As Luzes de Setembro

As Luzes de Setembro Zafón

Resenhas - As Luzes de Setembro

Dayane| @portas_de_papel 31/10/2021

As luzes de setembro
O livro me surpreendeu pela narrativa poética da história , é lindo como o autor descreve todo o cenário , os personagens são de uma sensibilidade extrema e conseguimos entender como vivem , como pensam e como sentem , nessa narrativa mágica vamos conhecer Irene uma menina de 14 anos que se muda com a família de Paris para o litoral da Normandia , um lugar lindo próximo do mar , com despenhadeiros e um enorme bosque , ela vai conhecer Ismael e juntos desvendarão um segredo do fabricante de brinquedos que vive no local a Baía Azul . O livro é uma aventura e possui um plot twist incrível nos ensinando que neste mundo cada um de nós precisa encontrar seu próprio caminho !
julhiana 01/11/2021minha estante
ele tem coisa sobrenatural ou é só a maneira do Zafon colocar suspense em td? kkk

Dayane| @portas_de_papel 01/11/2021minha estante
Sim , tem uma criatura de uma lenda da Normandia que é incrível , é que é parte essencial da história ?

Alexia 22/02/2020

Sou apaixonada pela atmosfera que Zafón cria e o modo poético que descreve ela.
Não sabia que o livro é infanto-juvenil, mas notei durante a leitura. Pesou um pouco, preferia ter lido alguns anos antes, mas tudo bem.

Kelvin.Almeida 14/06/2020

As luzes de setembro
A narrativa é bastante legal e sombria (tinha que fazer esse trocadilho). Irene, Simone, Dorian, Lazarus e Ismael são os protagonistas que dão luz a um caminho cheio de sombras durante as páginas que se sucedem. Zafón escreve mais um suspense de arrepiar os leitores.

Thais 09/06/2022

Adorei
Diria que um terror de leve, daquele jeitinho que o autor sabe muito bem fazer. Mais uma vez Carlos Ruiz Zafón faz você viajar e entrar na história, na ânsia de desvendar os mistérios, na esperança de um final feliz.

Val 15/09/2022

ÓTIMA ESCOLHA PARA O DESAFIO DE SETEMBRO
O incrível dos livros de Zafón é que, mesmos sem estuda-lo, conseguimos reconhecer suas características em cada obra.
As Luzes de Setembro traz exatamente isso; dramas que nos faz refletir, personagens bem construídos com personalidade forte, tramas que envolve livros, muito terror e como ou para quem "entregamos" o coração.

A escrita de Zafón e rica e simples, fácil de entender e fluída. Ele consegue fazer com que o leitor se envolva na história a ponto de se enxergar em cada parte da trama (pelo menos para mim foi assim).

Eu consegui sentir a força e a garra da Simone, a determinação de Irene, me identifiquei com o jeito quieto e introspectivo de Ismael, a curiosidade e interesse de Dorian me contagiou, apesar das consequências,- que pessoa sairia em plena madrugada para desbravar um bosque onde aconteceu um crime?- até com Hannah e sua língua solta eu me identifiquei.

As obras de Zafón são surpreendentes e conseguimos sentir sua evolução em cada livro.

O desafio do mês de setembro foi "livro do seu autor favorito". Do autor, do título e da obra, com certeza foram ótimas escolhas.

Nessa 01/10/2020

Fórmula
Ele tem uma fórmula para escrever , isso é fato. Crianças e adultos com corações partidos. Daí partisse para a fantasia , geralmente algo ruim que é parte de um erro próprio ou de alguém amado. E claro , o romance , alguém sempre estará interessado em alguém. Mas apesar de conseguir enxergar a fórmula e conseguir advinhar onde ela nos levará , ele consegue nos fazer manter o interesse.

Douglas.Moreira 21/11/2020

França!
Uma ótima história passada na Normandia. Claro que tem sempre a fase fantasmagórica do Zafón, mas é uma leitura até leve. Alguns locais são intrigantes, embora a cidade/vila seja fictícia, vale uma busca no Google Maps sobre a região do Monte St. Michel.

Jésica Andrade 04/07/2021

Eu amei!!
Que livro maravilhoso! A evolução de Zafon contando história é notável! Tinha trechos que eu não conseguia achar o momento para pausar a leitura!! Amei demais!!!
Fica a recomendação de leitura!!

DêlaMartins 29/08/2022

Juvenil, fantasia, mas é Zafón
Gosto muito de Zafón, da forma como ele escreve (escrevia...), viajando nos mistérios malucos, mas "Luzes de setembro" não fez "plim", apesar de ser uma leitura agradável. Os personagens não me encantaram - achei que faltou desenvolvimento deles.

Simone, fica viúva bastante cedo e, com problemas financeiros, muda-se para uma cidade pequena, de praia, na Normandia, com seus filhos Irene e Dorian, para trabalhar como governanta de Lazarus. Lazarus vive num casarão, quase um castelo, bastante estranho, cheio de brinquedos diferentes criados na fábrica que ficava ao lado de sua casa. Ismael, um pescador local, também adolescente, primo de Hannah (empregada de Lazarus), tem um envolvimento com Irene e com todo mistério.

A história gira em torno da família e do passado de Lazarus. Apesar do mistério, não é muito difícil prever o que vai acontecer. Pra mim, poucas surpresas, um livro juvenil demais.

Mikael_13 19/08/2020

Diferente dos outros livros da trilogia, esse, não me prendeu muito, achei a premissa ótima, mas, a história foi muito acelerada, com uma sucessão de eventos sendo colocados um seguido do outro, mas no geral foi um bom livro.

Kauã 21/12/2023

Doppelgänger
Melancolia é a palavra que eu usaria para descrever todo o enredo e o clima desse livro. Sobre nosso querido Zafón, li apenas um livro, ?Marina?, que causa também todo esse espírito melancólico e aquele clima de névoa de que vai acontecer algo errado, e assim como no livro dito, As Luzes de Setembro tem uma escrita que causa muita presença, desde a primeira página eu não conseguia parar de ler porque sentia uma necessidade em saber o que estava acontecendo, apesar de que, sinceramente, em muitos momentos, eu queria muito economizar páginas para não terminar de ler.

Simone e seus filhos, Dorian e Irene, acabam de perder o pai da família. Mesmo vivendo sob a dor do luto e das lembranças que o pai deixara, a família está enfrentando um aperto financeiro por dívidas exorbitantes que ele deixou antes de morrer. Simone não sabe mais o que fazer até que vai morar com os filhos em um apartamento em Paris - cedido por um amigo. E o amigo oferece uma proposta para ela, Lazarus, um fabricante rico de brinquedos, que vive em uma mansão isolada perto da Baía Azul está precisando de uma governanta, que além de trabalhar, ela iria viver confortável em uma casinha rumo à ilha, pertinho da mansão onde iria trabalhar.
A oferta é tentadora, e é claro que Simone aceita.
Em Baía Azul, Irene faz amizade com Hannah, filha de uma funcionária da mansão e com Ismael, que com o tempo acaba vivendo em um romance.
Enquanto a relação de Simone e seu empregador estão ficando bem intensas, o corpo de Hannah é encontrado e a mansão, de alguma forma não é um lugar seguro.

Eu simplesmente amei e li esse em uma rapidez e intensidade que não esperava, me prendi muito aos personagens e apesar de hoje em dia não ser uma leitura famosa, eu recomendo muito a ponto de se igualar a muitos livros ?famosinhos?. Pretendo ler mais Zafón futuramente.

Renata CCS 05/03/2014

Suspense, perigos, fugas inacreditáveis e pequenas doses de romance.

A história se passa em 1937 na Normandia, onde Irene, sua mãe Simone e seu irmão Dorian se mudam após uma proposta de trabalho feita por Lazarus Jann, um magnífico engenheiro fabricante de brinquedos. Irene acaba conhecendo Ismael, por quem se apaixona e quem acaba passando compartilhando a história mais assustadora de sua vida.

O livro tem seu enredo ao redor de pequenas histórias bizarras e que futuramente irão se entrelaçar. Mais uma vez o autor usa os mesmos ingredientes: adolescentes apaixonados, um casarão assustador, eventos misteriosos e sobrenaturais, seres macabros, maldições passadas e a corrida contra o tempo para salvar aqueles a quem se ama, e o preço que estamos dispostos a pagar pelos nossos desejos. Destaco o final da obra, onde percebemos que o autor apresentou de uma forma metafórica a maldade que rondava o mundo naquela ocasião, as vésperas da II Guerra Mundial.

No mais, nada de novo. Uma leitura apenas razoável.