Teologia Arminiana

Teologia Arminiana Roger E. Olson

Resenhas - Teologia Arminiana

Jeane Soares 24/12/2014

Do senso comum ao que é de fato.
Parte da minha expectativa foi suprida lendo esse livro. Venho de um meio de círculos calvinistas onde o arminianismos era muitas vezes referido como extremamente destoante, e isso gerou em mim uma inquietação, querendo entender o arminianismo a partir dos próprios arminianos, que é a que se propõe o livro. Um ponto importante: o livro não vai fazer uma defesa exegética do arminianismo. Há muita discussão lógica e esclarecimento do pensamento de diversos teólogos arminianos, mas muito poucas citações da Bíblia, ou construção do pensamento a partir da discussão de referências bíblicas interligadas. O que é uma pena, pois me deixou um vácuo, embora saiba que não era a proposta do livro (e Olson esclarece isso na introdução).

Ele se repete bastante, e Olson já se desculpa por isso na introdução, pois ele usa esse recurso para facilitar a compreensão de quem pretende ler apenas partes específicas do livro. Mas para quem está empenhado em lê-lo do início ao fim, torna-se um pouco cansativo. Também há muitos termos específicos de teologia... Algumas partes ficam difíceis de entender, mas em outras o autor explica, tornando claro. Mas, para quem não teve contato nenhum com discussões sobre questões de soteriologia, vai ter um certo trabalho.

Olson defende que você deve falar a respeito da teoria do outro como o outro mesmo falaria desta. Ele faz isso quanto ao calvinismo em alguns momentos.. mas em outros, definitivamente não me deixou essa impressão. É algo que passa por uma linha tênue.. Mas senti um ataque bem forte, em especial por ele tomar os exemplos mais drásticos de falas de teólogos calvinistas para rebater.

Por fim... não me fez mudar da minha aceitação da lógica calvinista como mais próxima à "correta", mas aprendi muito (até mesmo sobre calvinismo aprendi), e criei um respeito quanto à interpretação de Armínio e suas objeções a Calvino.
Lucas Gonçalves 12/02/2015minha estante
Nossa, me encantei com este resumo!!! Me interessei mais em ler este livro. :D Obrigado mesmo, Jeane!

Anderson Fábio 16/09/2015minha estante
Sou arminiano e respeito muito os calvinistas, li o livro e gostei muito das colocações. Até porque muitos calvinistas não são como você e não conhecem nada do Armínio, mas são muito bons para falar contra. Creio que a proposta da teologia é essa, ver os diversos pontos de vista e ficar naquele que é mais lógico. Até porque, como no próprio livro diz, as duas correntes teológicas tem seus pontos fracos onde não há explicação.

Jeane Soares 23/12/2015minha estante
Que bom que gostaram da resenha! Fico feliz e louvo a Deus por isso. Foi muito importante para mim ler o livro, e espero que toda pessoa que tenha interesse em doutrina da salvação possa se dispor com humildade a entender como pensa o outro lado :)

Joel Premiani 21/04/2017minha estante
Este livro é bom, porém é um tanto fugaz e, como você comentou, tem pouca profundidade bíblica. Indico outro livro que acabei de ler esta semana e o achei excelente, pois pesa os principais argumentos calvinistas e os contrapõe de maneira respeitosa porém com argumentos bastante convincentes como é difícil de se ver no meio arminiano (eu sou arminiano). O livro é "Por que não sou Calvinista" de Jerry L. Walls e Joseph R. Dongell.

Maiely Queiroz 19/12/2022

?Antes de dizer ?eu discordo?, devemos ser capazes de dizer ?eu entendo?.? - Olson
Depois de 1 ano estudando por este livro com professores de teologia arminiana, posso ter certeza do que acredito. É bom entender o outro lado para fazer críticas sem usar falácias. Precisamos aprender a conviver com o diferente e permanecer convictos de nossas crenças. Foi um bom aprendizado.
Quanto ao livro em si, achei bem cansativo de ler, pois assume um tom de quem está na defensiva, além de ser repetitivo, mas deu para ter uma noção básica do conteúdo, porém, há outros livros melhores, este deixa a desejar.
Recomendo que se procure livros do próprio Armínio.
Vladi 20/12/2022minha estante
Parabéns pela disposição e persistência, acredito também que buscar conhecer posições opostas nos ajuda a firmar nossas convicções. Pretendo fazer o mesmo com relação ao batismo e ao dispensacionalismo.

Maiely Queiroz 21/12/2022minha estante
Muito obrigada! Foi difícil, mas até que foi bom haha
E que ótimo, são bons temas, pretendo estudá-los também.

Gabriel.Carvalho 02/02/2021

Pra começar no arminianismo
Sempre ouvi falar bem desse livro e ficava me perguntando o porquê de ter sido um marco para o "avanço" do arminianismo no Brasil. Tendo terminado a leitura, posso dizer que agora entendo o motivo de ser tão indicado pelos arminianos. Roger Olson vai desmistificar 10 crenças que são frequentemente espalhadas no que tange ao debate soteriológico e que confesso que eu poderia ter lido esse livro antes hahahah. É incrível a quantidade de espantalhos que fazem acerca do que Armínio realmente ensinou, isso fica ainda mais evidentemente quando você vê os debates que tem na internet. Se as pessoas lessem pelo menos esse livro, creio que muitos voltariam para o arminianismo clássico, mas infelizmente há muitas distorções. Ainda que você seja calvinista, eu mesmo assim indico, pois como disse o Roger Olson, "antes de dizer 'eu discordo', devemos ser capazes de verdadeiramente dizer 'eu entendo' " (p.316).

Bom, espero que vocês aprendam bastante com a leitura!!

Gleybson.Gomes 30/07/2016

Teologia Arminiana
Aqueles que são assustados com as acusações dos Calvinistas, depois de lerem esse livro, veram, que o que eles atacam não é o Arminianismo defendido pelo próprio Arminio e pela Remonstrancia, mas sim apenas espantalhos.

Data da leitura 07/08/214

Wallace Vieira 30/08/2019

Essencial para um melhor entendimento teológico do arminianismo
Se você é iniciante nos estudos teológicos, ou iniciante nos ramos da teologia arminiana, e ainda não leu este livro deveria lê-lo. O autor deixa claro que o livro não é para especialistas em teologia apesar de esclarecer que os mesmo podem se beneficiar dele, mas eu diria pela qualidade de "especialistas" que conheço pessoalmente e acompanho pela internet (principalmente os famosos), este livro é leitura obrigatória.

O livro por ter uma estrutura definida de como tratar os mitos em torno do arminianismo, proporcionará ao leitor um cansaço por causa dessa metodologia - algo já alertado pelo autor em sua introdução. Mas umas das vantagens do livro é que você pode ler o livro por capítulos sem prejudicar a experiencia de conhecer o arminianismo, já que os mitos serão tratados capítulo por capítulo e não ha necessidade ler um capitulo para entender o outro, e você não terá aquele sentimento de que deveria ler o capitulo anterior para entender o próximo capítulo ou o final.

Como já mencionado, cada capítulo trata de um mito, claro que o autor não esgota tudo, mas a impressão que dá é que todos os mitos tratados já resumem bem o pensamento - principalmente - calvinista sobre o arminianismo. Outro fato importante salientar, é que, apesar das provocações que o autor faz no livro aos calvinistas, ele nos deixa com uma indagação bem pertinente em relação a visão calvinista sobre a teologia arminiana (já que os calvinistas alegam-se estudiosos bíblicos e/ou filosóficos): Existe ignorância, ou desconhecimento por parte dos calvinistas em relação a teologia arminiana ou é má fé que habitam as suas conclusões? Bom, a resposta, espero sinceramente que seja a ignorância e este livro pode ser um bom remédio.

Enfim, leitura obrigatória para quem deseja conhecer um pouco mais a teologia arminiana, seja você calvinista ou propriamente um arminiano se beneficiará, e muito, da leitura.

Uma observação se faz necessária: O livro não tem um caráter teológico. Não é um livro de teologia sistemática, é um livro sobre a confusão existente em relação ao arminianismo, então você não encontrará discussões sobre tópicos polêmicos que possam ter ligação com o arminianismo, nem encontrará versículos bíblicos apoiando as ideias a respeito das desmitificação do arminianismo. Mas dentro daquilo ha que ele se propõe - no prefacio fica claro essa postura - o livro é indispensável.

Miguel Muniz 10/07/2019

Leitura necessária para os Calvinistas
O livro tenta esclarecer alguns "mitos" que nós calvinistas afirmamos, até ae tudo bem, mas o livros na tentativa de elucidar os mitos, acaba criando outros mitos sobre o calvinismo. Não achei coeso da parte dele esclarece mitos e ao mesmo tempo, criar outros mitos sobre o calvinismo. Mesmo assim, acho necessário a leitura

Nardwillames 20/08/2019

arminianismo clássico!
Esse livro é esclarecedor sobre os pontos do arminianismo, faz com que vários espantalhos pregados por calvinistas sejam desmascarados. fornece ao leitor uma boa compreensão sobre a teologia arminiana e quem foram os teólogos que preservaram a teologia arminiana clássica. Pra quem tem interesse de conhecer a teologia arminiana eu recomendo essa leitura, ela se torna essencial para trazer luz ao entendimento sobre a verdadeira teologia arminiana.

Lucas 10/12/2020

Provavelmente a melhor obra sobre o tema em português.
O autor faz questão de desmistificar preconceitos e falsas compreensões sobre a teologia de Armínio.

Leitura obrigatória para aqueles que querem aprender sobre o tema.