Alma e Sangue - O Despertar do Vampiro

Resenhas - Alma e Sangue - O Despertar do Vampiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Elwing 09/07/2010

Despertar prematuro
Por já ter lido sobre o trabalho de Nazarethe Fonseca, escritora maranhense, na revista Marie Claire, e por ter, no geral, resenhas positivas aqui no Skoob, me interessei e resolvi ler esse primeiro volume da saga 'Alma e Sangue'.
Vale ressaltar que sou uma apreciadora de estórias sobre vampiros (que bebem sangue humano, que são afetados pelo sol, consequentemente, sendo criaturas noturnas que dormem em caixões durante o dia, enfim... com todos os clichês que estórias sobre vampiros, na verdade, precisam ter para funcionar). Mas essa não me encantou (apesar de ter todos eles)...
Não que eu seja exigente a ponto de achar que todos os escritores, que abordam o assunto, precisam ter a perfeita narrativa de Anne Rice (oi, também sou fã de Charlaine Harris! rs). Mas eu acho que, em toda estória que é contada, deve haver coerência... mesmo tratando-se de uma completa ficção.
Quando um escritor escolhe narrar em primeira pessoa (que, na minha opinião, é a modalidade mais difícil de narrativa, pois fica-se preso ao protagonista), ele deve ater-se à isso. Senão o protagonista fica parecendo uma deidade omnipresente e omnisciente (nem a protagonista da Charlaine, que é telepata, é capaz de tamanha proeza). E esse é apenas um dos deslizes que encontramos em 'O Despertar do Vampiro'.

Achei interessante o fato de um dos personagens focais da trama ser francês, pois a história se passa na cidade de São Luís, no Maranhão, fundada pelos franceses, após a invasão. Mas acredito que a origem francesa de Jan Kmam não seja tão fonte de estudos quanto é de inspiração no, tão famoso, Lestat, de Anne Rice. E o Ariel? Soa tão Armand! Definitivamente, os personagens das 'Crônicas Vampirescas', de Anne Rice, são inspirações constantes para a composição dos personagens da Nazarethe. Até mesmo o relacionamento conturbado do casal protagonista lembra o casal Marius e Pandora.
Mas, voltando ao Jan Kmam... fico imaginando o motivo da autora ter escolhido um nome que soa tão pouco (ou nada) francês para batizar seu vampiro tão francês, que é capaz de soltar um "ma petite", um "mon amour" ou um "au revoir", sempre que tem a oportunidade. Eu conseguiria pensar num sobrenome mais francês em 5 minutos... Mas será que teria que começar com K, para combinar com o K de Kara? (aí ficaria difícil! rs) Sinceramente? Brega e muito "dupla sertaneja". E eu acho que funcionaria melhor à protagonista, uma mulher tipicamente brasileira, um nome mais comum. Ficaria mais charmoso (mas essa é apenas a minha opinião)... ;D

Enfim... a estória, em si, não é ruim (me lembrou até a música 'Resurrection', do Ark, que eu adoro). Mas é mal escrita e com inspirações muito descaradas na composição dos personagens. Para ser encantadora, precisaria passar por uma bela revisão e, finalmente, ser reescrita.
Amanda 19/09/2012minha estante
Eu que fico imaginando porque você encrencou tanto com o sobrenome do Jan.
Provavelmente, se ele tivesse um sobrenome obviamente francês alguém também implicaria com isso, detalhes bobos, afinal são muitas coisas que caracterizam a nacionalidade de um personagem, não apenas seu nome.

Suas comparações com os personagens de Anne Rice também não tem fundamento algum, Lestat e Jan? Só porque são loiros e extremamente atraentes? Armand e Ariel? Só porque são tidos como líderes e, mais uma vez, extremamente atraentes?

As pessoas deveriam pensar duas vezes antes de criar uma resenha, pois podem fazer alguém que ainda não tenha lido desistir.

Elwing 20/09/2012minha estante
E eu fico imaginando por que você encrencou tanto com a minha opinião... E, sim, o livro é fraco! Essa é a MINHA OPINIÃO, oras! Quem quiser, que leia por sua própria conta e risco! Afinal, opiniões variam... Eu não gostei mas você, provavelmente, sim (espero que, realmente, seja esse o motivo de sua revolta para com minha resenha).
Pessoas diferentes pensam de forma diferente. Se todos tivéssemos a mesma opinião, seríamos robozinhos alienados.
Cresça e entenda que o mundo não é um reflexo de si mesma! 'Crepúsculo' é best seller. Eu acho HORRÍVEL, mas não arranco meus cabelos por as pessoas gostarem de algo que eu não gosto. Então, respire fundo e aceite as pessoas não gostarem de algo que você gosta!

Luna Ikaros 22/03/2023minha estante
Depois de ler sua resenha que fui entender por que esse livro me dava a sensação de algo muito familiar. Inclusive alguns pontos que eu tinha gostado nos personagens não protagonistas, percebi que gostei por ter pegada Anne Rice haha genial, não tinha pensado nisso.

Ander 14/03/2012

Amor e Ódio? '-'
Mais uma vez dei oportunidade para um livro, onde contém três coisas que vivo me decepcionando e odiando:
1ª Vampiros. 2ª Romance 3ª Autores brasileiros.

Mas confesso, acabei me surpreendendo um pouco com o livro, no começo eu não dava nada sobre a história, pensei que ia ficar no ritmo de "historinhas sobre vampiros apaixonados", mas à medida que as coisas foram acontecendo, os personagens foram me ganhando, claro que eu os odiei mais do que os amei rsrs, mas claro que isso não tira os pontos positivos sobre o livro.

Kara foi uma personagem que fez coisas que eu odiei, ainda mais no final, mas acima de tudo ela foi bem humana, foi forte, persistente e isso me agradou muito. Sua relação de viúva e todo lance com seu marido, foi bem interessante, depois que descobri sobre a traição, não entendia o pq ela andava com as alianças e todo o “carinho” que ainda tinha sobre o marido, só que da pra entender que a culpa da morte do marido se joga tudo para si.
Gostei muito de todo lance com o Roberto, e a revelação sobre tudo que o envolveu não me surpreendeu, eu sempre suspeite de quase tudo, principalmente da sua amiga.

Bom sobre o grande galã, Jan Kman não posso dizer o mesmo, não agüentei todo o romance dele com a Kara, sem falar na raiva que eu ficava de tantas palavrinhas de amor em francês, “petite” alguma coisa assim kkk, me irritou profundamente hehe ;D
Só as briguinhas e alguns diálogos foram muito bem trabalhados e divertidos.

Já o Vitor foi um personagem que se rendeu em bons momentos, torci muito pra que ele ficasse com a Kara *-*. Mas lógico que isso é perdi demais em uma historia que todo o foco é o amor e ódio de Kara e Kman.

Enfim, oq mais detestei foram os erros do livro, muitas palavras erradas e trocadas, eu particularmente não ligo muito pra isso, mas só quando aparecem pouquíssimas vezes, já com esse livro foram muitos, eu até perdi a conta de quantos erros eu vi, querendo ou não, muitos erros acabam atrapalhando na leitura, poderia ter feito uma revisão melhor.

A ação do livro, e toda a violência acabaram tendo seus altos e baixos.
Gostei também que o livro é bem maduro, e isso em maiores partes me agrada muito, só que romance pra mim vai ser um ‘tabu’ que eu não sei quando vou quebrá-lo rsrs.

Recomendo esse livro para todas as fãs de ‘romance vampiresco’, é uma boa pedida. =)

Agradeço à Fernanda Bravo por disponibilizar o livro, me dando a oportunidade de enfrentar leituras difíceis com elementos que não gosto, mas que tirando tudo isso, pode se tornar uma leitura bem agradável. =]
Flavinha 18/03/2012minha estante
Poxa, eu queria ler esse livro, mas uma avaliação 3 é um banhinho gelado rs.

Legal que está postando resenhas agora, parabéns! +)

Ander 28/03/2012minha estante
Leia sim, é capaz de você gostar, é um bom livro, só que tem vários elementos que não me agradam sabe, ai fica complicado rs.
Ah estou tentando fazer resenhas, preciso perder o medo, sou muito ruim pra fazer resenhas rsrs =]

Rafael 28/07/2010

Alma e Sangue – O Despertar do Vampiro é o primeiro livro desta série escrita por Nazarethe Fonseca. Nele ela desencadeia o começo da estória e nos apresenta Jan Kmam, um antigo vampiro que dormiu pelos últimos cem anos e Kara Ramos, uma restauradora que acaba despertando Kmam e tem de conviver com as conseqüências disso.

Confesso que fiquei algum tempo diante do teclado pensando na melhor forma de descrever o livro pra vocês, isto por causa do amor entre Kmam(vampiro) e Kara(humana) sem passar perto da ligação com Crepúsculo que muitos podem fazer. Diferente da saga escrita por Stephanie Meyer, Kmam nem pensa em mudar seus hábitos alimentares, é sedutor como a maioria dos vampiros e consciente disso usa e abusa sobre o efeito que causa nos mortais. É grosso em muitíssimos momentos, impaciente, agressivo e até mimado. Já Kara, ao contrário da muito Mc Donald´s Bella(amo muito tudo isso) é valente, independente, desbocada, cabeça-dura e com leves pitadas depressivas.

O legal da estória, além do toda a trama é claro, que por sinal a autora conduziu muito bem, é ver como esses dois universos diferentes, essas duas personalidades diferentes, fortes e dominadoras lidam com o tesão, sim, o tesão eminente entre ambos.

Agora, não pense que se trata somente de um romance. Muito pelo contrário. O livro é sombrio, traz o vampiro em sua essência, nos brinda com outro vampiro sádico, lunático vingativo e cômico. Tem estória desenvolvida e independente para seus personagens secundários, e muitas surpresas e reviravoltas.

Espero que tenha passado um pouco da impressão causada ao ler esta obra e desde já recomendo a leitura a todos vocês.

Fernanda 25/03/2023

Alma e Sangue - O Despertar do Vampiro - Nazarethe Fonseca
Um vampiro desperta em São Luís, num casarão abandonado, e apaixona-se pela restauradora do imóvel. A partir daí a história se desenvolve num vaivém amoroso. Intrigas, falsidade, poder, vingança; tudo em nome do amor. Os personagens centrais são fortes, decididos, seja para o bem ou para o mal, dando o toque de suspense e de reviravolta nas tramas. A autora narra os encontros e desencontros de Jan Kman e Kara Ramos através dos séculos. As surpresas e as ironias da vida. O amor e o ódio caminhando juntos. A tentativa de Kara de fugir de um destino já traçado.
Um dos livros mais incríveis que já li não é a toa que seja um dos meus favoritos.
Primeiro da coleção Alma e Sangue. A autora é uma grande amiga das redes sociais, inclusive recebi pelos correios a coleção de marcadores dos livros.

Luiza Dau 19/04/2020

Não foi dessa vez...
?É preciso ter coragem para amar e se entregar, mas é preciso muito mais para viver com a dor de não ter feito nenhuma delas.?
Eu resolvi reler esse livro porque lembro que tinha amado ele quando era mais nova. Mas me decepcionei um pouco. O Jan é muito tóxico e possessivo, não sei como pude achar legal. Vou ler os outros livros porque tenho eles guardados há anos e nunca li (demoraram pra chegar e eu acabei esquecendo), espero que a história melhore.

Jules 19/03/2011

Resenha – Alma e Sangue – O Despertar do Vampiro [http://up-brasil.com/]
Alma e Sangue é uma série vampiresca composta por quatro livros, tendo sido lançados apenas os dois primeiros pela autora brasileira Nazarethe, mas com o terceiro volume a caminho. A principio eu relutei em ler, pois se tratava de vampiros no Brasil e mais especificamente no Nordeste. Achei isso deveras estranho, pois colocar os vampiros em uma das regiões de mais sol no país – me pareceu estranho. Mas, após conhecer a autora pessoalmente e escutá-la contar sobre a história de seus livros fiquei fascinada e li O Despertar do Vampiro. Não me decepcionei em praticamente nada, o livro me surpreendeu em vários pontos e eu indico!
A história se passa em São Luís do Maranhão e temos a narrativa em primeira pessoa – por Kara Ramos, a personagem principal do enredo. Kara é uma mulher jovem, bonita, batalhadora e viúva. Ela trabalha como restauradora e recebe a proposta de restaurar um antigo casarão, que por ventura, era o casarão que seu pai por tantos anos lutou em comprar ainda quando vivo – e não conseguiu. Extasiada com a idéia, ela aceita prontamente, porém, mal ela sabia que toda a sua vida mudaria no momento em que ela despertasse a criatura sombria e vingativa que estava adormecida no porão do casarão.
Jan Kmam é um vampiro de mais quatrocentos anos que esta adormecido no porão da mansão. Porém, ele acaba sendo despertado – sem querer – por Kara. Kmam é um vampiro alto, forte, loiro de olhos azuis profundos e completamente másculo. Sua história é repleta de sofrimento e em seu passado, ele foi traído por seu próprio pupilo, que lhe tirou a mulher e toda a riqueza que ele possuía. Agora, ele precisa de Kara para lhe ajudar com seu desejo de vingança e não pense que ele a toma de boa vontade, não. Kara é seqüestrada e feita de refém em sua própria casa enquanto esse estranho vampiro vira sua vida de pernas pro ar. Ela reluta e tenta agredi-lo e escapar – mas é inútil. Ela descobre da pior maneira que não é inteligente tentar agredir um vampiro. Entretanto, Kara se sente atraída por ele e passa a nutrir sentimentos que são confusos para ela. Jan é ser perigoso e devasso, mas ao mesmo tempo é bondoso e extremamente romântico. Literalmente é uma relação entre tapas e beijos mordidos. (Isso mesmo pessoas! Ele também bate nela e deixa claro que tudo o que ela tentar fazer com ele, ele fará em dobro com ela! Haha)
O inimigo mortal de Kmam esta em São Luís e a cidade vira um caos com tantos corpos drenados – pois este tem obsessão em chamar a atenção – e consegue. Jan finalmente terá a sua oportunidade de vingança, porem, Kara também esta em perigo, pois o inimigo de Jan a deseja e vai lutar por ela. Kara se vê no centro de uma luta mortal.
Seu amor por Jan cresce cada vez mais. Ela tem certeza de seus sentimentos por ele e ele não mede esforços para demonstrar o quanto a ama também. Todavia, quando o convite de imortalidade é feito, Kara terá de fazer sua decisão. Decisão essa que ou a unirá para sempre em um laço de alma e sangue com Jan Kmam ou o afastará para sempre dela. Qual será sua escolha?
O livro é surpreendente e maravilhosamente rico em história. A cultura do nordeste nos é mostrada de uma forma interessante assim como a história da França. A narrativa de vida de Jan é interessantíssima. Nós somos inseridos ao mundo dos vampiros, vendo que sua imortalidade possui um sistema de regimento para colocar ordem. E passamos a entendê-lo melhor.
O livro vale a pena ser lido e eu aconselho vocês a adquirirem logo os dois volumes da série, pois o fim desse primeiro livro faz você ficar louco para pegar a continuação – O Império dos Vampiros. Os personagens são fascinantes, cada um possui uma personalidade que encanta e outros tantos que se fazem dignos de nosso ódio. Alma e Sangue deve ser lido com toda certeza! ;)

Jean.Kuri 01/09/2022

Vampiros Br
Mesmo já conhecendo a autora, demorei em prestigiar a sua obra, como fiquei feliz em conhecer sua obra e triste por não ter lido a tempo atrás. Recomendo é uma leitura simples, mas objetiva em sua narrativa.

Hortência 28/07/2012

Confesso que apesar de abordar um tema que eu gosto muito (Viva a Anne Rice) esse livro não me cativou. Não gosto de comparar livros e escritoras, por que eu gosto é de curtir o livro e o enredo em si, e acho que foi por isso que não aproveitei tanto assim a leitura.

Infelizmente achei um pouco cansativo,e me pareceu que alguns fatos foram somente jogados, sem nenhuma contextualização ou dica do que poderia acontecer. Quem gosta de desenvolver a história junto com a leitura vai se sentir como eu.

Babi e Marcel 08/02/2010

Perfeito!!
Bom, posso dizer que já li este maravilhoso livro por duas vezes. A história acontece em São Luiz e gira em torno do relacionamento entre uma humana e um vampiro. Os personagens são densos, apaixonados e apaixonantes. Kara é uma mulher moderna e independente que desperta o amor de um vampiro por ser parecida fisicamente com a mulher pela qual ele foi apaixonado. Jan é um vampiro sedutor, cruel e acima de tudo "humano" em seu amor por Thais ( seu antigo amor ) e Kara.
Sugiro a todos que leiam o livro em questão, pois Nazarethe Fonseca consegue mostrar nesta história todos os medos e dúvidas que temos ao nos envolver com outra pessoa. É impossivel parar de ler o livro!
É o tipo de livro que você termina de ler, se pergunta, mas já???

Estou lendo a continuação, que posso adiantar já me prendeu completamente!!!

Lili Machado 12/02/2010minha estante
Parabéns, Babi - adorei a resenha

Montoya 11/07/2021

Vampiro também é iludido
O livro é relativamente bom, se passa em São Luís, porém não dá pra sentir muito, é bem discreto quanto isso.
Jam, o vampiro apaixonado me lembrou muito Romeu, aquele amor shakesperiano desesperado e cheio de palavras rebuscadas para descrever o amor sem fim pela amada.
O mais interessante no livro definitivamente é a forma como os vampiros se organizam e vivem entre eles , achei bem original.

Carla @camantovanni 09/02/2015

Alma e Sangue - Surpreendente
Esse livro sem dúvidas, superou minhas expectativas.

Na verdade não sei ao certo se foi o que eu realmente buscava na época em que o li, mas de qualquer forma, eu gostei de livro do começo ao fim. A história possui vários trechos bastante engraçados. O li em apenas uma madrugada.

O livro é bastante diferente de vários volumes que li nesse gênero. Os personagens que no começo são opostos, acabam descobrindo que possuem diversas coisas em comum e isso, é o mais legal em minha opinião.

Se eu indico a leitura? Claro, principalmente para quem gosta do tema vampiros, como eu.

Boa leitura ;)

Jheyscilane 21/06/2012

Alma e Sangue - O Despertar do Vampiro
Quando eu soube que uma autora nacional escreveu sobre vampiros no Maranhão eu precisava urgentemente ler, primeiro: gosto de autores nacionais (Ultimamente eles me encantam)segundo: gosto do tema vampiros (Desde quando assisti Bela Lugosi em Drácula com aquele olhar fatal) ah e terceiro: um enredo totalmente passado no meu Estado querido.

Nesse primeiro volume da série Alma e Sangue conhecemos Kara Ramos, viúva, restauradora e durona nas horas vagas que vive as voltas com sentimentos mal resolvidos de seu passado *.* Kara não está preparada para o mundo sobrenatural e sedutor dos vampiros e quando Jan Kman um vampiro sedutor (Eu tinha que colocar o adjetivo, foi mais forte que eu kkkkk) desperta no casarão em que Kara está restaurando o mundo da moça fique meio escuro e cheio de incertezas.

Uma coisa que eu gostei aqui foi a maturidade dos personagens, Kara é adulta e ela age como uma, apesar de fazer umas burradas de vez em quando no geral ela tem os pés no chão, ela não é a típica bobinha apaixonada que eu pensei que encontraria em Alma e Sangue, ela sente atração e muita paixão pelo vampirão mas nem por isso fica o dia todo com borboletas no estômago, ela foge dele! Ponto para a autora, porém do meio para o fim quando nós leitores percebemos que não tem mais jeito e a Kara continua fugindo ficamos meio que... sério?

Jan Kman e Kara Ramos são aquele (não) casal que briga, que sempre tem um querendo submeter o outro a sua vontade e bel prazer rsrs é uma relação conturbada e intensa, em meio a restauração do casarão a umas mordidas aqui e ali vemos São Luís ser alvo de vários assassinatos em que as vítimas aparecem sem sangue! Kman é um vampiro que vive de passado e Kara nunca se libertou do seu (Duas almas velhas se encontram e se apaixonam simples assim!)

Existem outros personagens no livro tsc tsc como o bom médico Vítor, típico mocinho do bem, temos o defunto marido de Kara, Lucas que apesar de morto tem uma importância na história, Roberto era melhor amigo de Lucas (tão amigo, tão amigo mesmo) que seu sonho é cuidar da Kara pelo restos dos seus dias ahahah ahh e claro temos o vilão que na verdade é só um imortal troglodita e invejoso.

Em O Despertar do Vampiro os personagens contam suas histórias desenterram seus esqueletos em meio a brigas, traições, sangue e poder! E os vampiros são apresentados como educados porém sem um pingo de piedade pela humanidade (Até rimou rsrs) e São Luís é o cenário exótico para grandes acontecimentos, apesar do tema vampiros estar saturado hoje em dia esse livro vale a pena ler, se você gosta de vampiros e admira uma obra tupiniquim tenho quase 100% de certeza que você irá gostar da trama que a Nazarethe Fonseca escreveu =) é envolvente e misteriosa na medida certa... Obrigada Fer pela oportunidade de ler mais um livro pelo grupo Livro Viajante. Quase esqueço aqui os vampiros queimam no sol =* para você que curte a lenda dos vampiros tradicional :)

1 | 2 | 3 | 4 | 5