O livro dos homens sem luz

O livro dos homens sem luz João Tordo

Resenhas - O livro dos homens sem luz

Aline Teodosio @leituras.da.aline 29/12/2021

Em minha mente eu tinha: "vou pegar um livro curto e leve pra terminar o ano." Bem, curto ele é, mas leve... Sabe aquelas leituras que te pega, te prende, te sacode e abala o psicológico? Ei-la.

'O livro dos homens sem luz', obra de estreia do português João Tordo, é composta por quatro contos que a princípio podem parecer desconexos, mas em algum momento eles vão se interligar. Um homem perde a esposa e a filha em um incêndio e vai se refugiar em um pequeno apartamento; Um homem e uma mulher ficam soterrados após um bombardeio durante a guerra, passando a viver de forma precária; Um estudante e livreiro busca um sentido para a sua vida melancólica; Um homem chega a um hospital psiquiátrico em estado lastimável e desacreditado...

Em todas as histórias, assim como o título sugere, o que paira é a escuridão total, escuridão física, escuridão das almas desesperançadas. Perpassam temas como depressão, abandono, culpa, desajustes emocionais, solidão...

Já dizia o grande Alceu Valença: "A solidão é fera, a solidão devora. É amiga das horas, prima-irmã do tempo e faz nossos relógios caminharem lentos, causando um descompasso no meu coração."

Não que a solidão seja de todo ruim, mas acompanhada de outros traumas, ela pode ser brutal.

Foi uma leitura forte, pesada, desconfortante e reflexiva. Será que os sofrimentos que carregamos são mesmo frutos das nossas escolhas ou estão aquém? Será mesmo possível fugir de certos tormentos que a vida, por vezes, nos brinda? Será que algumas pessoas estão destinadas a escuridão ou elas, apesar dos fardos, são ainda capazes de acender as luzes?

Terminei com o coração miudinho. Gostei!

Eloiza Cirne 27/02/2020

"A memória é a forma mais precária de documentação porque morre quando aquele que relembra morre; é como se a vida fosse o documento de si própria - uma vida que, a cada momento se esquece de si."

Alessandro 25/09/2014

Em clima de suspense
Romance seguro, composto por quatro novelas (contos) relacionadas entre si. Só não leva quatro estrelas porque acho que o final poderia se melhor, principalmente das duas ultimas historias.

Gabriel 23/02/2018

"O livro dos homens sem luz" é sobre o sentido da vida. A obra se passa no período que compreende as duas guerras mundiais e é composta pela história de quatro personagens que, embora independentes, estão intimamente interligadas. As narrativas estão repletas de mistérios, provocando no leitor curiosidade suficiente para terminar a leitura num curto período de tempo. As quatro personagens partilham de uma profunda miserabilidade e uma densa melancolia. Algumas descrições são tão precisas e comoventes que levam o leitor a sentir compaixão por aquilo que se passa. Mais do que uma busca por sentido, "O livro dos homens sem luz" é um retrato fidedigno da condição humana que, por estar localizado num contexto de guerras, expõe ainda mais as nossas fragilidades, inseguranças e temores.