Deus: Um Guia para os Perplexos

Deus: Um Guia para os Perplexos Keith Ward

Resenhas - Deus: Um Guia para os Perplexos

Janaína Moraes 04/07/2009

O livro 'Deus - um guia para os perplexos', de autoria do teólogo Keith Ward, traz de forma clara uma visão bem generalizada sobre a figura de Deus.

O livro não fala de apenas um Deus, mas sim de todos os Deuses existentes, misturando os pensamentos do autor com pensamentos de diversos filósofos, como por exemplo, Platão, Tomás de Aquino, Schopenhauer, Nietzsche, dentre outros.

Uma forma bem usual, mas aqui diferente, de explicar Deus, é coloca-lo em todos os lugares, e é isso que o autor faz quando o confronta na área da literatura e na poesia. Quando relata os conflitos existentes por conta de um Deus.
Aqui o autor também usa uma forma que Scheiermacher usou para descrever o ser divino por intermédio de um romance.
O livro ainda fala sobre o monoteísmo, descreve as cinco formas para se comprovar a existência divina e comenta sobre os mandamentos e o por que de cada um deles.

Já no final deste guia, o que mais me prendeu foram os capítulo seis, que traz como tema a fé e o ceticismo, diferenciando um do outro, e o sete, que traz explicações sobre a onipotência de Deus. Confesso que de início não me interessei muito pelo livro, por ser uma pessoa que não está muito ligada às práticas religiosas, e que só a busca quando precisa de algo que julgo inalcansável, e este livro me vez ver que nada que acontece é por acaso, que tudo tem um propósito, seja ele divino ou não.

Vale a pena ler para ver até onde este sentimento interno é fé, crença ou apenas o medo de deixar de existir.

leia mais em http://aindamaisestorias.blogspot.com

FlaviosParanhos 19/12/2019

Difícil.
Deus. Um guia para os perplexos.
O teólogo Keith Ward é o autor desta obra. Além de sacerdote da igreja Anglicana e teólogo,é filósofo e professor de filosofia da Religião do King's College de Londres e professor responsável pela cadeira de "Divinity" da Universidade de Oxford.
Dito histo agora falarei do livro segundo a minha visao, o livro envolve todos os principais filósofos da história himana. De Platão a Aristóteles, de Hegel a Marx e muitos outros,sempre de uma forma que mostre que em todas essas,doutrinas,filosofias e afins Deus nomeado assim ou nao, era uma unanimidade. O reino das ideias de Platão, seu aperfeiçoamento e mudanças feitos por Aristóteles, foram o princípio do fim da visão frívola que tinham os deuses pagãos. Desses primórdios ja surgia uma ideia de um ser Ou energia ou ideia única, que existia tanto além quanto dentro de toda a existência. Agora venho com minhas considerações sobre o livro. Para qualquer um sem conhecimento prévio das teorias e conceitos da maioria desses filoaofos e afins o livro é insuportável. Bem feito,com todas as devidas referências,fontes e locais em que as idéias se originaram,de organização impecável. Porém extremamente chato. Por sorte nesse semestre da faculdade eu estudei sobre a maioria desses filoaofos,mas sabemos muito bem que em seis meses vc não absorve quase nada. Livro recomendando para ateus instruídos que querem um debate sério sobre a existência divina. Religiosos da área judaico cristã, indianas protestantes e ramificações dessas que tenham um conhecimento básico no mínimo, para esses sim é extremamente esclarecedor e mostra bem como A Lei, foi alterada pelos europeus para encaixar e controlar uma religião oriental, deturpandoa para uma ocidental. E sim, esse livro é extremamente eurocentrico.