Aspergirls

Aspergirls Rudy Simone

Resenhas - Aspergirls

Ana Luiza 21/02/2019

O LIVRO E A AUTORA
Partindo justamente das diferenças entre as mulheres e os homens autistas, esse livro têm, como objetivo, compartilhar mais sobre as características das mulheres no grau mais leve do espectro, ao mesmo tempo em que as empodera. O público de Aspergirls é bem específico, jovens mulheres com Síndrome de Asperger e, um pouco além, seus pais. Em seus 23 capítulos a obra fala sobre imaginação, papéis de gênero, sexo, relacionamentos, escola, faculdade e emprego, aprendizado, maternidade, diagnóstico, medicação, tratamentos e muito mais. Aspergirls é quase um guia de como navegar pela vida (da infância e vida adulta ao envelhecimento) sendo uma garota no espectro. No final de cada capítulo há dicas para mulheres com Asperger e para pais, conselhos práticos que podem elevar bastante a qualidade de vida das meninas e mulheres no espectro.

A norte-americana Rudy Simone, a autora do livro, mistura suas próprias experiências com pesquisas científicas e trechos dos relatos de várias mulheres, que também estão no espectro, que ela entrevistou. Simone conta sobre a sensação de crescer sabendo que era diferente, mas sem saber o porquê. Após muitos anos lutando para manter empregos e relacionamentos, assim como criar uma filha (que não é autista), o diagnóstico não só libertou Simone, mas lhe deu um propósito de vida. Hoje ela é autora de livros, ativista e consultora no assunto, além de uma inspiração.

VALE A PENA LER?
Sim, estando no espectro ou não, sendo mulher ou não. Aspegirls não é um livro perfeito, mas definitivamente merece a leitura para quem tem interesse em ler sobre autismo. Publicado em 2010, sinto que a obra acabou ficando um pouco “datada”, já que após quase uma década, as pesquisas avançaram bastante e algumas coisas mudaram, como o fato de o termo Síndrome de Asperger não ser mais oficial e muito mais gente saber sobre o transtorno. Contudo, o livro traz uma descrição aprofundada, rica e pessoal sobre como é ser uma mulher com grave leve de autismo que, acredito, nenhuma outra obra, ou estudo, trouxe até hoje.

Ao dissecar todos os aspectos da vida de uma garota/mulher com Asperger, da infância, a escola, a faculdade, ao emprego, ao casamento, aos filhos até a velhice, Simone nos ensina muito sobre autismo, mas de uma forma humana. Ela não só lista sintomas e tratamentos, mas dá voz a si mesma e as muitas outras mulheres do espectro, mostrando como cada uma delas é única, com personalidades e visões próprias, independente de compartilharem os sintomas da síndrome. Para cada um dos tópicos que aborda, a autora expõe opiniões diferentes e contrastantes, assim como suas próprias experiências.

Para quem está no espectro ou tem alguém próximo com o transtorno, Aspiegirls é uma leitura ainda mais rica. Como diz no subtítulo, o objetivo do livro é empoderar as mulheres no espectro, então além de dar voz a elas, traz dicas preciosas e realistas para aumentar a qualidade de vida e lidar com as limitações e dificuldades que vêm junto ao transtorno. Algo que também me cativou foi o fato de Simone não focar só no ruim, mas realçar o lado único do transtorno e as coisas boas que ele pode trazer, como uma facilidade de aprender habilidades sozinha, ou interesses obsessivos que podem acabar se tornando uma fonte de renda.

Infelizmente, Aspergirls: Empowering Females With Asperger Syndrome não ganhou uma tradução no Brasil. Contudo, a narrativa de Simone é fluída e objetiva, e não muito técnica. Assim, acho que qualquer pessoa com um nível médio na língua inglesa consegue ler a obra tranquilamente. Em conclusão, o livro não é perfeito, mas foi uma leitura enriquecedora e que recomendo para todos que possuem interesse em saber mais sobre autismo.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2019/02/resenha-aspergirls-rudy-simone.html