As Luzes de Setembro

As Luzes de Setembro Zafón

Resenhas - As Luzes de Setembro

Débora 09/04/2024

Um bom suspense...
A história é boa, mas parece que tem dois momentos...as primeiras 100 páginas foca no romance dos protagonistas e o restante no mistério e terror. Nesse livro o autor não conseguiu mesclar muito os dois núcleos. Mas mesmo assim foi uma boa história. Recomendo.

Fawkes 29/03/2024

Sou fã de Zafón e gostei muito da história. Adoro essa fase juvenil do autor. Como sempre, fico agoniada quando ele usa objetos que possuem vida própria.

Raquel Araújo 28/03/2024

As luzes de setembro
?Num mundo de luz e sombras, todos nós, cada um de nós precisa encontrar seu próprio caminho.?

Qual o seu caminho?!

Janete75 25/02/2024

Amor
Até onde você amaria uma pessoa. Misterioso, ficção, aventura, imaginação. Esperava mais do final, mas, é uma estória.

Fabi 24/02/2024

Nada é o que parece
As Luzes de Setembro é o último livro de uma trilogia voltada para o público juvenil. Dos três, esse é o que mais se aproxima do universo Zafón, aquele ambiente gótico, com névoas, brumas, sombras, mistério e descrições detalhadas e elegantes dos locais. Foi o que eu mais gostei dos três, pois se aproximou mais do universo que me encanta e me transporta para os livros. É possível perceber que Zafón foi apurando a forma de escrever e cativar o leitor. Nesse, uma família que recentemente perde o pai, se muda para a Normandia onde a mãe vai assumir um trabalho de governanta na mansão do homem mais rico da cidade. Já imaginem a descrição de uma mansão cheia de segredos, perto de um bosque denso e cheio de sombras. Lázarus, o dono, apesar de afável, tem regras rígidas sobre alguns locais da propriedade. Nessa onda de mistérios, uma morte inicia uma investigação que compromete toda a família, desperta o passado e revela segredos que irão mudar o destino de todos. Como o anfitrião diz no começo: nada é o que parece. Bom livro, é possível fazer algumas interpretações mais reais a partir de uma história que envolve um pouco de sobrenatural.

risonhah 05/02/2024

Confesso que não lembrava de ter lido
Mas hj fazendo uma organização nos meus livros descubro que já havia lido, havia catalogado como lido porém não tinha passado pra cá. Enfim zafin sempre é uma leitura maravilhosa e n vejo a hora de começar os mais novos dele!

Jhol.ramos 28/01/2024

Visto os outros livros do Zafón, esse foi o que eu menos gostei, achei um pouco repetitivo, me pareceu muito os outros dois anteriores a esse. Mas de modo geral, a história é boa, vale a pena a aventura.

Maiara35 21/01/2024

Barcos à deriva que se cruzam na noite.
Acho que era de se esperar que iria amar o livro por se tratar do meu autor favorito rs.

A narrativa da história te prende de uma maneira surreal, toda a ambientação sombria e melancólico com uma pitada de terror te fazem mergulhar a fundo nas paginas e esquecer a realidade a sua volta querendo saber como irá terminar.

Apesar de ser o último volume de um trilogia, acho que esse é um excelente livros pra quem nunca leu nada sobre o autor, pois é uma leitura rápida, cativante, com uma pitada de romance e que te prende.

Ratinha de Biblioteca 20/01/2024

Fim da trilogia da névoa
A família Sauvelle acaba de perder um membro, Armand, pai de Dorian e Irene e marido de Simone. Após dificuldades, com ajuda de amigos, os Sauvelle vão se mudar para a Baía Azul, uma cidade litorânea em pleno verão.
Está tudo indo bem, até que...
Bom, o enredo não terá muito segredo se você leu os demais livros da série e "Marina", o outro livro juvenil do autor.
A história começa em 1936 e terá o seu fim em 1947 em um daqueles finais abertos.

Andressa.Julia 12/01/2024

Triste e belo.
Um romance a maneira do autor, cheio de mistério, surpresas, e um amor profundo e interrompido pelas loucuras da vida. Mas de uma maneira mais fantasiosa, mas te faz querer desvendar todos os mistérios por trás da trama.
Envolvente, comecei a ler ele 4 vezes e não ia pra frente, mas quando me envolvi na história foi uma leitura rápida e fluida.
Eu amei

Kath 07/01/2024

Nove anos depois, revisito esse que foi meu primeiro contato com a prosa hipnótica de Zafón. Lembro que minha irmã comprou esse livro devido ao título, já que ela nasceu em setembro. Lá em 2016, curiosa (porque ela só compra livros, mas não lê) decidi me aventurar nas páginas daquela história desconhecida e, embora seja o último livro da trilogia da névoa, fico feliz por começar por aí, talvez se fosse diferente eu não tivesse mais investido no autor posteriormente dados os finais trágicos de Palácio da Meia-Noite e Príncipe da Névoa.

Após o falecimento do marido que deixou para trás um sem número de dívidas, Simone Sauvelle e seus dois filhos passam pelas mais árduas dificuldades, além de perder tudo que tinham, são forçados a sobreviver da bondade de outros e é quando descobrem seus verdadeiros amigos. Devastada com tudo, ela vê na proposta de emprego oferecida por Lazarus Jann em uma terra distante da Normandia como a verdadeira definição de milagre. Sem pensar duas vezes, deixa a vida em Paris para trás e abraça esse renascimento com todas as suas forças.

O emprego não era muito exigente, o salário mais que generoso, seu patrão um verdadeiro cavalheiro e sua nova casa charmosa e confortável. Nem mesmo as estranhas histórias correndo na cidade a respeito de Lazarus seriam capazes de demover o coração agradecido da viúva vendo seu futuro e dos filhos seguro após tantos meses de tristeza e amargura. Sua filha mais velha, Irene, faz amizade com a cozinheira da mansão Cravenmoore, Hannah, uma jovem agitada e simpática que tem um primo bonito e fascinante chamado Ismael por quem seu interesse é imediatamente desperto.

Entre passeios de barco e conversas profundas sobre lendas locais, Ismael e Irene se apaixonam gradualmente enquanto, na mansão, uma faísca se acende entre Simone e seu patrão, mas é sempre apagada pela presença fantasmagórica da esposa doente de Lazarus, Alexandra. Porém, a lenda das luzes de setembro parece estar intimamente ligada à Cravenmoore e quando começam a investigar o assunto após a sombria morte de Hannah, o jovem casal desenterra um passado obscuro entranhado nas paredes da mansão do fabricante de brinquedos que vai mudar suas vidas para sempre.

Misturando suspense, terror e romance de maneira fabulosa, Zafón tece sua teia de intrigas tão perfeitamente nas nossas mentes que uma vez com seu livro nas mãos a gente não consegue mais largar até descobrir o desfecho. Dono de uma prosa poética única, ele cria personagens tão profundos que nos esquecemos de estar lendo um livro e mergulhamos naquele mundo criado por ele. Revisitar esse livro tanto tempo depois me fez abrir novas portas esquecidas, relembrar personagens que gostei muito de ter conhecido e me transportar para um período da minha vida em que eu estava serena e despreocupada com o futuro.

Nem preciso dizer que está mais que recomendado!

VerAnica.Cardoso 26/12/2023

Dos três romances juvenis deste autor que eu amo, este foi o meu preferido! Trágico, misterioso, comovente! Ingredientes que não podem faltar na sua obra!!!

Kauã 21/12/2023

Doppelgänger
Melancolia é a palavra que eu usaria para descrever todo o enredo e o clima desse livro. Sobre nosso querido Zafón, li apenas um livro, ?Marina?, que causa também todo esse espírito melancólico e aquele clima de névoa de que vai acontecer algo errado, e assim como no livro dito, As Luzes de Setembro tem uma escrita que causa muita presença, desde a primeira página eu não conseguia parar de ler porque sentia uma necessidade em saber o que estava acontecendo, apesar de que, sinceramente, em muitos momentos, eu queria muito economizar páginas para não terminar de ler.

Simone e seus filhos, Dorian e Irene, acabam de perder o pai da família. Mesmo vivendo sob a dor do luto e das lembranças que o pai deixara, a família está enfrentando um aperto financeiro por dívidas exorbitantes que ele deixou antes de morrer. Simone não sabe mais o que fazer até que vai morar com os filhos em um apartamento em Paris - cedido por um amigo. E o amigo oferece uma proposta para ela, Lazarus, um fabricante rico de brinquedos, que vive em uma mansão isolada perto da Baía Azul está precisando de uma governanta, que além de trabalhar, ela iria viver confortável em uma casinha rumo à ilha, pertinho da mansão onde iria trabalhar.
A oferta é tentadora, e é claro que Simone aceita.
Em Baía Azul, Irene faz amizade com Hannah, filha de uma funcionária da mansão e com Ismael, que com o tempo acaba vivendo em um romance.
Enquanto a relação de Simone e seu empregador estão ficando bem intensas, o corpo de Hannah é encontrado e a mansão, de alguma forma não é um lugar seguro.

Eu simplesmente amei e li esse em uma rapidez e intensidade que não esperava, me prendi muito aos personagens e apesar de hoje em dia não ser uma leitura famosa, eu recomendo muito a ponto de se igualar a muitos livros ?famosinhos?. Pretendo ler mais Zafón futuramente.

Sara.Delfino 07/12/2023

Nossas sombras
Gosto muito dos livros desse escritor, e esse me lembrou do livro "Marina".
Gostei da história, o casal Ismael e Irene muito fofo, e a história de Lazarus muito tristee (normal né, Carlos ama uma tragédia)
Mas enfim, gostei, principalmente quando vai chegando pro final onde tem mais ação e emoção.

Rosana 26/11/2023

A primeira vez que li esse livro foi em 2015! Esse mês resolvi revisitar suas páginas e com toda certeza super indico essa leitura!
É uma história que te prende do começo ao fim! Leitura rápida, com pitadas de romance, suspense, uma pitada de terror. Amo a forma que esse escritor faz com que a gente queira ler o mais rápido, para saber o final, pois a história cativa a cada página! Uma coisa que sinto em todos os livros que li desse autor é uma melancolia..uma tristeza .. por mais que para alguns dos seus personagens principais a história acabe da melhor forma possível, ainda sim, sinto que a melancolia rodeia os seus personagens e suas histórias..