Claro que Te Amo!

Claro que Te Amo! Tammy Luciano

Resenhas - Claro que Te Amo!

Jessika 06/01/2014

Fantástico !
Um livro que definitivamente me surpreendeu com seu otimismo . Desde o inicio me identifiquei com a personagem. Ele me fez acordar para vida, tirei coisas maravilhosas dele e percebi que não há nada melhor do que dar a volta por cima , do que ser forte de verdade , não só por dentro mas por fora e quanto tempo a gente perde sendo pessimista e sabotando nossa própria felicidade sem perceber.
Com uma linguagem envolvente desde o começo , nos faz sentir quase todos os sentimentos possíveis e um turbilhão de emoções até o fim.

Julia G 27/12/2013

Claro que te amo!
“Fiquei com certo medo de meu pai e aquele moço repararem que eu olhava para ele. Tentei fazer cara de paisagem, de fila de banco, de caminhando no supermercado ou de quem olha para um brócolis... Não existe lugar em que as pessoas estão com mais cara de nada do que supermercado.
[...]
Fiquei pensando longe, em como seria a vida daquele candidato a médico: Casado? Filhos? Morava onde? Qual a sua rotina?
Fui viajando no pensamento, longe, sorrindo por dentro, quando me deparei com meu pai e ele me olhando.
- Então filha, o que você acha?
- Desculpa, estava distraída.
- Reparamos.” (p. 70 - 71)

Piera foi criada apenas por seu pai desde bebê, quando sua mãe a abandonou. Mesmo com essa falta em sua vida, ela se tornou uma garota estudiosa, educada, feliz... até que André, seu noivo, a traiu e terminou o relacionamento de seis anos. Um ano após esse fim, Piera não conseguira superar, e doía mais agora que ele estava se casando com outra – e ela foi assistir ao casamento.

Contudo, agora ela não tinha mais motivos para não seguir em frente. O problema era que alguns acontecimentos pareciam querer abalá-la: depois de tantos anos, sua mãe volta querendo conhecê-la e fazer parte de sua vida. Mas, apesar das reações conflitantes de Piera em relação à mãe, a garota ainda precisa ser paciente em razão da doença que desestabiliza aquela “desconhecida”. No meio disso tudo, um novo amor parece estar surgindo, mas talvez não tenha vindo em boa hora.

Desde o começo do Conjunto da Obra – e muito antes, aliás –, não faltaram obras nacionais entre minhas leituras. Além de querer conhecer os conflitos criados por autores tupiniquins, conterrâneos, acredito que a abertura que eles nos dão para conhecê-los, discutir suas obras e até opinar – e dar dicas! – sobre elas nos possibilita adentrar e incentivar ainda mais esse mundo literário. Claro que te amo! foi o primeiro livro que li de Tammy Luciano e, ainda que eu tenha gostado da história, a surpresa que esperava da obra não veio.

No início da leitura, estranhei um pouco a forma como se desenrolava a narrativa, em primeira pessoa e bastante reflexiva, com poucos acontecimentos e muitas impressões de Piera sobre aquilo que a rodeava, e também com aquilo que já havia acontecido em sua vida e a maneira como ela encarava isso, tudo nesse entremeio de reflexões. Com o passar dos capítulos, essas reflexões dão mais espaço a acontecimentos novos sem, contudo, serem abandonadas. Trata-se de uma forma bem peculiar de narrativa, que estranha quem não conhece, mas não desagrada.

Não foi exatamente a forma como o texto foi montado que me incomodou, mas em alguns momentos os pensamentos de Piera se tornavam repetitivos. Também achei a garota bastante dramática, devo dizer. Quem, em sã consciência, joga fora uma história linda, que a faz feliz, por medo?

“Por que alguns momentos da nossa vida existem
sem a menor necessidade de terem existido?
Será mesmo que são assim tão sem sentido quanto parecem?
Ou existe motivo até nas experiências rasas e nos encontros fúteis?” (p. 76)

Por outro lado, é preciso ressaltar que Tammy Luciano consegue inserir muitas mensagens lindas e frases de impacto em seu texto. Eu adoro quando frases isoladas conseguem nos fazer refletir mesmo sem conhecer o contexto e, neste caso, pude destacar várias delas. Ainda, a autora conseguiu narrar relações de amor e carinho – entre pai e filha, entre amigas – que pareciam ser naturais, sem inveja ou qualquer coisa ruim. E também conseguiu construir um Doutor muito paciente que, mesmo que quisesse, não conseguia me deixar irritada, de tão fofinho.

O único ponto que posso dizer realmente não ter gostado foi a facilidade com que tudo se destrinchou. O problema de Piera foi sempre a falta de decisão, a necessidade de ter atitude e ela simplesmente não precisou fazer isso. O final foi lindinho, mas ficou devendo nesse ponto.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2013/12/claro-que-te-amo-tammy-luciano.html

Aninha 25/12/2013

Bem romântico
“Claro que te Amo” da autora Tammy Luciano, foi um dos lançamentos de julho da Novo Conceito e ganhou grande destaque nesta Bienal do Livro do Rio, onde a autora em poucos dias conseguiu esvaziar as prateleiras com este título e o outro seu “Garota Replay” (resenha aqui). Estava animada para ler este livro, mas sem tantas expectativas, pois apesar de saber que era uma estória de amor, não sabia sobre o que realmente seria.

No começo do livro conhecemos a personagem principal, Piera, uma jovem de 19 anos, estudante de Arquitetura que trabalha com seu pai. Ela está no casamento de seu ex-namorado e está sofrendo, pois eles namoraram 6 anos e ele se casou com outra, com quem namorou apenas por 1 ano.

A narrativa é lenta e cheios de pensamentos de Piera sobre como a vida é ruim com ela, pois a mãe a abandonou e agora o ex-namorado, mas que por sorte ela tem o pai dela que é tão bom, e as amigas, que tentam animá-la, mas não conseguem, porque ela só consegue pensar em seu antigo relacionamento e que talvez ela nunca mais arranje alguém que a complete. Aquela coisa toda de pessoa carente, que não sabe estar sem namorado. Não gostei nem um pouco da personagem. Nada contra as meninas sofredoras e boazinhas, mas achei a personalidade da Piera, mesmo sendo uma personagem que seria madura para os seus 19 anos, totalmente surreal para uma menina de 19 anos. Se me dissessem que era uma personagem de 40, eu acreditaria.

Outro personagem que conhecemos na estória é Marcelo, um doutor, vulgo homem perfeito, que Piera conhece em uma situação que não posso contar, senão seria spoiler. Eles acabam se aproximando e acontece o romance. A autora acertou na dose, pois os dois foram se conhecendo aos poucos e não se apaixonaram somente pelo corpinho sarado um do outro. Mas se prepare, há muito romantismo nesse livro, bem “melado”. E o final é fofo!

Gostaria que tivesse tido mais acontecimentos no livro, mais surpresas. Gosto de romance e não ligo se for um clichê bem escrito, mas pareceu simplesmente que faltou um pouco de estória. Indico aos fãs de romance e aos profundamente apaixonados. Seria um bom presente receber do namorado um: “Claro que te Amo!”.

Quotes:

“Como a vida pode ser injusta quando a gente menos espera? Minha falta de sorte provocou um susto em minhas expectativas. Sem maiores explicações, tudo dera muito errado.” (pág. 6)
“Raiva do destino que simplesmente não facilita quando uma garota está sofrendo.” E onde estava meu príncipe que ainda não tinha aparecido? É tão estranho pensar que pode existir alguém realmente especial, capaz de mudar sua vida, mas que você não tem a menor ideia de quem seja ou onde mora. Vai por mim: tem sempre alguém legal para outro alguém. Serei eternamente positiva nesse assunto.” (pág. 13)

“André nunca tinha sido o cara ideal. Nosso relacionamento sequer deixava saudade. Eu realmente sabia. Por que estava tão triste então? Não tinha ideia.” (pág. 16)

“Muito ruim ser a garota triste da vez. Volta e meia acontece isto: somos nós escolhidos para sofrer. O mundo não está nem aí. A gente quer chorar, enquanto os amigos querem marcar uma festa. A gente está decepcionada, enquanto sua amiga comemora ter encontrado o primeiro príncipe encantado da vida.” (pág. 21)

“O senhor Marcelo, o administrador, entrou na recepção sorrindo e ali, olhando aquele homem totalmente desconhecido, esqueci pelos próximos segundos todos os meus problemas até aquele dia.” (pág. 68)

“Com o meu pai, aprendi que o “Claro que te amo!” pode ser o mais puro e singelo amor, desses inesquecíveis, eternos, sentimento doce de um pai por sua filha, sentido da forma mais bela.” (pág. 302)

site: http://true-insights.net/

Vanessa Sueroz 24/12/2013

Neste livro vamos conhecer Piera, uma mulher que após o namorado terminar um relacionamento de seis anos se vê arrasada e sem saber o que fazer com a sua vida. Mesmo depois de mais de um ano que tudo terminou Piera ainda não conseguiu se recuperar, mesmo sabendo que André – seu ex- namorado – já está com outra. Para pior tudo Piera acaba indo escondida ao casamento de André para ter certeza que ele realmente está se casando com outra.

“- Eu descobri que não amo mais você. De tarde volto aqui.
Acredite. Foi assim que ele terminou nossa história de seis anos. Nada disse antes e nada disse depois. Não voltou no final da tarde como prometeu.”

Depois do choque que foi ver o amor de sua vida se casamento Piera começa a voltar a colocar a vida nos eixos. Volta a se dedicar ao curso de Arquiteta, e começa a pensar no que realmente era o seu relacionamento. Será que não foi melhor assim?

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/claro-que-te-amo/

Potterish 18/12/2013

Cuidado ao mergulhar em um mar de rosas, porque rosas têm espinhos
Claro que te amo!, de Tammy Luciano.

Olá pessoas!

Não é segredo Pra ninguém que eu adoro a Tammy Luciano, tanto como autora, quanto como pessoa. Então sou suspeito quando digo “Tammy, Claro que te amo!”

Alias, é disso mesmo que eu quero falar. Do último lançamento dessa querida pelo selo Novas Páginas da editora Novo Conceito. O livro Claro que te amo conta um belo romance da página 5 à página 304. 299 páginas de emoções intensas. Fiquei tonto logo na primeira página com a habilidade da autora de prender o leitor com apenas alguns parágrafos.

““Ei!”, eu gritaria. “Desça desse carro, tire esse vestido, me entregue seu sorriso porque essa vida parece ser sua, mas devia ser minha.” Se existe roubo de felicidade, eu tinha sido vítima de um.”

Pois é, esse trecho esta no primeiro parágrafo e leva algumas linhas para o leitor entender que Piera – a protagonista e narradora – está escondida para assistir ao casamento de seu ex, que após passar 6 anos ao lado dela, esta se casando com outra. Piera se sente muito mal, mas acredita que precisa desse impacto de ver a realidade cruel para poder fechar um ciclo e se livrar do passado que a assombra.

Sempre me impressiona a maneira leve e o humor sutil que a autora usa em suas histórias. Ela consegue – não me perguntem como – transformar tragédia em risos mesmo quando não é uma comédia. Consegue medir a dose certa entre realidade crua e exagero literário criando uma situação tão cotidiana que você entra na história como quem lê uma biografia e não uma ficção.

“– Mas será que perder esse namorado não foi uma libertação?
– Gostei dessa palavra. É. Libertação é uma boa explicação para o chabu que estou vivendo. O senhor devia ser psicólogo.
– Ah, os médicos de cabeça deviam trabalhar como garçons. Aí sim, entenderiam a mente humana.”

A questão é que em um livro com esse título, que começa com a protagonista narrando como assistiu escondida ao casamento do ex logo na primeira página, não deveria ser um bom sinal, mesmo com as flores desenhadas pelas páginas do livro. E não é mesmo!
Tammy primeiro prende o leitor na situação inusitada da personagem, para em seguida ir familiarizando o leitor aos poucos com seu cotidiano, dando profundidade à personagem de maneira gradual. Junto com essa profundidade ela vai introduzindo os dramas e angústias da personagem e quando você menos espera começa a sentir aquele aperto no peito como se fosse você ali dentro daquelas páginas.

A narrativa pelo ponto de vista da personagem dá certa introspecção emocional à trama que, ao contrário do que parece, não é um clichê tradicional sobre uma pobre menina desiludida que sofre por seu ex, tendo altos e baixos até o final hollywoodiano. Ok! Não posso negar o uso de alguns clichês – como dizia Renato Russo “Quais são as palavras que nunca são ditas?” – mas uma coisa é escrever clichê, e outra é usar um clichê para escrever sobre a vida. Camadas sobre camadas mostrando o tema recorrente da mente humana insegura, alegre, triste, perdida, se encontrando só para se perder outra vez.

É um romance que mexe com as emoções do leitor usando as emoções da personagem. As justificativas e boicotes emocionais, os momentos de força e de fraqueza, os medos de errar e o desejo de acertar. Em algum momento a personagem nos faz lembrar de algum momento de nossas próprias vidas. Com a diferença de que a quantidade de twists da personagem deixa o leitor tonto e angustiado com aquela sensação familiar, que todos já sentiram em algum momento, de que o mundo está desabando em nossas cabeças.

Acima de tudo, é um livro extremamente feminino. Então eu obviamente não recomendo para o público masculino. E apesar da personagem ter 19 anos, também não recomendo para um publico mais jovem, que certamente não terá maturidade (e consequentemente paciência) para compreender as mensagens por trás da vivência da personagem. Para todo o restante do publico feminino, eu recomendo enfaticamente. Vocês vão rir, chorar, se desesperar e torcer por essa moça Piera. Então, boa leitura.

Resenhado por Leandro Borges.

320 páginas, Editora Novo Conceito, publicado em 2013.
*Título Original: Claro que te amo!

site: http://clubedolivro.potterish.com/2013/11/resenha-cuidado-ao-mergulhar-em-um-mar-de-rosas-porque-rosas-tem-espinhos/

Yasmin Aristo 05/12/2013

Não gostei
Não gostei do livro, não sei se foi por causa de ter lido um livro maravilhoso antes deste, e criei muita expectativa, ou foi porque o livro é ruim mesmo.
O enredo é maravilhoso, acho que a autora deveria ter trabalhado mais, o livro aborda temas interessantes.
A Piera é um caso a parte, que menina chata, imatura, mas não devo culpa-lá, pois só tem 19 anos, desde o primeiro capitulo o meu santo não tinha batido com o dela.
Mas o que falar de Marcelo, me apaixonei por ele. Além de sr lindo, é inteligente, educado, respeitoso.
Enfim, a história conta a vida Piera uma menina de 19 anos, que cresceu sem uma mãe por perto, que teve um relacionamento duradouro de 6 anos com André, um cara que nem sequer tinha afinidade com ela.
Após ser traída por André com uma antiga namorada de infância, e logo depois de se casar com uma outra mulher, lá está ela Piera, vendo teu casamento escondida.
O que me deu raiva foi para o que tudo que acontecesse, Piera falava de André.Podia ser a coisa mais fútil do mundo a fazia lembra de André.
Outra coisa que não me dei bem no livro, foi a questão do tempo, estava na pagina 200 e já havia se passado 2 anos.
Enfim, não gostei do livro, mas isso não quer dizer que você não possa gostar dele.
Barbara Julia 25/03/2014minha estante
Eu acho a escrita da Tamy , parecida com a da Emily Gilffin só que, na boa, esse livro é chato, sem graça, exagerou na Piera e cá para nós, ela poderia melhorar bastante!

Glau Tambra 26/11/2013

Minha impressão
Não vou resenhar, apenas dizer o que senti ao ler CLARO QUE TE AMO!, senti emoção com a história. Uma trágica história de abandono que permeou toda a vida da Piera que fora abandona física e emocionalmente. Tammy Luciano está de parabéns e esperamos ver outras histórias como essas.

Poly 17/11/2013

De todos os lançamentos de agosto, Claro que te amo! foi o livro que eu mais queria ler. Grande parte da expectativa foi criada pela própria Tammy, que postava toda empolgadíssima sobre o livro nas redes sociais. Impossível não se contagiar com a energia dela e querer ler o livro.
Fiquei impressionada quando peguei o livro em mãos e vi o trabalho perfeito feito pela editora. A capa é bem simples, só com brilho no título e no nome da autora. Nada de alto relevo ou textura diferente. A imagem é simples, mas combinou perfeitamente com a história.
Por dentro, o cuidado foi maior e o miolo é lindíssimo. Há borboletas em todas as páginas da direita e no início dos capítulos e corações na página da esquerda. Além dos números, os capítulos também possuem títulos e subtítulos. As fontes utilizadas para identifica-los ficaram ótimas. Deixou o livro com um clima bem romântico e fofo.
Já tinha lido Garota Replay da Tammy e achei que encontraria algo parecido, mas me surpreendi. Claro que te amo! é completamente diferente, mas maduro, profundo e com bons ensinamentos.
Piera é uma jovem de 19 anos que ainda está de “luto” pelo fim do namoro de 6 anos. Seu ex-noivo, André, apareceu na casa dela há um ano disse que não a amava mais.

- Eu descobri que não amo mais você. De tarde volto aqui.
P. 27

Piera depois descobriu que André a traíra com uma ex e depois de um tempo se casou com outra, uma terceira mulher. Piera ainda continuava depressiva e sua situação não melhorou depois que ela decidiu ir ao casamento dele escondida, mas ela precisava fazer isso para colocar um fim no relacionamento deles.
Felizmente, Piera tem as três melhores amigas do mundo: Drê, Denise e Renata que tentam de tudo para fazê-la sair dessa situação.

É claro que minhas amigas não me queriam naquele estado. Iam à minha casa, ligavam e queriam me apresentar a pessoas. A pior solidão é quando você se sente só mesmo rodeado de pessoas. Drê, Denise e Renata continuavam as mais queridas de todas, mas mesmo assim, não as alcançava na alegria. Entre uma risada e outra, uma tristeza gigante me envolvia e me mordia o pescoço como um desses vampiros de literatura fantástica.
P. 37

Só que o mundo não para e a vida continua seguindo e no meio desse turbilhão de sentimentos uma parte do passado de Piera retorna de uma forma que ela nunca imaginou que aconteceria. Sua mãe, que a abandonou com o pai, quando ela tinha um mês de vida, voltou e estava internada em uma clínica de repouso para pessoas com depressão. A mãe que ela nunca conheceu e nem sabia como era, apareceu de repente e precisava dela.
Depois de muito hesitar, Piera foi com seu pai até a clínica. Lá ela conheceu o administrador, o futuro doutor Marcelo, um estudante de medicina, filho do dono da clínica, lindo, de olhos verdes-azuis, simpático, gentil e atencioso. Ele era o bálsamo de que Piera precisava para afastar um pouco os pensamentos tristes.

É realmente impressionante e especial quando alguém faz a gente se sentir menos angustiada. Primeiro, eu tinha gostado do futuro doutor Marcelo pela maneira carinhosa como falou da minha mãe e como recebeu a mim e a meu pai na clínica onde ela estava internada. Depois aquele olhar verde-azul-verde-azul se hospedou na minha memória e senti um antagônico frescor quente. Como tomar um chá no inverno, eu me sentia aquecida por um calor delicioso…
P. 117

A história continua mostrando o desenvolvimento tanto do relacionamento de Piera com a mãe, quanto com Marcelo. Aos poucos vamos descobrindo mais sobre a misteriosa mulher que abandonou o marido e a filha praticamente recém-nascida e passamos a entender mais sobre os sentimentos de Piera.
Já o Marcelo é mais transparente, ele é o mesmo desde a primeira página em que aparece. Não há nenhum mistério ou segredo escondido nele que possa ser revelado no futuro.
Gostei muito do personagem, a segurança e a clareza dela foram fundamentais na história e ele foi extremamente necessário para que Piera se descobrisse.
Apesar do clima tenso e meio depressivo, a narrativa é muito tranquila de se ler. A escrita é toda em primeira pessoa e vemos tudo pelos olhos de Piera, acho que por isso que a leitura flui tão bem. Percebemos os sentimentos de Piera tão de perto que nos sentimos ligadas a ela de certo modo.
E, como Piera trabalha no escritório de arquitetura do pai e também estuda arquitetura, todas as cenas são detalhas pelo olhar de arquiteta da moça. Achei isso muito bacana.
O livro é voltado principalmente para o público jovem, então além dos personagens serem jovens e dos diálogos serem bem naturais, há a presença constante de um clima bem descolado e citação de diversas músicas que fazem a cabeça do público alvo.
Como boa carioca que a Tammy é, claro que a história se passa quase toda no Rio de Janeiro. Há citações de nomes de bairros, ruas e shoppings, mas nada tão detalhado para deslocar uma pessoa de fora do Rio. Não é preciso se esforçar para criar as cenas na nossa cabeça, pois ela poderia se passar tanto no Rio de Janeiro, quanto em Porto Alegre ou Belo Horizonte.
Gostei muito do livro como um todo, mas não consegui capturar toda a maturidade da Piera com seus 19 anos. Vários fatores influenciaram o desenvolvimento dela, mas mesmo assim, o desenvolvimento de Piera é ímpar. Ela tem uns pensamentos e uns ideais que não são tão compatíveis com uma jovem que acabou de sair da adolescência.
E isso não tem nada a ver com o fato dela ter começado a namorar com 12 anos, conheci meninas que começaram a namorar sério nessa idade e que depois se casaram com o namorado quando terminaram a faculdade e nenhuma delas era igual a Piera quando tinham 19 anos. Também conheci moças que saíram de casa ou foram morar sozinhas antes dos 18 anos e assumiram uma responsabilidade enorme, mas ainda assim elas tinham pensamentos coerentes com a idade. Porque apesar da vida forçar um amadurecimento precoce, o cérebro só termina de se desenvolver por volta dos 24 anos. Então é normal ver jovens com menos de 20 anos fazendo coisas de adolescentes uma vez ou outra, coisa que não acontece com a Piera.
Claro que podem existir jovens com tanta desenvoltura e atitude assim, mas para mim, essa da Piera não fez sentido. Alguma coisa na junção de todas as características dela me fizeram tira-la da realidade e deixa-la apenas no mundo da ficção.
Mesmo assim, o livro é fofo, romântico e tem um final lindo, digno de uma novela das nove ou de um conto de fadas.

Dose Literária 16/11/2013

Os amores e dores de Claro que te amo!, de Tammy Luciano
Amor e abandono são equivalentes a uma estrada bifurcada, onde quase nunca os caminhos são escolhidos por meio de uma linha reta. Pelo contrário: existem tantas curvas, acidentes e buracos que é extremamente complicado apontar as certezas sem medo de errar. Esse é o sentimento que absorvi da leitura de "Claro que te amo!", lançamento da escritora Tammy Luciano pelo selo "Novas Páginas", da editora Novo Conceito, 2013, pág. 320.

Com o subtítulo "A felicidade pode chegar quando mais esperamos", o livro fala sobre recomeço, mudança e novas oportunidades, trazendo como pano de fundo a história de Piera, uma jovem de dezenove anos, estudante de arquitetura e moradora da zona sul do Rio de Janeiro, que foi abandonada pelo noivo e pela mãe. Depois de seis anos de namoro, o sujeito que a namorava decide encerrar o relacionamento de forma abrupta e, pouco tempo depois, resolve casar. Piera (nome bastante incomum, que remete a um município espanhol) fica destruída e conta com o apoio do grupo de amigas inseparáveis para superar o trauma. Mesmo depois do término, a moça decide acompanhar o casamento do ex para, segundo acredita, alcançar a liberdade em relação a todo o seu passado.

Nesse meio tempo, a sofrida estudante precisa lidar com outro problema ainda maior: o retorno da mãe ausente. Vítima de abandono materno, Piera acompanha com dor e confusão a volta da mãe desaparecida por quase vinte anos. Criada pelo pai, homem honesto, amoroso e sereno, a jovem estudante só consegue ver a caixa de Pandora que tem nas mãos. Apesar da rotina de estudos, trabalho no escritório de arquitetura do pai, do apoio das amigas e das expectativas para o futuro, Piera se sente vazia, transbordando conflitos internos. Com o rompimento do noivado, a protagonista atravessa mais da metade da narrativa revivendo um amor malogrado, presa aos sentimentos ruins que nutre pela mãe e sem saber como lidar com o turbilhão de acontecimentos que a inundam.
leia mais em http://www.doseliteraria.com.br/2013/11/os-amores-e-dores-de-claro-que-te-amo.html

PseudoEstante 15/11/2013

Já pensou em como seria ir ao casamento do seu ex noivo? Deprimente, terrível e chocante seriam boas definições! Para piorar a situação, acrescente que você ficou com ele por 6 anos (dos 12 aos 18 anos, ou seja, toda sua adolescência) e, no final de tudo, ainda descobriu que ele te traiu com uma ex. Tenso demais!

Este é o resumo da vida atual de Piera, nossa protagonista. Mesmo tendo apenas 19 anos, já é muito independente e responsável, porém tem uma longa e triste bagagem para carregar. Quando tinha apenas 1 mês, sua mãe foi embora de casa e a deixou com seu pai, o homem mais maravilhoso do mundo para ela. Entretanto, a vida não é fácil para quem não tem uma mãe presente.

Depois de um longo período de auto piedade e depressão, Piera resolve finalmente seguir com a sua vida logo após o baque do casamento do ex. Ela faz faculdade de arquitetura e trabalha no escritório do seu pai, além de ajudar crianças carentes de um lar comunitário. Ela também tem três amigas ótimas, que só dão forças e energias positivas para que melhore.

Eis que, quando tudo parecia estar voltando aos eixos, mais uma bomba vem para botar o mundo de Piera de cabeça para baixo. Só que algo (na verdade alguém) de muito muito bom vai acompanhar este acontecimento bombástico e tornar sua vida inteira absurdamente diferente! E o melhor de tudo: esse "alguém" tem olhos verdes-quase-azuis e é um gato-quase-médico!

Bom, como rapadura é doce mas não é mole, Piera ainda vai passar por poucas e boas até o fim do livro. Neste meio tempo, ela vive ora momentos de felicidade pura, ora de completa tristeza: chora muito, foge das situações com medo de se magoar novamente, ama e é amada, aí chora mais um pouco... Às vezes, dá vontade de sacudi-la e falar "Acordaaaaa menina!!!", ao mesmo tempo que você sofre junto e se identifica com ou compartilha de muitos sentimentos que ela expressa.

Tammy Luciano mais uma vez traz uma escrita leve, com linguagem jovem e atual, simples porém filosófica em alguns momentos. Vemos a vida de Piera em primeira pessoa e, por estarmos na cabeça dela o tempo todo, ficamos cientes de todos os seus medos, desejos, sonhos e sua tristezas. É impossível não se emocionar em alguns trechos!

"Claro que te amo!" nos mostra formas diferentes de como falar e interpretar esta frase ao pé da letra. Além disso, afirma veementemente que jamais devemos adiar a própria felicidade, principalmente quando ela aparece naquela época que você mais deseja e menos espera!

site: http://pseudoestante.blogspot.com/2013/11/resenha-claro-que-te-amo-tammy-luciano.html

Ana Luiza 09/11/2013

“‘Descobri que não amo mais você’? Onde tinha parado o “Claro que te amo!”, que ele tinha mania de falar?” (Pág. 27)
Piera passou seis anos - grande parte da sua adolescência e início da fase adulta -namorando com André. Agora, mais velha e há um ano separada dele, a garota percebe que o relacionamento estava mesmo fadado ao fracasso graças à personalidade desonesta e infantil do rapaz. Para fechar por completo essa fase passada da sua vida, Piera resolve ir às escondidas para a cerimônia de casamento do Ex, o que se mostra uma ideia terrível e revela uma verdade: ela está longe de superar essa parte de seu passado. Completamente arrasada, Piera pede socorro a suas amigas, que vão ao seu encontro e a ajudam como podem. Mas todas, inclusive a própria Piera, sabem que cabe a apenas a ela deixar André para trás e continuar a viver da forma mais feliz possível. Mas, como podem imaginar, essa não é uma tarefa muito fácil.

“Em alguns momentos, você só tem a si mesma. E mesmo assim anda numa péssima companhia.” (Pág. 19)

Após meses de sofrimento, Piera começa a mostrar alguma melhora, ela recupera parte de sua felicidade por viver e de sua confiança, que é novamente abalada em seguida. Piera foi criada pelo pai que, sozinho, conseguiu suprir todas as necessidades da garota e os buracos deixados pela esposa que o abandonara quando a filha dos dois era apenas um bebê. Piera está convencida de sua mãe nada significa para ela, mas, quando a mulher resolve aparecer novamente, agora muito doente, a vida da garota vira completamente de cabeça para baixo.

“Será que não tive coragem de dizer a mim mesma que estava tudo errado? Ou será que eu dizia, mas não dava atenção?” (Pág. 189)

Cecília, a mãe de Piera, tem um longo histórico de luta contra depressão e esquizofrenia e foram as duas doenças que a levaram para uma clínica de repouso no Rio. Os médicos do lugar ficaram sabendo que ela tinha uma filha e, assim, entraram em contato com Piera. A garota fica muito confusa, mas sente que precisa ajudar a mãe, mesmo que ela nunca tenha a ajudado. Mas, por mais que as intenções da garota sejam boas e que Cecília pareça realmente querer se aproximar da filha, os primeiros contatos entre as duas são desastrosos. Cecília parece querer comprar o amor de Piera com uma herança que recebeu de seu falecido marido ao mesmo tempo em que deixa claro que jamais conseguirá amar a filha como deveria. Por mais que já soubesse que a mãe não seria tudo aquilo que ela sempre imaginou, Piera não consegue deixar de se decepcionar com a mulher fria de quem herdou metade do seu DNA. Entretanto, ela insiste em continuar tentando se aproximar da mãe. Piera encontra forças para isso no pai e, principalmente, em Marcelo, um belo estudante de Medicina que administra a clínica onde Cecília está. O rapaz é um fofo e eles rapidamente se envolvem, mas Piera parece ter a mania de fugir da própria felicidade e insistir em erros bobos. Será que a garota conseguirá amar novamente ou ela foi mesmo feita para a infelicidade como tanto acredita?

“As piores feridas são aquelas abertas sem querer, em um ato de desamor que o outro carrega sem culpa. Minha dor tinha forma e tamanho, doía muito, incomodava, e nada, absolutamente nada se resolveria em pouco tempo.” (Pág. 86)

“Claro que te amo!” é o segundo livro que leio da Tammy Luciano. O primeiro, “Garota Replay” (resenha aqui), foi uma boa leitura, mas, no geral, decepcionante. O livro é bem juvenil e alguns personagens forçados; o início da trama muito bom, mas seu final bem bobinho. Entretanto, a autora me conquistou e, obviamente, fiquei muito curiosa quando soube que ela iria lançar mais um livro. “Claro que te amo!”, como “Garota Replay”, também tem uma proposta romântica, com foco nos problemas afetivos de uma garota como qualquer outra. Entretanto, aqui, temos um livro mais voltado para o público jovem adulto, com uma protagonista e trama mais maduras. Apesar de gostar bastante de romances, são poucos que realmente me agradam e, esse, infelizmente, não foi um deles.

Mais uma vez, fiquei encantada com a escrita de Tammy Luciano. Sua narrativa em primeira pessoa é perfeita e a sensação é de que a própria Piera é quem está nos contado sua história. Entretanto, o talento óbvio de Luciano para contar histórias foi ofuscado pela trama, e, principalmente, pelos personagens desse livro. “Claro que te amo!” trouxe uma história “mais do mesmo”, sem nenhuma surpresa, com personagens clichês e irritantes. Piera foi uma protagonista que não me conquistou e que testou minha paciência. Ela é extremamente dramática e mais infantil do que aparenta, mas o que mais me irritou foi sua incoerência. Em um momento ela diz que já esqueceu e superou André, mas em outro está se afogando em lágrimas por causa dele. A garota também diz que ama Marcelo, mas foge de um relacionamento dele assim que tem oportunidade. Piera é aquela típica garota que não sabe o que quer e cuja felicidade e realização de vida se resumem a relacionamentos afetivos – com familiares, amigos e, principalmente, pares românticos. Pessoalmente, odeio esse tipo de garota na vida real e odeio ainda mais personagens assim. Os outros personagens também foram desprovidos de muita personalidade marcante. O pai de Piera é o típico pai solteiro dedicado; a mãe é a típica mãe fria e desequilibrada; as amigas são as típicas “amigas para sempre”; André é o típico namorado mala-sem-alça e o Marcelo o típico príncipe do cavalo branco. Todos ficaram forçados, assim como a trama, que seguiu caminhos óbvios e desanimadores.

Confesso, com tristeza, que foi difícil terminar esse livro. “Claro que te amo!” definitivamente não me conquistou ou mesmo agradou. Forcei-me a chegar ao final, sempre revirando os olhos ou deixando o livro de lado depois de ler apenas alguns para parágrafos. Por mais que tenha me decepcionado com “Claro que te amo!”, continuo gostando da Tammy Luciano e espero ler outras obras dela. Como disse, a autora possui um talento nato para escrita, consigo imaginá-la perfeitamente escrevendo uma história como a de “Garotas de Vidro” (resenha aqui), com menos clichês, conflitos psicológicos mais profundos e bastante tensão.

Já falando da edição, tenho apenas pontos positivos. A diagramação estava, além de perfeita, muito bela. As borboletas e corações em todas as páginas foram um toque simples, mas que deu ar especial ao livro. Algo que adorei também foi que o início de cada capítulo, além de ganhar uma dose a mais de borboletas, tem título e subtítulo, algo que nunca tinha visto antes em qualquer outro livro! A fonte e tamanho das letras estavam perfeitos e as páginas amareladas são sempre uma benção.

“Rumos novas na minha vida. Eu estava feliz por tê-lo encontrado quando menos esperava. Ou será que a felicidade chega quando mais esperamos?” (Pág. 129)

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/
Driza 24/04/2014minha estante
Tb achei sofrível terminá-lo. E como revirei os olhos...

Ana Luiza 24/04/2014minha estante
Pois é. O que é uma pena, pois a autora escreve tão bem...

Cris 04/05/2014minha estante
Assino embaixo de sua resenha, a escrita dela é fluida, tinha tudo pra ser bom, mas...

Japa 07/11/2013

Realmente é uma história de amor muito bonita, porém o livro é um pouco confuso é muito mimi..Fica se repetindo esses tipos de dramas enjoativos. Piera é uma menina que se deixa abalar por qualquer coisa, desiste de tudo muito fácil e acha que qualquer problema seja maior que tudo na vida dela. Acho que a história poderia ser melhorada.

ThaisTuresso 03/11/2013

A resenha de hoje é do mais novo romance da autora nacional Tammy Luciano, que admiro muito! É a mesma autora de Sou Toda Errada e Garota Replay, livros já resenhados aqui no site.

Mas, a resenha de hoje foi muito complicada de escrever, porque tentei avaliar o mesmo como geralmente faço com outros livros, sem ativar meu botão "beta reader", apenas uma leitura crítica para expor aos leitores os pontos positivos e negativos da obra.

Claro que te amo!, é um romance complicado (Tammy, quando vai escrever livros menos complexos?), a protagonista Piera não me conquistou, apesar da sua idade, 19 anos, ela não tem o comportamento de sua faixa etária, é um tanto infantil e melodramática. Você inicia a leitura com altas expectativas, tentando ao máximo relacionar a história de vida dela (que é complicadíssima) e descobre outros fatos, os acontecimentos são ainda mais complicados e nesse ritmo quase maçante a trama vai se desenvolvendo. Claro que, ela sofreu muito, tem uma história difícil e isso por si só já bastaria para sua vida ser um rolo e tanto, mas isso de alguma forma justificou suas atitudes e sua maneira de ver a vida.

A narrativa inicia-se no dia do casamento do seu ex-namorado, com quem manteve um relacionamento por seis longos anos, e ele está se casando com quem ficou por pouco tempo, e ela todos esses anos enrolada pelo canalha que ele foi. Primeiro ponto negativo da protagonista, ela não estava contente com o relacionamento e mesmo assim "foi levando".

Um acontecimento em especial, será muito doloroso para Piera, a volta de algo inesperado. Mas, essa volta será praticamente a responsável por fazê-la conhecer o Dr. Marcelo, que cairá nas graças da moça Piera.

"Moça Piera"?

Pois bem, a partir de então, o Marcelo (ele não quer que ela a chame de doutor) sempre utiliza a expressão "Moça Piera" para se referir a ela. Eu não gostei, achei tão sem graça!
Fiquei inconformada com as atitudes dela a maior parte do enredo e em nenhum momento me simpatizei com ela. Alguns outros personagens não foram suficientemente trabalhados e a trama foi bem pesada, não foi uma leitura fluente e fiz esforço para não abandonar a leitura.

Tammy Luciano se destaca nas palavras fortes, seu ritmo é diferente de outras autoras que conheço e tem um estilo mais forte e impactante, a história do livro foi bem elaborada, mas a narrativa foi cansativa e os personagens não me cativaram. Li diversas opiniões do livro e vi que muitos se apaixonaram pela obra, infelizmente, não funcionou assim para mim.

É apenas a minha opinião, você deve com certeza ler e tirar suas próprias conclusões.

A diagramação do livro é linda, cada novo capítulo com ilustrações belíssimas, a fonte utilizada é bem agradável e não tenho reclamações quanto ao trabalho, diagramação e design de todo o livro

site: http://www.viajenaleitura.com.br/2013/11/claro-que-te-amo-tammy-luciano.html

Lina DC 01/11/2013

Piera é a protagonista de "Claro que te amo!" e é uma personagem que desperta sentimentos contraditórios no leitor: logo no início do livro ela está assistindo o casamento do ex com outra mulher e passa um bom tempo dos capítulos iniciais se lamentando. No começo a personagem parece ser sem graça, e com falta de amor próprio.

"Muitas vez, mesmo que seja dolorido, é necessário assistir ao vivo a situação até o fim para se libertar, para seguir em frente.... Para, quem sabe, tomar vergonha!..". (p.06)

As divagações da Piera vão tornando a leitura arrastada, mas quando ela fala de suas melhores amigas e de seu pai, a narração se torna mais alegre, leve. As três melhores amigas junto com Piera formam o quarteto fantástico, sempre apoiando-se mutuamente e tentando alegrar Piera. Seu pai, foi pai solteiro, criou Piera desde pequena e a ama profundamente.

"Drê, Denise e Renata chegaram, me tiraram daquela cena clichê de mocinha-que-perde-o-namorado-e-quer-morrer. Eu estava salva. Minhas amigas amadas - o esquadrão de salvamento mais bonito de todos - estavam ali e eu me sentia segura. Podia desmaiar, chorar, me sentir acabada que elas me levariam para casa em segurança". (p.14)

Nos tempos atuais Piera está com 19 anos e na trama ela passou seis anos de um relacionamento com o André mais um de separação, o que coloca o início do namoro aos 12 anos. Apesar de existirem casos de precocidade entres os jovens, e a descoberta sexual estar começando cada vez mais cedo, a idade de Piera pesou muito na história. Provavelmente se ela estivesse com uns 24, 25 anos fosse mais crível entender um relacionamento tão longo e uma maturidade da Piera em relação a ele, que já estava fazendo planos a longo prazo. Foi de se estranhar também que o pai foi tão omisso quando ela era tão jovem, a ponto de não ver problemas nesse relacionamento (a propósito não foi o único relacionamento dela). Tal atitude não condiz com a descrição feita de um pai tão zeloso.
Narrado através do ponto de vista de Piera, o leitor conhece os problemas da personagem com o abandono, a ausência de um relacionamento com a mãe e como seguir em frente.
Após uma situação que a coloca frente a frente com a sua mãe e dá a ela a oportunidade de entender o passado, Piera conhece Marcelo, um estudante de medicina muito lindo, quase beirando ao príncipe encantado.
Nesse ponto do livro, alguns detalhes ficaram confusos, como o fato do Marcelo ter passado por um procedimento aos 16 anos que caso eu não esteja enganada só pode ser realizado após os 20 poucos anos (se estiver enganada, por favor desculpem-me e desconsiderem).
A leitura é rápida e flui muito bem, mas os personagens não convenceram muito. A impressão que o leitor tem é que Piera é acomodada, no sentido de gostar de fazer o papel de vítima nas situações, o que a torna muito cansativa.
Marcelo é um personagem que tem todas as características perfeitas, mas perfeitas até demais.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. No início dos capítulos existem detalhes delicados e a revisão foi muito bem feita. A capa é auto explicativa e tem um ar romântico.

"Antes de ir embora, tive a certeza de que a gente briga para ser amada, busca respostas, chora, quando na verdade a resposta é uma só: sua vida vai ser muito melhor quando você perder esse jogo. Só é possível entender isso depois, muito depois". (p.17)
Lili 31/01/2017minha estante
KKKKK 12 anos e 3 relacionamentos,as autoras piram na loucura dos enredos!!!