Edição e Design

Edição e Design Jan V. White




Resenhas - Edição e Design


3 encontrados | exibindo 1 a 3


tarushijio 07/01/2009

Edição e Design
( originalmente publicada no blog Imagem, Papel e Fúria )

Na contra-capa da edição, o título da resenha de Thomaz Souto Corrêa, vice-presidente da abril é O Indispensável Manual do Bom Senso. Inexato. Não pela pretensão, e sim pela humildade: Edição e Design, de Jan White é indispensável sim, mas não só pelas dicas de bom senso. O autor, prolífico diretor de arte, já publicou 14 livros e é consultor de grandes editoras do mundo, incluindo a Abril. Este livro, que teve sua primeira edição lançada em 1974, é referência por ser livro totalmente dedicado ao design de revistas. Livro de cabeceira de dez entre cada dez diretores de arte de revistas, é indispensável a qualquer designer que pretenda trabalhar com revistas.

Os títulos dos capítulos são simples e diretos: indução, espaço, desfile, colunas e grades, margens, espaçamento, largura, escala grande, contraste, disfarçar, simetria e assimetria, tipologia de texto, títulos e subtítulos, entretítulos e capitulares, citações entre aspas, legendas, imagens, gráficos, boxes e fios, sombreamentos, capas, sumário, sinais gráficos, cor, originalidade, checagem.

Desfile é o capítulo mais suculento. Infelizmente, a maioria dos livros de design gráfico ignoram um aspecto importantíssimo: a sequencialidade entre as páginas como recurso estético ou narrativo. White diz: o modo pelo qual os observadores reagem a uma página é afetado pela memória daquilo que acabaram de ver, assim como a curiosidade pelo que vem em seguida. Hábeis comunicadores exploram essa quarta dimensão o tempo para dar ritmo ao produto e incluir surpresas, altos e baixos emocionais. Utiliza essa metáfora do desfile e compara o passar das páginas a várias outras artes e performances.
comentários(0)comente



Aline Moreira 23/06/2009

Ótimo!
Tem exemplos simples, claros e ilustrados. A linguagem do livro é bem divertida e descontraída!
comentários(0)comente



Paola 29/12/2010

Resenha aqui:
http://uma-leitora.blogspot.com/2010/10/edicao-e-design.html
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR