Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Marcela115 22/02/2024

Perfeito
Que livro bom, li ele em um dia. Amei os personagens amei que do nada eu amei um personagem e 10 páginas depois eu odiava o mesmo personagem.

nico.angelis 21/02/2024

Finalmente li esse livro!!!! eu lembro quando todo mundo falava dessa trilogia antigamente no booktube, mas acabei nunca lendo na época.

é uma história legal de acompanhar, com fórmulas que eu gosto pra uma fantasia jovem. o plot twist foi previsível, mas é interessante, querendo ou não.

algumas coisas são meio corridas, algumas explicações são mal dadas, mas ainda me diverti na leitura, é um universo bem legal. estarei lendo os outros dois livros em breve!!

Matheus656 21/02/2024

Ótimo inicio de saga
Achei incrível como que a autora consegue criar toda uma sociedade e sistema de magia completamente único. O grishaverso ganhou meu coração aí

Rebeca1409 20/02/2024

Razoável
O mesmo de sempre.
É aqueles que vc lê só por ler mesmo!!!
Achei o plot twist fraquíssimo e muito previsível, mas não posso deixar de destacar que foi uma leitura muito boa, tanto que li esse livro em 2/3 dias!!!

theoca 20/02/2024

Eu esperava mais.... Eu gostei muito do propósito do livro e da história em si, mas achei o desenvolvimento meio fraco... E tirando que os personagens são meio chatos, principalmente esse Maly que é insuportável e quase parei de ler por causa dele...
Esse final foi bom, mas foi como eu disse, esperava bem mais r estou me questionando se vale a pena ler o segundo livro...

Lyly Shih Tzu 19/02/2024

Meh, chato
Eu já n esperava grande coisa dele, além de eu ter já visto a série achei a Alina chata, o Maly pior ainda, realmente na serie oq salvou foi os crows, a história em si n é mto cativante quanto six of crows (n é nem uma comparação justa, e assim, nem queria ler ela só li sombra e osos pq eu comprei o king of scars e descobri q precisava ler a saga pra entender o King of Scars, a Zoya mal apareceu, teve oq 3 cenas dela? Ou menos. Oq salvou o livro foi o Darkling.

Ghost Boy 19/02/2024

Gostei bastante da história, e dos personagens principais, quando vc menos espera tem um plot te esperando e como eu sou paranóico não me deixei levar pelos sorrisos bobos sksks mau posso esperar pra ver o que vai ser desses dois ?
Nanda.Lourenco 23/02/2024minha estante
Eu tive esses sorrisos bobos kkkk

Gaby 19/02/2024

Mano mano mano, só sei que nada sei, PASSO PANO SIM PARA MEU VILÃO FAVORITO AMO MUITO AQUELE GOSTOSO, diferente de quase tudo que eu já li, gostei, mas não me pegou tanto

Gabriela 19/02/2024

Ainda não sei muito bem o que pensar sobrs esse livro, ele me prendeu na história desde o começo da leitura, acho que as coisas acontecem bem rápido.. algumas poderiam ter um desenvolvimento um pouco mais detalhado mas ok porque dá pra entender bem, é um caos a maior parte do livro e espero que o segundo seja bom também porque esse final ..

alivoir 18/02/2024

É bom mas tem seus problemas
Gostei do universo por detrás da história, por mais que seja uma fantasia que segue uma fórmula pronta e não tenha nada de tão surpreendente. Acho a Alina uma protagonista muito ?morna? mas espero que essa seja justamente a intenção da autora, para que ela cresça conforme os livros e o leitor se sinta parte disso. O casal principal é sem graça, faz com que quem leia entenda que se gostam mas não há justificativas pra isso, sendo que a graça de um romance é justamente acompanhar o desenvolvimento dele. No caso de sombra e ossos, nós apenas temos de ?engolir? que a Alina gosta do Maly e pronto, o que dificulta o processo de criar um apego pelos dois juntos. Já sobre o Darkling tenho pensamentos muito tendenciosos (já que eu automaticamente lembro do Ben Barnes e isso mexe com a minha capacidade de raciocínio) mas é um personagem interessante, me apeguei a ele e me senti uma boba depois (mesmo sendo previsível). Estou curiosa para entender de fato a história do passado dele.

Acho que 3 estrelas é justo. Um livro bom que eu acho que tem potencial para melhorar.

Malu 17/02/2024

Legalzinho e só
Comecei a leitura com as expectativas extremamente baixas, pq não vejo muita gnt falando bem desse livro e posso dizer q superou um pouquinho essas expectativas, mas bem pouco kkkkkkkk

Sombra e Ossos é basicamente mais do mesmo de várias fantasias: aquela protagonista boba e ingênua que não conhece os poderes que tem, mas qnd descobre, passa a praticar e fica super poderosa pra derrotar um vilão que quer destruir todo mundo.
Pra mim essa é uma fórmula ruim? Não, mas no caso de Sombra e Ossos acho que falta desenvolvimento e algo que te faça ficar realmente envolvido com a história, a protagonista e os demais personagens.
Além disso, gostaria de conhecer mais detalhadamente sobre o passado da Alina e do Maly quando crianças, já que nos momentos que a autora faz isso é de forma rasa e não me convenceu em nada sobre amizade tão grande e dessa ligação tão forte que o livro quer passar que eles tem.

Em resumo, é um universo legal e com potencial, mas que os pontos fortes, como a construção de mundo e as divisões dos Grishas, foram pouco retratados, deixando que a história seja mais do mesmo e não gere tanta emoção no leitor.

P.S: acho que ter assistido a série antes fez esse livro perder um pouco a magia pra mim, então não recomendo ver a série primeiro kkkkkkk

Mary 17/02/2024

Gosteiii
Achei bom, nao o melhor livro do mundo, mas gostosinho e fácil de ler, nao sei o que dizer sobre, uma fantasia bem levinha e de boa

B.Dias 16/02/2024

Apenas surtei!! Confesso, que por conta da nota geral do Skoob, comecei a ler com um pé atrás e fui surpreendida e me vi completamente envolvida. Temos aqui aquele clássico da garota invisível se tornando a heroína (ou crisha, nesse caso) mais poderosa, e vamos acompanhando sua jornada de desenvolvimento, de descobertas de seus poderes, de saber em quem confiar. Enfim, gostei muito!

Rebeca Dccv 15/02/2024

Vale muito a fama que tem...
Gosto bastante de livros de fantasia e esse é um daqueles que guardamos boas lembranças quando os anos passam. Ele traz uma sensação de imersão , de estarmos ali no momento da leitura, vendo a história acontecer. O mundo que a autora criou é muito bom, cheio de detalhes e uma ótima organização. Os personagens são interessantes e o enredo não é previsível. O começo não é lento e nem demora para gostarmos dos personagens. Foi difícil tentar ler devagar.

Akta 14/02/2024

Um plot legal
Eu estava com saudades de lê fantasia, e tinha esquecido o quão difícil é decorar nome de mundo ou seres novamente, a protagonista é clássica, não sabia que tinha poderes e o desperta
Um melhor amigo legal
Um moreno sombrio
Aquele bom clichê, mas te e 2 momento de plot twist que me fizeram devorar o livro no mesmo dia, só acabando de madrugada, eu gostei, irei continuar