Barriga de Trigo

Barriga de Trigo William Davis, M. D.
William Davis, M. D.
William Davis, M. D.

Resenhas - Barriga de trigo

1 | 2 | 3 | 4

Jackson Soares 19/05/2014

Fortemente recomendado.
Comecei a ter contato com o conceito da dieta paleolítica e/ou de baixo teor de carboidratos e alto teor de gorduras (em inglês, low carb high fat - LCHF) há pouco tempo e logo me identifiquei e passei a seguir, mesmo que ainda não totalmente, porém já observei vários aspectos benéficos em minha saúde.
Resolvi buscar mais bases científicas sobre o assunto, no qual Barriga de trigo é fantástico na elucidação do papel desse cereal ao longo da história da humanidade e em mostrar as mais diversas formas nas quais ele pode afetar a saúde humana.
Ótima leitura, principalmente para recomendar a quem te chamar de louco quando você recusar um pão ou pedaço de pizza. :)

Fenrir 23/04/2021

Deu um BOOM na cabeça
Que livro sensacional! Como nunca tinha parado pra pensar nisso antes ? Como nós somos totalmente Manipulados até mesmo pela indústria alimentícia ! Um grão geneticamente alterado em laboratório que era pra matar a fome , está matando as pessoas ! Enfim , não vou dar spoiler, leia e chegue as mesmas conclusões que eu .
Carol Amaro 24/04/2021minha estante
Muito bom mesmo! Foi o primeiro traduzido para o português, numa época em que praticamente tudo sobre o tema estava ainda com acesso difícil. Hoje já temos outros muito bons tb. Dieta da Mente, Pq engordamos, Programado pra comer, Gordura sem medo e tantos outros. :)

Fenrir 25/04/2021minha estante
Sim ?

Bruno Mancini 13/10/2016

Não consigo de para de recomendar
Para alguns possa parecer clichê, indicar um livro. Mas eu sou dono de padaria e para mim foi de explodir a cabeça. Um fato fora da resenha. Mesmo que eu neste ano tenho tendado retornar a minha forma fisica e de peso ideal. A barreira dos 80 kg não está sendo ultrapassada. Mas agora com Barrida de Trigo, vou consegui chegar ao meu peso ideal. Agora por outro lado, me sinto como um traficante. Por fornecer a todos um produto viciante e que promove tanto mal. Se no momento não posso mudar a minha empresa para produzir produtos sem glúten. Pelo menos posso buscar melhorar algumas receitas. Introduzindo aqui e ali pouco a pouco. Eu mesmo parei de comer pão que fabricamos mais de duas semanas. Os resultados ainda não forma aparentea, mas apareceram em medidas menores de minha futuras roupas.
Então só desejo ao futuros leitores, não desita, a comida sem trigo ou glúten!

Reccanello 04/04/2021

Um dos 3 pós brancos do mal!
Conquanto repleto de termos e explicações técnicas (que nos permitem, mesmo que superficialmente, entender os processos pelos quais passam o corpo humano na luta incessante por energia), o livro é escrito numa linguagem fácil, divertida, acessível e sem pedantismo. Junto a isso, temos uma imensa e incrível quantidade de referências acerca de cada um dos experimentos e pesquisas citados na obra (se há dúvidas sobre as conclusões do autor, basta pesquisar direto nas fontes), tudo nos levando a reconhecer, com ampla base científica, que, junto com o açúcar e a cocaína, o trigo é um dos três pós brancos que, desde há 10 mil anos, só fazem piorar e dificultar nossa vida.
===
Adepto que sou da alimentação LCHF (baixos índices de carboidratos, altos índices de gorduras - e proteínas), o livro veio em boa hora, servindo como um lembrete para aqueles momentos de preguiça.

Natie Porto 29/11/2020

Interessante
Não acho um guia definitivo de alimentação, mas tem muita coisa interessante!

manu 30/05/2020

Medo do glúten!!
O livro é muito interessante, apresenta todas as consequências do consumo do glúten. É nosso dever conhecer nosso corpo e o livro desvenda com maestria todas as nossas particularidades ao ingerir o glúten.

Michel.Nascimento 28/03/2021

O livro trata sobre os malefícios que o trigo atual causa à saúde baseado em dados científicos. Aos efeitos benéficos causados ao corpo e ao cérebro após após sua eliminação total da dieta. Relata todo o desenvolvimento do trigo até os dias atuais. Como o mesmo está relacionado à diabetes, cânceres, inflamações, etc.

Beto 29/07/2015

O milagre da ciência
Excelente livro esclarecedor de várias dúvidas do trigo, vale a pena ler e depois seguir os conselhos do autor, tem resultado.

Van Baldacim 11/09/2015

Leitura fácil e de curiosidade!
O livro é otimo! Diferentemente do que já li de outras opiniões, não achei técnico ao extremo. Acho mesmo que o autor detalhe como o trigo afeta o organismo. Não há a necessidade de ser ou conhecer um celíaco para fazer a leitura, nem se abster do trigo na vida - ela vale para todos, pelo simples fato de conhecer mais o que você está ingerindo. Viva o equilibrio! Recomendo!

Gabrielle 30/01/2020

Um soco no estômago!
"A ignorância é uma espécie de bênção. Se você não sabe, não existe dor". E foi no maior estilo #SantaIgnorância que eu li esse livro. 350 páginas depois, afirmo: como eu gostaria de NÃO SABER dos efeitos destruidores do trigo no organismo ? É justamente essa a sensação que você tem quando termina. Informação empodera, né? O bônus do entendimento vem com o ônus da reflexão sobre hábitos. Deixa de ser ignorância e vira escolha: continuar ou não a consumir trigo?
Não vou mentir, tá? William Davis é médico cardiologista e traz um verdadeiro dossiê sobre o porquê não recomenda o trigo, expondo casos reais (incluindo resultados de exames) e falando sobre os efeitos no intestino, insulina, pH, pele, sistema nervoso e por aí vai! Interessante também a apresentação da evolução histórica do trigo, desde os primórdios, com o einkorn, que tinha apenas 14 cromossomos, até o trigo hibridizado que temos hoje, geneticamente modificado para aguentar seca, pragas, calor e, principalmente, para um ciclo de plantio - colheita ultra rápido, visando o atendimento da alta demanda pelo cereal. A última parte, ao menos, oferece uma solução: alternativas práticas e até mesmo receitas para tentar ir retirando o trigo e alimentos ultraprocessados, optando por escolhas e substituições mais saudáveis.

Flávio 21/08/2021

Livro obrigatório
Eu já sabia que as massas causavam altos índices de triglicérides, mas não imaginava que o trigo era tão perigoso. Excelente livro, com uma linguagem objetiva.

Paula 15/03/2022

Não é apenas um livro sobre emagrecimento
O título a primeira vista parece apenas mais um livro sobre dieta de emagrecimento, apesar de eu já conhecer as dietas low carb e cetogênica a alguns anos, achava que só ia reforçar minhas ideias. Porém, devido a um problema de saúde com uma doença autoimune que meu esposo desenvolveu vimos que esse livro falava muito mais sobre doenças do que sobre emagrecimento.
O trigo é muito mais que um carboidrato ruim, ele é o principal vilão da nossa alimentação.
Fiquei impressionada com o tanto de doenças que estão relacionadas ao glúten do trigo, se antes minha preocupação era o sobrepeso e a diabetes, hoje é o Alzheimer, a demência, o TDA, todas as doenças intestinais, diversas doenças de pele como a psoríase e até mesmo a calvície!!!
Após a descoberta da doença autoimune do meu esposo e muita pesquisa ele iniciou o tratamento de altas doses de Vit D + dieta restrita sem glúten. Quatro meses depois, a saúde dele foi restabelecida.
Recomendo fortemente para aqueles que querem uma vida longa e saudável.

Matheus 18/07/2016

O trigo que é tudo, menos trigo.
Excelente livro do William Davis que expõe os males do consumo desenfreado do trigo, seja ou não acompanhado de outros "grãos saudáveis". Já havia lido o livro "Dieta da Mente" do Dr. David Perlmutter que trata um pouco mais especificamente do glúten. Mas são leituras complementares. Em Barriga de Tribo, William permeia mais a história do trigo, que após tantas modificações genéticas, é tudo, menos trigo. Ele mostra como nos tornamos reféns do "novo trigo", que está presente em uma infinidade de alimentos, e pode ser considerado hoje o maior responsável pela obesidade e diabetes, fora os males psicológicos. Recomendo!

LF 21/01/2020

Parei com o trigo no ato
Iniciei 2019 com a meta de perder 15 quilos no ano. Com bastante dificuldade, perdi 7 kg. Se tivesse lido "Barriga de Trigo" antes, não apenas teria batido a meta como teria melhorado indicadores de saúde como colesterol e triglicerídeos. São apenas alguns dias sem trigo e já me sinto mais disposto e mais alerta no trabalho. Uma pena eu não ter lido antes.
Aline Serenato 07/03/2021minha estante
Um livro tão bom quanto esse é Sugar Blues o Preço Amargo do Açúcar. Super indico a leitura

Bianca Miecznikowski 08/07/2021

Bem fundamentado
Livro que traz diversas informações técnicas a respeito do impacto do trigo (na forma comercializada atualmente) no organismo. Bem fundamentado em estudos científicos. Embora o autor se concentre em demonstrar as consequências do consumo de trigo, também fica claro que o consumo exagerado de carboidratos pode gerar malefícios para a saúde. Dessa maneira, acredito ser um livro interessante para aqueles que procuram uma alimentação LOW CARB ou CETOGÊNICA. Ao final, o livro apresenta receitas de alimentos de baixo carboidrato.

1 | 2 | 3 | 4