Se eu não me chamasse Raimundo

Se eu não me chamasse Raimundo Ricardo Filho

Resenhas - Se eu não me chamasse Raimundo

Universo dos Le 16/10/2013

Raimundo tem 12 anos, tem câncer e está enfrentando um tratamento de quimioterapia. Sim, ele é careca, passa várias horas do seu dia em um hospital e é visto por muitos como um menino diferente. No entanto, apesar do seu sofrimento e dos seus problemas reais e tão grandes para uma criança, a pureza do seu coração e dos seus sentimentos permite que ele encontre força e coragem em pequenos detalhes.

Ao mesmo tempo em que ele tem medo de morrer e sente culpa por causar um sofrimento grande à família, ele consegue encontrar inspiração em uma formiguinha que tem coragem de enfrentar um microondas, em uma enfermeira repleta de sorrisos e que gosta de contar histórias, e também nos seus amigos, Pedro e Alice, sempre presentes e carinhosos.

A narrativa foi feita em primeira pessoa e ficou simplesmente incrível, uma vez que causou uma sensação de proximidade com o personagem, que tem uma leveza, uma sensibilidade e uma forma poética de ver a dor. A sensação que o livro causa é que estamos ao lado de Raimundo, ouvindo ele falar sobre a vida dele.

DESTAQUES:

- A história fala sobre uma criança que enfrenta uma doença, mas é válida para mostrar a importância de ter coragem diante de qualquer dificuldade, afinal, por mais que os adultos não acreditem ou tentem negar, as crianças tem suas dores e seus problemas.

- A forma como Raimundo narra o seu dia-a-dia ensina às crianças a importância de respeitar o próximo e as suas diferenças.

- As ilustrações de Bruna Assis Brasil contribuíram para a beleza do livro. Elas são repletas de detalhes e de vida, o que sem dúvida complementa a obra e a torna mais lúdica e interessante para o público alvo.

Confiram imagens e outros detalhes no blog:

site: http://www.universodosleitores.com/2013/10/infanto-juvenil-se-eu-me-chamasse.html