As Luzes de Setembro

As Luzes de Setembro Zafón

Resenhas - As Luzes de Setembro

Paulinha 21/09/2020

Firme no projeto Zafon
Gostei muito da leitura mas confesso que o meu preferido da trilogia é o príncipe da névoa a história me cativou mais. Mas esse livro é igualmente incrível tanto nas descrições como no mistério me prendeu bastante.

Renata CCS 05/03/2014

Suspense, perigos, fugas inacreditáveis e pequenas doses de romance.

A história se passa em 1937 na Normandia, onde Irene, sua mãe Simone e seu irmão Dorian se mudam após uma proposta de trabalho feita por Lazarus Jann, um magnífico engenheiro fabricante de brinquedos. Irene acaba conhecendo Ismael, por quem se apaixona e quem acaba passando compartilhando a história mais assustadora de sua vida.

O livro tem seu enredo ao redor de pequenas histórias bizarras e que futuramente irão se entrelaçar. Mais uma vez o autor usa os mesmos ingredientes: adolescentes apaixonados, um casarão assustador, eventos misteriosos e sobrenaturais, seres macabros, maldições passadas e a corrida contra o tempo para salvar aqueles a quem se ama, e o preço que estamos dispostos a pagar pelos nossos desejos. Destaco o final da obra, onde percebemos que o autor apresentou de uma forma metafórica a maldade que rondava o mundo naquela ocasião, as vésperas da II Guerra Mundial.

No mais, nada de novo. Uma leitura apenas razoável.

Ro Tonks 12/03/2021

Tocante
o terceiro livro da trilogia finaliza uma mescla do que seria mais alguns anos os pontos fortes da escrita do Zafón. Ainda que meu preferido da trilogia seja o segundo livro, este não fica muito atrás. A trilogia em si tem ligação entre os livros apenas nos pontos subjetivos das histórias, e cada qual, tem seus pontos positivos.

Eliza.Beth 12/12/2020

Encerrando meu ciclo com Zafon
Gostei bastante desse livro.
Personagens interessantes, gostei bastante da história tbm que apesar de ter um tom sobrenatural, dá para trazer isso para a realidade e fazer paralelos com q vida real.
Esse cenário litorâneo deu um tom muito especial à história. E quase sempre Zafon nos traz a temática da guerra e como ela se sobrepôs a tudo e todos.
Muito bom! Queria ter mais livros dele para ler... ?
Aryana 15/12/2020minha estante
Pensa no tanto que eu amo o Zafón. Vi suas resenhas dos outros livros dele, fiquei com vontade de ler.

Eliza.Beth 18/12/2020minha estante
Nossa, tbm amo. Esse ano consegui ler todas as obras dele. Foi muito especial.
Vale muito a pena conhecer tudo dele.

LuisIV 19/03/2022

Zafón...
Último livro do mestre Zafón que faltava eu ler... E aqui vemos um Carlos em desenvolvimento mas com o mesmo estilo que conhecemos na tetralogia.

Aquela escrita poética, transformando o abstrato em algo tangível, o amor pelos livros estão mais do que presentes e inclusive um dos vilões também aparece nos livros recentes.

Com certeza irei reler, tanto esse quanto os outros do mestre.

Roberta 19/04/2021

Aquele friozinho na barriga clássico das leituras de Zafón, um livro delicioso de acompanhar, mesmo eu às vezes me perdendo na história por causa de tantas descrições. Senti também que faltou espaço para uma finalização melhor do enredo.

Mai_peereira 25/05/2020

que autor
nunca tinha lido nada desse autor, esse livro em específico me trouxe muita angústia e ansiedade para saber sobre o final até me deu sentimento de medo. Consegui entrar na trama.

Raffafust 18/11/2013

Pode parecer brega, mas a cada livro de Zafón, eu sinto que não os leio, eu os sinto. É como se eu entrasse na história e estivesse vivendo ali com os personagens, enfrentando seus medos, descobrindo as coisas. Amo o jeito dele escrever e acho muito bacana a ideia dele explicar como escreveu cada livro ao leitor, isso faz com que fiquemos mais próximos dele. Por mais que ele informe que são livros juvenis, discordo, as histórias de Zafón não tem idade certa, não tem validade, por serem extremamente bem escritas envolvem a qualquer leitor mais atento.
Nesse volume ele conta a história de uma família, a mãe Simone Sauvelle vivia uma vida de luxo com os filhos e o marido, no entanto ele falece, deixando uma penca de dívidas para a família, os filhos Dorian e Irene tem que crescer a força ajudando a ganhar o pão de cada dia, por mais que mãe foque sua vida neles.
Convidada a trabalhar na Normandia, Simone deixa Paris acompanhada dos jovens, que já estão na adolescência, Irene a protagonista tem 14 para 15 anos e já se sente uma adulta perto do que a vida lhe aprontou.
Ao chegarem na casa do novo patrão da mãe, o Sr. Lazarus, um sinistro fabricante de brinquedos que vive em uma imensa casa praticamente sozinho já que sua esposa sofre de uma doença rara e não se lembra de ninguém, apesar de jovem, ela agora passa os dias em sua cama e tem cuidados especiais.
Encantados com a cordialidade do dono da mansão Cravenmoore, a família logo vai adorar também Hannah, uma jovem que é cozinheira da casa e que a sinopse entrega que morrerá de forma estranha iniciando todo o suspense desse livro.
Prima de Ismael, um pescador que logo vai se encantar por Irene, os dois vão dividir uma paixão e a busca pela verdade no que diz respeito a morte da cozinheira.
Diário encontrado na mansão e lido por Irene, máquina fabricadas pelo dono da casa que parecem ter vida a noite e barulhos vindo do bosque ao lado da casa completam o suspense surpreendente escrito por Zafón.
Nada do que conheceram é a pura verdade, o que veem também não é o que parece, com isso qualquer coisa que more ou rodeie a casa tem um mistério que envolve a alma, o coração e a sombra das pessoas. Até mesmo a lenda local da mulher que nunca voltou pode estar mais próxima do que imaginam da realidade deles.
Fácil gostar desse livro maravilhoso, difícil é conseguir largar depois que se começa. Mais um cinco estrelas do autor.

Regiane 29/03/2020

Trilogia juvenil de Zafón
Este foi o último livro do Carlos Zafón que li.
Me apaixonei pelos seus livros depois de O jogo do Anjo.
Este livro faz parte da trilogia chamada juvenil, seguida por O Príncipe da Névoa e O Palácio da Meia Noite.
Os livros de Zafón sempre trazem suspense e personagens apaixonantes.
Não deixem de ler....

te amo shawn 09/08/2022

FODA
bem fodao eu gostei bastante. O final do livro acabou cmg mas eu AMEI muito pq n publicaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Liliane 12/09/2021

As luzes de setembro é um romance ficcional que se passa na Normandia no ano de 1937.
Simone Sauvelle já viúva, é convidada para trabalhar como governanta na mansão Cravenmoore, para o fabricante de brinquedos Lazarus Jann.
Sem imaginar como sua vida será transformada, Simone aceita o novo emprego e vai morar, com seus filhos Irene e Dorian, na mansão repleta de robôs/autômatos.
Através da outra funcionária da mansão, Hannah, Irene faz amizade com Ismael e juntos vivem aventuras pela Baía Azul, em suas praias, mares e na casa do farol.
No entanto, acontecimentos estranhos surgem sucessivamente após algo inesperado acontecer à Hannah, de modo que fantasia, mistérios enigmáticos e um certo terror toma conta das vidas dos personagens quando algo sombrio passa a assustar Irene, Dorian e Ismael. De maneira tensa, a verdadeira história de vida Lazarus é revelada de maneira dramática, causando assombro.

Gabi Martins 22/06/2022

Zafón sempre impressiona de uma forma sublime
A primeira obra que li do Zafon foi A sombra do vento, ao meu ver o melhor livro dele, e me apaixonei completamente pelo autor e sua maneira de escrita. A forma como ele estrutura sua história, sempre de maneira semelhante: um romance e um mistério, é de certa forma mágica e tão sublime, é simples, criativo e inteiramente real. Seus mistérios sempre são cativantes, mas o que mais me retém sempre é o romance, eu amo a subjetividade das coisas e a maneira como ele trata as paixões em sua obra, sempre de formas diferentes, mas que ao mesmo tempo parece ter um ponto de apoio. Eu gostei muito do livro em si, mas em comparação aos outros que já li do autor, e por respeito a eles, minha nota será essa. Mas recomendo fortemente, principalmente se você for adolescente de alma e ame uma atmosfera romântica assim como eu.

jupotter 16/04/2021

Um pouco decepcionante
Até que a leitura fluiu dessa vez (em comparação com o O Palácio da Meia-Noite), porém nada se compara com a obra de A Sombra do Vento.