História dos judeus

História dos judeus Paul Johnson

Resenhas - História dos judeus

Hannah Jook 06/03/2012

Instigante para iniciantes
Um livro bem interessante so historiador Paul Johnson. Seguindo a linha da longa duração, o autor busca compreender e analisar a história de um dos povos mais antigos e mais intrigantes do mundo. Explica os costumes, a mentalidade, as culturas e a organização do povo judaico, recomendo, principalmente para os leitores que pouco conhecem a Historia deles e so anti-semitismo, que, ao contrario do que muitos pensam não foi iniciado na Alemanha e seu horripilante Holocausto.

Morfindel 24/08/2014

"Como seria o mundo sem o povo judeu?"
Um livro muito interessante. Conta a história do povo judeu desde os tempos bíblicos até a década de 1980. Seria mais interessante se tivesse uma edição complementar. Uma que falasse dos anos 2000 também.

Uma coisa que não gostei, mas não desmerece o livro, foi o claro posicionamento antiesquerda do autor. Nenhum intelectual da esquerda tem nenhuma qualidade. Não estou alegando que foram perfeitos, ninguém é, mas ficou claro que só foram ressaltados seus defeitos e ou posicionamentos que difiram dos do autor.

Assim como o autor, que se posiciona como um pró-sionista, ataca indiscriminadamente os judeus antissionistas. Por isso gostaria de ver a opinião do autor sobre os assentamentos judaicos na Palestina, sobre o uso desproporcional da força e das constantes violações dos direitos humanos e da "Convenção de Genebra" (convenção essa surgida depois da Segunda Guerra e do Holocausto), a 4ª Convenção na verdade, mas que pode ser dita A Convenção pois sanciona e reitera as anteriores.

Como um leigo não posso falar se o autor faz uma boa distinção dentre os vários ramos do judaísmo, mas me pareceu muito bem feita. Judeus ashquenazis e sefarditas, judeus da Reforma e ortodoxos. sionistas e antissionistas.

Uma constatação que o autor faz e é interessante: é impossível imaginar como seria o nosso mundo sem a existência desse povo, tanto em relação às pessoas individualmente falando (intelectuais de origem judaica) quanto como grupo. Foi desse povo que se originaram as três religiões abraamicas: judaísmo, cristianismo e islamismo.

Ninguém deveria ser perseguido e morto por sua ascendência, um crime de sangue, pagar pelos "pecados" de nossos pais e os judeus mais que nenhum outro foram perseguidos e mortos causa disso.

Gabi 08/12/2014

Esse livro aumentou, ainda mais, a minha admiração ao povo judeu. Uma raça, quase exterminada, conseguiu uma pátria. Conflitos existem, porém esse povo agora tem um local de refúgio, uma referência.
Mesmo em meio as torturas eles não abandonaram a sua fé. Acreditaram na providência do “EU SOU” e prosseguiram.
Mestres em negociações, os israelitas tentaram, por várias vezes, acordos com os palestinos, porém esses não aceitaram e os conflitos persistem até nossos dias.