Marcelo, Marmelo, Martelo

Resenhas - Marcelo, marmelo, martelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

jotaefesanchez 24/01/2021

Vivências infantis
Leitura leve para crianças, com linguagem bacana e descontraída. Uma boa opção de literatura infantil brasileira, com situações divertidas do cotidiano vivenciado pelas crianças.

Cinara... 30/01/2021

"E agora, naquela família, todo mundo se entende muito bem.
O pai e a mãe do Marcelo não aprenderam a falar como ele, mas fazem força pra entender o que ele fala.
E nem estão incomodados com o que a visitas pensam..."

Como seria maravilhoso se os pais tentassem entender o que os filhos estão tentando falar! ?
Outra leitura super nostálgica!
Juliana 31/01/2021minha estante
Uau!! Li este livro quando eu era beeeem novinha, muito legal!!

Cinara... 31/01/2021minha estante
Eu também Juliana agora matei a saudade ?

Fernanda 01/08/2022

Encantador
O que falar da Ruth Rocha? Uma das melhores escritoras de livros infantis e uma mulher forte e carismática. Esse foi um dos meus primeiros contatos com a leitura e guardo com muito carinho esse livro.

RicXand 01/05/2021

Infância
Lembro de ter lido esse livro na escola quando era criança. Isso a mais de 30 anos atrás. ? São três histórias.

Lore.Petraccone 17/05/2021

Livro de 3 estórias
Este livro é dividido em 3 estórias: Na primeira, cujo título é ?Marcelo, marmelo, martelo?, conta-se a estória de um menino que é curioso e cria suas próprias palavras. É muito legal as palavras que ele inventa. O problema é que, às vezes, isso causa dificuldades na comunicação dele com as outras pessoas.

letição 15/04/2021

Marcelo, marmelo, martelo
Esse livro marcou minha infância... li e reli milhares de vezes de tanto que amei.
É uma leitura leve para crianças, cheio de ilustrações maravilhosas, uma linguagem fácil e cheia de ensinamentos e situações que passamos nessa fase.

Alinny 16/10/2010

Mamãe, por que o mar não derrama?
Marcelo é uma criança que vive aparentemente aquela fase que todo adulto acha chata: a idade dos porquês. O diferencial é que Marcelo faz uma revolução em sua casa. Decide viver e dar nome as coisas seguindo o seu próprio critério lógico. Eu nem lembro exatamente quantos anos eu tinha quando li este livro. O fato é que eu ainda estava sendo alfabetizada. Eu li e o re-li muitas vezes. Foi o primeiro livro a marcar minha vida! Se hoje, minha personalidade é questionadora e pouco passiva, é porque li Marcelo, marmelo, martelo quando criança.
Ludmila 28/05/2014minha estante
Você mitou no seu comentário, eu penso o mesmo a respeito do livro e o li quanto tinha pouquissima idade também hehe

Tarciso.Rabello 12/07/2016minha estante
O mesmo comigo! Li esse livro qnd era muito muleque. E não esqueço a palavra que ele inventa "biriquitote xefra". rsrs...

Vanna 28/03/2020minha estante
Como que começo a ler?

P H 18/04/2021minha estante
E né

anaclaraleitegomes 20/04/2023

Marcelo desde de cedo Linguista
?Eu achei esse livro bacaninha, é um dos primeiros do Ruth Rocha que li. Esperava mais, acho que foi mais uma coisa para passar o tempo mesmo e incentivar a leitura para crianças.
?Marcelo é uma criança cheia de peripécias que gosta de estudar a língua e questionar porque as coisas são o que são.
?Achei interessante

Lili 31/05/2020

Esse livro foi uma indicação da minha professora de psicologia da faculdade. No qual me recomendou para usar na minha atuação na escola, pois o meu projeto de intervenção era sobre o reconhecimento das palavras. Esse livro contra três historias: Marcelo, um menino curioso que desafia a origem das palavras, de Gabriel e Teresinha que descobre a identidade nas diferenças, e por último a história de Carlos Alberto, que descobre que o egoísmo e arrogância não nos leva a seres completamente felizes, apenas solitários.

É um livro interessante, de escrita simples e perfeito para ser lido para crianças. Inclusive, é um livro escrito pela rainha da literatura infantil brasileira.

Clube Tripas 19/07/2020

Páginas: 64
Avaliação: Adorei (5/5)
Mês: Abril/20
Bibliotecária: Beatriz Silva Curti/ Bebedouro -SP
O livro traz uma abordagem super bem humorada com três histórias que relatam comportamentos comuns em crianças: "Marcelo, Marmelo, Martelo", "Teresinha e Gabriela" e "O dono da bola".
A história que dá título ao livro, conta sobre um garoto que questiona o nome de tudo. Ele defende a ideia de que as coisas deveriam ser chamadas pela sua função ou característica concreta. A princípio seus pais não concordam, por receio de que o menino não seja compreendido e não consiga interagir com as pessoas. Mas, após uma situação inusitada, cedem quando percebem coerência nos argumentos do garoto. Neste sentido, o enredo pontua algo importante, como por exemplo o fato de que os adultos não estão sempre certos, portanto não são donos da verdade.
A segunda narrativa fala sobre duas meninas que são muito diferentes e que são comparadas pelos amigos o tempo todo. No entanto, de uma forma surpreendente acabam aprendendo muito uma com outra.
A terceiro conto tem Caloca, o Carlos Alberto, menino mimado que não sabe lidar com as frustrações, mas que percebe que a vida é muito mais legal quando temos amigos.
O livro é divertido, ensina por meio de exemplos cotidianos e estimula a criatividade.
Tive o prazer de desfrutar dessa leitura diversas vezes quando ganhei este livro de presente de duas amigas em meu aniversário de 6 anos. Me lembro que em muitas ocasiões me imaginei no lugar dos personagens.
Atualmente tenho relido inúmeras vezes, principalmente a pedido de minha sobrinha, especialmente a história do Marcelo. Às vezes brincamos de trocar o nome das coisas, dar a elas o nome de sua função. E como é gostoso! A diversão dura horas!

site: https://www.instagram.com/p/B_LjfpNj7ZW/

Joyce.Recco 19/04/2022

Clássico e maravilhoso!
Tão gostoso reler clássicos com os filhos. Esse livro encanta novas gerações e aquece o coração dos adultos. Diversão para a família toda!

Adriana Scarpin 02/03/2021

Em honra dos 90 anos de Ruth Rocha
O que mais gosto desse livro são os pequenos exercícios ao final de cada um dos três contos, como não bastasse a identificação no decorrer da leitura, a criança é estimulada a exercitar a imaginação na escrita, o que torna tudo mais interessante para uma leitura ativa.
Plus: Marcelo é o Retrato do Artista enquanto James Joyce criança.

Duda1576 14/10/2021

Li esse livro quando era criança e reli agora com meu irmão
Li esse livro quando era criança e agora reli com meu irmão. São histórias infantis divertidas e que falam de forma sutil sobre criatividade, inveja e arrogância. Indico para as crianças (é um livro com muitas ilustrações, então facilita para os pequenos) e para quem gosta da literatura infantil.

BY: @estacoesliterarias

Nallanda 26/06/2021

eu amava

Beatriz 30/04/2022

OUTRO LIVRO QUE MARCOU MINHA INFÂNCIA PELA CAPA.
Nem sei oq falar não, a história é legal e trás uma boa mensagem, apesar dos pais não entenderem muito bem Marcelo aprenderam a conviver com isso, não sei se exatamente da maneira correta mas achei ok.
(Sdds de quando achava q a Ruth Rocha era um pseudônimo secreto da amiga da minha mãe que se chamava Ruth kkkkk).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6