eu já li. Só tem alguns pontos que eu não gostei, achei que o final seria muito diferente, porque eu achei que em algum momento do final do livro, ia dar certo, que o personagem ia conseguir ficar em um só corpo, mas não, continuou a mesma coisa do começo. Então não é um livro que tenha começo, meio e fim, mas não, passa só um momento da vida em que ele se apaixona. Mas gostei dele, esss livro eu li ano passado, e ainda lembro de como foi bom ler ele.

ryan.rocha25 14/12/2023

Every day
Será que somos realmente definidos por nossa aparência física, ou nossa essência transcende as barreiras do corpo?

- "Dizeres" - spotify.

jguarino 06/12/2023

Esse livro me deixou instigada durante seu desenvolvimento. ver os desafios do A e sua ética sobre oq ele devia fazer, até q ponto ele deveria e podia ir. oq ele fez com o nathan fo totalmente irresponsável e teve suas consequências. essa experiência de vivenciar uma realidade diferente todo dia deve ser incrível e ao msm tempo assustador. nao criei uma alta expectativa para o final, mas achei muito morno em comparação ao q ja havia acontecido, um fim de repente, sem muita explicação.
eu gostaria de saber a origem do A, nao foi explicada.
Mandyliv 06/12/2023minha estante
Me incomodou tbm ñ terem dito a origem de A

Canoff 04/12/2023

E se você acordasse num corpo diferente todo dia? !SPOILERS!
Observação antes da resenha: Nomeei a personalidade como “Andrew” porque seria difícil escrever e ler uma resenha com o nome apresentado no livro (A). Portanto, quando menciono Andrew, refiro-me a A.

Desde a infância, um pensamento me acompanha e ressurge sempre que paro para refletir sobre a vida: e se eu pudesse trocar de corpo com alguém do meu círculo social por um dia? O que faria se tivesse acesso irrestrito ao corpo de uma pessoa com quem tenho contato diário? E se essa pessoa também pudesse usufruir da mesma oportunidade e tivesse acesso irrestrito ao meu corpo, à minha vida? Esse pensamento já me acompanhou em momentos de insônia, reflexão, tédio, mas nunca consegui encontrar respostas para ele. Acredito que não seja o único a ter pensado nisso ao longo da vida. Eu estabeleceria princípios morais? Definiria limites?

Em “Todo Dia”, de David Levithan, essa fantasia é desenvolvida de forma ímpar. “Andrew” é uma personalidade que acorda todos os dias em um corpo diferente e precisa seguir a vida da respectiva pessoa sem ser descoberto e sem alterar drasticamente sua existência. A maneira como David escreve o livro faz com que enxerguemos essa personalidade como um jovem de 16 anos, mas ao longo da história, ele incorpora meninas e meninos em diferentes realidades, com rotinas, opiniões, características e contextos familiares distintos. Andrew não tem uma sexualidade definida; ele age apenas conforme necessário, pois seu objetivo é passar 24 horas sem causar problemas e sem mudar totalmente a vida de seus hospedeiros, já que só tem o controle por um dia.

Para não ser descoberto, Andrew apaga todos os indícios de que a pessoa perdeu o controle de sua própria vida. No entanto, ao controlar Nathan, Andrew perde a noção das horas e precisa fazer com que Nathan durma antes que o dia termine, o que, devido à pressa, deixa resquícios. Após vários dias, diversos corpos e diferentes realidades, Andrew, agora como uma menina, recebe um e-mail de Nathan dizendo que lembra do que aconteceu e que irá descobrir o que aconteceu com ele. Isso resulta em reportagens por todo o país, blogs comentando sobre o “menino possuído pelo Diabo”, religiosos alimentando a notícia diariamente, e Andrew sem saber como amenizar tudo isso.

Um dos pontos importantes deste livro é que, por ser antigo, eu imaginava que não fugiria muito da heteronormatividade. No entanto, me deparei com Andrew incorporando jovens gays, bissexuais, trans e outras especificidades encontradas quando falamos em características humanas. Acredito, claro, que esses personagens poderiam ter sido desenvolvidos de maneira mais aprofundada, pois, pensando agora, parece que David quis forçar a inclusão de minorias, mas não se planejou adequadamente para isso. A escrita é fluida, a maioria dos personagens são bem construídos, os diálogos são muito bons e a forma como Levithan conduz a narrativa faz toda a diferença. Embora o livro não tenha tido um final esperado, consigo facilmente considerá-lo um dos melhores livros que já li. Não sei se a boa experiência se deu pelo fato de eu ter um certo contexto com esse pensamento, mas não posso tirar o mérito do autor em ter escrito um livro tão bom e com uma premissa tão única.
Gabi.Vicente 18/12/2023minha estante
Que resenha incrível! Conseguiu descrever exatamente essência desse livro, amei desfrutar dessa leitura também.

Iluvitoria 24/12/2023minha estante
Eu acharia q estava em biblioteca da meia noite

LorenzoRLima 04/12/2023

Não é todo o dia que você encontra um livro assim.
Um livro que abraça suas questões filosóficas de maneira maravilhosamente boa.

Todo Dia vai nos mostrar a jornada de A, um ser que todo o dia acorda em um corpo de uma pessoa aleatória, em busca de lutar por um relacionamento e por sua auto descoberta.

A medida que o livro avança e conhecemos melhor os personagens, o autor consegue nos fazer torcer junto com A que pelo menos uma vez, ele consiga achar um lugar para viver e seguir com sua vida.

O único ponto negativo que eu consigo apontar para esse livro, é que as vezes o par romântico do protagonista não consegue impedir a virada de olhos que suas atitudes acarretam, provavelmente entenderei melhor quando ler o segundo livro da trilogia.

A escrita do autor é cativante ao ponto em que conseguiu me tirar de uma ressaca que eu já vinha levando por um longo tempo.

Recomendo muito a leitura.

DAbora 04/12/2023

Um final coerente
Escrita leve e de bom gosto. Devo confessar que fiquei admirada como o autor decidiu o final da história: não tomou um caminho pré determinado e sugestivo, e colocou um dilema com pesos iguais, o que tornou a escolha de A certeira.

Adorei o fato de haver muitas reflexões ao longo da narrativa, e a construção do romance durante os muitos dias e contextos. Simplesmente, prende o leitor.

Os personagens foram escolhidos devidamente, e vi uma representativa social em cada um deles, tornando o desejo por ler cada vez maior.

Eu recomendo. Acredito que seja um dos meus livros favoritos.

Gatha2 04/12/2023

Lágrimas e choro
Se tem um livro que me faz chorar todo final é esse. Sempre que leio consigo ter uma perspectiva diferente das coisas, nada nunca é igual e ao mesmo tempo é idêntico.

O jeito como o A ama a Rhi aponto de abrir mão desse amor pra que ela viva, nossa, isso mexe de mais comigo. Ele se deixou ser infeliz para que ela possa ser feliz.

gabyencantada 02/12/2023

Muito criativo
Esse livro é incrível de bom, me tirou da ressaca literária!! eu poderia citar tudo que gostei, mais infelizmente não consigo fazer isso sem dar spoiler. Eu recomendo a leitura. Fluir de jeito leve, foi muito gostosinho de ler!=)

Naara.Brum 29/11/2023

Ainda bem que terminei, tava arrastando essa leitura. Particularmente não faz o meu tipo de leitura. Talvez por isso não tenha me dedicado tanto. Que looping infinito

Nubia76 21/11/2023

"Perguntas sem resposta podem te destruir. Siga em frente.?
Como pode esse livro ter ficado tanto tempo na minha estante, ele me fez refletir sobre tantos assuntos.

Pelo personagem nascer cada dia em um corpo é contado a história de diversas pessoas, mas não de uma maneira rasa e cotidiana, quando ele abriga um corpo ele consegue ver todas as memórias, não vou dizer que todos os dias são baseados em traumas profundos, mas teve dias descritos com tanta intensidade que eu realmente me envolvia com os sentimentos e as histórias (não só do corpo abitado, mas também o do personagem que sempre acaba descrevendo como se sente em relação a nascer cada dia em um corpo), e apesar de tudo a autora ainda conseguiu envolver um romance cheio de drama e paixão.

Se eu não tivesse grifado tantas frases, colocaria todas aqui.
Realmente indico muito esse livro e espero que ele te cause o mesmo impacto que causou em mim.

Beca 02/11/2023

Falta algo..
Trás ótimas perspectivas de vida dos jovens que existe, faz você sair da sua bolha. Eu sinceramente amei conhecer a história das pessoas que A era por um dia. Mas não gostei muito de Rhiannon, achei ela bem chatinha e egoísta em alguns momentos.
O livro em si é muito bom mas não responde dúvidas que você tem durante a leitura, por exemplo: qual é a origem e o propósito de A?

Morenah 27/10/2023

Impressionada
Já tinha visto o filme, não esperava que o livro me trouxesse tantas sensações, adorei a narrativa, o autor realmente me fez entender o personagem em sua essência. Fiquei de cara com esse final, pretendo ler o resto da saga , realmente mt bom.

Drielly15 24/10/2023

Perfeito?
É uma história tão envolvente, os personagens são tão incríveis, o David Levithan escreve tão bem. Tudo é perfeito.
Me diverti e me emocionei.
Este livro aborda tanta coisa importante, não de uma forma profunda, mas simples, como o A vê tudo e como deveria ser.
É um livro que acho que todo mundo deveria ler.
Simplesmente amo esse livro?
Amei a primeira vez que li e continuo amando?.

Leticiasoaresu 22/10/2023

"Eu sou eu, sei que sou eu, mas também sou outra pessoa"
"Todo dia" é um livro leve com uma grande sacada como premissa, a ideia de ser todo dia uma pessoa diferente traz reflexões sobre os corpos, os gêneros, preconceitos, a ideia de não pertencimento, entre outras coisas. O final dá um gostinho de quero mais.
Vi que tem um filme na prime video inspirado no livro, acho que vou assistir.

PamAlvesBooks 22/10/2023

Muito interessante e criativo...
É uma história que explora temas como identidade, amor, empatia e diversidade. O autor consegue nos fazer sentir a angústia e a esperança de A, um ser que acorda todos os dias em um corpo diferente. A cada capítulo, conhecemos uma nova pessoa e uma nova situação, o que torna a leitura dinâmica e envolvente. O romance entre A e Rhiannon é o fio condutor da trama, mas também o ponto mais fraco, pois se torna um pouco repetitivo e bem superficial. Eu gostaria de saber mais sobre a origem e o propósito de A, e como ele lida com as consequências de suas ações nas vidas das pessoas que ele habita. Acho que o livro levanta questões importantes e nos faz refletir sobre o que nos define como indivíduos e como nos relacionamos com os outros.