Memórias, sonhos, reflexões

Memórias, sonhos, reflexões Carl Gustav Jung
Aniela Jaffé

Resenhas - Memórias, sonhos, reflexões

Raquel.Fernandes 26/10/2021

Uma ótima leitura para quem gosta de refletir sobre a relação do inconsciente com os acontecimentos da vida e sobre a condição humana.

Rick Muniz 13/04/2021

O Velho Sábio
A autobiografia de C.G.Jung desperta em nós um misto de sentimentos e sensações, a leitura é cheia de referencias aos termos acadêmicos e psicológicos, mas esse não é o mote do livro.
O livro se desenrola contando os fatos significativos desse grande pensador, desde a infância, juventude e fase adulta. Jung sempre foi um uma criança diferente, parecia ter algo a mais em si que o fazia “esquisito”, tal qualidade o fez sempre perseguir um caminho não convencional, pois as velhas respostas já não satisfaziam uma mente inquieta como a sua.
Irrequieto, incansável, determinado, não poupou recursos para revolucionar não só a psicologia, com a sua teoria analítica, revolucionando a si mesmo através do autoconhecimento.
A base da sua teoria bebe em diversas fontes: mitologia, gnose, conhecimentos alquímicos, etc...essa visão que engloba vários ensinamentos desemboca num rico material para a humanidade utilizar em proveito próprio em busca de maior riqueza intelectual.
Em paralelo à leitura desse livro procurei no Youtube maiores esclarecimentos sobre alguns pontos, achei o canal “Conhecimentos da Humanidade”, lá tem alguns vídeos bem instrutivos sobre Jung.

delicadas.leituras 06/11/2020

Alguém Chamado Jung
O que achei marcante na leitura da biografia: sua dúvida nas questões religiosas em idade tão precoce; sua naturalidade ao relatar exaustivamente suas 'experiências estranhas'; a humildade - em nenhum momento demonstra superioridade.

shofana 09/08/2020

Rei da porra toda
?Memórias, sonhos e reflexões? é a autobiografia de Jung, pai da Psicologia Analítica.
Foi absolutamente incrível esse olhar mais íntimo em sua história, vida, seus sonhos, seu caminho, suas reflexões. Confesso que tiveram algumas reflexões que eu me perdi um pouco - mas foram valiosas mesmo assim.
Esse livro aumentou a admiração que eu já tinha por ele; além de ajudar a compreender o caminho que ele trilhou, e as dificuldades que enfrentou.
À todos os amantes de psicologia, recomendo!

Luis.Gengibre 05/08/2020

Jung é POP
Com um texto bem desenvolvido, e mesmo com um corpo de trabalho coerente, Jung não se autoreferencia de nenhuma forma anterior, trazendo uma obra pessoal que se sustenta imensamente. Interessantíssima para os entusiastas da psicologia e leigos de plantão, o autor aborda tópicos abstratos com humildade, tangenciando muitas coisas maiores que todos nós, mas estranhas a ninguém.

Ingrid 21/07/2020

"Escrever um livro é sempre para mim uma confrontação com o destino" (Jung).
Originalmente, o livro deveria ser uma biografia de Jung, que seria organizada por Aniela Jaffé, que sabia que seria difícil a tarefa lhe dada, uma vez que Jung era conhecido por sua aversão a exposição dele e de sua vida.

Aniela, contudo, teve uma grande surpresa, já que começa a trabalhar com Jung em 1957, que não só a recebeu, como tomou a decisão dele mesmo narrar sua vida. E a biografia torna-se uma autobiografia.

E foi assim, que Jung abriu sua vida para todos, iniciando por sua infância. No decorrer da narrativa da sua vida, Jung vai apresentando ao leitor quem era o homem, e como ao longo dos anos desenvolveu sua obra sobre o inconsciente; que até hoje é reconhecida.

Ele, também, dedica um capítulo para contar como conheceu Freud, e como foi a amizade entre eles; e ainda a dificuldade e o trauma que foi romper com o amigo, para que assim pudesse desenvolver o trabalho da sua vida.

A religiosidade também fica muito presente na autobiografia, até porque foi seu conflito com ela que tudo se originou.

Infelizmente, Jung não chegou a ver seu livro editado, mas deixou nesse livro ótimas surpresas sobre o homem, que desde o início foi o primeiro a testar suas teorias, e que não se acovardou ao final da vida, quando mergulhou em sua vida ao escrever sua autobiografia.

Para mim foi uma grata surpresa a leitura desse livro! Comprei de uma amiga que estava fazendo um desapego, e tinha certeza que seria um livro das teorias de Jung. E foi agradavelmente surpreendida com a sua autobiografia! Conhecê-lo e saber todo o caminho percorrido para chegar as suas conclusões, me fez admirar muito mais Jung, e mais vontade de conhecer seu trabalho

Flôr 20/05/2020

"Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou"
Não se trata de um biografia tradicional, na qual vamos acompanhar vivências cotidianas e exposição de intrigas e amores pessoais.

Diria que se trata de biografia teórica, se é que isso existe (!) já que o que vemos é um desenrolar da vida de Jung de modo a nos explicar seus sentimentos, questionamentos e as repostas/teorias as quais chegou.

Meu grande apreço ao livro vem, da combinação desse modo de 'biografar' ao convite que nos faz: repensar nossa própria história, nossa construção identitária, nossa individuação!

Acabamos, pois, tentando (também) construir uma estrutura consciente que afirme nossa existência e nos conte por onde andamos nesse mundão...

*Ps.: apesar de gostar bastante tive dificuldade pra manter o ritmo de leitura. Lia dezenas de páginas em uma sentada, pra então não conseguir ler alguns parágrafos em uma segunda oportunidade. Não desanime, vale a pena!

MauricioTiso 09/05/2020

Um mergulho na alma
Alma é o primeiro termo a ser definido no glossário dessa edição da Nova Fronteira, e em sua definição é impossível ser capturada por palavras, apenas pela experiência.

Assim é a autobiografia de Carl Gustav Jung, um mergulho cristalino em sua alma, em toda a sua experiência que como um conjunto formou sua obra.

Não espere um livro técnico sobre sua filosofia, ou um bate papo informal sobre sua vida, a obra é muito mais profunda. O autor compartilha os cantos mais recônditos de sua essência para que possamos apreender como o caminho do autoconhecimento é possível, sofrido, libertador e vivo.

Os conceitos de dualidade, individuação, interpretação de visões e sonhos, arquétipos, inconsciente e inconsciente coletivo são todos abordados mas de maneira essencial e não com um fim didático.

Apesar da profundidade do mergulho a leitura é leve e acessível, e todo o material adicional disponibilizado por Aniela Jaffé (Organizadora da Obra) e disponibilizado nessa edição da Nova Fronteira é muito rico.

Excelente leitura!!!

Paloma584 14/04/2020

Representada
Me senti representada ao conhecer a história do Mestre. Algumas coisas que marcaram a vida dele também aparecem em minha vida, como o fato de nunca ser acreditado e ser visto como alguém de outro planeta, fora de órbita. Ele, quando criança, era tão inteligente à sua maneira que acabou sendo excluído de convívio social: não queriam contato com Jung.
O livro me fez entender como surgiu sua teoria e como existem pessoas como eu. Me senti abraçada.

Larissa 23/02/2020

Resenha: Memórias, Sonhos e Reflexões
Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou".

Em seu livro, Jung escreve já nos seus últimos anos de vida todas as suas memórias, sonhos e reflexões. Uma obra sublime, um livro intenso e biográfico, nele Carl Jung aborda seu primeiro contato com o que chama de inconsciente. Durante sua estadia, o lado do inconsciente de sua psique floresceu mais do que o lado consciente. Gustav Jung relata seus sonhos, a maioria premonitorios que o fizeram ser quem ele é, e acreditar no que acredita. Refleti sobre o mundo, as pessoas, as personalidades, os arquétipos e sobre a existência de algo maior. Um livro imperdível para quem é fã".

LaraF 12/05/2013

Ler a historia da vida de Jung por palavras e impressoes dele é uma honra! Grande conhecimento. Uma visao aberta e curiosa diante de tudo. Uma auto-observaçao e auto-analise completamente lucidas. A abertura para o novo, para o extraordinario. O olhar para o mundo cheio de poesia e de longe de preconceitos. A ousadia e a humildade de dizer. Tantas coisas que encontrei nesse livro, tantas coisas que me impressionaram e marcaram. Uma aventura, mais do que pela vida do outro, pela nossa propria humanidade.
Anna Medeiros 19/09/2017minha estante
que resenha maravilhosa! me senti contemplada.

Katia 26/02/2012

Nestes escritos jung se revela e deixa uma importante contribuição para se compreender a sua visão de mundo e da dinâmica inconsciente. Não é um livro para ser lido de uma vez, mas com reflexão.

Andarilho 20/09/2010

Boa introdução à Psicologia Analítica de Jung
"Memórias, Sonhos e Reflexões", por ser a autobiografia de C.G. Jung, é naturalmente bastante tendenciosa a respeito do que ele revela a respeito de sua vida e de suas relações. Ainda assim, isso não torna a leitura menos agradável. Este livro, além de ser uma ótima maneira de começar a estudar a Psicologia Analítica, a teoria de Jung, é também um mergulho na mente de um ser humano que, apesar de ser cheio de falhas, era uma pessoa extraordinária, e que deixou uma grande e bela contribuição ao mundo. Recomendo a leitura para todos que cursam Psicologia.

Deborah 28/12/2009

Sublime
Um dos livros da minha vida. Experiência sublime!

assisoliveira 23/03/2009

Um humanista
Para conhecer o pensamento de um dos mais importante humanistas de nossa história, este talvez seja o menos recomendado dos seus livros como era de se esperar por ser autobiografico.O proprio Jung logo deixa claro que adiou por muinto tempo a feitura deste, pois sempre evitou falar de si mesmo.Todavia é de fundamental importância para quem deseja se familiarizar com seu pensamento ler esta obra. Ao contrario do que se pensa Jung é de leitura facil e compreensivel mesmo em seus escritos mais técnicos que caracterizam seu legado ao conhecimento da alma humana.

Esse não foi o primeiro livro dele que li mas, foi sem duvida o mais interessante o que mais me aproximou do homem comum e simples que ele era. Gosto da sua franqueza e de como fala do seu nº 2, alguém mais velho e mais sábio que o possuía.