Memórias, sonhos, reflexões

Memórias, sonhos, reflexões Carl Gustav Jung
Aniela Jaffé




Resenhas - Memórias, sonhos, reflexões


31 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Raquel.Fernandes 26/10/2021

Uma ótima leitura para quem gosta de refletir sobre a relação do inconsciente com os acontecimentos da vida e sobre a condição humana.
comentários(0)comente



Rick Muniz 13/04/2021

O Velho Sábio
A autobiografia de C.G.Jung desperta em nós um misto de sentimentos e sensações, a leitura é cheia de referencias aos termos acadêmicos e psicológicos, mas esse não é o mote do livro.
O livro se desenrola contando os fatos significativos desse grande pensador, desde a infância, juventude e fase adulta. Jung sempre foi um uma criança diferente, parecia ter algo a mais em si que o fazia “esquisito”, tal qualidade o fez sempre perseguir um caminho não convencional, pois as velhas respostas já não satisfaziam uma mente inquieta como a sua.
Irrequieto, incansável, determinado, não poupou recursos para revolucionar não só a psicologia, com a sua teoria analítica, revolucionando a si mesmo através do autoconhecimento.
A base da sua teoria bebe em diversas fontes: mitologia, gnose, conhecimentos alquímicos, etc...essa visão que engloba vários ensinamentos desemboca num rico material para a humanidade utilizar em proveito próprio em busca de maior riqueza intelectual.
Em paralelo à leitura desse livro procurei no Youtube maiores esclarecimentos sobre alguns pontos, achei o canal “Conhecimentos da Humanidade”, lá tem alguns vídeos bem instrutivos sobre Jung.
comentários(0)comente



delicadas.leituras 06/11/2020

Alguém Chamado Jung
O que achei marcante na leitura da biografia: sua dúvida nas questões religiosas em idade tão precoce; sua naturalidade ao relatar exaustivamente suas 'experiências estranhas'; a humildade - em nenhum momento demonstra superioridade.
comentários(0)comente



shofana 09/08/2020

Rei da porra toda
?Memórias, sonhos e reflexões? é a autobiografia de Jung, pai da Psicologia Analítica.
.
Foi absolutamente incrível esse olhar mais íntimo em sua história, vida, seus sonhos, seu caminho, suas reflexões. Confesso que tiveram algumas reflexões que eu me perdi um pouco - mas foram valiosas mesmo assim.
.
Esse livro aumentou a admiração que eu já tinha por ele; além de ajudar a compreender o caminho que ele trilhou, e as dificuldades que enfrentou.
.
À todos os amantes de psicologia, recomendo!
comentários(0)comente



Luis.Gengibre 05/08/2020

Jung é POP
Com um texto bem desenvolvido, e mesmo com um corpo de trabalho coerente, Jung não se autoreferencia de nenhuma forma anterior, trazendo uma obra pessoal que se sustenta imensamente. Interessantíssima para os entusiastas da psicologia e leigos de plantão, o autor aborda tópicos abstratos com humildade, tangenciando muitas coisas maiores que todos nós, mas estranhas a ninguém.
comentários(0)comente



Ingrid 21/07/2020

"Escrever um livro é sempre para mim uma confrontação com o destino" (Jung).
Originalmente, o livro deveria ser uma biografia de Jung, que seria organizada por Aniela Jaffé, que sabia que seria difícil a tarefa lhe dada, uma vez que Jung era conhecido por sua aversão a exposição dele e de sua vida.

Aniela, contudo, teve uma grande surpresa, já que começa a trabalhar com Jung em 1957, que não só a recebeu, como tomou a decisão dele mesmo narrar sua vida. E a biografia torna-se uma autobiografia.

E foi assim, que Jung abriu sua vida para todos, iniciando por sua infância. No decorrer da narrativa da sua vida, Jung vai apresentando ao leitor quem era o homem, e como ao longo dos anos desenvolveu sua obra sobre o inconsciente; que até hoje é reconhecida.

Ele, também, dedica um capítulo para contar como conheceu Freud, e como foi a amizade entre eles; e ainda a dificuldade e o trauma que foi romper com o amigo, para que assim pudesse desenvolver o trabalho da sua vida.

A religiosidade também fica muito presente na autobiografia, até porque foi seu conflito com ela que tudo se originou.

Infelizmente, Jung não chegou a ver seu livro editado, mas deixou nesse livro ótimas surpresas sobre o homem, que desde o início foi o primeiro a testar suas teorias, e que não se acovardou ao final da vida, quando mergulhou em sua vida ao escrever sua autobiografia.

Para mim foi uma grata surpresa a leitura desse livro! Comprei de uma amiga que estava fazendo um desapego, e tinha certeza que seria um livro das teorias de Jung. E foi agradavelmente surpreendida com a sua autobiografia! Conhecê-lo e saber todo o caminho percorrido para chegar as suas conclusões, me fez admirar muito mais Jung, e mais vontade de conhecer seu trabalho
comentários(0)comente



Flôr 20/05/2020

"Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou"
Não se trata de um biografia tradicional, na qual vamos acompanhar vivências cotidianas e exposição de intrigas e amores pessoais.

Diria que se trata de biografia teórica, se é que isso existe (!) já que o que vemos é um desenrolar da vida de Jung de modo a nos explicar seus sentimentos, questionamentos e as repostas/teorias as quais chegou.

Meu grande apreço ao livro vem, da combinação desse modo de 'biografar' ao convite que nos faz: repensar nossa própria história, nossa construção identitária, nossa individuação!

Acabamos, pois, tentando (também) construir uma estrutura consciente que afirme nossa existência e nos conte por onde andamos nesse mundão...

*Ps.: apesar de gostar bastante tive dificuldade pra manter o ritmo de leitura. Lia dezenas de páginas em uma sentada, pra então não conseguir ler alguns parágrafos em uma segunda oportunidade. Não desanime, vale a pena!
comentários(0)comente



MauricioTiso 09/05/2020

Um mergulho na alma
Alma é o primeiro termo a ser definido no glossário dessa edição da Nova Fronteira, e em sua definição é impossível ser capturada por palavras, apenas pela experiência.

Assim é a autobiografia de Carl Gustav Jung, um mergulho cristalino em sua alma, em toda a sua experiência que como um conjunto formou sua obra.

Não espere um livro técnico sobre sua filosofia, ou um bate papo informal sobre sua vida, a obra é muito mais profunda. O autor compartilha os cantos mais recônditos de sua essência para que possamos apreender como o caminho do autoconhecimento é possível, sofrido, libertador e vivo.

Os conceitos de dualidade, individuação, interpretação de visões e sonhos, arquétipos, inconsciente e inconsciente coletivo são todos abordados mas de maneira essencial e não com um fim didático.

Apesar da profundidade do mergulho a leitura é leve e acessível, e todo o material adicional disponibilizado por Aniela Jaffé (Organizadora da Obra) e disponibilizado nessa edição da Nova Fronteira é muito rico.

Excelente leitura!!!
comentários(0)comente



Paloma584 14/04/2020

Representada
Me senti representada ao conhecer a história do Mestre. Algumas coisas que marcaram a vida dele também aparecem em minha vida, como o fato de nunca ser acreditado e ser visto como alguém de outro planeta, fora de órbita. Ele, quando criança, era tão inteligente à sua maneira que acabou sendo excluído de convívio social: não queriam contato com Jung.
O livro me fez entender como surgiu sua teoria e como existem pessoas como eu. Me senti abraçada.
comentários(0)comente



Larissa 23/02/2020

Resenha: Memórias, Sonhos e Reflexões
Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou".


Em seu livro, Jung escreve já nos seus últimos anos de vida todas as suas memórias, sonhos e reflexões. Uma obra sublime, um livro intenso e biográfico, nele Carl Jung aborda seu primeiro contato com o que chama de inconsciente. Durante sua estadia, o lado do inconsciente de sua psique floresceu mais do que o lado consciente. Gustav Jung relata seus sonhos, a maioria premonitorios que o fizeram ser quem ele é, e acreditar no que acredita. Refleti sobre o mundo, as pessoas, as personalidades, os arquétipos e sobre a existência de algo maior. Um livro imperdível para quem é fã".
comentários(0)comente



LaraF 12/05/2013

Ler a historia da vida de Jung por palavras e impressoes dele é uma honra! Grande conhecimento. Uma visao aberta e curiosa diante de tudo. Uma auto-observaçao e auto-analise completamente lucidas. A abertura para o novo, para o extraordinario. O olhar para o mundo cheio de poesia e de longe de preconceitos. A ousadia e a humildade de dizer. Tantas coisas que encontrei nesse livro, tantas coisas que me impressionaram e marcaram. Uma aventura, mais do que pela vida do outro, pela nossa propria humanidade.
Anna Medeiros 19/09/2017minha estante
que resenha maravilhosa! me senti contemplada.




Katia 26/02/2012

Nestes escritos jung se revela e deixa uma importante contribuição para se compreender a sua visão de mundo e da dinâmica inconsciente. Não é um livro para ser lido de uma vez, mas com reflexão.
comentários(0)comente



Andarilho 20/09/2010

Boa introdução à Psicologia Analítica de Jung
"Memórias, Sonhos e Reflexões", por ser a autobiografia de C.G. Jung, é naturalmente bastante tendenciosa a respeito do que ele revela a respeito de sua vida e de suas relações. Ainda assim, isso não torna a leitura menos agradável. Este livro, além de ser uma ótima maneira de começar a estudar a Psicologia Analítica, a teoria de Jung, é também um mergulho na mente de um ser humano que, apesar de ser cheio de falhas, era uma pessoa extraordinária, e que deixou uma grande e bela contribuição ao mundo. Recomendo a leitura para todos que cursam Psicologia.
comentários(0)comente



Deborah 28/12/2009

Sublime
Um dos livros da minha vida. Experiência sublime!
comentários(0)comente



assisoliveira 23/03/2009

Um humanista
Para conhecer o pensamento de um dos mais importante humanistas de nossa história, este talvez seja o menos recomendado dos seus livros como era de se esperar por ser autobiografico.O proprio Jung logo deixa claro que adiou por muinto tempo a feitura deste, pois sempre evitou falar de si mesmo.Todavia é de fundamental importância para quem deseja se familiarizar com seu pensamento ler esta obra. Ao contrario do que se pensa Jung é de leitura facil e compreensivel mesmo em seus escritos mais técnicos que caracterizam seu legado ao conhecimento da alma humana.

Esse não foi o primeiro livro dele que li mas, foi sem duvida o mais interessante o que mais me aproximou do homem comum e simples que ele era. Gosto da sua franqueza e de como fala do seu nº 2, alguém mais velho e mais sábio que o possuía.
comentários(0)comente



31 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR