Barriga de Trigo

Barriga de Trigo William Davis, M. D.
William Davis, M. D.
William Davis, M. D.

Resenhas - Barriga de trigo

1 | 2 | 3 | 4

Luiza 10/04/2023

Há vida depois do trigo...
O livro é excelente. Em um primeiro momento, temos a impressão de que não poderemos comer mais nada. Mas, depois, se organizarmos nossos conceitos, pensarmos com maturidade e mudarmos de corredor no supermercado, percebemos que ainda há vida depois do trigo. Temos muitíssimo do que comer...! E tudo comida verdadeira.
Foi bom reler este livro, lembrou-me do quanto a gente se INTOXICA achando que está se alimentando.
Recomendo a leitura, mesmo para os que são magrinhos e NÃO TEM barriga de trigo, porque o trigo, o glúten e o excesso de carboidratos realmente causam inúmeras doenças ? muito mais graves do que uma barriga inchada.

Quel Spell 15/03/2023

Informativo mas não vale para todos.
O autor usa muitas referências científicas para fundamentar a maior parte dos seus argumentos, mas em alguns momentos ele se guia mais pelo seu conhecimento clínico adquirido com o acompanhamento dos seus pacientes. Não acho que pequenos casos possam ser generalizados dessa forma. Muitos argumentos precisam de estudos e maior conhecimento científico.
Sou diabética tipo 1 e tenho plena consciência sobre como determinados alimentos que elevam a taxa de açúcar no sangue e mesmo assim não adoraria uma dieta ainda mais restritiva a esse ponto. Primeiro, não são todos os diabéticos que podem se beneficiar desse dieta. No meu caso eu uso a contagem de carboidratos, uma estratégica em que a quantidade de carboidratos que eu vou ingerir está diretamente relacionada à quantidade de insulina que eu preciso tomar. A eliminação do trigo não ajudaria no meu controle glicêmico, pois apenas a redução já se provou útil no meu caso. Se eliminasse por completo os carboidratos isso resultaria em episódios de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) o que é uma questão bem preocupante já que pode levar ao óbito. Outra consequência desastrosa seria a possibilidade de um quadro de cetoacidose diabética, também fatal.
Quando se trata de saúde é bom ter a disposição o maior conhecimento possível para que as escolhas sejam mais assertivas. Não apenas acreditar em um livro, mas procurar e discutir com profissionais quais são as melhores estratégias para o seu caso.

Jéssica 03/01/2023

Descobrindo a outra face do glúten
Um livro de cunho científico, interessante e completo, e mais importante de tudo: rico em referências! O autor traz fontes e trabalhos científicos que tratam sobre os males do glúten. Fortemente indicado para celíacos, intolerantes ao glúten e pessoas que querem reduzir ou retirar de vez o glúten de sua dieta. Além disso, o livro traz receitas e listas de alimentos que podem ser consumidos no lugar dos alimentos que contém glúten. Muito boa leitura!

Ingrid.Caetano 16/12/2022

Achei um livro bem completo.
Além das interferências do trigo em cada área da saúde, ele fala também sobre outros produtos industrializados. Tem receitas para quem deseja abolir o trigo da dieta.
De forma simples, expôs o conteúdo de maneira dinâmica e prática.

Anezio 29/11/2022

Tentando fugir da dominância do gluten
Livro interessante focado nos maus que o glúten podem causar ao ser humano. O autor apresenta casos interessantes e, no mínimo, curiosos que mereciam uma investigação mais cuidadosa a fim de se comprovar os efeitos supostamente tão nocivos apresentados.

O autor defende no livro que eliminemos ou reduzamos ao máximo o consumo de alimentos ricos em glúten, e apresenta algumas razões para tal considerando casos vividos por ele em seu consultório, como também por outros profissionais da medicina. É importante alertar que esse tipo de literatura deve ser lida com algum ceticismo, sem no entanto descartar por completo o que o autor apresenta como justificativa sem antes investigar por meio de outras fontes.

São apresentados alguns fatos importantes que não podem ser descartados como se não pudessem ser causa de algum problema de nossa sociedade moderna, como por exemplo o fato de que o trigo que consumimos atualmente possuir muito mais glúten que o trigo consumido por nossos avós.

Fato é que nada é de graça. É sempre possível que haja alguma consequência no médio/longo prazo.

Jaqueline343 20/11/2022

No livro Barriga de Trigo, o autor nos conta que o pão que comemos hoje não é o mesmo que Jesus Cristo comia. Foi modificado geneticamente para aumentar a produtividade. Os produtos de trigo aumenta os níveis de glicose no sangue, logo vão ativar um hormônio produzido no nosso pâncreas, a insulina, fazendo a glicose ir para dentro das células do corpo convertendo glicose em gordura. E está será depositada especialmente no abdômen e nas vísceras.
O livro explora também outras doenças causadas pela ingestão de Trigo. Uma leitura super interessante que vale a pena ler, é conhecer mais.

Adriana 27/10/2022

Esclarecedor
Um livro bem detalhado sobre o trigo, sua origem e modificações inerentes à atualidade. O autor mostra o quão mal o trigo gmfaz, tanto Para celiacos quanto Para os não celiacos. Com o passar do tempo o trigo vai prejudicando o organismo e dificultando a absorção de nutrientes o que traz uma série de problemas. Eu já tinha lido antes sobre isso, e agora massificou mais as informações.

Leticia 24/10/2022

Barriga de Trigo
Gostei muito do livro, complementou muito com o livro A dieta da mente e o Sal, Açúcar e Gordura.
O trigo é o vilão que através do Glútem causam muitos distúrbios na saúde, os quais geralmente são tratados apenas como doenças, com medicamentos, ao passo que, se fosse mudada a alimentação, retirando o trigo e a maior parte das fontes de amido, muitas doenças seriam evitadas ou extinguidas.
Somos o que comemos.

Ruth 19/08/2022

Nesse livro o autor demonstra a evolução histórica do plantio e utilização do trigo na panificação. Relata como a transformação genética sofrida pelo vegetal trouxe consequências nocivas para a saúde humana.

Nyew 27/04/2022

Viva a Ciência? Não é simples assim...
O tipo de livro que te faz pensar na vida e nos hábitos que pratica. A cada capítulo luzes são lançadas sobre o alimento, que está mais para veneno, e nos faz questionar o governo, a ciência, médicos e nutricionistas. No fim, se parar para pensar, você começa a questionar muitas outras áreas também. Até onde somos enganados?

Apesar de não gostar do tom do médico escritor nos primeiros capítulos, sua ironia me cativou e deixou o livro mais divertido, ora mais pesado (quase humor negro ou estou exagerando?), ora mais leve (nunca mais olharei para minha tia diabética do mesmo jeito).

Altamente recomendado, assim como Porque Engordamos e Detox 21 Dias (péssimo nome, eu também acho!).

Franciely 19/04/2022

Trigo
É um livro surpreendente e preocupante, porquanto nos informa dos malefícios do trigo atual e as doenças que dele derivam.
O início relata a história do trigo e sua modificação pelo homem até os dias atuais, reconhecendo sua importância na antiguidade. Contudo, a ganância do homem e a necessidade do aumento da produtividade na indústria alimentar tornou o trigo anão e existente apenas com a intervenção humana.
Nos próximos capítulos relata sobre a doença celíaca, bem como as consequências do trigo em nossa vida. Sintomas que nem imaginávamos estão associados ao trigo.
Ao final, há sugestões de substituição do trigo por alguns alimentos, assim como receitas e como eliminar o trigo da nossa rotina.
Livro recomendado por um médico. Praticamente cortei o pão e tento evitar o glúten, mass.. difícil, com tantas tentações e glúten em todo lugar, sobretudo pra mim que adoro massas. Seguimos tentando melhorar nossa alimentação.

Elaine Messias 09/04/2022

Texto sobre o glúten
O autor apresenta suas ideias sobre a influência do trigo na saúde contemporânea. Apresenta resultados de pesquisas e das alterações que aconteceram no trigo no século passado.

Paula 15/03/2022

Não é apenas um livro sobre emagrecimento
O título a primeira vista parece apenas mais um livro sobre dieta de emagrecimento, apesar de eu já conhecer as dietas low carb e cetogênica a alguns anos, achava que só ia reforçar minhas ideias. Porém, devido a um problema de saúde com uma doença autoimune que meu esposo desenvolveu vimos que esse livro falava muito mais sobre doenças do que sobre emagrecimento.
O trigo é muito mais que um carboidrato ruim, ele é o principal vilão da nossa alimentação.
Fiquei impressionada com o tanto de doenças que estão relacionadas ao glúten do trigo, se antes minha preocupação era o sobrepeso e a diabetes, hoje é o Alzheimer, a demência, o TDA, todas as doenças intestinais, diversas doenças de pele como a psoríase e até mesmo a calvície!!!
Após a descoberta da doença autoimune do meu esposo e muita pesquisa ele iniciou o tratamento de altas doses de Vit D + dieta restrita sem glúten. Quatro meses depois, a saúde dele foi restabelecida.
Recomendo fortemente para aqueles que querem uma vida longa e saudável.

Flávio 21/08/2021

Livro obrigatório
Eu já sabia que as massas causavam altos índices de triglicérides, mas não imaginava que o trigo era tão perigoso. Excelente livro, com uma linguagem objetiva.

1 | 2 | 3 | 4