O Diário da Irmã de Laura

O Diário da Irmã de Laura Kathy Kacer

Resenhas - O Diário da Irmã de Laura

Vicc 24/08/2021

Só gostei mesmo do contexto, e gostava quando eu lia o próprio diário..mas o final é bem óbvio (mas achei bem fofo), não gostei da escrita da autora e o começo é bem chato

larinha 03/08/2021

??.3
o contexto eh mto bom
a história em si. Mas particularmente n gostei da escrita da autora, a forma de
que ela escreve. (minha opinião)
achei o livro bem sem graça. mas o plot do final foi bom mas eu já desconfiava.
mas a forma que a menina se envolve com o diário eh legal.
Vicc 24/08/2021minha estante
simm!!! A escrita da autora é tão ?? E o final era bem obvio, so gostei pelo contexto mesmo

Nat 01/06/2021

Laura está às vésperas de celebrar o seu bar mitzvah quando o rabino sugere uma tarefa inesperada: pesquisar um menino ou menina da sua idade que tivesse vivido durante a Segunda Guerra Mundial, para aprender sobre a vida dessas crianças como forma de compartilhar essa “passagem para a vida adulta” que elas não tiveram chance de celebrar devido a guerra. É dessa forma que Laura recebe o diário de Sara Gittler, uma menina judia que teve que abandonar tudo e viver num gueto de Varsóvia, vendo sua família e amigos sofrerem todo tipo de humilhação e desgraça por serem judeus. À medida que vai lendo, Laura se envolve com a vida de Sara e aprende que a verdade é mais importante do que tudo, que disseminar ódio nunca leva a nada e assim, consegue ajudar a única testemunha de um ato de vandalismo tido como crime de racismo.

Eu não sabia muito bem o que esperar desse livro. Não entendia se era um romance sobre judeus na Segunda Guerra Mundial ou se era alguma biografia como o diário escrito por Anne Frank. De certa forma, acabou sendo as duas coisas, porque a autora precisou criar alguns acontecimentos e as emoções pessoais dos personagens, ao mesmo tempo em que mostra outros elementos históricos, como a situação de vida dentro de um dos guetos em Varsóvia e a tentativa de luta de um grupo de judeus contra os nazistas dentro do gueto, um levante que ficou conhecido como Organização da Luta Judaica, liderado por Mordechai Anielewicz. As fotografias acabam dando um ar mais real a história, e eu gostei bastante de saber mais sobre o bar mitzvah e sobre as histórias reais de gêmeos. Num tempo como o que estamos vivendo, a mensagem que a história passa não poderia ser mais bem vinda. Livro completamente recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/05/o-diario-da-irma-de-laura-kathy-kacer.html

Cláu do Val 27/10/2017

Achei a narrativa da personagem principal muito lenta e desinteressante. A parte do diário era melhor, mais motivante.

Prof. Angélica Zanin 08/10/2017

Real e Comovente
Em sua cerimônia de Bat Mitzvah, Laura adere ao programa do irmão gêmeo que consiste em homenagear um jovem judeu, como ela, mas que não pode vivenciar este momento em que se comemora a entrada na idade adulta. Ela homenageia Sara Gitler, jovem judia que viveu no gueto de Varsóvia. A narrativa é mesclada com a história de Laura, fragmentos do diário de Sara e fotos reais do período da 2a guerra mundial em meio ao Holocausto. Há também referências ao Levante do Gueto em que jovens judeus desnutridos e sem recursos se rebelaram para não se renderem ao ódio antissemita. Simples e lindo! Os personagens são encantadores e a realidade, por pior que seja, não pode ser esquecida.