Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Rauta 10/07/2021

Bem melhor do que eu pensava
Eu realmente pensei que seria apenas uma fantasia aborrecente (vulgo adolescente), de fato é, mas me surpreendeu por não ser aquela coisa chata, sabe? Gente eu li esse livro mais rápido do que eu estava planejando, eu li 200 pág em 2 dias e parece que a minha cabeça vai explodir kkkkkkkkkkk.
É um livro INCRÍVEL, PERFEITO, SENSACIONAL? Não. É fantasia que estamos acostumados, não tem nada muito diferente do que já existe pelo simples fato de já ter MUITA coisa sobre fantasia, então, pra criar algo inovar é difícil demaaaaais. Só que isso não quer dizer que o livro é ruim, muito longe disso! Eu gostei bastante da escrita da Leigh, mesmo com ela indo direto ao ponto as vezes e eu ficando "eita deus, isso aqui rolou muito rápido", eu achei uma escrita interessantíssima!! Eu estou acostumada a coisas bem detalhadas e etc (inclusive é um estilo de escrita que eu gosto bastante), e descobri que eu não preciso necessariamente disso pra achar um livro bom.
Têm MUITAS coisas diferentes da série e eu fiquei boquiaberta, porque eu gostei muito da série e pensava que iria aparecer o pessoal do Six of Crowns nesse livro mesmo, mas isso não rolou e eu fiquei confusa kkkkkk. Mas é aquele velho papo né, nunca comparar o livro com a adaptação. Mesmo assim, nenhum dos dois é ruim (tanto a série quanto o livro), gostei de ambos e quero ler mais coisas da autora e tô doida pra completar essa trilogia Grisha pra poder ir para a duologia de Six of Crowns, parece ser um universo interessante, e olhem que o que eu mais odeio são universos enormes (beijos Cassandra Clare, provavelmente nunca a lerei) mas me deixou bem interessada.

Tainá 12/04/2021

Que livro
Eu nem sei o que dizer desse livro, que leitura prazerosa, e que início para uma trilogia. Meu único problema foi a relação do Maly com a Alina ser tão mal explorada, mas foi uma coisa tão mínima em comparação com o quanto eu gostei do livro, que eu achei que não valia tirar estrela. Surto atrás de surto e já desesperada para ler o segundo volume.

gi 15/09/2021

superou minha expectativa
Vi muita gente falando mal da trilogia, dizenro que os livros eram ruins, e por isso eu comecei a ler com a expectativa muito baixa, esperando pouco do livro, que no fim acabou me surpreendendo.
Eu assisti a série antes, então não teve aquela emoção conforme as descobertas apareceram, e apesar de algumas coisas não terem sido bem explicadas ou relacionadas, o livro não deixa a desejar e pra mim a leitura fluiu bastante.
Manu 15/09/2021minha estante
Esse primeiro é muito bom,o q quebra tudo é o segundo

cattleya 15/09/2021minha estante
o segundo foi o que me matou kkkk não consegui ler até hj e sobre a série não consegui ver, achei o livro melhor kkk

Dani 15/09/2021minha estante
Ah o segundo é ruim que dói, mas vale a pena pelo terceiro e a duologia dos corvos

Cass 15/09/2021minha estante
Rlx piora com o tempo

Manu 15/09/2021minha estante
Eu fiquei três meses lendo o segundo ,mas o terceiro eu li em dois dias, vale a pena

Ingrid Almeida 15/09/2021minha estante
o primeiro livro eh bom, o segundo decai e o terceiro finaliza de uma forma meio ruim kkk mas eu tive uma boa experiência, espero q vc tbm tenha :)

Giovanna 21/04/2021

Legal
Foi legal, amei escutar por áudio book, me falaram que ia ser confuso, mas nem foi. Gostei, nada demais, fiquei chocada algms vezes, não é ruim não, é bom.

gabxviana 16/09/2021

eu sinto amor e ódio pelo darkling, meu deus, que homem GOSTOSO.
gostei muito do livro, e achei que foi uma ótima forma de começar uma série, pretendo ler os próximos

Gab¡ 20/03/2022

JÁ SABIA QUE ERA FAV ANTES DE LER
Eu já sabia que seria um favorito antes mesmo de ler. E eu não estava enganada.
Eu sempre via pessoas falando, "O primeiro livro é ruim"mas se isso é ruim... Eu não sei o que seria o bom, porque isso foi INCRÍVEL!!
Perfeito do início ao fim.
Não teve nenhuma daquelas partes paradas, sabe, aquelas chatas e tal, era sempre alguma coisa acontecendo e tudo mais. Se eue parar para lembrará, provavelmente teve algumas partes mais calmas, mas nada chato e parado.
Esse é aquele livro que quebra o coração. Você se apaixona e pensa, "ah, mas esse não é o primeiro casal do livro né?" Mas era. (pelo menos foi o que aconteceu comigo...)
Plot: I-N-C-R-I-V-E-L
Evolução dos personagens: I-N-C-R-I-V-E-L
Auto aceitação: já disse e repito. I-N-C-R-I-V-E-L
Esse livro foi, simplesmente P-E-R-F-E-I-T-O
Não tenho palavras para descrever como eu amei ele desde o primeiro capítulo.
Simplesmente, leia.

??ã? ?á ???? ?? ?????? ?? ??? ?? ???????. ? ????? ??? ???ê ????? ??????? ???? ??? ?? ????ã?.?
Kai 21/03/2022minha estante
Continua amg. O segundo mesmo o plot sendo bom, tem uns probleminhas (kk vc vai ver), mas o terceiro é incrível. Uma trilogia que todo mundo falava que era ruim, mas valeu mt a pena

mirianbezz 21/08/2022minha estante
Esse livro é perfeito juro!! Um dos meus favs

izzystorm 02/02/2021

Sombra e Ossos - Resenha #36

Eu achei genial a forma como a autora me jogou nesse universo de Grisha, sem saber necessariamente nada, mas também sem explicar direto tudo. Isso me fez sentir confusa junto com a Alina, ao ser jogada em uma posição inesperada. Gostei muito como o universo foi construído e explicado, de maneira gradual e preenchendo vários sentidos – me deu vontade de ver as comemorações importantes, escutar as músicas e experimentar as comidas regionais.

Amei demais acompanhar a Alina explorando os seus problemas internos, aprofundando-se em seus estudos e se autodescobrindo; o que por consequência me gostar bastante da personagem ao mesmo tempo que me fez entender mais sobre a hierarquia dos Grisha e como isso funciona. Inclusive, achei lindíssimo os kefta e a identificação a partir das cores das roupas e seus respectivos bordados.

O Darkling e o Maly tiveram desenvolvimentos legais e me surpreenderam durante a história. Os personagens secundários são muito divertidos e tem trejeitos bem característicos; Genya, Baghra e Botki me deixaram muito imersa no período em que são apresentados na história.

Sombra e Ossos, pode ter seus clichês, mas me imergiu na história de uma maneira maravilhosa e me divertiu a beça.

(fiquei muito curiosa inclusive para ler mais sobre mitologia e cultura russa)

Invisiblesclara 01/04/2021

???
Eu adorei esse livro, achei que ele trouxe una boa introdução pro grishaverse e tudo mais.

Em relação aos personagens, minhas favoritas são a Alina e a Genya; apesar de tudo oq rolou o darkling é exatamente quem eu pensei que ele fosse, então é..... Apesar de não concordar com as ações dele e querer bater nele eu ainda gosto dele, acho ele um bom personagem e que ele tem potencial, porém meu senso crítico é de uma porta então tomem suas próprias decisões

Daniela 03/04/2023minha estante
Six of Crows e King of Scars são bem melhores, com personagens muito mais cativantes

_izz.1d 03/04/2023minha estante
sendo bem honesta, gosto mais do darkling que do maly e da alina

eufontinele 03/04/2023minha estante
oi, pode curtir minha última publicação

Daniela 03/04/2023minha estante
Sim, o Darkling é mais interessante que o Maly

camila1326 04/04/2023minha estante
Maly não é interessante nem aqui e nem em Marte kkkkkkkk

Lary 23/01/2021

eu achei que não iria gostar da história de tanto que me falaram coisas negativas e que eu deveria pular mas gostei bastante da história, bem diferente do que eu já li e me prendeu muito até porque eu queria ler pra assistir a série, gostei bastante

iamdudis 12/02/2022minha estante
Eu não gosto mto da saga grisha. A melhor de todas pra mim é Six Of Crows

Mariane 12/02/2022minha estante
Vi que muitas pessoas (a maioria) preferem essa duologia, dizem ser muito melhor, quero ler six of crows logo.
Mas você não gostou por quê? Teve algo a ver com o final da Alina? Comecei o livro gostando dela, mas ela acabou se tornando uma protagonista ben cansativa, iniciei Sol e Tormenta faz poucas horas e estou enrolando um pouco, muito chatinha... o vilão, no momento tem prendido mais minha atenção que os demais personagens kkkkk

iamdudis 12/02/2022minha estante
Sim, comigo a mesma coisa. Meu problema nessa série é a questão do casal mesmo, não gosto do Maly. Não gosto que ele tenha medo e ache o poder da Alina opressivo. Eu também acho um tanto fraco de enredo. A Alina se torna muito cansativa também. A melhor coisa nessa série é a Nina, Nikolai e o Darkling.

Six Of Crows tem 6 pontos de vistas muito bem distribuídos, bem objetivos e complexos. Também tem representatividade o que foi o melhor.

Dá para ler Six sem ter lido a Grisha é q eu indico.

Mariane 13/02/2022minha estante
Pelo pouco que vi nas interações de Maly e Alina notei isso que você disse. Ele oprime o poder dela, e o pior de tudo: ela permite!

E sobre o ler SOC antes da trilogia, eu até pretendia passar a frente, mas comprei o box em uma promoção e me dá pena ter gasto dinheiro nele e não o ler nunca, será isso que vai acontecer se eu passar soc na frente desses. Já comecei, então vou me sacrificar e terminar a trilogia mesmo kkkk Pelo menos vou ter um pouco mais do Darkling, conhecer o Nikolai e essa Nina que você citou.

É muito bom saber que Six of Crows é em terceira pessoa e tem 6 pontos de vistas! Livros em primeira pessoa geralmente decaem no meu gosto pessoal ao longo da leitura, ficou saturada com só um ponto de vista único da protagonista e seus devaneios chatos.

O Nikolai é o Príncipe caçula (que as más línguas dizem não ser filho legítimo do rei) citado no primeiro livro, certo? Ele ganhou um livro traduzido agora pela Minotauro, vi muita gente se referindo a ele como "o reizinho de Ravka", fiquei curiosa, ele deve ter sido um grande personagem para ganhar uma duologia só dele

iamdudis 14/02/2022minha estante
Nikolai foi o melhor personagem da saga grisha Ahahahahah, nem precisava de muito também.

Eu só indico ler SoC quando a pessoa não pegou ainda pra ler os livros da Leigh, mas como tu já leu o primeiro, o ideal é terminar.

Só me corrigindo não é a Nina que gosto em Sombra e Ossos, é a Genya. Nina é do SoC.

Não espere muito do Darkling queria q ele tivesse sido bem mais explorado no livro, mesmo sendo vilão.

Mariane 15/02/2022minha estante
Ah, eu não espero muito do Darkling não, já imaginava que ele seria deixado de lado, afinal, ele OFUSCOU o protagonismo do Maly, apesar dele ser o grande vilão.
Não é a toa que os pôsteres são da Alina e do Darkling e não da Alina e Maly abraçados ou algo do similar.

O Nikolai foi uma ótima surpresa, tem suprido um pouco a carência que a presença do Darkling faz.

Genya é maravilhosa, pena que também está sendo deixada de lado na sequência... espero ver mais dela no último.

Leticia 01/02/2021

PARA SURPREENDER
Menina esse livro é tiro porra e magia e traição pra todo canto, SIMPLISMENTE impossível não se envolver com a história e não se sentir apegada com a protagonista, para quem ama fantasia esse livro é uma preciosidade! IMPOSSÍVEL expressar o quanto eu amei a mitologia a trama e os personagens. Recomendo! Essa autora é impiedosa e incrível... talvez incrivelmente impiedosa? Impiedosamente incrível?!. AMBAS! COM CERTEZA, essa mulher não escreve ela abre um portal. Eu amei amei amei demais esse livro e saber que vai lançar a série agora em fevereiro de não me engano torna tudo ainda mais entusiasmante!.

Laura 01/05/2021

Sombra e Ossos?
Alina Starkov, uma órfã que trabalha como cartógrafa para o exército. Quando seu regimento resolve fazer uma viagem a Dobra das Sombras, um lugar repleto de escuridão e criaturas perigosas, seu grupo sofre um ataque e ao ver seu melhor amigo Maly ser atacado, Alina perde o controle e descobre ser uma Grisha. Uma grande reviravolta em sua vida! A protagonista é então levada para o pequeno palácio, onde deverá aprender a ser uma Grisha e a conviver com os mesmo e aprender a usar seus poderes recém revelados.

Pelos olhos de Alina, vemos seus medos, suas ambições e seus desejos. Acompanhamos o desenvolvimento de sua nova vida e aprendemos juntos a personagem sobre esse novo e desconhecido mundo. Darkling, outro personagem fundamental a história e muito bem desenvolvido. Um caráter mais sombrio e misterioso que nos leva a ficar ainda mais curiosos e intrigados. As revelações e reviravoltas me deram tapas na cara e estou anciosa para saber o que vai acontecer com Alina e os outros personagens nos próximos livros!

Obs: achei uma vibe muito parecida com o primeiro livro de A Rainha Vermelha, mas isso não tornou o livro menos interessante ou intrigante!
ely 01/05/2021minha estante
quero muito ler esseeee