O Estudante

O Estudante Adelaide Carraro




Resenhas - O Estudante


151 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 10 | 11


Sara 02/05/2022

O estudante
O livro é bem pesado, mas deve ser porquê se trata de um assunto forte. Mas eu gostei muito, super recomendo.
comentários(0)comente



Aparecida 03/10/2022

Haja paciência
meu jesus amado mas que porcaria de livro eu não esperava grandes coisas mas olha, o que eu encontrei foi bem pior kkkkk
comentários(0)comente



Lara 15/11/2022

INCRIVEL
li esse livro por causa da escola mas por incrível que pareça ele é muito bom e aborda assuntos importantes e me prendeu desde a primeira frase (principalmente por ela na verdade) só que como ele é bem antigo eu acho que foi mais difícil de eu me adptar a escrita do livro então eu daria 5/5 se ele fosse mais atual porém é muito bom e bem curtinho, recomendo
comentários(0)comente



Lavinia187k 20/11/2022

Esse livro me fez chorar... pelo péssimo desenvolvimento
Não gosto de falar mal de livros, principalmente quando abordam assuntos tão sérios. Mas esse com certeza é um dos únicos livros que durante toda a leitura eu parava e só conseguia pensar em uma coisa: "que isso tem a ver?".

A estória inteira era extremamente exagerada e sem sentido em algumas partes, e isso deixa a leitura cansativa e sem graça. Eu pensei que seria um livro mais com uma narrativa aprofundada e bem desenvolvida, mas tem algumas partes do livro que simplesmente não fazem sentido.

Não, eu não odiei o livro. Mas acho que não é um livro capaz de abordar o tema 'drogas', justamente por causa do que eu falei anteriormente.
comentários(0)comente



Kaioporemlevanto 06/12/2022

Minha infância
Lembro que esse livro me chamou a atenção nas prateleiras da biblioteca da minha escola no ensino fundamental. Hoje, sou um estudante cursando o ensino superior e ainda me lembro de ter lido essa obra. Lembro de ter ficado preso, angustiado, tenso, triste e ansioso com o que eu estava lendo. E isso é bom.
Ao olhar a capa desse livro pela tela do computador, tenho a mais forte das nostalgias, lembranças das páginas amareladas envelhecidas molhadas com gotas das minhas lágrimas, páginas essas que, mesmo com tão pouca idade, me fizeram repensar sobre o que acontecia comigo, morador de uma comunidade marginalizada, e com o mundo ao meu redor. Esse livro me marcou, e eu indicaria fielmente para quem deseja uma leitura crua e chocante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jéssica 21/01/2023

Reflexivo!
Escrito por Adelaide Carraro, tendo a sua primeira edição em 1975.
Conta a história de dois irmãos Renato e Roberto.
Narrado por Roberto , o filho mais novo de uma família de classe média alta.
Renato o seu irmão, até então um garoto exemplar ,melhor aluno da classe e que se preocupa com o próximo e com a família, se envereda pelo mundo das drogas e entorpecentes, caminho esse apresentado por um estudante que se dizia seu amigo.
Através de uma carta escrita , Roberto narra as lutas e tristezas enfrentadas por essa família, que faz de tudo para ver esse jovem longe desse caminho tão tortuoso.
Traz uma reflexão , o quanto as drogas podem destruir o ser humano e também desestabilizar uma família e relacionamentos .
comentários(0)comente



Karine.Bertuzzo 14/02/2023

Um mero comprimido, uma família destruída.
Apesar de ja fazer alguns anos desde que o li, as marcas que este livro me deixou permancem. É o relato cru e sincero de um garoto que viu o seu maior ídolo, seu amado irmão, se degradar por conta de um mero comprimido.

Amei que a primeira parte foi escrita em azul (uma cor que traz tranquilidade, realização, "infância") e o restante em preto, ressaltando os sentimentos do narrador.

É impressionante como uma rachadura, pode destruir toda uma família.
comentários(0)comente



Ballubs 14/07/2023

Li na escola. Quase fiquei com vontade de usar drogas
Ok, eu normalmente não escreveria sobre livros que eu li na escola, mas esse não dá.
Os personagens desse livro chegam a ser ridículos de tão exagerados. Os dois irmãos são tão cristãos que chega a ser caricato (o menino literalmente tem uma imagem de Jesus segurando um carneiro em cima da cama). Cada página é mais tosca que a outra, ainda mais a página que ele BEIJA O CHÃO de tão patriota que ele é (quando eu li, eu não conseguia parar de rir dessa parte).
Eu lembro de fazer piadas com as minhas amigas sobre a transformação do personagem. Do nada o menino sai de perfeição em pessoa para o ser humano mais drogado e doido do mundo.
O final dói de tão ruim que é. "Você não matou seu filho, foram as drogas". Não cara, ele deu um tiro no filho

De qualquer forma, se você não precisar ler, evite
comentários(0)comente



Itacira0 08/02/2024

O estudante?
Pense num livro que faz a gente refletir!
Quando iniciei essa leitura estava no ginásio, foi um livro recomendado por uma professora de português, não lembro o nome dela agora. Mais foi uma leitura tão impactante que nunca esqueci dele.
Vale muito a pena ler essa história.
comentários(0)comente



Enzo.Lutyane 14/02/2024

Um livro interessante
A mensagem que passa realmente consegue te tocar, porém a forma que foi abordada ainda é muito crua, sendo um livro demonstrando as consequências das drogas no âmbito social, familiar e pessoal, ficando a esperar a entrega de uma ideia mais madura.
Concordo com uma resenha dele que li, "um livro que serve pra assustar crianças", pois realmente apresenta uma história fluida, curta e chocante, mas que peca no contexto, na narrativa e no realismo.

Nota 4 mais pelo sentimento de concluir um livro do que ele em si.
Uma leitura a se lembrar
comentários(0)comente



Cainagouvea_34 17/02/2024

Antes de ler esse livro vi pessoas recomendarem ele como essencial. Acredito que muito da aclamação que esse livro tem vem muito da nostalgia, visto que muitos leram ele na infância ou adolescência.
O livro é dividido na chamada parte azul, que apresenta a família dos irmãos protagonistas Renato e Roberto, e a parte negra que mostra à batalha contra a droga por parte de Roberto e sua família. O livro de certa forma é datado com diversas questões que podem ser interpretadas como muito problemáticas para a conjuntura social que vivemos, o livro foi escrito no período da ditadura militar, então é bem comum ver nesse livro uma propaganda muito conservadora, de proteção dos bons costumes e até mesmo de amor exacerbado a pátria, além de em diversos momentos o protagonista Renato, na parte azul do livro citar o então secretário de segurança de São Paulo, Erasmo Dias como um "Exemplo", mas a história mostra que o garoto prodígio está em muito errado.
Sobre o livro em si achei a parte azul bem estressante justamente por esses problemas, além de não manter um bom ritmo. Já a chamada parte negra embora apresente novos problemas acaba sendo bem melhor de ritmo, e mais interessante também, embora seja exagerada em algumas partes, mas apresenta um bom final pro livro.
Acredito que para chocar a audiência a qual o livro foi destinado a autora tenta forçar a visão de que é uma história real, e no começo eu realmente fiquei em dúvida se era ou não, mas com coisas que acontecem mais pro meio do livro é inegável dizer que não passa nem perto disso.
Enfim, não é o livro que eu recomendaria para algum aluno ou qualquer outra pessoa, não acho que aborde de maneira coesa e da forma que deveria ser este tema, além das diversas problemáticas que as evoluções sociais resolveram desde o ano em que o livro foi publicado, não sei se vou ler os outros dois livros da trilogia visto que esse era o mais comentado e ainda sim não me agradou, mas quem sabe um dia eu lerei.
comentários(0)comente



Korvus 15/03/2024

Uma Transformação Trágica
Li como tarefa da época em que estava fazendo um preparatório para a IFRJ e acabei me impressionando positivamente. A história mostra valores de caráter essencial no âmbito das relações sociais. Além de exemplificar as consequências de algumas delas. As lições dadas pelo pai dos meninos era um dos fatores que mais gostava de ler na época. Todavia, não é um conto de fadas, é uma realidade trágica e evidente em diversas situações do cotidiano do jovem brasileiro.
comentários(0)comente



malubeneli 22/03/2024

O estudante
Li por conta da escola e meudeus, eu não dava NADA para esse livro, e muito pesado, tem vários gatilhos e trata sobre assuntos sérios da forma que devem ser tratados. o livro cita algumas coisas que eu não concordo e que não fazem sentido nesse contexto, como a meritocracia citada em 5% do livro. ele fala que não é simplesmente não querer largar, a é opção, oportunidade e, principalmente, dinheiro, o livro passa uma mensagem importantíssima e necessária, ainda mais para ser lido na escola, para estudantes lerem.
recomendo para todo mundo (lembrando dos gatilhos). esse livro é essencial e necessário
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



151 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR