A Torre Negra: Nasce o Pistoleiro #01

1 | 2 | 3 | 4

CooltureNews 10/05/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por: Junior Nascimento

Essa não é uma das minhas resenhas mais fáceis por dois motivos, o primeiro é que se trata da minha primeira HQ, até o momento não tinha tido o interesse e/ou a oportunidade de ler uma HQ, desta forma não sei nem por onde começar a escrever sobre a mesma. O segundo motivo é até um pouco vergonhoso, juro que até o momento nunca tinha lido nada do mestre Stephen King! Sempre tive o interesse em ler suas obras, mas nunca tornei este interesse em prioridade. Deste modo, gostaria de esclarecer que minha resenha não terá nenhum tipo de comparação com a obra original.

Essa "dupla primeira vez" foi extremanente boa, falando sobre a HQ tenho que elogiar o trabalho e capricho da Suma de Letras na edição. Desde que os 3 primeiros volumes chegaram até minha casa não consegui tirar os olhos deles e acabei passando na frente de muitas obras simplesmente por esse motivo. Por ser minha primeira experiência com HQ é um pouco complicado falar sobre as ilustrações, mas digo que se todas possuem a mesma qualidade apresentada em Nasce o Pistoleiro, saberei que demorei muito para entrar neste universo.

Gosto de ler livros sem nenhum tipo de ilustração, mesmo que seja uma foto na capa que nos mostra como é o personagem principal (por isso que odeio quando colocam imagens da adaptação cinematografica em algumas capas), gosto de deixar minha imaginação fluir livremente e criar minha própria imagem dos personagens. Esse foi um dos pontos que pesava negativamente para que eu tivesse vontade de ler a adaptação de A Torre Negra em HQ, entretanto me acostumei muito rápido a essa nova forma de leitura.

A trama é envolvente, enquanto estava no meio da leitura parei para procurar os livros e consultar preços, afinal eles acabaram de entrar na minha lista de desejos e futuras compras. Roland, ultimo descendente do Clã de Gilead, é um personagem muito bem construído. Toda a trama envolvendo desde seu duro treinamento até sua primeira missão é envolvente e emocionante.

Depois desta leitura, posso afirmar que virei fã de HQ e do mestre Stephen King, e gostaria de deixar registrado que prometo consertar meu erro e em breve estarei lendo seus livros para resenhar aqui no site. Sei que muitos podem achar que essa adaptação está com um preço, digamos, nada amigável, mas posso afirmar que vale cada centavo, trabalho de primeira qualidade como nunca tinha visto antes, parabéns para a Suma de Letras.

Ratinha de Biblioteca 05/11/2022

Já havia lido o livro, mas, entre os dois, fico com o quadrinho. A história é bem sombria e os desenhos refletem isso. E a HQ deixa bem mais compreensível o universo criado por King.

Eduardo.Staque 21/03/2024

Não me apeteceu a representação do mundo médio, muito menos de Gilead.
Tudo mais acabado do que foi descrito e eu imaginei nos livros.
Poucas páginas e ficou muito superficial.

Bruno Martins 17/05/2013

Antes da Torre Negra
Stephen King é um baita escritor, isso todo mundo sabe. Agora pegar uma saga que rivaliza com sua maior obra (A Dança da Morte) e criar um prólogo com vários volumes em quadrinho seria uma proeza que muito se dariam mal. Tal caso não acontece nessa questão. O motivo é o fato de Stephen King ter realmente conseguido um roteirista que saiba lidar com competência para com essas histórias tão bem quanto a si próprio. Para isso ele chamou Peter David (desconhecido para muito) e então surgiu o prelúdio da história original de A Torre Negra.
Nesse primeiro volume, conhecemos o protagonista Roland Deschain ainda adolescente juntamente com seu ka-tet (grupo ligado pelo mesmo destino)que embarcam por respostas sobre seus próprios destinos em um ambiente atemporal repleto de feiticeiros, monstros, pistoleiros e bruxas. Pra quem não leu a história original, pode ler essa HQ sem problema nenhum pois trata-se de de um prólogo quem não altera em nada os acontecimentos do super história de Stephen King.

Juliana 05/05/2024

Ganhei o box dessa coleção há mais de 8 anos... sempre fui deixando para a próxima vez, para ler outras coisas que apareciam, e fui criando uma enorme expectativa.
O primeiro livro da coleção foi uma decepção. Chato, entediante... espero que os.proximoa melhorem, mas a expectativa agora caiu bastante.

André 31/10/2020

Desapontado
Adorei a capa e as capas alternativas, queria que tivessem optado por esses caminhos, mas fiquei desapontado pelos desenhos. O roteiro foi muito bem trabalhado e resumido, e todos os pontos essenciais da história estão ali, mas para mim, acho que os desenhistas contaram a história de forma muito pouco criativa... Sei lá... Temos uma paleta de cores limitada, cenas muito marcantes representadas em desenhos com pouco ou nenhum impacto... Me pareceu muito genérico, feito às pressas. Os olhos, os olhos estão em sua maioria escondidos, obscurecidos, ou estão muito superficialmente tratados. Isso deixou os personagens pouco expressivos, porém a carga dramática é o grande diferencial dessa história. Deveriam ter investido nas emoções. Só compre ou leia se você não tiver lido os livros e quiser um bom resumo. Ou for um colecionador. Tem pouquissimas partes que não estão presentes na história inicial, e eu particularmente adorei ver a representação do Rei Rubro. Foi uma boa surpresa.

Glau Anjos 18/09/2022

"O pistoleiro viu bem claramente o assassino nos olhos dele e, embora não temesse a imagem, marcou-a como se pode marcar a página de um livro, alguma página que contenha instruções potencialmente valiosas."
O Pistoleiro. A Torre Negra vol I. Stephen King.

Acompanhamos o começo da jornada de Roland, o pistoleiro. O início do livro é meio lento, fica um pouco melhor a partir da metade, talvez um pouco mais a frente. Não é ruim, nem cansativo a ponto desanimar em prosseguir, mas lento.

Chester 10/02/2021

O princípio
Aqui vemos uma boa adaptação dos acontecimentos relatados em "Mago e Vidro". Onde tudo começou!

Sem spoilers... Paro por aqui pra não falar demais!

Koala 31/07/2021

Primeira leitura.
Um livro que empolga desde a primeira página, cenas pra ficar ofegante, mistério que se resolve na próxima página mas não, tem mais e mais mistérios! Incrível.

Raulatatab 06/03/2023

Realmente muito bom porém confuso, eu recomendo que você leia os 3 livros da torre negra antes de ler os quadrinhos, pois os quadrinhos deixam muita coisa em branca porem realmente muito bom.
Tem muitos defeitos como a edição de capa dura ser raríssima, e a capa mole também rara porém nem tanto, e com poucas páginas

Serio poderiam relançar esses quadrinhos.

GiB@ 11/11/2022

Muito ruim e carregado
Leitura chata e desanimadora. O Próprio autor disse que queria ter uma grande saga escrita, porem nao se se preocupou com a qualidade

1 | 2 | 3 | 4