O Rei que não sabia de nada

O Rei que não sabia de nada Ruth Rocha

Resenhas - O rei que não sabia de nada

Jose Guimaraes 31/03/2011

Um rei que esquecia seus súditos
Imagine um rei que era enganado o tempo todo pelos seus ministros.

Eles colocavam painéis pintados com figuras alegres por onde o rei passava. Assim, ele pensava que todos os moradores da cidade estavam felizes.

As plantações eram bonitas. As casas eram bem construídas. Tudo só nos painéis.

Pois era só fachada.

Mau 12/09/2021

Infelizmente decepcionante :(
A Ruth Rocha em si e uma grande autora, mais esse livro me decepicionou.Mesmo sendo aqueles livros bem carrinhos esperava mais.

Carina 10/09/2013

História bem contada
O livrinho infantil é bastante interessante: uma fábula simples, mas que consegue trabalhar com conceitos difíceis, como justiça, governo e liderança.

Clau Melo 22/02/2023

O Rei que não sabia de nada...
Literatura brasileira, São Paulo/SP. Infantil.
O rei que não sabia de nada é um dos três livros que a Ruth Rocha escreveu sobre reis. Assim como nos outros dois, O reizinho mandão e Sapo vira rei vira sapo, ela tratou, com aquela graça só dela, temas para lá de cabeludos, mas muito importantes, como poder e democracia.
Mas vamos ao que interessa, ou seja, a história. Um rei nomeou seus ministros para ajudá-lo a governar, porque na verdade o rei não queria era fazer nada. Esses ministros, por sua vez, puseram uma máquina para trabalhar, porque também não queriam pegar no batente, não. Porém máquina é máquina, e essa foi dando defeito atrás de defeito e pouco a pouco o país foi virando uma bagunça.
Uma hora eram os semáforos que ficavam parados no vermelho; outra hora era o jornal, que em vez de ser impresso, era picotado; sem falar nos programas de rádio que a máquina botava para tocar: chatíssimos...
Mas o pior de tudo eram os campos secos, as plantações mortas, o povo malvestido, passando fome. Eis que um belo dia o rei (que não era má pessoa, mas tinha deixado toda essa maldade acontecer) decide sair do castelo para passear. Ele não sabia o tamanho da encrenca em que estava se metendo...