O Polegar do Violinista

O Polegar do Violinista Sam Kean

Resenhas - O Polegar do Violinista

Alex 08/02/2024

O DNA do violonista
Um excelente livro de divulgação científica sobre genética. Aqui, o autor entrelaça a história dos avanços em genética com as histórias de seus principais personagens, construindo não só um texto didático mas uma espécie de romance sobre a busca pelo entendimento de nossos genes.

Bruna 23/09/2023

Bom livro
É uma boa leitura, não é técnica e transita entre conceitos de genética e aplicação disso na sociedade. Explica bem aprofundado os passos do projeto genoma.

Luis.HD 08/08/2023

O polegar do violonista
O livro se trata de uma visão geral e ampla de biologia molecular e genética. Porém, superficial, não que isso seja ruim, ele apenas não entra em muito detalhes científicos para que possa ser considera algo aprofundado. Sendo assim, para aqueles que não estão profundamente imersos no assunto, mas possuem interesse é um ótimo livro. Afinal, ele traz exemplo lúdicos e históricos que constroem um grande interesse pelas questões abordadas e lhe mantém fixado no livro. Entregando, para aqueles que já possuem um estudo mais aprofundado na área em certo ponto começa a se tornar cansativo, já que por vezes já ouviu muito das histórias e até com mais profundidade, apesar dos detalhes sórdidos trazidos no livro não serem muito citados

Karine 01/07/2023

Começa bem, mas vai decaindo
É um livro muito bom, cheio de aprendizados que começa muito bem, falando de características que não são registradas e ciência de maneira bem cômica, mas ao longo da trajetória final pelo capítulo 10, a leitura fica um pouco confusa e com um leve toque de preconceito além de ser muito rápida a passagem de tempo.
Mas em geral é um livro com um contudo muito bom e de fácil entendimento apesar do assunto tratado.
cassy 27/08/2023minha estante
preconceito em que sentido?

Karine 29/08/2023minha estante
No finalzinho do livro ele usa o termo "homossexualismo", além de algumas falas nas entrelinhas sobre a mudança de gênero.

Felipe770 08/07/2022

O livro conta partes da história da genética e da biologia molecular, entremeada por curiosidades interessantes. Muito bem escrito, e com linguagem acessível para leigos. Para que é da área, pode soar um pouco superficial e por vezes impreciso.

DantonM 25/01/2022

Não é um Sapiens, mas dá pro gasto
Não me entendam mal, eu sei que a proposta de O Polegar do Violinista é BEM diferente da de Sapiens e que a tarefa de explicar as coisas sob a lente da genética é dificílima, MAS vou criticar mesmo assim fds

Vou começar esculhambando o livro e depois escrevo o que eu gostei. Primeiro, me irritou demais a forma como o autor começa contando uma história, para e faz uma explicação de páginas e mais páginas sobre os fatores genéticos INCLUINDO outros exemplos antes de terminar a história original. Talvez eu seja burro, mas me perdi muitas vezes ao longo do livro. Segundo, o autor não faz questão de referenciar o que escreve. Isso pra mim é cagada demaissssss, só tem uma lista de referências no final e as coisas que eu queria conferir nos papers originais eu não encontrei. Terceiro, ele escreve homossexualismo e preferência sexual. Eu sei que foi escrito em 2012, mas não tinha um revisor pra avisar??? Quarto, e menos importante: MUITAS passagens do livro seriam mais facilmente explicadas se ele tivesse abordado o conceito de alelo. Bicho, o cara dá sinônimo pra alelo até não poder mais: "versões do gene", "formas do gene se expressar"... Se eu não fosse da área ia ficar perdido.

Agora o que eu gostei: as piadinhas do autor são engraçadas, a parte histórica do livro é bem interessante, conta tudo sobre as pesquisas com Drosophila, as fofocas de pesquisadores importantes da área e o auê que foi o Projeto Genoma Humano. A Parte 4 foi de longe minha favorita, pois tem várias passagens filosóficas e trata de uma parte mais "atual" (de 10 anos atrás) da genética. Eu li esse livro para a faculdade, porque vou ter que fazer um seminário sobre ele. Passei as três primeiras partes sem fazer ideia do que apresentar, mas a parte 4 me salvou. Tem muita fofoca boa!

Não sei se indico para o pessoal que não tem um conhecimento prévio em genética, houve partes que eu achei bem complicadas de entender só com as explicações que o autor fornece, mas se você leu e achou de boa comenta aqui. Talvez a culpa seja minha por não gostar de não ficção e ter lido revirando os olhos a cada parágrafo pensando "droga deveria estar lendo um drama policial"

Ingrid 06/05/2021

O livro trás histórias relacionadas ao surgimento e criação da área da Genética, mostrando como certos acontecimentos mudaram o rumo do conhecimento estabelecido nas várias épocas de sua construção.

Itin | @merasliteratices 10/04/2021

Se você já assistiu Cosmos, sabe o que vai encontrar aqui: uma narrativa de conquistas e descobertas. As leis de Mendel, o embate entre mendelismo x darwinismo, o descobrimento da dupla hélice do DNA, dos genes, mutações, sequenciamento de genoma, etc... aqui temos um resumo do que é a genética, não só uma aula de biologia básica mas também uma aula de história e de grandes nomes da ciência.

Sam Kean não é biólogo mas mesmo assim lida muito bem com um assunto que não domina, mesmo para biólogos (como o que aqui vos fala) que não atuam nessa área tão específica, o livro serve como uma boa base de tudo isso que rege o mundo biológico: moléculas (DNA e RNA) que guardam e modificam toda informação biológica que existe e genes que são "ligados e desligados" para construir o que chamamos de vida.

Entender a genética nos ajuda a refletir sobre perguntas fundamentais, sobre como nos tornamos humanos e sobre o porquê fazemos o que fazemos.

O mais interessante (e aterrador) é perceber que a sequência de nucleotídeos que define as espécies e que esperaríamos ser protegida e constante, é na realidade extremamente maleável, trocando e intercambiando pedaços quase a todo momento, o que nos leva a pensar: quando uma mudança será fatal, ou melhor, quando daremos um passo significante adiante?

Gabriela 22/12/2020

Pra quem gosta de genética, esse livro é perfeito!
O autor consegue explicar os conceitos da genética - genes, DNA, cromossomos, herança - tudo, de forma simples e clara. Além de passar pela história do DNA, o livro também traz histórias muito interessantes sobre casos em que a genética atuou de forma significativa.
Recomendo muito.

Tialfi 25/11/2020

Surpreendente
Está longe ainda o pleno conhecimento da humanidade sobre nossa própria genética, mas o autor nos traz um pouco de luz sobre o assunto além do histórico de como chegamos nos dias de hoje.
Recomendo fortemente essa leitura.
Até para aqueles que não são versados no assunto. Irá lhe surpreender.

va 30/05/2020

DNA e sociedade
Esse livro traz diversos fatos históricos da genética, conteúdo científico técnico e curiosidades e até grandes questões sociais, tudo isso de forma descontraída e de fácil entendimento para leigos. Ele foi muito esclarecedor e agregou bons conhecimentos. Além disso, Kean traz uma visão diferente da biologia tradicional que geralmente aprendemos nas escolas.

davidplmatias 12/05/2018

Um ótimo livro de divulgação científica. Fácil leitura. Cobre de forma didática e divertida toda a história da genética e das mulheres e homens cientistas envolvidos, e como todo gene individualmente pode contar parte da história da evolução da vida.

Mary 27/07/2017

Instigante, espetacular... Perfeito!
É um dos meus preferidos... A escrita é boa e flui conforme a base do leitor e o capítulo do livro. Sam Kean dá vários exemplos de como a genética afeta a vida das pessoas, começando por como ela foi "descoberta". O livro é repleto de histórias de pessoas marcantes para o mundo da ciência, curiosidades, investigações e ensinamentos. As páginas são amareladas e a edição, de capa comum, é ótima, tamanho normal de livro. O conteúdo, como já deve ter dado para notar, é incrível e rico. Recomendo demais para quem já tem uma base sobre os assuntos de hereditariedade e DNA!

Núbia Esther 29/01/2017

Sam Kean é jornalista dedicado à divulgação científica, dos mais variados campos. Seu primeiro livro A Colher que Desaparece (já resenhado pela Mari aqui no blog) envereda pelo mundo dos elementos químicos; no mais recente, O Duelo dos Neurocirurgiões, ele traz histórias de curiosidade neurológicas; e, em O Polegar do Violinista o DNA é a grande estrela. Aqui ele narra a história da genética e os avanços que têm revolucionado nossa maneira de entender o passado e moldar nosso futuro.

“(…) a história do DNA substituiu as antigas aulas sobre a civilização ocidental como a grande narrativa da existência humana. A compreensão do DNA pode nos ajudar a entender de onde viemos e como nosso corpo e nossa mente funcionam; entender os limites do DNA também nos ajuda a conhecer como nosso corpo e nossa mente não funcionam.

(…)

(…) as questões ainda não estão totalmente resolvidas. As coisas ainda são incertas – em especial o problema de como vai acabar esse grande experimento de desenterrar tudo que há para saber sobre o nosso DNA. ”

(Páginas 14 e 15)

São dezesseis capítulos e um epílogo nos quais Kean narra o passo-a-passo das principais descobertas científicas, mas não se restringe apenas a elas. Ele faz um ótimo trabalho ao garimpar a história de cada um desses momentos: as relações sociais, as convicções políticas e as profundas mudanças ocorridas nas épocas em que elas aconteceram. Tudo isso com um texto claro e envolvente, de fácil compreensão, com exemplos e comparações certeiras e várias e várias notas diretas e até mesmo digressivas. E elas são tantas que muitas tiveram de ser suprimidas por falta de espaço. Aos mais curiosos recomendo que visitem o site do autor. Além das notas adicionais, há figuras, links, jogos e vídeos que tornarão a leitura ainda mais enriquecedora (em inglês).

Para contar a história do DNA Kean retoma os experimentos de Mendel, Miescher, Morgan e tantos outros sobre hereditariedade. Discorre sobre o fortalecimento das pesquisas em genética e como elas quase galvanizaram os estudos de Darwin. Fala sobre a descoberta do DNA, dos mecanismos de transmissão da informação genética e traz inúmeras histórias (fantásticas, macabras e pitorescas) protagonizadas pelo DNA. Hiroshima e Nagasaki e as implicações da radioatividade para o bom funcionamento do DNA e as salvaguardas para burlar os estragos. As propriedades linguísticas, matemáticas e musicais do DNA. Os trabalhos pioneiros de cientistas muitas vezes ignoradas na história. A manipulação refinada e quase maquiavélica do DNA de outros organismos (inclusive o nosso) pelos vírus e outros microrganismos e como isso pode ter influenciado em nossa evolução. Os casos raros na medicina que muito nos ensinam acerca do mecanismo da herança genética. As predisposições genéticas. Há genialidade artística sendo propiciada pelo DNA? A história que dá título ao livro mostra que pode ter uma ajuda extra vinda de nossos genes, ainda que o preço a pagar por isso muitas vezes seja bem caro. Ele também dá uma boa pincelada no histórico do PGH (Projeto Genoma Humano) e nas ações do “rebelde” Craig Venter que ousou desafiar o consórcio público do sequenciamento e que de certa maneira contribuiu para instituir uma ‘corrida armamentista’ que contribuiu para a disponibilização mais rápida das informações geradas. E que promoveram revoluções importantes em quase todos os campos da biologia.

[ Para mais informações sobre esse assunto recomendo os livros Decifrando o Genoma e Seu Genoma por Mil Dólares, ambos do Kevin Davies. ]

São assuntos densos e as informações são muitas, mas são trabalhados com a clareza necessária mesmo para os leitores mais leigos. Ao longo de todos os capítulos Kean também faz um link entre o assunto da vez e o que ele já expôs anteriormente e esse “puxar constante da memória” faz toda a diferença no aproveitamento do texto. O Polegar do Violinista é um bom ponto de partida para conhecer mais sobre o campo da genética e quem sabe até mesmo ir além e se aventurar por leituras mais densas.

“(…) as mudanças mais profundas que a ciência da genética nos traz não serão diagnósticos instantâneos ou panaceias medicinais, mas um enriquecimento mental e de espírito – um sentido mais ampliado do que somos nós, seres humanos, existencialmente, e como nos situamos em relação a outras formas de vida na Terra. ”

(Página 351)

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/01/19/o-polegar-do-violinista-sam-kean/

Oscar 11/11/2014

Uma aula de genética.
Sam Kean é um excelente escritor da historia da ciência, além do livro "A colher que desaparece", ele se destaca e sabe explorar a genética nesta obra.
Destaque é o título "O polegar do violinista" onde explora a vida do maior violinista da terra, Nicolo Paganini (parente da Paulinha Paganini excelente química). Kean relata que o polegar de Paganini tinha alguma alteração genética, já que graças a este fenômeno, ele tocava o violino com uma facilidade e com tenacidade magistral, conquistando o amor das mulheres mesmo sendo feio. Quem toca o violino (que é meu caso) sabe a dificuldade de executar um pizzcato ou fazer chorar a plateia com a vibração sonora deste belo instrumento, Paganini fazia com facilidade. Uma vez Paganini desafiou um colega que podia quebrar um copo de vidro com o aperto de sua mão esquerda, atingindo seu objetivo graças à força da sua mão. Teste genético: Tente juntar seu dedo polegar e o mindinho nos dois sentidos, se você consegue num só sentido considere-se normal e maioria, se consegue em ambos sentidos considere-se um excelente violinista como Paganini.