As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Marlon Teske 26/08/2010

Nunca Entre num Guarda Roupa Sozinho.
Antes que me apedrejem, vou avisar de antemão que gosto de histórias de fantasia. Não sou do tipo que se esquiva de uma boa história apenas por ela tratar de fatos que estão além do que é possível ou verossímil. Então, desde o momento em que um poste de luz brotou e cresceu em Nárnia, eu marquei esta como sendo uma das minhas histórias favoritas, independente do que pudesse vir dali em diante.

As Crônicas de Nárnia - escritas por C.S.Lewis - tratam-se na verdade de seis histórias que se complementam, com um enfoque claro para ser lida por crianças, não apenas por seu tom leve mas principalmente pelos comentários engraçados e "conselhos" para os pequenos leitores do autor (como as várias vezes em que ele deixa absolutamente claro que é uma péssima idéia trancar-se dentro de um armário).

Narrando o desenvolvimento do mundo de Nárnia desde o primeiro dia, quando foi cantado por Aslan até sua derrocada final com o apocalipse e o renascimento das almas no paraíso. Se em algum lugar ali na sua mente você teve a impressão de já ter ouvido algo assim antes, não alimente mais nenhuma dúvida: sim, são histórias bíblicas, adaptações dos mitos da criação de nosso mundo ao ambiente de Nárnia. Com direito, inclusive, a árvore do fruto proibido.

Isto não desmerece a obra como um todo, ao contrário. Conhecer as lendas que serviram de base para a obra de Lewis apenas melhoram o sabor de se atravessar as impressionantes setecentas páginas do volume único seguindo de certa maneira a mesma fórmula de Tolkien - o mundo de Nárnia é o personagem principal dos livros. Com um claro diferencial; o texto prima pela agilidade da história, e não a riqueza de detalhes do mundo.

Os personagens mudam constantemente conforme a obra avança, apesar de sempre terem alguma ligação entre um livro e outro, seja sendo lembrados através das lendas antigas deste mundo, seja por visitarem lugares que existiram em outras eras (ainda que um pouco mudados). Aparentemente, Nárnia é constantemente visitada e salva por um grupo de crianças londrinas, mas como lá o tempo corre de forma diferente, as vezes, um ano aqui pode significar milênios lá, ou apenas alguns poucos anos.

Se você assistiu a algum dos (até agora) dois filmes Disney e gostou da magia que se esconde por detrás deste mundo onde animais falam e lutam e crianças reinam, não perca mais tempo e procure ler o quanto antes. E se você não curtiu, igualmente procure dar uma chance ao livro. Talvez sobre um espacinho de seu tempo para aventurar-se em Nárnia.

Lido em Setembro/2009
Feline 14/10/2009minha estante
Vale dizer que Lewis e Tolkien eram amigos e suas obras refletem suas concepções religiosas. Lewis também é autor de vários livros evangélicos.

Rebeca 25/09/2010minha estante
Depois de ler tantas resenhas dizendo só que o livro é cansativo, foi bom ler sua resenha.

Ana 18/11/2010minha estante
Ótima resenha! :D

Luzia Vani Fagundes 25/02/2011minha estante
Voce realmente é um bom leitor, e entende o que lê.Aliás, consegue sentir a leitura...
Parabéns!

Gesi 15/04/2011minha estante
Fiquei impressionada como você conseguiu expressar exatamente o que a gente sente ao ler As Crônicas de Nárnia. Parabéns!

Trinity 27/04/2011minha estante
Acho que seu comentário sobre o livro foi ótimo, estou lendo o livro e é justamente isso que estou sentindo.

Bianca 29/05/2011minha estante
sou apaixonada por Narnia desde quando eu li a primeira Crônica, e gostei do que você disse, e o mais legal, é você pegar pra ler ele com uma bíblia do lado, você vai ver como as histórias se encaixam perfeitamente !
C.S.Lewis é, ou foi, o cara !

Pris Vieira 01/10/2011minha estante
Amo a Bíblia e acredito nela e em Jesus como Salvador. Não acredito em espiritismo, logo não leio os livros do Chico Xavier. Não leio os livros do Harry Potter pois desprezo alusões à bruxaria como força do bem, etc...
Mas, se os pegasse para ler, saberia que, pelas crenças dos autores, os livros obviamente estariam cheios de suas impressões, e visões, ainda que muito sutis. Mas isso não torna os livros ruins e nem é motivo para criticar os que os escreveram por disseminar suas crenças. Do mesmo modo, é uma escolha ler ou não ler Nárnia. E Lewis era totalmente livre para criar alegorias bíblicas. Criticar isso, acredito que é tentar mudar as feições do autor. Ainda estou com o livro na minha fila de leituras, mas estou louca pra começar!E os comentários aqui postados me deixaram ainda mais ansiosa pra ler! ;)

Bárbara Gomes 29/11/2011minha estante
Lewis e Tolkien além de amigos, faziam parte do Inklings, um clube informal de escritores que se reuniam num pub local para discutir ideias para as histórias. Como o próprio volume único de As Crônicas de Nárnia explica. Acho incrível como dois mundos tão incríveis surgiram de pessoas tão próximas. Vai saber quantas outras ótimas histórias menos conhecidas existem por aí geradas desse grupo de escritores.

Aline 19/12/2011minha estante
Adorei o texto,tudo que vc escreveu é verdade,amo demais esse livro,fez parte da minha infancia,me lembro que quando criança queria ir para Narnia,este livro faz vc entrar em um mundo magico.Perfeito *-*

duda 07/02/2012minha estante
A forma como Lewis e Tolkien escrevem e dão vida às suas histórias é o que mais me impressiona. Todos os detalhes e descrições, me fizeram ficar completamente apaixonada por Nárnia. Muitas vezes, quando era menor, cheguei a sonhar em realmente ir pra lá hhahah coisa de criança..

Filipe Nabarret 16/02/2012minha estante
apaixonado pelos contos.... e o que mais me chamou atenção quando começei a ler também foi o fato de uma barra de ferro se transformar em um poste de luz... amei

Naná 23/02/2012minha estante
Desde pequena sempre fui apaixonada pela leitura!E o mundo dos contos,sempre mexeu com minha imaginação.As crônicas de Nárnia é excelente eu me apaixoneiiiii!!!!

Ervelyn 25/02/2012minha estante
Falando em conselhos para crianças me faz lembrar de algo que Aslam diz algumas vezes para Lúcia, que o que aconteceria se nós ou outras pessoas fizéssemos ou não as coisas não importa. Isso me faz não me arrepender de meus atos, e pensar bastante antes de fazer algo.

sueli peitl 25/03/2012minha estante
contei essa linda mensagem para as crianças de uma ong, antes mesmo do filme chegar ao brasil, começa com o garoto Digori.a arvore da maciera a fruta que cura,a arvore que cai e ai é fabricado o guarda roupa desta arvora de maçieira por isso ela é magica, linda historia,lendo o começo do livro a gente fica maravilhada com tantas marasvilhas, depois vem os demais, como principe caspian, lindo livro esse é um dos que nao pode faltar na minha estante bjs atodos leitores

Mandy 14/04/2012minha estante
Realmente, estou na dúvida se leio, ou não este livro, alguém pode me ajudar, me esclarecendo mais sobre "As Crônicas de Nárnia", pois ouvi falar por um amigo meu q já leu o livro, q ele é infantil!Mas não quero me prender a uma única opinião, pois gosto de boas leituras, mas não muito infantilizadas. Quem puder me ajudar, mande um e-mail para: trindadeamanda@yahoo.com.br. Obrigada,
Amanda

Nayara 30/04/2012minha estante
Achei muitíssimo interessante a sua resenha, principalmente a sua comparação à Bíblia. Nunca havia pensado deste jeito e achei bacana a sua comparação.

Lucia 29/05/2012minha estante
Gostei da resenha, deu vontade de reler o livro. Confesso que as histórias de fantasia não são as minhas preferidas, mas As cônicas de Nárnia são uma exceção.

Matt 28/06/2012minha estante
100% de classificações positivas à sua resenha. 100% merecidas.

Breno Fernandes 01/08/2012minha estante
Parabéns pela resenha! Eu sou um Fã de C.S Lewis!!

Lennon 21/08/2012minha estante
Você falou muito bem sobre o livro, assisti o filme primeiro, queria ter lido o livro antes, mas minha ansiedade foi maior... Livros foram feitos para serem lidos com o coração aberto, sem preconceitos.

Annyara 27/09/2012minha estante
Estou lendo o livro e realmente me encantei com as belas histórias de Nárnia, as aventuras são tão divertidas e interessantes que me deu vontade de tentar entrar em um guarda-roupas. Parabéns pela resenha!

Jéssica 03/12/2012minha estante
Acabei de receber o livro em casa. Resolvi comprar no Black Friday e não vejo a hora de começar a ler. Sua resenha despertou ainda mais a minha curiosidade e acho peculiar o fato da história conter passagens bíblicas. Sou apaixonada pela Bíblia e adorarei ler algumas histórias de formas diferentes. Obrigada pela resenha :D

Raíssa 02/01/2013minha estante
Adorei sua resenha, eu já li os livros em pdf e agora finalmente, consegui comprar o volume único, ele era muito caro e eu estava doida pra ter ele na minha estante e agora finalmente eu posso tê-lo. Eu totalmente indico para as outras pessoas que ainda n conhece as Crônicas de Nárnia, ou só conhecem através dos filmes

Luciana 21/02/2013minha estante
me interessei a partir do filme e comprei o volume único para ler desde o começo.Adorei

Gabriel 01/01/2014minha estante
Amei sua resenha, Crônicas de Nárnia é uma história envolvente e encantadora. Apenas uma observação que não são seis histórias o livro e sim sete sendo eles: (O sobrinho do Mago; O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa; O cavalo e seu menino; Príncipe Caspian; A viagem do Peregrino da Alvorada; Cadeira de Prata e A última batalha. Apenas se atente a esses detalhes, que para fãs fazem grande diferenças

Vera 05/04/2014minha estante
Esse sem dúvida é o livro de literatura fantástica mais perfeito que eu já li; e eu já li todas as histórias dos Irmãos Grimm, a saga do Harry Potter, O Pequeno Príncipe, etc, etc, etc. Mas em nenhum outro senti tanta vontade de ir para lá e ficar para sempre como em As Crônicas de Nárnia.

Ingrid 07/05/2015minha estante
Parabéns pela resenha! Você fez uma ótima análise. Uma das coisas mais legais a respeito do Skoob é o fato de podermos trocar nossas experiências literárias uns com os outros. Mais bacana ainda é quando encontramos na interpretação de outra pessoa muito da nossa própria visão a respeito do livro.

Renan 19/06/2015minha estante
Sua resenha me fez ficar mais ainda com vontade de ler. :)

Amanda 15/12/2015minha estante
Adorei a resenha! É exatamente assim!

Sandyejunior 22/03/2020minha estante
Oi gente eu baxei esse app mas não consigo ler alguém me ajuda por favor

Cristina.Lima 28/03/2020minha estante
Não to conseguindo Ler peço ajuda

Rayca 03/04/2020minha estante
Alguém tem esse livro em PDF Completo?!!!? Se tiver me chame que eu passo o WhatsApp!! PORFAVOR!!!

Aninha 13/06/2020minha estante
São SETE LIVROS

Lucas.Laurindo 08/12/2020minha estante
Uma boa Resenha. Entretanto, o que você disse como lenda, para os Cristãos, são verdades inerrantes, Bíblicas!

Black Flower 20/01/2021minha estante
Estou lendo! Saquei logo na primeira crônica sobre a referência bíblica. Aslan, o leão, representaria a figura de Deus.

Black Flower 20/01/2021minha estante
É uma leitura gostosa e fácil de ler. Eu estou lendo faz umas 6 horas aqui sem parar! Estou amando! As crônicas se interligam e traz uma mistura de aventura com realidade sem igual.

Rafael leituras 29/01/2021minha estante
Bruna eu posso ler um dia esse livro com vc?

ð Biað 19/05/2021minha estante
Resenha incrível ?

Priih 30/05/2021minha estante
Como fais para ler?

Luiza.Alves 03/06/2021minha estante
Oi, queria saber como eu começo uma leitura, alguém pode me ajudar?

Emmerich 13/07/2021minha estante
Oi, como eu faço para ler?

Naka 01/08/2021minha estante
Olá, queria saber se são 6 volumes em um só? Pq eu pensava q eram 7 volumes kkkk se puder responder, agradeço!

Bianca 14/11/2021minha estante
Sua resenha ficou fantástica. Estou lendo essa obra e amando.

Bianca 14/11/2021minha estante
Sandyejunior esse app não é para ler livros, não se pode baixar livros, ele é para conversar sobre leituras, arrumar sua biblioteca, colocar suas leituras em ordem, ver quantas página já leu, fazer metas, se quiser participar das cortesias em que pode participar de sorteios de livros e muito mais coisas que se pode fazer no app...

Lipe 30/12/2021minha estante
Nem vou perder meu tempo lendo esse livro sou ateu e odeio religião. Obrigado por me avisar para eu não perder meu tempo

Lua 18/01/2022minha estante
Essa resenha foi ha 12 ano atrás?? Mds

Bianca 19/01/2022minha estante
@Lua, sim é de 12 anos atrás

Bianca 19/01/2022minha estante
@Lua, sim é de 12 anos atrás

Andreas 03/03/2022minha estante
Eu adorei o livro realmente o final é surpreendente e nunca é incrível e com muita história, além disso é incrível como o tempo passa

Emilia.Monteiro 07/05/2022minha estante
Que resenha maravilhosa. De fato exprime o nosso sentimento sobre o livro. Eu nunca imaginei que ia gostar tanto de um livro... A princípio, 700 páginas parecem nos assustar, mas a leitura é tão envolvente que você nem vê o tempo passar. Se é para crianças esse livro, fico feliz de me prender nele. Realmente vale a pena.

Keila 10/07/2022minha estante
Alguém me ajuda como faz pra ler

Keila 10/07/2022minha estante
Alguém me ajuda como faz pra ler

Bianca 10/07/2022minha estante
@Keila nesse app não dá pra ler livros. O Skoob é usado para fazer resumos de livros, encontrar mais pessoas qur que gostam de ler entre outras coisas, porém não possue livros para serem lidos.

EloA 11/07/2022minha estante
Como faz pra ler gente tem que ficar 1 hora esperando é?

Black Flower 14/07/2022minha estante
@EloA, boa noite! Tudo bem? Olha, o Skoob não dar para ler o livro aqui. O app apenas serve para orientar você no seu tempo de leitura, interações com outros leitores, trocas de livros (você interagem com outros usuários para isso) e marcação de páginas e livros. Para ler, você pode buscar o kindon ou site Ler livros. Espero ter ajudado.

Black Flower 14/07/2022minha estante
@EloA, boa noite! Tudo bem? Olha, o Skoob não dar para ler o livro aqui. O app apenas serve para orientar você no seu tempo de leitura, interações com outros leitores, trocas de livros (você interagem com outros usuários para isso) e marcação de páginas e livros. Para ler, você pode buscar o kindon ou site Ler livros. Espero ter ajudado!

Edilene.Klock 24/07/2022minha estante
Oi, Marlon! Eu sempre ouvia falar desse livro, mas não fazia a menor ideia do que ele tratava, até que uma amiga me emprestou o livro da filha adolescente... E eu agora sou toda ouvidos, olhos, mente e coração para ler essa história tão maravilhosa e envolvente.

Também me apaixonei pela forma descontraída com que o autor relata os fatos. Isso dá um charme extra à história, como se ela estivesse, de fato, acontecendo.

Forte abraço.

Maria 05/08/2022minha estante
Desde pequena eu amava assistir os filmes, porém quando eu estava no quinto ano eu tinha que ler O Leão a Feiticeira e o Guarda- roupa, então meu pai comprou o volume único, A princípio eu demorei pra passar do cap, 10 de O Sobrinho do mago, mas, quanto mais eu lia mais eu percebia o quanto o livro era excelente. Moral da história na quarentena eu o lí pela segunda vez e como cristã eu comecei a elaborar teorias sobre n somente a narrativa em si mas tb sobre o q C. S. Lewis tinha como intenção ao escrever esse livro, até pq quando eu fui ler o livro pela escola um amigo meu, q tinha feito a mesma coisa que eu, me disse q tb iríamos estudar sobre a vida do autor e sobre a vida cristã dele . Sendo assim, eu tinha noções que os outros leitores n tinham, conseguia perceber sem esforço coisas lindas e intrigante nas entrelinhas q os outros n viam. Eu indico mt ler a biografia dele e assistir o documentário sobre ele, eu tenho certeza q vai ver coisa sobre a própria vida dele no livro que vão te fazer chorar.

NathAlia.Svicero 13/08/2022minha estante
Estou impressionada com seu comentário... Eu não sou muito fã de fantasias do tipo, mas ganhei o livro e quis dar uma chance, cheguei na página 270 sentindo um livro massante e não usando minha imaginação como deveria ... Agora após ler seu comentário estou lendo narnia com outros olhos e realmente o livro é extraordinário mesmo que não sendo meu nicho preferido.
Obrigada pelo seu ponto de vista, mudou o meu e me fez dar uma nova chance ao livro

saraviola06 27/09/2022minha estante
Melhor livro que já li! Eu sou apaixonada nos filmes, e lendo os livros faz mais sentido ainda! Foi o livro que me tornou bookstan

Clara 10/10/2022minha estante
Gente alguém me ajuda,eu não sei onde clico pra ler

Isabela 18/10/2022minha estante

Livro maravilhoso

Noemi 18/01/2023minha estante
Como faz pra lê??????

DinoEmo 27/01/2023minha estante
Achei esse livro muito legal, as histórias são muito interessantes e criativas

Lays.Stela 09/02/2023minha estante
Como é que faz pra ler um livro? Não vejo a opção de apertar pra ler

Diegovisisoo 17/02/2023minha estante
Adorei a sua crítica sobre, se trata também de um dos meus livros prediletos, não é a toa que já li o volume único duas vezes.

gabriellecamara 16/04/2023minha estante
Comentário muito interessante, tenho esse livro mas ainda não cheguei a ler, só lendo esse comentário já me deu vontade!!!

Dani Quirino 29/01/2024minha estante
Pra quem acredita em Deus, a leitura desse livro se torna 1000x mais mágica e prazeroso! Simplesmente perfeito, cheio de mensagens e aprendizados!

@aprendilendo_ 06/12/2020

Resenha de Nárnia
Instagram: @aprendilendo_

“Acho que todos nós temos um país secreto, que, para a maioria, é apenas um país imaginário”

Com seus 7 livros publicados entre o período de 1950 e 1956, as Crônicas de Nárnia, escrita por um dos grandes autores do séc. XX, C.S Lewis, conquistou todo o mundo e nos dias de hoje já alcança a marca de mais de 120 milhões de vendas. Nesse contexto, através de passagens imprevisíveis e mágicas de nossa realidade para aquela que dá nome ao livro, acompanhamos uma série de personagens os quais, com as instruções de um poderoso Leão chamado Aslam, viverão épicas aventuras enquanto se tornam reis, enfrentam feiticeiras, gigantescas serpentes marítimas, dragões e até mesmo viagens até o fim do mundo.

De início, como grande característica, a obra traz consigo uma real imersão nos ambientes mágicos. Isso acontece pelo fato de, no fim, não apenas acompanharmos a história de heróis e vilões, mas igualmente do próprio mundo de Nárnia, tornando-o, assim, quase como se um personagem, o qual atrai para si grande empatia e apego. Como resultado, nós torcemos pelo sucesso do país mágico a todo momento. Em adição, Lewis faz um uso quase infinito do sobrenatural, variando desde gigantes, até animais falantes, dríades e deuses, fato esse capaz de expandir a imaginação de quem lê e abranger todos os tipos possíveis de gosto pelo fantástico e surreal. Ademais, os simbolismos criados pelo autor para a trama e os significados os quais o próprio leitor pode dar a ela geram em si uma diversidade de momentos, estes, capazes transpassar a simples narrativa de uma história e se tornarem grandiosas lições de moral e fé para a vida toda.

Agora, sobre os personagens, apesar dos mais conhecidos serem os 4 irmãos Pevensie, a obra apresenta uma variedade muito maior do que se espera de sujeitos carismáticos e chamativos os quais, cada um a seu modo, criam uma ligação com o leitor. Isso, pelo fato de em sua maioria serem crianças, com suas inocências e coragens, as quais facilmente cativam as pessoas de qualquer idade. Além do mais, o escritor não se exime de apresentar suas falhas de personalidade e em como elas vão sendo corrigidas. Dessa forma, no decorrer da história, é gerada uma boa sensação de amadurecimento de personagens, estes, moldados pelos diversos acontecimentos impostos sobre eles. No tanger dos fatos, aquele que realmente toma todas as atenções para si é Aslam, o grande Leão, o qual, por meio da incrível descrição de Lewis, teve uma imponência única e extraordinariamente bem desenvolvida, fazendo com que esperemos ansiosamente pelo aparecimento dele junto e isso apenas aumenta a vontade do leitor em continuar a história enquanto, a cada página, descobre uma nova aventura sendo proposta.

Por meio de personagens cativantes, cenários mágicos e um mundo o qual faria qualquer um se apaixonar, Lewis consegue, de forma magistral conciliar a solenidade do magnífico com a descontração de uma história para pessoas de todas as idades.

Nota:9,1

Camily.Cristini 06/12/2020minha estante
Ta na minha lista de leitura, só esperando o livro chegar

Isabela Comenta 06/12/2020minha estante
Quero muito ler, bela resenha. Grande C.S!

@aprendilendo_ 07/12/2020minha estante
Muito obrigado!!

Renata1004 07/12/2020minha estante
Sobre os personagens, os que são mais engraçados, são os gêmeos Corin e Cor, e é bonitinha a história deles. Bela resenha.

@aprendilendo_ 07/12/2020minha estante
Também acho, na minha opinião, o livro mais engraçado das crônicas é O Cavalo e seu Menino, principalmente por conta da interação com Bri e Huim. Muito obrigado!!

almeidalewis 08/12/2020minha estante
Otima resenha ???? Pedro.
Amei Shasta e Bri.tb derramei lágrimas mais de uma vez com o peregrino da alvorada com Eustaquio e no final do peregrino qdo é dito estou no mundo de vcs com outro nome...
Li essas crônicas em 2002,curiosamente fui comprar todas e não tinha o LFG fiquei decepcionado ?.Na época trabalhava com mais 4 pessoas que se juntaram e mandaram buscar na fonte em São Paulo e me deram de presente ?.( assim o LFG foi o último que eu li )

@aprendilendo_ 08/12/2020minha estante
Muito obrigado, amigo!! KKKK, que história em!!

Ellen 09/12/2020minha estante
Meu favorito da vida! ??

@aprendilendo_ 09/12/2020minha estante
Uma obra incrível mesmo!!

Luiza 09/12/2020minha estante
Eu amooo esse livro!

almeidalewis 09/12/2020minha estante
Eu pensei que não ia encontrar mais uma leitura semelhante a Nárnia.conheci a trilogia cósmica,mas na primeira leitura só vi a penugem do coelho ( o mundo de Sofia jostein Gaarder )...lendo mais sobre os contextos vi o qto li superficialmente e compreendi que muitas das obras de Lewis para uma melhor compreensão é mister uma segunda leitura.
Uma diferença brutal entre Nárnia e a trilogia é que em Nárnia tudo está posto já na trilogia exige mais para vermos o valor da obra.
Lewis disse que saiu da prisão do realismo com a sua trilogia ( ele gostava muito de ficção científica ? era um leitor de H.G Hells )

Eu particularmente não era entusiasta ( n sou ? de ficção ) mas tive interesse depois de descobrir algumas peculiaridades de Lewis a respeito.

@aprendilendo_ 11/12/2020minha estante
Nossa, eu ainda quero muito ler essa trilogia do Lewis! Você deveria fazer uma resenha de Nárnia, amigo, adoraria ver alguns pontos seus sobre a obra!

Marcela.Nogueira 26/12/2020minha estante
Achei chata a parte onde misturam religião e ficção. As estórias são boas, os personagens bem elaborados, porém às vezes, deixa pontos soltos, sem uma linha definida. Mas no geral, eu recomendo a leitura.

Iris 05/01/2021minha estante
Eu amei muito

bibis 23/04/2021

gente fiz uns bagulho ae e exclui a outra sem querer, enfim
Já vou escrever agora pq mesmo que eu espere eu estar mais dentro de mim não vou conseguir escrever nada que preste.
Estou 100% *????* o que eu acabei de ler minha gente????
Em alguns momentos eu achei o livro bem sem graça, mas o final foi tão doido que até vale a pena. Acho que é isso que eu sou capaz de dizer, mas enfim, até que gostei, pode ler quem estiver com muita vontade?
Hellen 23/04/2021minha estante
Kkkkkk adorei sua resenha

bookvic 24/04/2021minha estante
poéticoKKKKKJJ

bibis 24/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKK obrigada, obrigada, estou honrada

meumundinhodoslivr 24/04/2021minha estante

AMEEM

Hellen 29/04/2021minha estante
Vc deu três estrelas???

bibis 29/04/2021minha estante
não consegui gostar ? terminei só pensando em ler outros livros logo, o pior é não saber dizer pq não gostei, acho que só não é meu estilo de leitura preferido

Kesia Ribeiro 30/04/2021minha estante
Sabe o que pode não ter sido bom pra você? Ler os sete livros de vez. Porque tem 7 livros dentro do volume único. As vezes pode ter saturado pra você

bibis 30/04/2021minha estante
nah, eu não gostei desse o início mesmo, talvez seja a narrativa sabe?

Gabriely 26/06/2021minha estante
KKKJ socorro

hirna 26/07/2021minha estante
Eu li o primeiro livro com ódio, depois passei a apreciar a história. Amei o segundo, inclusive reli ele esse ano, assim como fiz com o 3, li 4 no final do ano passado, porém o resto eu finjo que nem existem porque eu me irritei KKKKKKK enfim não consigo terminar

bibis 26/07/2021minha estante
não consegui gostar, não foi pra mim

Swt_Tears 22/09/2022

Primeiramente, gostaria de ressaltar que sempre fui muito fã dos filmes 'As crônicas de Nárnia', e por isso sempre tive muita vontade de ler o livro. Quando resolvi ler, estava com aquela ideia de que seria como o filme; então quando comecei a leitura, estranhei bastante por ser diferente. O livro é divido em 7 crônicas, cada uma delas com personagens e aventuras em Nárnia diferentes. Ou seja, o livro é bem mais complexo do que o filme, já que possui mais estórias. A minha crônica preferida foi 'O leão, a feiticeira e o guarda-roupa', o filme foi bem fiel ao livro e como eu estava adepta ao personagens foi muito divertido.
Por ser um livro grande, demorei muito para terminar, pois preferi ler revezando com outros livros; mesmo assim, aproveitei cada momento. Eu deveria ter escrito um resenha específica para cada crônica, mas como não fiz isso, vou citar algumas coisas que eu gostei:
- a criação de Nárnia, eu fiquei encantada lendo essa parte;
- a criação do guarda-roupa mágico que leva as crianças à Nárnia;
- os diferentes personagens, eu me apeguei à muitos personagens secundários durante a leitura;
- a viagem para o além do fim do mundo;
- a visita ao castelo dos gigantes;
- o livro possue muitas referências às histórias bíblicas, só que de uma forma mais ilustrada;
- a descrição de cenários maravilhosos;
- por fim, a destruição de Nárnia. Confesso que fiquei triste, no entanto fui entendendo o significado daquilo tudo depois.

-Spoiler!!! Também fiquei chocada com a "morte" dos personagens no final.

Para finalizar, vou colocar um trecho do final que achei muito emocionante.
"E, à medida que Ele falava, já não lhes parecia mais um leão. E as coisas que começaram a acontecer a partir daquele momento eram tão lindas e grandiosas que não consigo descrevê-las. Para nós, este é o fim de todas as histórias, e podemos dizer, com absoluta certeza, que todos viveram felizes para sempre. Para eles, porém, este foi apenas o começo da verdadeira história. Toda a vida deles neste mundo e todas as suas aventuras em Nárnia haviam sido apenas a capa e a primeira página do livro. Agora, finalmente, estavam começando o Capítulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu: a história que continua eternamente e na qual cada capítulo é muito melhor do que o anterior."

Ps: se por acaso alguém possuir um armário mágico, que possa me transportar até Nárnia, favor me informar com urgência!!! :)

Vulgar Books 07/07/2021

O que importa é a aventura.
Nós acompanhamos a criação de Nárnia e seu criador Aslam que lembra muito o Deus dos cristãos.
As estórias se baseiam principalmente nas aventuras cheia de fantasia em um mundo de seres mitológicos, animais falantes e cenários paradisíacos.
O foco fica tanto na aventura que quando chega em certos desfechos o autor simplismente corta e tira um pouco da expectativa.
São livros feito para crianças para exercitar a imaginação, então temos que relevar, mas as estórias serviriam muito bem como base para algo maior.
Como são vários volumes eu dei uma arrastada na leitura.
Eu achei ótimas aventuras, fiquei muito interessado em ler algum outro livro do Lewis mais sério ou elaborado.
fabio.ribas.7 07/07/2021minha estante
Procura "A abolição do homem". Já assistiu ao filme com Anthony Hopkins sobre CS Lewis? Tem no Amazon video, eu acho. O título é "Terra das sombras". Vale muito a pena conhecer essa história de amor dele. Ele sempre foi um solteirão, até que, depois dos 50, conheceu a Joy. Mas não dá para dizer mais do que isso.

Vulgar Books 07/07/2021minha estante
Muito obrigado, vou assistir com certeza.

Otávio - @vendavaldelivros 07/01/2021

“Criaturas, eu lhes dou a si mesmas. Dou-lhes para sempre esta terra de Nárnia. Entrego-lhes as matas, os frutos e os rios. Entrego-lhes as estrelas e entrego-lhes a mim mesmo.”

No mundo que vivemos hoje fantasias são necessárias, em especial quando nos trazem mensagens de esperança e fé, independente da religião que se professa. No final, os símbolos que as constituem continuam nos movendo e são maiores do que estruturas criadas pelos homens.

Demorei quase dez anos para tirar da estante e ler As Crônicas de Nárnia. Talvez um preconceito com uma obra feita para crianças ou, talvez, o ato de subestimar o que uma obra de fantasia poderia oferecer. Resolvi, então, encarar as sete obras em um volume único, sem imaginar a força que elas teriam e a capacidade de me deixar absolutamente impactado.

Fortemente embasado no cristianismo, as crônicas contam, em sete livros, a história de um mundo mágico chamado Nárnia desde o seu nascimento até o seu fim. Além disso, apresentam personagens profundos, em sua maioria crianças, que evoluem, sofrem e aprendem ao longo de cada aventura. Lições que servem a eles e a nós, muitas vezes falando sobre nossa própria moral e maneira de viver a vida.

A aclamação em torno dos livros é absolutamente compreensível. Com uma escrita fluída e perfeita para o entendimento de crianças, Lewis conseguiu não ser maçante ou piegas. O momento de criação de Nárnia por Aslam é um dos mais belos já escritos. O leão, por sinal, representação de Jesus como figura sagrada, carrega consigo as principais passagens de representatividade das histórias que moldaram a religião.

Símbolos que nos movem, os livros tornam acessíveis valores e ensinamentos. É, talvez, a maior obra de propaganda cristã já escrita, pois consegue encantar mesmo quem não professa essa fé. Talvez, daqui há milhares de anos, quando nossa história tiver sido apagada e encontrarem os vestígios da obra de Lewis, poderão pensar que acreditávamos em um mundo onde tudo era belo e os animais falavam, regido por um poderoso leão dourado chamado Aslam. E, no final das contas, talvez eles não estejam errados. Por Nárnia e por Aslam!

site: https://www.instagram.com/p/CJoztayD7Lk/
Mylena 07/01/2021minha estante
Ótima resenha! Esse livro é realmente sensacional.

Otávio - @vendavaldelivros 07/01/2021minha estante
Obrigado! E é mesmo! Foi difícil de parar de ler.

Káh 06/01/2022

Era meu favorito quando mais nova
Sempre adorei o filme foi um dos meus favoritos por muito tempo e quando ganhei o livro de meu irmão foi algo muito bom, a leitura é incrível e poder usar a imaginação para descrever as cenas foi fantástico! Não tinha nada pronto nenhum cenário ou vozes já existentes, foi um dos primeiros livros grandes que li e sem dúvidas nunca vou esquecer como esse livro me deixava feliz.

valentina 12/07/2021

Narnia
Eu amo Narnia, lendo esse livro eu descobri histórias de Narnia que eu nem sabia que existia , as duas primeiras e as duas últimas foram minhas favoritas , apesar disso o livro não me prendeu muito e eu demorei pra acabar de ler
Abelita.Azevedo 12/07/2021minha estante
Amooo

Aly 06/11/2021minha estante
pobreeeeeee

Fê Gaia 18/09/2010

Bíblico e infantil
Esse livro é um prato cheio para os cristãos de todo o mundo; agora para os que possuem outra visão de mundo, assim como eu... a leitura torna-se bem enfadonha e por vezes até revoltante. Tantas lições bíblicas são passadas que quase se tem a impressão de se estar assistindo a uma missa. Sem contar toda essa visão antropocêntrica cristã, onde o mundo funciona como se fosse um presente dado por Deus (ou Aslam) para os humanos, para q nós o governemos e a todos os seres q nele moram, de uma forma bem hierárquica (Aslam - pessoas - animais e demais seres falantes - animais comuns e "inferiores").

Além disso, as crônicas possuem trechos muito bobos e alguns até mesmo sem sentido. Sei que elas foram escritas para as crianças, mas isso não significa q é preciso dar informações erradas e colocar passagens sem pé nem cabeça.

A melhor crônica e a única das sete que realmente me interessou foi A Viagem do Peregrino da Alvorada, pois não possui tantos ditos bíblicos, cria um certa expectativa do que vai acontecer e não é tão previsivel quanto às outras.

Enfim, classifiquei esse livro como bom pq ele tem seu valor apesar de não fazer meu estilo. E, por incrível que pareça, concordei com quase tudo que o Lewis escreveu no seu ensaio ao final do livro sobre as várias maneiras de se escrever para crianças. Seria ótimo se ele as tivesse aplicado melhor em seu livro.
Cássia 25/02/2010minha estante
Excelentes considerações a suas. =]

May Silvério 28/03/2011minha estante
O engraçado é que "A Viagem do Peregrino da Alvorada" é uma das crônicas que mais fala de Deus. Ela foi a primeira a deixar claro a intenção de Lewis: evangelizar crianças.

Fê Gaia 28/03/2011minha estante
May, na verdade todas as crônicas tentam evangelizar os leitores, e não concordo que "A Viagem do Peregrino da Alvorada" se destaque mais nesse aspecto. Apesar de todas as referências cristãs, ela me agradou por ser doce, mágica e mais coesa que as demais.

Maysa 07/04/2011minha estante
acho que não é exatamente envangelizar, Lewis quis apenas colocar de modo diferente como as pessoas vêem Deus ou Jesus, ele quis resguardar que Deus/Aslam nos dá a chance de escolher tanto como de ajudar-nos, e fez muito bem no livro. Sim, cada um tem sua opinião, mas seja mais coerente ao dar a sua.

Fê Gaia 07/04/2011minha estante
Maysa, fui muito coerente nas minhas afirmações, onde vc viu o contrário? Acho q o seu problema não é entender meu ponto de vista e sim respeitá-lo. Não sei pq algumas pessoas encararam a minha resenha como um ataque aos cristãos, isso é ridículo. Tenho vários amigos religiosos e os respeito muito, assim como eles respeitam minha visão de mundo. Seria interessante se vc seguisse esse exemplo. Abraços.

rafaelverolla 08/04/2011minha estante
Concordo totalmente com você. O que impede este livro de ser universal como SdA, Duna, As 1001 noites e tantos outros clássicos é o excesso de alegorias.
Tolkien mesmo teve grandes rusgas com Lewis devido a isso. Tolkien, apesar de ser extremamente religioso, odiava alegorias e livros feitos com intenções obscuras.
Sobre ser livro para criança, isso não é desculpa. Compare com O Hobbit.
Concordo totalmente como você, menos com seu ultimo paragráfo. Este livro é tão conhecido por ser usado como ferramenta de evangelização pelos pastores estadunidenses e pela amizade dele com Tolkien.
Não é um livro que se sustenta, pelo menos, não no nível em que o põem.

Anna Medeiros 21/04/2011minha estante
Estou começando ainda e já dá pra ver a quantidade de lições bíblicas. Isso me encomoda um pouco, porque sou ateísta, mas tento encarar como mais uma história ficcional =]

Bianca 29/05/2011minha estante
eu concordo com a May, se você se incomodou um pouco com o fato de ter tantas passagens bíblicas, poxa, A viagem do Peregrino a Alvorada foi o que mais deixa claro o motivo de todas as crônicas: Evangelizar! De uma forma diferente, que encanta, envolve, assim como o evangelho é pra quem o conhece!

Tsevergnini 31/05/2011minha estante
Não comecei a ler ainda, mas quanto a "passagens bíblicas", mesmo eu sendo um "ateu" (não ateu, pois é exagero ser tão cético. Acho que a melhor definição é a que o Orkut me deu: "Tenho um lado espiritual independente de religiões".), não acho que isso vá ser um problema, pois encaro a Bíblia como um livro literário que conta a história do personagem Jesus e não um livro sagrado que conta história do salvador.

Quando lemos outras literaturas, sempre há personagens ligados às religiões, independente de qual seja, faz parte dos personagens!

Mas terei uma opinião melhor quando eu lê-lo. Chegou hoje o meu livro! :D
espero que ele não seja tãão infantil como tu falaste! Se bem que Percy é infantil e achei legal. ^^

Nanii 21/07/2011minha estante
Eu nem me importo com essas passagens, aliás, nem percebo. Leio por diversão e por gostar da história.
Mas é uma boa observação.

Neto Marcel 09/08/2011minha estante
Como anayala eu naum me importava com essas passagens, e realmente nem as percebia direito, pois pra mim isso nunca foi muito evidente, pelo menos não como está sendo dito aqui, e eu nunca relacionei a crônica "A viagem do peregrino da alvorada" com evangelização! rsrs Só que tive de mudar todas essas considerações depois de ler "A última batalha", crônica que gostei muito, mas que teve partes que realmente me incomodei com as alusões de Lewis, como o deus ruim, Tash, que faz parte da crença de um outro povo que não os narnianos, onde me ficou muita clara a mensagem de que uma fé é a "correta" e a outra a "errada", coisa absurda. Fora que achei de muito mau gosto o fato de o povo da fé "errada" e que era um povo cruel, sujo, "moreno" e outras coisas é muito semelhante em aspectos descritivos da cultura, roupas, etc., com os povos do Oriente médio, muçulmanos e talz...sei lá, posso estar sendo paranóico quanto a isso, rsrs, mas quanto a mensagem de existir um culto e uma crença "certa" isso ninguém me tira da cabeça que foi a mensagem ali passada... Enquanto o autor só fizesse alusões a religião cristã tudo bem, nada contra, mas pra mim ele foi infeliz em outras que vão além disso...

Juh_Oliveira 15/08/2011minha estante
Po fala sério vc achou o livro ruim só pq tem conteúdo cristão?? Tantos livros por aí falam sobre religião msmo que não explicitamente. Não entendi o pq da sua indignação!

Isaque 14/10/2011minha estante
Sou cristão e os cristoes q ja leram devem saber que aslan é simbolicamente Deus.

Isaque 14/10/2011minha estante
Vc não gostou do livro so pq tem um pouco de cristianismo???
Eu li pq acho interresante.
Mas eu sou cristão.

Viviane Raposo 18/11/2011minha estante
É completamente impossível escrever sem algo sem influências. E isso se deve ao fato de que todos nós somos cheios opiniões a respeito das mais diversas coisas, e essas opiniões também foram influenciadas, seja por opiniões alheias, seja por experiências vividas.
Na literatura não é diferente, e levando em conta o fato de que as escrituras mais antigas eram sempre relacionadas à religião, dos hieróglifos egípcios aos papiros da bíblia hebraica. Ou seja, isto significa que escrita era, de uma maneira geral, uma forma de guardar os preceitos, feitos e todo o resto relacionado à religião.
O que eu quero dizer com isso é que um autor também sofre influências, e de certa forma, numa linha mesmo que muito tênue do passado, ela terá ligação com a religião, pois ele foi influenciado por outros autores, que foram influenciados por outros e assim por diante, até que esta linha tangencie autores religiosos também influenciados, independente de sua religião.
Sendo isso perceptível ou não, seus conceitos, mesmo que você seja ateu, são influenciados de alguma forma pela religião, não só a cristã. O que não te torna mais ou menos ateu, pois conceitos como "deve-se respeitar os mais velhos" e "obedeça seus pais" não valores adotados apenas pelos religiosos, mas sim pela sociedade em geral, apesar de estarem contidos em livros sagrados de diversas religiões.

Viviane Raposo 18/11/2011minha estante
Não nego as intenções de Lewis, mas o que eu quis dizer é que não há como fugir de influências religiosas.

Morini 12/02/2012minha estante
Eu sou ateu, e mesmo diante da clara influencia cristã na criação do livro, isso não prejudica em nada a obra. É excelente. Aslam pode até ter sido criado com base na figura de Jesus, no entanto, Aslam é infinetamente melhor que Jesus. É impossível para um escritor escrever uma história sem colocar um pouco de sí e do seu próprio mundo nela. Enfim, acho que você leu o livro já com olhos críticos à religião.

João L. 26/08/2012minha estante
Todo escritor coloca algo de si nas suas obras. Lewis foi ateu e protestante. Também sou ateu e não vejo problema na relação que o livro tem com a bíblia.
Na verdade, se nós repararmos, vemos que muitas histórias de livros ou filmes tem bases bíblicas. Não exatamente "bases". Mas o motivo da semelhança, é que, querendo ou não, os textos são textos (inventados ou não, são histórias contadas) e por isso têm certa semelhança! Quem é ou já foi cristão pode entender.

João L. 26/08/2012minha estante

Um bom exemplo do propósito evangelístico do livro é quando Aslam diz para os "filhos de eva" que eles terão que aprender a reconhecê-lo no mundo deles, mas de um jeito um pouco diferente.

Bianca 14/11/2012minha estante
Eu sempre achei que quem não gostaria do livros seriam os cristãos fanáticos, se assim posso dizer. Sou cristã e não vi problema nessas relações bíblicas, mas tem pessoas que fazem todo o caso porque Aslan é comparado a Deus, ou pelo menos foi o que vi em algumas críticas. E como alguns disseram, é estranho você não gostar somente por esse motivo.

Mário 20/01/2013minha estante
Olha, eu acho que o fato em si de o livro ter uma influência cristã foi aparentemente o único motivo pelo qual você acho a leitura '' enfadonha e por vezes até revoltante'' mas acho que você leu o livro já com olhos críticos à religião cristã, pois pessoas de todas as religiões amaram o livro por sua história. Entenda, não estou questionando a sua opinião ou religião. Apenas estou dando um comentário meu sobre a sua resenha.

Fê Gaia 20/01/2013minha estante
"... é estranho você não gostar somente por ter influência cristã". Gente, será que vocês estão lendo outra resenha? O que me incomoda não é a influência cristã, e sim a doutrinação que EU enxerguei no texto, além de todos os OUTROS motivos que eu citei na resenha, caso alguém tenha se dado ao trabalho de ler com atenção. Respeito todas as opiniões, só lamento que as pessoas distorçam o que eu disse de modo tão absurdo. Sem mais.

Larissa 04/01/2015minha estante
Bom, como cristã não me incomodei mas não posso negar que isso me influênciou a procurar o livro, lia por entretenimento e não posso dizer que gostei muito do livro devido à linguagem infantil, se tivesse lido na minha infância...
As crônicas que mais gostei mais: ''O sobrinho do mago'', ''A viagem do Peregrino da alvorada'' e ''A cadeira de prata.

yasmin !! 06/09/2021

c.s. lewis você era um gênio.
A escrita é muito boa, não muito floreada, mas também não muito contemporânea, ou simplória. C.S Lewis tem a estranha (ou maravilhosa??) habilidade de fazer personagens incríveis. Bem desenvolvidos, com personalidade e jeito próprio, nada genérico, tudo muito original.
As histórias são fantásticas (literalmente), as referências a histórias bíblicas não são nada sutis, mas não me incomodou de qualquer forma, eu não sou ateia, mas dando minha opinião como leitora neutra, não é nada que te impeça de aproveitar a leitura.
Uns dos únicos defeitos da obra em geral são as descrições de ambiente detalhadas demais, que podem se tornar cansativas a leitores que não estão acostumados, e talvez o ar infantil se você for o tipo de pessoa cética que não curte histórias fantasiosas.
Eu com certeza vou ler de novo algum dia.
Lu 06/09/2021minha estante
Eu comprei mais ainda não consegui ler :(

yasmin !! 06/09/2021minha estante
Sei que o livro foi feito para crianças, eu pessoalmente amo histórias infantis, só adicionei esse detalhe a resenha para pessoas que talvez ainda não saibam disso. Mas obrigada pela observação??

ilarylaryê 06/09/2021minha estante
Sério, os livros dessa saga São pfts. Qual foi o seu preferido?

yasmin !! 06/09/2021minha estante
acho que a viagem do peregrino da alvorada e o cavalo e seu menino, na verdade eu amo todas

ilarylaryê 07/09/2021minha estante
Cavalo e seu menino é um dos meus fav tbm sksjskskskksks

marcela 06/01/2022

livro lindo
já tinha assistido os filmes, mas como todo mundo sabe, não existe comparação entre livros e filmes. e isso de fato aconteceu aqui. que livro lindo, encanta do início ao fim. não esperava esse final, mas faz sentido.
Suzy60 07/01/2022minha estante
Aiii, já quero ler?

agasbriela 16/01/2021

Maravilhoso!
Há um trecho neste livro que o resume bem:
"Quando chegou ao fim disse: - É a história mais maravilhosa que já li ou ainda lerei em minha vida. Gostaria de continuar lendo isso durante dez anos inteiros! Ou pelo menos ler de novo."

Esse foi com certeza um dos melhores livros que já li, eu mal o acabei e quero ler de novo, enquanto chegava nas últimas páginas só me sentia triste por saber que não teria mais desse universo para eu ler.

Cada livro é um melhor que o outro e, apesar da grande história, você lê tudo tão rápido que nem percebe e já acabou.

Me sinto realmente feliz por ter conhecido esse universo tão maravilhoso. ??

Varvryy 25/03/2021

Foi um dos primeiros livros que li completo, com narnia descobri o mundo da fantasia e me apaixonei. Incrível as semelhanças de Aslam com Cristo.
Pretendo reler todos os livros novamente.

Lista de Livros 21/03/2022

Lista de Livros: As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis
O sobrinho do mago:

“Todos conquistam o que desejam, mas nem sempre se satisfazem com isto.”
Mais do blog Lista de livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa:

“– Dizem que Aslam está a caminho; talvez até já tenha chegado.
E aí aconteceu uma coisa muito engraçada. As crianças ainda não tinham ouvido falar de Aslam, mas no momento em que o castor pronunciou esse nome, todos se sentiram diferentes. Talvez isso já tenha acontecido a você em sonho, quando alguém lhe diz qualquer coisa que você não entende mas que, no sonho, parece ter um profundo significado – o qual pode transformar o sonho em pesadelo ou em algo maravilhoso, tão maravilhoso que você gostaria de sonhar sempre o mesmo sonho.”

O cavalo e seu menino:

“Quem tenta enganar o sábio, já está tirando a camisa para receber chicotadas.”
“Espada não entra em escudo, mas contra o olho da sabedoria não há defesa.”
“Há também aquele outro ditado: ‘Venha morar comigo pra saber quem eu sou’.”

Príncipe Caspian:

“– É o momento oportuno – respondeu o centauro. – Eu observo os céus, texugo, porque compete a mim vigiar, como a você compete não esquecer.”
“– Os que fogem primeiro nem sempre são os que haverão de fugir no final – disse o centauro.”

A viagem do Peregrino da Alvorada:

“– Quer vir também? – indagou Caspian a Eustáquio, que tinha subido ao convés com a mão enfaixada.
– Qualquer coisa é melhor que a droga deste navio!
– Droga? Que quer dizer com isso? – perguntou Drinian.
– Num país civilizado, como aquele de onde vim, os navios são tão grandes que, quando se entra neles, nem se chega a perceber que andou no mar.
– Nesse caso podiam ficar sempre em terra.”

A cadeira de prata:

“Chorar funciona mais ou menos enquanto dura.”
“– Amigos – disse o príncipe –, quando um homem se lança numa aventura como esta, deve dar adeus à esperança e ao medo; do contrário, tanto a morte quanto a libertação podem não chegar a tempo de salvar-lhe a honra e a razão.”

A última batalha:

“– Ninguém deve chamar o demônio sem saber o que está fazendo.”
“De qualquer forma, a gente se sente bem melhor depois de tomar uma decisão.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/03/as-cronicas-de-narnia-ultima-batalha-de.html

liliana 27/08/2020

não leio fantasia, mas as Crônicas de Nárnia foi uma experiência incrível.
é uma leitura leve e às vezes arrastada, por ser uma escrita muito descritiva. No geral, vale muito a pena