Filha da Floresta

Filha da Floresta Juliet Marillier

Resenhas - A Filha da Floresta

tábata 06/02/2022

Sorcha rainha para o resto nadinha
Esse com certeza foi um dos livros mais lindos que já li. Não porque tem uma escrita rebuscada etc etc, mas porque a história é bonita mesmo. O que a Sorcha faz por sua família é tão bonito que chega a ser triste. (Não sei se isso fez sentido, mas enfim.)
Tive dificuldades de engatar na história, pois achei o começo bem lento. Mas depois dos 20-30% a leitura começa a fluir muito bem, eu não conseguia parar de ler. Os últimos 50% do livro eu li em dois dias tamanha a minha curiosidade.
Não sei se vou ler os outros da série, porque pelo o que entendi, não são exatamente continuações. Vamos ver, quem sabe um dia.

juvenustre 02/02/2022

A Filha da Floresta
"Mal nos tocaste, os nossos corações deixaram de nos pertencer".

Se há um livro com dor do começo ao fim, é esse!

Gatilhos do livro: estupro e menção dele, assédio sexual e menções, violência, morte, descrições de machucados.

Metade do livro é a protagonista criança sofrendo horrores, a outra metade é uma mistura de romance com sofrimento. Quando tudo parece bem, o universo arranja problema.

Inclusive me assustou como a escritora conseguiu descrever tão detalhadamente situações tão delicadas como as nojeiras que fazem com a protagonista.

É uma leitura pra quem aguenta esse tipo de acontecimento, e eu mesma fiquei enjoada enquanto lia.

A sorte do livro é que seus personagens, em maioria, são extremamente cativantes e bem construídos. Sempre dispostos a mudar de opinião e deixar que suas experiências moldem quem eles se tornam.

Mas, apesar da escrita brilhante, as lindas descrições de paisagem e o jeito como a autora brinca com o emocional do leitor, não pude sentir nada mais que decepção em relação ao final da história.

Fica o gancho para uma continuação, mas o final é medíocre. Com uma ladainha de "nem sempre as coisas acontecem do jeito que queremos" e "todos tem seu próprio destino" para justificar a quebra de esperanças e alegria do leitor.

Vou ler o segundo livro? Vou. Não pela continuação da história, mas porque não aguento ficar sem ter respostas para as diversas pontas que ficaram soltas.

Orlandelli 02/02/2022

Incrível
Foi um dos primeiros livros que eu li e foi o motivo de eu ter continuado lendo,( eu acho que o livro deveria ter um aviso sobre algumas cenas porque talvez eu não teria lido isso com 10 anos) o livro fala muito bem sobre as histórias celticas e tem personagens que na minha opinião são bem desenvolvidos e tem uma importância significante na história.
Ver o laço que a protagonista carrega com os irmãos é lindo, além de que o respeito e amor que tem entre eles é muito bem escrito, cada um tem sua personalidade, que mesmo bem diferente se completam.
Amor e respeito também são duas palavras que eu posso usar pra descrever o casal principal, não existe uma falta de carinho entre os dois, eles se entendem e sabem que cada um carrega um fardo, e de uma maneira ou outra tentam ajudar um ao outro nisso, eu amo o desenvolvimento dos dois e acho que foi feito de uma maneira linda.
Agora sobre a protagonista, Sorcha, eu não tenho nem palavras. Ela foi feita como uma pessoa forte, e que faria de tudo pelas pessoas que ela ama, Sorcha foi uma inspiração pra mim crescendo e eu acho que ela sempre teve e mostrou muita coragem, não sao muitas as pessoas que fariam o que ela fez. Sorcha foi sempre amável, esperta, corajosa e inteligente durante todo o livro, e mesmo que ela enfrentasse milhares de perigos ela nunca desistia

Ana 31/01/2022

Eu ameii!!!!
Deem hipe nesse livro por favor!
Filha da floresta é oque todo leitor espera de um livro de fantasia e mais um pouco, tem romance, tem uma trama muito bem elaborada e tramas secundarias, tercearias e assim vai...
Os personagens são INCRÍVEIS e a autora soube tirar muito bom proveito de cada um deles, sejam os anti-protagonistas ou os proximos ao protagonista.
Eu amei cada segundo e é incrivel, até as pequenas partes mais enroladas a autora te prende.
Não posso dizer que tive um pouco de receio pelo fato de ser um livro com muito da cultura irlandesa.Para ser bem sincera no começo eu odiava isso, odiava os nomes, odiava o fato de a autora usar palavras irlandesas(mesmo ela traduzindo e esplicando muito bem oque significavam)mas é uma cultura diferente que você acaba se adaptando gostando ou não, até os nomes não poderiam ser outros quando você se adequa a esse mundo.
Durante a leitura eu me encomodava um pouco com o fato da escrita ser no passado e haver alguns cortes na história que te tiravam um pouco daquele transe que você entra quando está lendo como no meio da cena algo tipo " essa parte me encomodou muito" ou "sofri muito quando isso aconteceu mas um tempo depois sofri muito mais" isso era como se ela me lembrasse de que aquilo era uma história, mesmo sabendo que é como se a própria protagonista estivesse contando sua historia.
Mas a trama é tão boa e você fica tao vidrado no que vai acontecer depois, não conswgue mais parar de ler, quer sempre saber mais e mais, que acaba ignorando esse minimos fatores negativos.
Ha varios gatilhos, sim, mas não são gatilhos desnecessários, são gatulhos que afetam no futuro da personagem e no rumo da historia, e percebesse que foi descrito com o todo cuidado.
É um livro no qual você ri, chore, morre de ódio de tudo e todos, ama tudo e todos no instante seguinte, se apega (e se apaixona por alguns)aos personagens...
Enfim, tudo que eu tenho a dizer é que vale cada segundo de leitura e recomendo super.

Nicole.Ferraz 29/01/2022

Amor e Ódio
Esse livro é cruel, triste e impressionante. Fala de família, e determinação, e mostra como nossos laços sanguíneos podem nos trazer muito sofrimento.
Essa fantasia é bem completa, mas deixa algo a desejar, um gosto amargo no final, umas incoerências em relação às estratégias dos irmãos (mas enquanto leitor é muito fácil julgar o que faria no lugar).
Contudo, gostei muito, mas sinto certa preguiça em continuar a saga.

Carolyne5 18/01/2022

História Incrível
Recomendo muito para quem gosta de ler as histórias sobre protagonistas mulheres.
Sorcha mostrar realmente uma personagem forte, esforçada e determinada para enfrentar os desafios difíceis.

MahElisabete 02/01/2022

Primeira leitura 01/09/2015

Segunda leitura 02/01/2022

Um livro repleto de magia, paisagens incríveis, criaturas místicas, lendas, personagens cativantes e uma história de autoconhecimento e amor de tirar o fôlego.

Filha da Floresta conta a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho. Sorcha sempre foi protegida por seus seis irmãos, todos os sete possuíam uma conexão gigante entre si e com a natureza.

Após seu pai voltar da guerra e anunciar que se casará novamente, os estragos começam. A nova esposa de seu pai começa a fazer mudanças drásticas na vida de todos que moram na casa. Assim, quando os irmãos percebem que algo de mau está se instalando em suas vidas eles resolvem se unir e chamar os seres da floresta, pedindo ajuda para afastarem essas sombras.

No entanto, todos os sete são acometidos por uma maldição, a qual apenas Sorcha poderá quebrar. Ela terá de completar uma tarefa quase impossível, onde sairá machucada e magoada. Além disso ela não terá sossego, ao invés de completar a tarefa em um lugar calmo e tranquilo ela passará por dificuldades, conhecerá seus inimigos cara a cara, enfrentará pessoas que apenas querem seu mal e sentirá coisas que nenhuma garota de sua idade deveria sentir.

Nessa instigante aventura, Sorcha também conhecera um homem, o qual jurará protegê-la a todo custo, mas mal ela sabia que o destino de ambos já estaria pré escrito há muito tempo.

Lanny 01/01/2022

Eu li errado?!?!?!?
A literatura é fascinante. Um dos aspectos que amo é o fato de o que funciona pra mim não funciona pra outra pessoa e vice versa.

Quando vejo que alguém odiou um livro que eu amei ou amou um livro que eu odiei, eu fico a refletir porque isso aconteceu. Quais experiências de vida determinaram essa diferença? Gosto de tentar ver as coisas pelo olhar do outro e entender (apesar de não concordar) com a opinião divergente.

Exemplo recente (e que pode ser polêmico): não gostei de -O conto da aia-. Eu fiquei tão revoltada com aquele final, só queria dar uma estrela ao livro, mas entendo a premissa e porque as pessoas geralmente tecem altos elogios à obra. Amo -A Maldição do Tigre-, mas recentemente só vejo pessoas falando mal e dizendo que não vão terminar a saga ou que não tem interesse em ler, também entendo porque Kelsey é ruim de engolir.

Porém, esse livro é o terceiro que eu leio, detesto e não entendo como só tem resenhas positivas. A maioria das resenhas aqui são 5 estrelas com títulos do tipo: maravilhoso... Perfeito ... Livro da vida .. e eu tô aqui perplexa como isso é possível.

Ultimamente deixei de assistir vídeos do booktube porque muitas coisas me incomodavam nas análises que as pessoas fazem de livro; uma das coisas é dizer: esse livro é cheio de problemas. Porque geralmente essa frase vinha atrelada a um monte de mimimi. Coisas mínimas que não tem porque você ficar se atendo a elas e eles listavam como problemas graves e era só contexto e relevar.

Mas aqui eu tenho que dizer que esse livro é cheio de problemas. Na verdade ele tem um grande problema que se desdobra nos outros e mais um outro que tornam o livro impossível pra mim engolir.

A partir de agora vamos de SPOILERS porque não dá pra dançar em torno das coisas sem dizer claramente.
....
Pronto

Problemas desse livro: a idade da protagonista e as exigências pra que ela cumpra os termos da quebra da maldição.

Sorcha tem 11 anos (se não me engano) quando a história começa, e quando chega a parte da quebra da maldição ela só tem 13. Mas ela é uma menina de 11 anos que sabe de tudo da arte de cura. Antes de ser incumbida de quebrar a maldição dos irmãos ela é incumbida da tarefa de cuidar de uma pessoa que está muito mal por ter sido torturado na guerra entre as ilhas. ELA É UMA CRIANÇA!!!! Como você coloca uma responsabilidade dessas nos ombros de uma criança?

Aí chega as tarefas pra quebra da maldição, ela tem que produzir 6 camisas para os 6 irmãos. Mas não é simplesmente comprar um tecido e cortar. Se fosse só isso, eu com 13 anos e sem nenhuma experiência nisso e nem orientações de alguém que sabe eu não conseguiria nem com todo o material, imagine ela que não pode usar nada disso. Ela teria que fabricar o tecido... Cortar a planta, tirar a fibra, tecer o pano e depois cortar. Mas a fibra ainda vinha de uma planta infestada de espinho que não tinha como cortar sem se ferir. E nem tinha os instrumentos de tecelagem, ela fabricou.

Tudo isso uma menina de 13 anos que nunca tinha feito nada disso, o caso dela eram ervas de cura - o que em si já é absurdo para a idade.

Mas essa exigência ainda não é tudo. Ela tem que fazer tudo isso sem dizer um a sequer. Ela não pode nem soltar ruídos de choro, gritos, nada... Som algum pode sair de sua boca. E não existe nenhum feitiço dos seres da floresta que impeçam isso, é só pura força de vontade... De uma menina de 13 anos.

Aí eu preciso acreditar que essa criança foi viver na floresta sozinha, com pouca comida, sem nenhum conforto nem segurança, só com uma cachorrinha e durante um ano ela teve que passar por:

Fome;
Frio;
Solidão;
Espetadas de espinhos que deformavam sua mão e causavam infecção;
Estupro;
Perda de seu cãozinho de estimação assassinada pelos homens que a estupraram

E tudo isso ela fez sem soltar um soluço de choro? É isso mesmo?

Mas não paramos por aí. Depois disso ela não estava mais segura ali e tinha que partir, encontrando bretões que ela considera inimigos de seu povo. Um deles é irmão do rapaz de quem ela cuidou aos 11 anos e quem ele está procurando.

Mas ela não pode contar a história de quando esteve com ele e o que sabe do rapaz por causa das exigências. Ela tem que ficar muda. Então ela é levada para a casa de seu inimigo.

Eu aqui achando que isso facilitaria o trabalho dela, porque ela teria, pelo menos, casa, comida e materiais de trabalho. Realmente, teve. Mas não foi só isso.

Junto com tudo isso veio o preconceito do povo contra ela. As pessoas pareciam não entender que ela ainda era uma criança. As coisas que ela tinha que ouvir dos empregados e vassalos da casa eram ridículas.

A menina esquelética, machucada, muda, sozinha e longe de casa e as pessoas tratando ela como se ela fosse uma meretriz. Que absurdo foi aquele? Tem uma fala que eu fiquei totalmente indignada. O tio de Red a encontra sozinha na floresta e vai destilando veneno em cima de veneno na garota e chega um momento que diz algo do tipo: você enlouquece os homens com esse seu corpo.

O QUÊ?!?!?!?!?!

Uma criança de 14/15 anos na época dessa fala que está praticamente subnutrida enlouquece os homens com o corpo dela? Que doente é esse?

Esse mesmo homem fala outras barbaridades pra ela e eu ficava com ódio dessa exigência maluca dela não poder fazer sons. Como assim ela não pode se defender? Não podia mandar esse velho abusado ir embora? Que coisa mais ridícula.

Quanto custava a autora ter descrito no início do livro a história de Sorcha como de uma menina que estudava com anciãs da vila a arte da cura e em casa fazia trabalhos artesanais para justificar o fato dela ser boa nessas duas artes? Quanto custava tudo isso ter começado quando ela tinha 17 anos, o que faria dela com 20 quando chegasse o julgamento das pessoas dela estar seduzindo todos os homens? Quanto custava ela ter todos os mantimentos para se manter com saúde pra também justificar o olho gordo do pedófilo? E Mais ainda ... Que mal teria se a exigência da maldição fosse apenas que ela não contasse o que estava fazendo e nem pedisse ajuda?

Assim ela poderia se defender das acusações das pessoas que não tem nada a ver com os irmãos e poderia chorar, gritar, xingar .... A vontade.

Fora a história de Sorcha ainda tem outras coisas estranhas. Qual a motivação da madrasta de fazer as coisas que fez? Alguns poderiam dizer que era pra deixar as terras da família pra o filho dela com o patriarca da família. Mas quando os sete filhos voltam pra casa tá tudo destruído. Não tem explicação de porque ela fez as coisas que fez. Talvez no terceiro livro que na sinopse fala do retorno dela tenha algo, mas não estou esperando.

E, me desculpem, mas eu ri...aquela ceninha do irmão dela mostrando as imagens de uma cisne fêmea com os filhotes que eram sua família foi a coisa mais tosca que eu já li. Entendi a poesia da coisa. Cisnes são animais que só tem um parceiro na vida. Se o parceiro morre ele acaba morrendo tbm. Mas ele não era um cisne, só estava enfeitiçado.

Ah! Mais uma coisa... Simon volta e fica todo indignado que Sorcha não esperou por ele???? Q???? Ela só tinha 12 anos quando vocês se conheceram guri, você não disse nada a ela que indicasse um amor imortal, como a menina ia adivinhar?

Mas então, como falei no início. Não entendo porque as pessoas deram 5 estrelas a esse livro. E se você leu o livro e leu minha resenha e não concorda com o que eu falei, me dê seus argumentos. Gosto de entender as coisas que não concordo.

Não sou de abandonar, então vou ler os outros dois sem perspectiva nenhuma.
V.v. 01/01/2022minha estante
Nunca li esse livro, mas gostei bastante da sua resenha

Lanny 01/01/2022minha estante
As resenhas dos livros que eu não gosto são as minhas melhores. Kkkkkkkk

Lou 10/01/2022minha estante
Eu amo esse livro, mas não vou ficar tentando defendê-lo hehe. Só tem um ponto que eu acho interessante pensar e é o contexto em que ele se passa. Antes da idade média, pelo que me lembro de meus estudos, não existia o conceito de infância como temos hoje; as "crianças" eram mini adultos, expostos a tudo. Então, acredito ser totalmente cabível meninas dessa idade passarem por esse tipo de coisa. Aos 13, 14 anos, muitas provavelmente estariam casadas, à espera do primeiro filho. Sem contar o contexto das antigas religiões celtas; tudo o que sabemos hoje é possivelmente apenas um vislumbre do que realmente foi.

Guilhermina 15/06/2022minha estante
A cena da cisne com os filhotes foi difícil mesmo de perdoar

Beatriz Kath 30/12/2021

Filha da Floresta
O livro conta a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho que vive em Sevenwaters, na Irlanda, junto de seu pai e seus seis irmãos mais velhos.

Como nos outros livros que já li da autora, novamente uma das coisas que mais gostei foi da forma com que ela torna as ambientações e descrições de cenário extremamente envolventes e cheias de vida. Mesmo que, normalmente, eu tenda a não gostar de extensas descrições de cenário em livros, eu AMO o jeito que a Juliet Marillier faz isso, especialmente com cenários naturais. A floresta realmente aparenta ser um personagem da história, um personagem fascinante, inclusive.

A forma com que os personagens interagem com esse meio e vivem em harmonia com a natureza e todas as suas criaturas também é algo muito agradável de acompanhar.

Além disso, gostei bastante da protagonista e da relação dela com os irmãos. Assim como a ela, eu os achei bastante interessantes, especialmente o Finbar e o Padriac ?

A história é muito mágica e envolvente, mas por se passar durante uma guerra, também é bastante sombria e pesada em vários momentos, contendo cenas de violência, abuso e tortura.

Ainda assim, uma das coisas que eu mais gostei no livro foi justamente o antagonista - ou um dos antagonistas. Ele é uma das pessoas mais detestáveis que eu já vi, mas gostei muito dele como vilão, pois foi um personagem que realmente conseguiu me convencer da sua periculosidade e me deixar com muito medo. Eu me sentia receosa e preocupada quase em todos os momentos em que ele aparecia.

E sobre a questão da guerra tratada na história, outra coisa que achei muito interessante foi a forma com que, através de certas cenas "espelhadas", é mostrado que nenhum lado está realmente certo, e como os dois são parecidos, pois ambos fazem as mesmas coisas terríveis um ao outro ao mesmo tempo em que enxergam e falam dos oponentes como monstros totalmente diferentes deles e desprovidos de qualquer humanidade.
Bia 30/12/2021minha estante
Esse livro é especial! Amo muito! ?

Beatriz Kath 31/12/2021minha estante
Amei demais também ?

lunnarie 11/12/2021

Incrível.
o livro é realmente muito bom, bem construído e desenvolvido, os personagens são incríveis e extremamente cativantes, o mundo em que se passa é mágico e encantador, a história transmite belas lições sobre natureza, força, amizade, lealdade e amor. definiria esse livro como um conto de fadas com um toque de uma cruel realidade, nesse livro há muito sofrimento e dor, mas também há muito amor e magia. confesso que não esperava encontrar certas coisas mais pesadas no livro, jurava ser uma história mais leve. ainda sim, conseguiu me prender do início ao fim, ao ponto de eu ficar completamente vidrada na história, mesmo me agoniando tanto com o sofrimento da protagonista. consegui sentir sua dor, seu sofrimento, sua dedicação, realmente me conectei com Sorcha, e ela acabou virando uma de minhas personagens preferidas nos livros. acho que minha experiência teria sido melhor se eu tivesse sido avisada de que haveria bastante sofrimento nessa história, mas de qualquer forma gostei bastante!

Naty Araujo 21/11/2021

Comecei a ler esse livro sem muitas expectativas, desanimada até, e que grande surpresa eu tive! Me deparei com uma história que se tornou uma das minhas favoritas da vida! Estou nesse momento sem palavras pra expressar a imensidão e o turbilhão de sentimentos que essa narrativa me trouxe. Eu lia e SENTIA cada palavra presente aqui. Quanta beleza, quanta sensibilidade, quanta emoção, traição, dor, superação e amor é necessário para a construção de um romance perfeito? Não sei, mas nessa história encontrei a dose certa de cada um. Me apaixonei por cada pedacinho desse livro. Favoritei pra vida!
Déia 21/11/2021minha estante
Quero muito ler este livro. Sua resenha me deixou ainda mais interessada

Naty Araujo 21/11/2021minha estante
Déia, eu me envolvi muito com a história e o universo desde as primeiras palavras. Mais por ser um livro grande pode ser que você ache o início um pouco lento, persista! Você irá se apaixonar e valerá muito a pena.

Padron 13/11/2021

Meu livro favorito
eu acho que nunca li um livro tão bom na minha vida, e eu realmente não sei o porquê desse livro me encantar tanto se ele, pra ser totalmente sincera, não tem nada de outro mundo mas tocou no fundo da alma e hoje eu sou completamente apaixonada por ele.

Littleâ¤ï¸ 03/11/2021

??????????
A leitura é inicialmente cansativa.
As palavras são mais formais e leva um tempo para compreender o que o texto quer passar, o que significa que temos que prestar atenção em cada mínima letra para conseguir entender.
Foi por isso que eu tinha abandonado o livro meses antes, mas não tive coragem de excluir da estante e dar um ponto final.
E nossa, que boa decisão.
Apesar do início muito lento e o texto mais complicado, passei a me acostumar rapidamente com ele, logo a história tomou um rumo.
A protagonista é inteligente e muito forte. Simplesmente da na cara de qualquer personagem de fantasia que se diz coitadinha.
A fantasia da história, apesar de não ser o ponto principal, é auto suficiente (ou seja, não precisa de grandes explicações ou super detalhes, é o que é, e continua sendo fascinante).