O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota Olavo de Carvalho

Resenhas - O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

Wilton 21/02/2014

Uma loucura!
O autor é contraditório: chama os esquerdistas de histéricos mas defende os próprios princípios com histeria; é favorável ao diálogo e diz que não suporta falar com os esquerdistas, todos, sem exceção, patifes. Fala que a imprensa é um antro de comunistas onde não há espaço para ele; no entanto, as 616 páginas do livro são transcrições de artigos escritos pelo injustiçado Olavo de Carvalho em jornais e revistas brasileiros como o Globo, Folha de São Paulo, Época etc.
O livro abriga uma coleção de chavões, algo que o autor também abomina. Em suma, tudo aquilo que lhe causa repulsa é encontrado nessa obra.
Para o autor, a nossa juventude é imbecil e a cultura brasileira é uma farsa comprometida com um certo globalismo.
Para cúmulo do absurdo, diz ser contra as bolsas governamentais porque a classe média perdeu a oportunidade de ser caridosa, de conversar com os mendigos, perguntar pela família e outras preciosidades. Acha que vivemos uma ditadura comunista e que o governo dos EUA é socialista.
Dos instrumentos da sociedade, a escola, o professor, o intelectual e a universidade são atacados histericamente.
O autor, como um Dom Quixote mal intencionado, combate inimigos imaginários. Os seus moinhos-de-vento preferidos são os gays reunidos num movimento chamado por ele de gayzismo, o petismo, o feminismo e o governo de Obama.
Estilisticamente, é um livro pesado, grosseiro, sem espírito. As poucas metáforas são de péssimo gosto e o abuso de adjetivações, um abuso. Se retirarmos os adjetivos desnecessários do livro, este perderá boa porcentagem de sua espessura. Se, mais rigorosos, subtrairmos os solecismos e concordâncias estranhas, adeus, livro...
Cesar 06/04/2014minha estante
Sem falar na parte que ele comenta sobre Darwin.O cara diz que a Teoria da Evolução já estava pronta(como se a Filosofia se Santo Agostinho bastasse para explicar o desenvolvimento das espécies ao longo do tempo), tenta passar a imagem que o Materialismo é inerente ao Darwinismo(acho que ele se esqueceu de Francis Collins) e ainda culpa Darwin pelo Socialismo e pelo Nazismo.Haja contradição....

Thiago 03/05/2014minha estante
Um livro realmente lamentável, li alguns trechos e é incrível como o autor não apresenta nenhuma linha de raciocício concisa, as coisas são expostas de uma maneira tão burra que chega a dar pena.

Sabrina 11/08/2014minha estante
Resposta ao César: A Teoria da Evolução não foi abordada unicamente por Darwin, de modo que, de certa forma, pode-se com certeza afirmar que ela já estava pronta. O que ele fez foi dar uma esquentada (além de acrescentar alguns temperos, claro).

E ao autor da resenha, caso não saiba, gostaria de acrescentar que o livro na verdade não foi escrito pelo próprio Olavo, mas por um de seus estudantes.

tadeuferreirajr 08/09/2014minha estante
Sabrina, apesar do autor do livro ser um de seus alunos, Felipe Moura Brasil, na verdade ele organizou textos do Olavo que foram publicados em revistas e jornais.

pool 29/10/2014minha estante
Tai uma resenha que na tentava de criticar so reforça um dos argumentos do autor, a tal da "paralaxe cognitiva", a pessoa ve uma realidade e enxerga algo completamente diferente. So uma forte negação da realidade, defendida de maneira histérica, pra não enxergar o quao esquerdista eh a grande mídia atual ou para negar a tremenda forca e poder que os movimentos de minoria possuem.

SG1 06/11/2014minha estante
Concordo plenamente com Leonardo!

Joel Premiani 14/12/2014minha estante
Não posso concordar com a resenha de Wilton, porque se menciona de modo raso e deturpado os argumentos trabalhados à exaustão no livro. O autor - Olavo de Carvalho - através seus artigos ao longo dos anos e compilados agora no livro, põe o dedo na ferida da idiotice. Conservadorismo é isto: não ter medo de abordar qualquer assunto que seja, desde que, à semelhança do autor, já se tenha lido muitos livros e variados autores e estilos, aproveitando e valorizando o conhecimento construído até aqui - e eisto é muito importante numa soiedade de consumo onde tudo precisa ser descartado logo. Não somente concordo com o título do livro como acho essencial para a diminuição da idiotice recomendar todo o conteúdo do referido livro, e desejar também que venham muitos outros trabalhos deste calibre onde o conservadorismo é defendido sem "bolar" para os Revolucionários Culturais de plantão que querem fazer do mundo uma tábula rasa para a implantação de suas ideias e ideais.
Dizer que o livro de Olavo de Carvalho é livro de religião como já li em comentários é simplesmente uma leitura apressada e de quem não conhece religião/teologia. Não se deve fazer isto, é desonesto porque quem ler o livro todo verá que o autor não se furta a comentar de tudo e nisso ele provoca bastante quem tem preguiça de pensar ou pensa somente com as categorias que acha ideal. Saber separar "religião" de assuntos que têm "implicações religiosas", onde não é possível argumentar sem que seja assim em um mundo plural como o nosso, é o mínimo para quem quer um estado laico onde todo pensamento deva ser respeitado. É aqui é extremamente importante lembrar ou avisar aos incautos que laicidade não é sinônimo de ateísmo, embora muitos queiram confundir a camada alienada e não pensante para implantar a supremacia deste último.
Um dos pontos em que o livro também é ótimo, é justamente porque o autor não esconde o seu catolicismo para agradar acadêmicos nervosinhos que gostariam de apagar algo que existe desde sempre no âmago do ser humano, que é a religiosidade, mas ao contrário, Olavo de Carvalho caminha muito bem sobre o conhecimento universal que não é estanque, e sim conhecimento que abarca pensadores de todas as classes.

Roberto 20/12/2014minha estante
Essa resenha mostra que o rapaz não leu o livro e fez uma avaliação leviana no intuito somente de tentar ridicularizar o autor, além de expressar um argumento preconceituoso e sem fundamento. Eu li e este livro com certeza está entre os melhores que já li na vida. É um livro que aborda vários assuntos do nosso cotidiano. É espetacular, eu diria que é um livro que engrandece a alma, aliás virou meu livro de consulta. Recomendo fortemente para leitores que não sejam preguiçosos e que leiam de ponta a ponta. Com certeza quem lê irá gostar.

Vitor Assis 23/01/2015minha estante
O título do livro diz "para não ser um idiota", e não "para deixar de ser um idiota". Não que não seja possível haver este efeito, mas claramente para o senhor não foi e não será.

Jossi 05/02/2015minha estante
Pela quantidade de comentários e respostas, dá para se perceber "como o livro é ruim"!! Ao contrário, justamente por ser um livro instigante, criativo, cheio de assertivas polêmicas, é um ótimo livro. Aliás, não só esse livro do Olavo, mas todos os livros escritos por ele até hoje - um dos maiores pensadores brasileiros da atualidade - são cheios de força, afirmações corajosas que vão diretamente como um soco no estômago dos militantes da esquerda ou dos que ficam tremendo de medo por serem "politicamente incorretos"! Eu posso dizer que, se o conservadorismo e fidelidade à verdade hoje é ser politicamente incorreto, eu sou totalmente INCORRETA, porque concordo com quase tudo o que Olavo de Carvalho e Filipe Moura Brasil escrevem. E não só eles, outros grandes pensadores que ousaram fugir ao idealismo esquerdista que endeusa o feminismo, o anticristianismo, o racialismo radical. Não se trata apenas de política (da esquerda) o que move Olavo de Carvalho em suas observações "polêmicas", mas uma lucidez contundente, coisa raríssima hoje em dia. Pesquisando na própria internet em sites e blogs, vejo que o politicamente correto, aquele que está tirando lentamente a liberdade das pessoas - não pode isso, não pode aquilo, tal coisa é anti-ecológico, tal coisa é "fóbico", blablabla - está acabando com a sociedade ocidental. O(s) livros(s) de Olavo de Carvalho são conservadores no sentido de que ele se mantém fiel aos seus valores morais. Mas o que é "moral" hoje em dia, em tempos "progressistas"? Daí se pode entender porque alguns tanto odeiam Olavo e criticam sua obra.

edsonor 22/02/2015minha estante
Acabei de comprar o livro... Gostaria de ter lido essa resenha antes... XD

André 10/08/2015minha estante
Duvido que algum dos esquerdistas que aqui vieram se manifestar entendam as excelentes notas de Ronald Robson (http://www.blogadhominem.blogspot.com.br/2013/08/elementos-da-filosofia-de-olavo-de.html)

Igor.Kensuke 25/08/2017minha estante
O que você entende por histeria?

Largue de frescurite e vá ler Olavo de Carvalho

Wilton é o clássico socialista imbecil adorador do genocida Che Guevara, do terrorista Marighella, adorador dos maiores genocidas da humanidade e eleitor do Lula. Não precisa dizer mais nada, os livros que ele lê e a sua estante dizem tudo sobre a pessoa dele. Ele veio aqui achando que iria ?lacrar? e conta com outros esquerdistas de merda que deram like.

Wilton não leu nenhuma virgula sequer do autor e acha que está refutando o filósofo:
A imprensa é lotada de socialistas como ele, basta ver quem assina a matéria e checar as redes sociais do autor ou seguir a página Caneta Desesquerdizadora.
Dizer que Obama não é socialista, mostra que ele não sabe de nada e nem leu os outros livros comunistas da estante dele, uma vez que cada medida do governo Obama é justificada pela literatura que ele mesmo leu e se faz de sonso.

Vivemos um era onde a pessoa não sabe de nada, não leu nada, não se informa de nada e quer ?bostejar opinião? sobre tudo. Isso só mostra a crise da nossa cultura que o próprio Wilton não enxerga, onde na nossa sociedade beira no niilismo, hedonismo, o secularismo e o povo está sempre ressentido e querendo. Essa mesma sociedade onde uma geração que não produz nada que preste e que acha que tem direito a tudo, ou melhor, grupos coletivistas citados pelo próprio resenhista que quer direitos totais, isto é, super direitos.

Aproveito para citar uma própria frase do Olavo:
?o traço mais saliente da miséria cultural de um país é a proliferação endêmica de idéias esquisitas, surgidas de idiossincrasias pessoais ou preconceitos grupais e locais sem nenhuma raiz na História do pensamento, no "grande diálogo", como o chamava Mortimer Adler.?

Olavo de Carvalho escreveu 16 livros, esse livro em especial está presente entre os 5 livros mais vendidos do país na categoria não-ficção desde que foi lançado em 2013 e é o livro mais vendido da editora Record. Olavo deu uma surra no maior e mais importante filósofo do regime do Putin, o Alexander Dugin. Ele é best-seller aqui no Brasil e na Europa, têm a maior medalha de honra aqui no Brasil e na Romênia. Formou excelente alunos como o Bruno Garschagen, Rodrigo Gurgel, Filipe G Martins e vários outros. Denunciou com provas e fatos o esquema do PT e da esquerda de tomar o poder na América Latina que se realizou em grande parte e também o eurasianismo do Putin. O que você sabe sobre as testes do Olavo de Carvalho como o conhecimento por presença? E sobre as faculdades cognitivas e o primado da memória? E sobre a sinceridade como fundamento do método filosófico? E sobre o trauma da emergência da razão? E sobre a teoria das doze camadas da personalidade? E sobre círculo de latência? E sobre a teoria dos quatro discursos? E sobre os graus de persuasão? E sobre a mentalidade revolucionária? E sobre o conceito de paralaxe cognitiva?

Existe alguém, entre os luminares da esquerda nacional, especialmente na mídia, que esteja capacitado para discutir a teoria dos quatro discursos, o círculo de latência, a perspectiva rotatória, a psicologia espiritual, a fenomenologia do milagre, a teoria do império, a minha interpretação das filosofias de Maquiavel, René Descartes e Kant ou o método filosófico tal como o resumiu em ?A Filosofia e Seu Inverso?, enfim, algo daquilo que se pode chamar de ?filosofia do Olavo de Carvalho?? A resposta é um decidido NÃO.

Deixo com vocês um belíssimo texto do quão importante é ler Olavo de Carvalho. Há um grifo meu em homenagem ao Wilton.
?Autor do texto - Flavio Morgenstern
Site: Senso Incomum
?"Só há um jeito de não gostar de Olavo de Carvalho: nunca o ler ? ou, ainda melhor, só ler seus comentários de internet retirados de contexto e raramente ultrapassando as 3 linhas [ou como nesse caso, de um hater esquerdista que nunca leu nenhuma linha sequer e quer refutar o autor]. O maior filósofo do Brasil completa hoje 70 anos de profunda atividade intelectual, sem encontrar quem o ombreie em profundidade e altitude intelectual ? muito menos entre seus adversários. PUBLICIDADE Seus livros estão entre os maiores achados da língua portuguesa atual. Olavo já analisou o tempo verbal de línguas como latim, grego e árabe para encontrar em Aristóteles uma chave de leitura praticamente inédita, mostrando uma hierarquia despercebida entre a poética, a retórica, a dialética e a analítica ou lógica (Aristóteles em Nova Perspectiva: Introdução à Teoria dos Quatro Discursos).

Ou como uma interpretação falseada da ciência ultra-moderna e do pensamento tradicional chinês de Fritjof Capra, aliada ao pensamento político neomaquiavélico de Antonio Gramsci abriu caminho para uma visão cultural new age, floreada em um ecumenismo que da verdade dos povos não pega emprestado senão sua casca para vender mentiras (A Nova Era e a Revolução Cultural. Fritjof Capra e Antonio Gramsci). Falando em Maquiavel, é de Olavo um dos melhores estudos sobre a vida e obra (e sua intercomunicação) do pensador florentino, visto pela história como ?um clássico da filosofia política? (seja lá o que isso significa, se a política só piorou e ficou mais violenta desde então), sem que se note como o aclamado ?Renascimento?, que teve Maquiavel como um de seus motores políticos, além de um momento de bizarras superstições, foi também o começo de uma contradição ontológica entre o discurso e a posição do sujeito que profere o discurso ? a chamada paralaxe cognitiva, cuja análise é uma das marcas mais características da filosofia de Olavo de Carvalho.

Ora, Maquiavel, um puxa-saco de Príncipes, confunde em sua própria filosofia o que é descrição com o que é prescrição, em sua cisão absoluta entre moral e práxis, além de tentar justificar sua própria posição de capachão, escondendo-a sob camadas de arrogância pouco convincente, abrindo espaço para o morticínio político que marcaria os séculos vindouros (o livrinho Maquiavel ou a Confusão Demoníaca, um dos mais importantes textos sobre a violência política no mundo). O mesmo procedimento foi aplicado depois a René Descartes, o ?homem do racionalismo? que, bem ao contrário do que a curiosa crença na razão moderna (e, também, modernista), teve todo seu vislumbre de ?De omnibus dubitandum est? de um sonho com o demônio, e cria todo um sistema ?racionalista? que inaugura o esquematismo mental moderno, em que a realidade é a última coisa a pertencer à dita ?razão? esquemática. (Visões de Descartes).

O mesmo procedimento foi aplicado depois a René Descartes, o ?homem do racionalismo? que, bem ao contrário do que a curiosa crença na razão moderna (e, também, modernista), teve todo seu vislumbre de ?De omnibus dubitandum est? de um sonho com o demônio, e cria todo um sistema ?racionalista? que inaugura o esquematismo mental moderno, em que a realidade é a última coisa a pertencer à dita ?razão? esquemática. (Visões de Descartes). PUBLICIDADE Tais livros são ?capítulos? que se tornaram livros à parte de um livro seu que desmembrou: O Olho do Sol, que acabou se tornando uma coleção de livros sobre a mentalidade revolucionária, a marca da modernidade, onde agir pensando em um futuro utópico, com o homem sendo uma peça a ser movida ou retornada de um modelo esquemático mental, direcionado a um futuro tratado como o fim da existência. Olavo também já analisou o grosso da situação dos intelectuais brasileiros, sempre confusos entre seu discurso e o próprio ato de proferi-los ? via de regra, imbuídos de uma retórica coitadista, como se fossem excluídos do meio acadêmico e jornalístico, sempre como se fossem a única voz a nadar contra a corrente, como se fossem uma resistência esquerdista sem espaço na grande mídia, tratando Folha e Globo como jornais ultra-conservadores, quase como defensores de Donald Trump, de George W. Bush, do Tea Party e da Segunda Emenda. É mais paralaxe cognitiva em ação: seu próprio ato de falar contradiz o que é falado. É a falta de um Dasein intelectual brasileiro: e bem das pessoas que hoje externalizam conceitos como ?lugar de fala?? (O Futuro do Pensamento Brasileiro. Estudos Sobre o Nosso Lugar no Mundo)

A capacidade intelectual, e de escrita incrivelmente engraçada de Olavo, também se mostrou em um de seus livros mais clássicos: O Imbecil Coletivo: Atualidades Inculturais Brasileiras, em que as falhas intelectuais de personas variando entre Charles Sanders Peirce e Emir Sader (data venia, data maxima venia?) são comparadas à tradição, a grandes nomes (sejam Aristóteles ou Arnold Toynbee) e o resultado, inevitavelmente, não é apenas uma surra intelectual com nocaute nos primeiros 3 segundos de luta: é algo ridículo, que se torna mais engraçado do que qualquer livro de humor. O livro, coletânea de artigos de jornal de quando assuntos elevados havia na imprensa brasileira (antes de uma coluna do Gregório Duvivier), ainda teve uma continuação, O Imbecil Coletivo II: A Longa Marcha Da Vaca Para O Brejo.

Olavo ainda escreveu sobre a geopolítica americana frente a um mundo não mais bipolarizado, mas tripolarizado, tendo um eixo de entidades globalistas (termo introduzido no Brasil por ele) no Ocidente, o complexo russo-chinês no Oriente e, hoje, a ummah, a comunidade mundial muçulmana, como terceiro pólo. Foi, na verdade, um debate com ninguém menos do que Alexandr Dugin, o ?cérebro de Putin?, o ?filósofo mais perigoso do mundo?, o novo ?Rasputin? do presidente russo Vladimir Putin, que, apostando no esquema bipolar, admitiu que perdeu o debate (Os EUA e a Nova Ordem Mundial. Um Debate Entre Alexandre Dugin e Olavo de Carvalho).

Enfim, alguém que domina tão vastos assuntos, que não consegue deixar de ser reconhecido pela sua assombrosa erudição nem pelos seus mais ferrenhos inimigos, alguém que é verdadeiro patrimônio cultural brasileiro (e entendido assim pelo governo americano), simplesmente precisa ser lido neste país, hoje envenenado por pessoas do escol de Leandro Karnal a PC Siqueira (o youtuber é hoje editor de uma revista ?científica?). A contemplar quais são os gatekeepers a ?organizar? o que deve ser lido pela massa da população (do povão ao estudante da USP), os Emires Saders e Leandros Konders, que tanta vergonha passam nas páginas d?O Imbecil Coletivo, soam quase geniais diante de uma geração que não sabe pensar em mais do que 140 caracteres.

Entretanto, ao invés de estar sendo disputado a tapa por todos os jornais, revistas e publicações digitais (este Senso Incomum certamente o está), Olavo de Carvalho é preterido por qualquer youtuber que conte piadas adolescentes para adultos adolescentizados.

Pior (o que é pior do que a geração youtuber?): Olavo de Carvalho é criticado. Não por erros em seus livros, que não são lidos (enquanto Olavo deve ser o único ser humano a ter terminado livros como A Nervura do Real, de Marilena Chaui), mas por boatos criados por adolescentes na internet.

Olavo é acusado de não ter diploma de filosofia ? acusação assaz estranha, para quem tanto critica a falta de filosofia nos cursos de filosofia (vide seu incrível A Filosofia e seu Inverso) ? ou de ter sido astrólogo ? basta ver sua análise filosófica sobre os símbolos da astrologia, base cosmológica e antropológica de qualquer civilização, para se entender que Olavo não fez nada diferente do que T. S. Eliot, Carl Jung ? e incrivelmente mais elevada do que o ministro da Educação de Dilma, Renato Janine Ribeiro ? o fizeram.

Também o criticam por ter ?tentado refutar Isaac Newton? (o mesmo que Goethe, Schopenhauer, Husserl e Einstein disseram sobre Newton, já refutado em vida pelo gênio da lógica matemática Gottfried Leibniz). Não há entre seus críticos quem perceba que a crítica de Olavo não é sobre a lei da gravidade (e há quem realmente acredite que Olavo ache que os corpos não cairão se soltos da mão), e sim sobre o mecanicismo, filosofia reducionista de Newton (comungada por Descartes) que crê ridiculamente que até mesmo as sinapses do cérebro são movimentos mecânicos (Descartes costumava dissecar ratos vivos, crendo que seus gritos de dor eram puramente ?ar passando por dutos?; Olavo de Carvalho, caçador de ursos, não é considerado um defensor dos direitos dos animais por seus detratores).

Muito menos quem perceba que Olavo critica em Newton sua crença na alquimia: não a simbologia e base cosmológica da astrologia, mas uma superstição de achar a ?pedra filosofal? para transformar ferro em ouro, que Newton tanto acreditava. E ?não-científico? é Olavo, e não os guris de redes sociais o chamando de ?astrólogo? como xingamento oco?

Para uma população com bibliofobia, a aversão a livros com os quais já não concorde de antemão (o que mostra bem qual o conteúdo que consegue apreender dos 3 livros por ano que de fato lêem), resta coroar o bolo cerejosamente com o boato de que Olavo de Carvalho acredita que há fetos abortados na Pepsi, graças a um comentário que fez rapidamente em seu antigo podcast, o True Outspeak, comentando uma notícia de que a Pepsi estava fazendo pesquisas com um adoçante que usava células de bebês abortados.

Ao contrário da boataria de adolescentes nas redes sociais, de fato a Pepsi fez um contrato de US$ 30 milhões com a Senomyx, que desenvolvia pesquisas para gostos artificiais com a linha celular HEK-293, com rins de bebês abortados.

Ou seja, de todo o complexo diploma-Newton-astrologia-Pepsi com que tentam pechar Olavo de Carvalho de farsante, para não ter de refutar o que vai escrito em seus livros, é apenas um embuste de memes feitos por crianças intelectuais. E são estes memes que são levados pela nossa ?imprensa séria?, que prefere discutir pela milésima vez se precisamos dar o benefício da dúvida ao PT e sobre os direitos dos ofendidos com piadas na internet do que em ler o arcabouço da civilização ocidental com quem está nele interessado.

Olavo de Carvalho formou sozinho a maior geração de intelectuais do país desde a morte de Mário Ferreira dos Santos, Vicente Ferreira da Silva e Bruno Tolentino, os maiores filósofos e pensadores do país antes de sua estréia intelectual.

É simplesmente impossível ler os formados (para rir dos diplomófilos) por Olavo, como o crítico literário Rodrigo Gurgel, o cientista político Bruno Garschagen, o analista político Filipe Martins, o advogado Taiguara Fernandes, a analista Bruna Luiza, o escritor Paulo Briguet, o comentarista Silvio Grimaldo, o cinegrafista Josias Teófilo, o escritor Yuri Vieira, o teatrólogo Roberto Mallet, a professora Henriete Fonseca, o músico Filipe Trielli, o jornalista Felipe Moura Brasil, o cinegrafista Mauro Ventura, a jornalista Rachel Sheherazade, o antropólogo Flávio Gordon, a jornalista Joice Hasselmann, o engenheiro Flavio Quintela, o analista Alexandre Borges, a professora Fernanda Takitani, o editor César Kyn d?Ávila, o teólogo Mateus de Castro, o advogado Bene Barbosa, a musicista Stella Caimmy, o humorista Danilo Gentili, e tantos outros (vários orgulhosamente neste Senso Incomum), nem que sejam 10 páginas por dia, e ler 10 páginas por dia de suas Nêmesis no campo das análises da realidade: o ?humorista? Gregório Duvivier, o crítico de cinema Pablo Villaça, a feminista Lola Aronovich, o jornalista Paulo Henrique Amorim, a professora Marilena Chaui, o blogueiro Xico Sá, a adolescente Jout Jout, o youtuber P C Siqueira, os blogueiros do Anticast, o colecionador de carros Flavio Gomes, a jornalista Cynara Menezes, o prestador de esclarecimentos para a Polícia Federal Breno Altman, o vocalista do Detonautas Tico Santa Cruz, o blogueiro Paulo Nogueira, a revoltada Heloísa Helena, o assessor de tirano Alexandr Dugin (com o perdão do desnível), e concluir que, definitivamente, quem mais compreende da estrutura da realidade é a esquerda, ao contrário dessa lunática, atrasada, ultrapassada, preconceituosa e aristotélica direita.

De fato, ao invés de argumentos, a esquerda só possui como resposta ao ?olavismo? forçar seus acólitos a não ler Olavo de Carvalho de jeito nenhum, do contrário, acabarão por deixar de ser de esquerda (caminho trilhado por vários olavetes, mostrando que só se passa da esquerda para a defesa de Olavo, nunca o caminho contrário). É como tentar criar uma casca sobre seus escritos, ao invés de enfrentar o núcleo de seu pensamento, sob qualquer pele postiça.

De fato, só há um caminho para os anti-olavetes do país: enfiar a cabeça num buraco, expondo a rabadilha ao público que poderá rir do quanto precisaram se negar a enfrentar a realidade para continuar acreditando em suas crenças, acusando todos os outros de crenças ultrapassadas.

Olavo de Carvalho completa 70 anos com uma coragem rara no mundo: ser o que é, sem aderir a modismos e sem o aplauso fácil de agradar às multidões. Curiosamente, mesmo em nosso país, sua ?minoria silenciosa? é que faz a real diferença: basta lembrar de quantos cartazes onde se lia ?Olavo tem razão? foram vistos nos protestos pelo impeachment de Dilma Rousseff no país.

Sua defesa da consciência individual na era do pensamento coletivo (eufemismo para modismo) é o que salvou tantos intelectuais de uma inanição, em um país que não podia dialogar com Chesterton, Voegelin, Horowitz, Santayana ou Huizinga. É por isto que um portal, olavetemente inspirado para ser batizado como Senso Incomum, não poderia ser uma âncora contra a corrente de insultos fáceis da grande mídia e dos grandes adolescentes de redes sociais para lembrar que apenas quem acertou algo nos últimos anos foram os olavetes e aqueles que, de alguma forma, pensam como Olavo de Carvalho, não importa quanto digam que somos ?extremistas? ou ?conspiratórios? por defender a consciência da realidade.

Parabéns por tudo o que fez por nós, Olavo ? afinal, o presente é sempre nosso! E a você que ainda tem nojinho de Olavo, e conseqüentemente nunca o leu, perca as amarras do pensamento de grupinho e ganhe consciência de si mesmo. Do Oráculo de Delfos a Olavo de Carvalho, parece a lição que a coletividade mais quer destruir em nome da glória fácil de uma coluna na Folha de S. Paulo e uma conversinha de boteco achando que são os únicos contra tudo isso que está aí, lendo e concordando exatamente com tudo isso que está aí."

Daniel Assunção 07/11/2018minha estante
sirbrum, você acha mesmo que seu pedantismo vai enganar alguém, a não ser os que nunca nem ouviram falar nessa confusão de conceitos q vc faz?? hehehe Que falta de vocabulário técnico e quanto dogmatismo pra alguém que se julga fora da bolha! Vc é patético e só pode ser mal amado pra escrever assim... Olavo de Carvalho é coisa pra doido.

Bruna 07/12/2018minha estante
Prefiro ler Ulysses em inglês de trás pra frente a ler uma página do livro desse homem. Deus me dibre.

valdir.teodorod 17/04/2019minha estante
Lemos Marx, Smith e um bando de gente "ïmportante" nas universidades. Fui flagelado duas vezes, com os mesmos autores, porque fiz Letras e Direito. Essas leituras obrigatórias nos cegaram. Só estamos nos ligando por causa de uma possível intervenção divina. Wilton, com toda vênia, vire essa página, nem que seja por amor a seus filhos, netos, bisnetos, enfim, guarneça sua posteridade da ideologia perversa a que fomos submetidos!

Elomar 31/07/2019minha estante
PAU NO CU DO BOLSONARO E DE QUEM T? LENDO!

Elomar 08/10/2019minha estante
Só porque o Olavo, acredita em: terra plana, no pé-grande, em fetos abortados como adoçante, em geocentrismo, que Niels Bohr, Carl Sagan, Einstein, Newton e Neil de Grasse Tyson são idiotas que não entendem porra nenhuma de ciência, que o perenialismo é uma filosofia séria e que deva ser aplicada no Brasil, que fumar não causa câncer, que boa parte da população da Holanda está inutilizada pelo consumo de drogas, que quando o movimento gay adquirir autoridade, o passo seguinte é legalizar a pedofilia, que astrologia é uma ciência séria, que um golpe comunista será dado em 2014(acho que ainda tem doido esperando acontecer), que o Obama não é americano, que o príncipe Charles faz parte de uma tariqa e obedece irrestritamente as ordens de um xeique, entre outras coisas irrefutáveis que me fogem a memória... Só prova que sua resenha não é válida e que você é um agente esquerdista infiltrado pelo forró de sum paulo e do comunismo biônico a mando do Jorge Soros para acabar com o país e instalar um república stalinista, leninista, maoista, gaysista e do cu da sua mãe e ora porra.

Lenicio 04/03/2020minha estante
Pela sua resenha (excelente, por sinal), idiota mesmo é quem resolve seguir o que o livro apregoa. Às vezes tenho vontade de ler alguma coisa daquele senhor, a fim de saber o que inspira os apoiadores de um governo, no mínimo, controverso. Mas desisto, por vergonha e por cansaço.

Luiz Felipe 11/03/2020minha estante
Resenha sensacional. É exatamente isso.

rodrigo 11/04/2020minha estante
Se lesse o livro veria que não é um livro contínuo, é uma coletânea de artigos escritos durante anos por um terceiro que não o próprio autor. É lógico que um apanhado de artigos escritos durante anos são independentes uns dos outros.

Ronaldofire 13/04/2020minha estante
O livro é uma coletânea de artigos. Provavelmente você não leu.

Edu 14/04/2020minha estante
Ótima resenha. Me ajudou a ficar mais longe ainda do livro. Sinto vergonha só de pensar na possibilidade de lê -lo.

Rogerio.Aragao 21/04/2020minha estante
Quem não lê e critica, apenas exercita o bom e velho preconceito. Olavo é um tapa na cara dos medíocres!

Luiz Felipe 30/05/2020minha estante
A resenha demonstra claramente que a pessoa leu o livro sim. Parem de passar vergonha!

Grey Borges 13/06/2020minha estante
Nossa dá um alívio ler sua resenha, achei que estava lendo errado porque estou lendo e tenho a MESMA impressão. Eu nunca tinha lido nada dele, e não me arrependo.

Lucas Lima 19/07/2020minha estante
O retrato de nossa deficiente sociedade está escancarado aqui nesses comentários, as pessoas se baseiam em uma resenha e decidem para si que não lerão o livro. Com o ego amaciado e satisfeito por ter lido uma resenha que diz aquilo que eles queriam ler, perdem a oportunidade de Ler o livro e criar seus próprios argumentos, mas não, dá muito trabalho...

Beth 19/07/2020minha estante
Adoradores do Guru Astrólogo logo se ressentem quando confrontados com a realidade: consomem uma fraude, um semi-analfabeto que se intitula filósofo... Este, sim, é o "retrato de nossa deficiente sociedade"... Estudar para formular seus próprios argumentos "dá muito trabalho", é melhor ler as baboseiras do guru e reclamar de quem não se submete à mesma mediocridade...

Douglas 19/09/2020minha estante
Quanta gente passando pano pro velho fascista rs

Nanda Lima 28/10/2020minha estante
Que resenha! Na vida não há tempo para lermos tudo, portanto precisamos escolher meticulosamente com o quê gastaremos nossas horas. Obrigada por esclarecer, com ótimos argumentos exemplificados, que esse livro é uma fraude.

Douglas 28/10/2020minha estante
Ele é o expert em ensinar como ser um otário, ressentido, preconceituoso. Em breve será desmonetizado pelo Pag Seguro. A justiça tarda, mas não falha.

Cassio.Santos 22/12/2020minha estante
O livro é excelente! Trás uma diversificação de assuntos para que finalmente possamos concluir que somos leigos em diversos assuntos que acreditávamos ter conhecimento. Por essa razão o livro se chama o mínimo para não dizer o básico. O primeiro artigo intitulado "O Imbecil Juvenil" discorre sobre basicamente o que a juventude em bom número viveu. Passando por vários campos diferentes de conhecimento, Olavo consegue trazer a baila coisas simples que nossos olhos vêm, mas preferimos pedir pra que outras pessoas nos digam que aquilo não é real e crer na abstração. Excelente livro.

Douglas 23/12/2020minha estante
O filósofo que dá aulas e escreve como se fosse filósofo, sem nunca ter cursado filosofia. Ainda por cima chama de charlatão aquele que estudou. É um grande retrato do nosso Brasil.

PC 23/12/2020minha estante
Não li e não gostei. Essa seria a minha resenha rs

Chris.Call 08/01/2021minha estante
Estou lendo e pensando como ele pode estar errado se tudo o que ele narra é estamos vendo acontecer... Os idiotas desqualificam o livro por pura preguiça de ler a obra, leem uma resenha e pensam que sabem de tudo... A ignorância não tem pai nem mãe... tem adoradores...

Douglas 09/01/2021minha estante
E tudo o que está acontecendo é real, o que não deixa de ser errado. Esse caos atual está bom pra quem?

Hudson.Pereira 15/01/2021minha estante
Não sigam a resenha, leiam o livro e avaliem vocês msm..

Douglas 15/01/2021minha estante
Recomendo o " Tudo que você precisou desaprender pra virar um idiota" , do Meteoro Brasil.

guilg7 10/02/2021minha estante
Parabéns pela resenha Wilton. Que você apareça para comentamos mais sobre as leituras. Grande abraço.

Jogute 31/03/2021minha estante
Sem dúvida o único ponto positivo do livro é fazer o leitor se sentir mais inteligente (caso ele se indigne a cada suposto artigo)

Instagram: @eduardolossio 30/05/2021minha estante
Acabei de ler o livro INTEIRO (alguns capítulos lidos 2 vezes para verificar se os absurdos impressos nas páginas eram reais) e faço das palavras do Wilton as minhas.

Douglas 01/06/2021minha estante
Coragem ;)

Lenicio 08/07/2021minha estante
O autor dessa obra ruim é o responsável direto pela feiura que impera no debate político brasileiro. A resenha explica tudo.

Lara 14/08/2021minha estante
Olavo mudou minha vida. Me tirou de um mundinho cor-de-rosa onde todos eram pessoas do bem e que o amor pelos desconhecidos salvaria o mundo. Pra opinar, precisa LER. Uma pessoa capaz de te apresentar Deus, casamento, família, servir ao realmente necessitados, é um gênio. Parem de ler só aquilo que vai de encontro com a opinião de vocês, isso é imaturidade.

Rubi 08/10/2021minha estante
O Olavismo é uma doença vergonhosamente brasileira. raças a Deus, Hoje, 08/10/2021, o astrólogo charlatão já foi desmascarados até pelos seus antigos fanáticos seguidores!

Douglas 09/12/2021minha estante
" Pra opinar, precisa ler "

Douglas 09/12/2021minha estante
É tipo querer se jogar do abismo pra provar que vai morrer

midauer 29/12/2021minha estante
Adendo: Que vai aooo encontro, não DE encontro.. Sobre ler sobre o q não concordamos: concordo! Temos que ter pensamentos críticos e por isso uma leitura diversa nos propicia o pensar! O problema é quando nos fechamos e tratamos seres humanos falhos como Deuses, como esse louco do Olavo. Abraço

Negacionismo mata

Carolini21 26/01/2022minha estante
Olavo prestou um belo desserviço para o Brasil. E ainda acabou morrendo pelo vírus que tanto negou. O triste é que arrastou milhares pra esse abismo de negação. Quantas pessoas também não morreram por causa das suas ideias insanas?! Desejo q descanse em paz, mas que leve com ele todos os seus livros e "ensinamentos" para o túmulo.

Douglas 26/01/2022minha estante
Agora ele se une às mais de 620 mil pessoas de quem ele tanto debochou.

midauer 26/01/2022minha estante
Douglas, vim ler os comentários antigos pq tava pensando nisso. O mundo capotou!

Rubi 27/01/2022minha estante
Já foi tarde, lixo tóxico. Seu legado foi inventar o orgulho de ser imbecil

Lara 08/02/2022minha estante
Ódio do bem! Hahah uma me corrige gramaticalmente e escreve tudo errado depois, os outros nunca leram e criticam! Meu Deus do céu!
Continuem confiando a saúde de vocês no estado de olhos fechados! Vocês chamam de negacionistas aqueles que preferem uma opinião médica individual pra decidir se deve tomar ou não! E chamam de salvadores da pátria quem toma a vacina como um tiro no pé torcendo pra não dar em nada!
Bando de malucos!
E ah? não vejo nem nunca vi um conservador renomado ficando feliz com morte de esquerdista! Abraço! Fiquem com Deus! Eu sou MUITO feliz graças ao Olavo! ??

Douglas 08/02/2022minha estante
Ódio é um afeto. Essa pessoa não merece nenhum tipo de afeto. Foi contra o SUS e contra a vida. Aliás, furou fila no hospital da USP, com a possibilidade de ter vindo pro Brasil no avião da FAB. Tudo com dinheiro do contribuinte... Sendo que ele não era ( morava nos EUA ). Tomara que esse caso seja investigado e que seja condenado, mesmo após o óbito. Pra que sirva de exemplo para as próximas gerações. A mamata precisa acabar. Devemos confiar nossa saúde nos profissionais da saúde e abrir os olhos sim... pra que os investimentos na saúde não sejam menores que os gastos com militares, em um país que não entra num conflito oficial desde a guerra do Paraguai. Enfim.. estamos vendo os créditos finais desse período nefasto: o adeus ao guru da família miliciana e a demissão do Monark, por apologia ao nazismo. Grande dia!

Scali 13/02/2022minha estante
Leu um amontoado de artigos e já tem uma opinião com viés ideológico. O autor tem milhares de cursos, dúzias de livros, mas o rapaz acha que já pode dar opinião sobre o autor lendo um livrinho que claramente não conseguiu interpretar. Triste, mas é a realidade do Brasil, o analfabetismo funcional é evidente.

Douglas 13/02/2022minha estante
Gente... A pessoa sentiu o golpe e já partiu pra falácia Ad Hominem, típica do Olavo. Poxa, não vai funcionar dar piti. Que descansem em paz os fascistas, que estão voltando pro esgoto de onde vieram. Não existe mais espaço pra esquizofrenia seletiva nas redes. Cadê Monark? Adeus. Cadê Adriles? Adeus. Cadê Alain dos Santos? Saiu fugido do Brasil... E outra coisa, minha querida: quem dera que estivéssemos em uma situação em que alguém precisasse caçar problemas. Eles estão em nossa porta, genocídio, inflação, fome, desemprego... Ah, mas quem tá na bolha sou eu, né? Uhum. Descanse em paz. Tchau, querida.

Douglas 13/02/2022minha estante
Um outro ponto a refletir: teve muita gente aqui passando pano e que não postou uma resenhazinha pra dar uma moral pro velho fascista furador de fila do SUS... Interessante! Mas querem convencer quem não quer ler. Fundamentalismo... Rs

Douglas 19/05/2022minha estante
Nova palavra?

@Kalik 19/05/2022minha estante
Opa sim!!! Tá desesperado

Douglas 20/05/2022minha estante
Tô não, querida. O pior já passou. Os fascistas estão voltando pra onde vieram. A começar por Olavo. Fique bem. ?

Lara 03/06/2022minha estante
Ah pronto!! Agora ele é o coveiro virtual ?

Nanda Lima 14/06/2022minha estante
Olavo lendo isso: ??

Douglas 14/06/2022minha estante
Boa, Fernanda. O gado tá com os dias contados.

Rubi 16/06/2022minha estante
Eu lendo os comentários: ?
O gado terraplanista: ?
O Olavo: ??

DouglasCoelho 27/06/2022minha estante
Tudo que li até agora é real. Onde os artigos estariam errados? Sem dúvidas é como o autor cita sobre a paralaxe cognitiva, vc vive em uma "realidade" somente sua.

Carolini21 27/06/2022minha estante
Hahaha, essa treta aqui nunca termina. Vamos deixar o falecido descansar... mas pra finalizar queria deixar uma das teorias que mais gosto do 'grande pensador':
"A Pepsi-Cola está usando células de fetos abortados como adoçante nos refrigerantes". - Olavo Kkkk NÃO BEBAM PEPSI!!!!

Jardelsouzaa 06/11/2022minha estante
Excelente resenha. Irei le-lô e verificar esses absurdos com os próprios olhos.

Douglas 06/11/2022minha estante
Os olavistas andam quietos

Wlisses 23/11/2022minha estante
Você deveria aprender o mínimo pra não ser um idiota. Ou você não leu o livro, ou Pelo visto, não aprendeu nada! kkkkk continua na bolha tola e estúpida da esquerda. Vou ler o livro, porque sei que falará muitas verdades e a verdade como sempre machuca pessoas com vc?

Douglas 23/11/2022minha estante
Apareceu um gado vivo. A polícia resolveu tirá-los das estradas. Agora vão tentar tumultuar outros lugares. Perdeu, mané... Não amola ?

Nanda Lima 24/11/2022minha estante
O imbecil não leu o livro, vem defender e argumenta que quem critica não leu o livro. Animal ruminante.

Douglas 25/11/2022minha estante
Exigir coerência desses seres peculiares é pedir demais... Rs

Wlisses 25/11/2022minha estante
"A vaidade da ignorância é um abismo de miséria humana." Não sejais vaidosos, ou pelo menos disfarçam. Leiam e aprendam o que é bom com o Olavo. Talvez vós ajude a ter mais coerência e inteligência capaz de minimizar essa ignorância tatuada nos seus "rostos" ???

Douglas 25/11/2022minha estante
Kkkkkkkkk essa foi boa !

Rubi 26/11/2022minha estante
Enquanto o WLisses baba o ovo do Olavo, ele ignora e fica se fazendo de morto.....

Wlisses 27/11/2022minha estante
Rubi Carioca, não seja ridículo (a). Só tenta ler o livro. Talvez consiga até argumentar "melhorzim" ??

Douglas 29/11/2022minha estante
2 anos, camarada

Victoria 25/12/2022minha estante
Olavo tinha razão! Pelos comentários de alguns vemos muito bem como ele descreveu a sociedade atual. O ódio do bem pode..quanta mediocridade dessa galera.

Douglas 26/12/2022minha estante
Acabou ! Vão ficar de mimimi até quando? Hahaha

Nanda Lima 29/12/2022minha estante
Pena que Olavao não tá vivo pra ver o LulaPalooza no dia 01.
Hehehe

Jaqueline.Melego 04/01/2023minha estante
Essa resenha foi escrita a 9 anos e muitas coisas dos artigos descritos nos livro têm se consolidado. Hoje temos uma juventude que, sequer, sabem o que foi o governo do PT e trouxeram ele de volta pro governo. Quando Olavo fala de uma juventude imbecil, é justamente isso. Eles não pensam mais por sí. São manipulados pelo que ouvem e martelam na cabeça deles. Repetem chavões (narrativas), mesmo essas tendo sido desmentidas. Não buscam a verdade.

Nanda Lima 04/01/2023minha estante
Vai chorar por 4 anos, Jaqueline? Aceita =]

Douglas 05/01/2023minha estante
Perdeu, mané... Não amola !

meireles 24/01/2023minha estante
Vc não leu o livro.

Nanda Lima 17/05/2023minha estante
Então quando os conservadores falam mal da esquerda é pq a verdade os incomoda?

Canoff 17/05/2023minha estante
Nanda Lima,

Não estamos abordando lados políticos aqui, moça. Embora o Olavo de Carvalho responda ao Conservadorismo, isso não alia-o diretamente a lados políticos. O seu comentário seria verdadeiro se o livro fosse unicamente sobre aspectos políticos. Caso a senhorita diga que o livro tem viés partidário, ficará visível e desconhecimento total acerca da obra. Leia e argumente depois. Não inverta a ordem.

Canoff 17/05/2023minha estante
Nanda Lima,

Não estamos abordando lados políticos aqui, moça. Embora o Olavo de Carvalho responda ao Conservadorismo, isso não alia-o diretamente a lados políticos. O seu comentário seria verdadeiro se o livro fosse unicamente sobre aspectos políticos. Caso a senhorita diga que o livro tem viés partidário, ficará visível o desconhecimento total acerca da obra. Leia e argumente depois. Não inverta a ordem.

Douglas 18/05/2023minha estante
Ainda existem olavetes? Agonizam bem... Tempos sombrios para os negacionistas...

Erick233 12/07/2023minha estante
Pelo seu comentário, nota-se claramente que você não leu o livro que ousou resenhar. No máximo, folheou em um relance. Você cita coisas que, simplesmente, não há no livro. Depois, o livro possui a forma de qualquer livro de artigos. E os artigos possuem a mais alta qualidade que se pode esperar em um artigo de jornal. Além de análises geniais do cotidiano nacional, sua política, suas instituições etc. Caso queira ser um leitor mais profícuo, sugiro que aprenda a ler os livros antes de criticá-lo. É o mínimo que se espera de um leitor que não é idiota.

Pamela 07/08/2023minha estante
O nome do livro tá quase certo, é só tirar o não e ficar perfeito.

Ginny 07/03/2024minha estante
Vc é um herói só por ter conseguido ler esse livro (?) até o fim!!! Abçs

Thiago 09/09/2014

O mínimo que você precisa ler para ignorar Olavo
Se você já conhece os delírios de Olavo de Carvalho, pode pular esta compilação deles. Caso não conheça, ele é um fundamentalista religioso e extremista da direita. Se não conhece as ideias da extrema direita, vá fundo e se aventure na defesa pelo tabaco, na homofobia, na intolerância cristã, onde os padres pedófilos são pobres coitados injustiçados e o deus cristão é a única salvação nessa sociedade podre dominada por comunistas. Estes últimos, se você não sabe, são pagos pelo PT para rondarem pela internet defendendo o socialismo e discordarem dos ideais reacionários. Pelo visto, me encaixo nesse grupo, apesar de ainda não ter recebido as devidas remunerações.

Falando mais sério, o autor é absolutamente tendencioso e se recusa a ver qualquer erro em seus pensamentos. Para se ter uma ideia, ele diz que não há a menor prova de que a Terra gire ao redor do Sol (procurem no Youtube). É sério.

Se realmente desejarem ler, façam-no com o maior questionamento e senso crítico possíveis.
guilhermegt 16/12/2014minha estante
Melhor comentário que já li até agora a respeito do livro e de Olavo de Carvalho. Apesar de breve, diz o mínimo (ou tudo) que se precisa saber para não ser um idiota, ou seja, que COMPRAR este livro é jogar dinheiro fora. Não desembolsaria sequer 20 reais para comprar tal título, quiçá 30 ou 40, ainda mais com tantas obras fantásticas de autores sérios e respeitados que estão por aí como Gabriel García Márquez e José Saramago, por exemplo. O máximo que tive a coragem de fazer foi baixar o livro na versão epub pra celular. Resultado: Li até a página 18.

Rick 06/02/2015minha estante
Os ateus esquerdalhas piram. Justamente por nao querer ver a verdade que vocês massacram milhões de pessoas. Este livro não fala nada mais nada menos que a verdade. E Olavo cumpre sua função de filosofo. O choro é livre.

Helen 08/02/2015minha estante
#OLAVOTEMRAZÃO

Krebs 13/02/2016minha estante
#OLAVOTEMRAZÃO

guilhermegt 21/03/2016minha estante
Veja que podem passar dias, meses e anos que os "argumentos" dos anti-esquerdistas são sempre os mesmos. Além de tolos, rotulam todos que discordam de suas ideias e posições com os mesmos características. Cabeças tão fechadas... Eis o Brasil que temos...

Exusiaco 15/08/2016minha estante
#OLAVOÉUMCUZÃO

Jossi 26/08/2016minha estante
#OLAVOTEMRAZÃO e como tem... !!! Os distúrbios de paralaxe cognitiva no Brasil estão num nível assustador!

HAHAHAHAHAH. Quanto delírio desse resenhista socialista. Chega a dar pena:
Rotular os outros com rótulos infundados, mentirosos e bobos, só revela que não leu nada e é muito infantil ao agir desse jeito, igual a uma criancinha de dez anos. Esse tipo de difamação NÃO COLA, além do mais, é crime fazer associação de alguém ao nazismo.

Dizer a verdade virou crime.

Thiago, pare de ler livros de romance e vá ler os livros do Olavo que você irá acordar para a vida.

Iristein 10/03/2018minha estante
#OLAVOTEMRAZAO

j_almansa 04/11/2013

Imperdível, inigualável.
Feito para libertar e ensinar.
Toni 10/11/2013minha estante
Sim: libertar e ensinar. O primeiro artigo mexeu tanto comigo que me levou a uma profunda e dolorosa reflexão.

Xsavier 31/12/2013minha estante
Libertar??? Amigo religião é o oposto de liberdade.

j_almansa 31/12/2013minha estante
"O conceito de liberdade tem raízes religiosas; é por isso que os homens encontram tanta facilidade em mor­rer por ela e tanta dificuldade em defini-la."
Chesterton

Gaudino 12/02/2014minha estante
Estou lendo e gostando muito esse artigo sobre a liberdade ter raízes religiosas é muito bom, nos leva a uma profunda reflexão!

Adolfo 05/07/2014minha estante
Olavinho fala muitas verdades...Muitas vezes exagera, erra, como todo ser humano, claro...Mas certas coisas ditas por ele abririam os olhos de qualquer um.Deveria ser lido por todos, e mesmo que descendo goela abaixo rasgando, doendo, nao deviam abandonar o livro.A parte do Darwin por exemplo, achei ridicula, mas muito do que diz, sobre o Brasil e os brasileiros eé a mais pura verdade.Quando falou sobre a juventude, um dos primeiros artigos, a carapuça serviu direitinho pra mim.
Mas o melhor é quando diz que um amigo seu sofreu mais preconceito na favela por ler livros do que quando foi para a "cidade" por ser negro.

No Brasil é feio ser bem sucedido...E o politicamente correto comendo a mente de todos de dentro pra fora.

Leonardo 06/02/2015minha estante
Exato, mostrando o que há por trás das cortinas!

Leonardo 10/05/2015minha estante
Concluí a leitura. Excelente!

Dalmo 07/09/2014

O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota é NÃO LER ESSE LIVRO
Compilado presunçoso, patético e caricato de um fascista.
Esdras Castiliano 28/04/2017minha estante
Também conhecido como "O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Ser Idiota Igual ao Autor"

Xsavier 31/12/2013

Querido autor RETIRE este " NAO " do título.
" O Brasil é um país laico "
Por mais que intromissivos autores teológicos tentem deturpar este fato.
É por isso que eu, assim como milhões de brasileiros, repudiamos obras disfarçadas de intelectuais, mas que pretendem lhe enfiar reto acima sua religiosidade mecanicista.
NAO
É o que precisamos dizer a esses canalhas.
Ninguem é obrigado a comprar um livro de religião por engano. Então senhor "compilador" por favor, coloque na capa e em letras garrafais: Livro com tendência RELIGIOSA ou teologia.
Mas se nao quiser, simplesmente retire o "nao" do título.
Marcos Brito 18/01/2014minha estante
E o Brasil não é laico?

Xsavier 23/01/2014minha estante
Eu li um terço do livro e abandonei por ser "tendencioso".
Quando digo que é laico, sei muito bem no que implica. O que inclusive embasa minha opinião.

Sabrina 11/08/2014minha estante
Essa sua ira toda parece que se deve mais ao fato de o escritor (que é na realidade um aluno de Olavo) ser religioso e expor sem medo a sua crença que pela obra em si.

tadeuferreirajr 08/09/2014minha estante
Era de esperar que o livro apresentasse tendências religiosas, uma vez que Olavo de Carvalho é cristão. Então se ele for defender ideias, serão sob o ponto de vista da igreja.
Se você comprou "por engano", a culpa não é do autor. Conheça mais sobre quem você está lendo antes de comprar o livro.
E sim, o Brasil é um país laico. Escrevem livros sobre igreja católica, espiritismo, ocultismo, etc. Esse é um livro que tem pontos de vistas católicos. É a opinião dele. E a liberdade de expressão?

Joel Premiani 14/12/2014minha estante
Para Flavio ref. postagem de 31/12/2013!
Que negócio é este que você escreveu de "Querido autor RETIRE este 'NAO' do título"?. Não, não senhor! Saiba que tanto o autor Olavo de Carvalho, o organizador Felipe Moura Brasil e um sem-número de leitores não somente concordamos plenamente com o título do livro, como achamos essencial para a diminuição da idiotice recomendar todo o conteúdo do referido livro, e desejar que também venham muitos outros trabalhos deste calibre onde o conservadorismo é defendido sem "bolar" para os Revolucionários Culturais de plantão.
Dizer que o livro de Olavo de Carvalho é livro de religião é simplesmente uma leitura sua. Não faça isto, é desonesto porque quem ler o livro todo verá que o autor não se furta a comentar de tudo. Saber separar "religião" de assuntos que têm "implicações religiosas", onde não é possível argumentar sem que seja assim em um mundo plural como o nosso, é o mínimo para quem quer um estado laico onde todo pensamento deva ser respeitado. É aqui é extremamente importante lembrar ou avisar aos incautos que laicidade não é sinônimo de ateísmo, embora muitos queiram confundir a camada alienada e não pensante para implantar a supremacia deste último.

Dione 10/04/2017minha estante
Eu queria comprar esse livro, depois de ver uns vídeos dele no Youtube eu desisti, pois esse cara é uma anta. Concordo com a sua sugestão de retirar o "não" do título do livro.

Ge 01/12/2017minha estante
O Brasil não é um país laico. O ESTADO brasileiro é laico, os brasileiros não! Somos 86% cristãos! Não confunda laicidade do ESTADO com laicidade da NAÇÃO!

sirbrum 01/12/2017minha estante
Essa resenha mostra que não leu coisíssima nenhuma sobre o livro, nem uma vírgula sequer. Vou provar em 2 fatos

Primeiro que o livro não tem nada de religioso e sim sobre política.

Laico quer dizer leigo e não ateu. Isso quer dizer que um governante pode ser cristão no seu foro íntimo já que o Estado é laico. Sobre ser laico cumpre exatamente a separação do Estado com a Igreja Católica e isso é cumprido, pois nenhum padre pode se candidatar vide as ordens da própria Igreja. E o que isso tem a ver com o livro? NADA, o fato do Estado ser laico nada tem a ver com a publicação de um livro. Só mostra que o autor é um idiota e que deixaria de ser um idiota se tivesse lido o livro, uma vez que essa informação está no livro por ser sobre política.

Conceicao.Silva 15/11/2018minha estante
"O Brasil NÃO é um país laico....me desculpa falar.

Carina.Britto 12/12/2018minha estante
Laicidade não quer dizer ateísmo. O Brasil é confessadamente cristão, vide preâmbulo da Constituição da República Federativa Brasileira de 1988.

Silvio 06/10/2017

Aff...ufff...foi um parto doloroso ler essa merda até o fim! É ruim demais essa bosta.
Para esse autor maluco, todo jornalista é incompetente, falso ou idiota útil ao esquerdismo. Só ele é bom, autêntico, capaz, verdadeiro.
Todo filósofo - exceto uma meia dúzia de quem ele gosta - é falso, incapaz, burro, a serviço do mal. Só ele é bom, inteligente, capaz.
Todas as universidades são escolas de confusão mental, só criam burros, estão a serviço da esquerda; só desperdiçam o dinheiro público. Todos os acadêmicos são incapazes, burros, esquerdistas, etc. e tal.Só ele é inteligente, conhecedor de todos os assuntos que existem na humanidade. Ele é o dono e senhor absoluto da verdade.
A educação e a cultura do Brasil estão muito em baixa - isso é verdade - mas não por causa da segunda guerra mundial, do PT do Lula, do PSDB. O estudante que quiser se tornar inteligente, como se todos fossem burros, tem que se isolar, estudar sozinho ou formar um grupo fechado, pois em nenhum lugar do mundo ele poderá se tornar inteligente.
Ele gosta de alguns artistas brasileiros do passado - é moda dizer que gosta de Machado de Assis; quem disser que não gosta, é inculto, burro, etc. e tal - ele segue a moda. Nenhum artista, com exceção desses, é bom.
Todo mundo é esquerdista, comunista, socialista, facista ou nazista, portanto são odientos. Ele não é, ele é bom.
Barack Obama alterou as máquinas de votação, em duas eleições. Quem passou essa informação para ele? E passou só para ele, não passou para mais ninguém? Não passou essa informação para as autoridades americanas, nem para a mídia mundial? Aliás a mídia mundial está toda a serviço do comunismo.
Todo mundo é esquerdista; toda a esquerda é comunista, todo comunista é odiento. Ele não!
Vocês que gostaram do livro são burros - palavras dele - são comunistas, estão a serviço, como idiotas úteis, do mal.
Quem não gostar do que ele gosta é burro, incompetente, esquerdista; está a serviço do mal.
Vou jogar essa merda desse livro nojento no lixo.
Bruno Oliveira 13/10/2017minha estante
haha, resenha muito divertida. Eu li metade desse liro e larguei, aí um cara que conheci num congresso me deu um livro desse autor sobre o Descartes, disse que ele manjava bem de história da filosofia e tinha umas teses próprias, mas puta merda como é ruim. Parece uma iniciação científica que o aluno escreveu qualquer merda sem orientação.

Lívia Gomes 16/10/2017minha estante
Joga no lixo não amigo. Doe a quem gosta ou se interesse pelo assunto. O que não é bom pra vc pode ser bom pra outro.

Lobinha Sincera 02/01/2018minha estante
Vende no sebo, pelo menos ganha dinheiro com ele

Silvio 24/01/2018minha estante
Não foi preciso jogar no lixo, troquei com outro skoober, pobre coitado!

Rafaelmct 05/02/2018minha estante
Joga não.

Magasoares 08/02/2018minha estante
Nenhum livro merece ser jogado no lixo, "amigo" mesmo que ele seja um lixo de leitura. Dê para alguém, menos para mim, claro que eu não sou idiota lol :)

Silvio 08/02/2018minha estante
Não joguei fora. Troquei com outro skoober, coitado!

Magasoares 08/02/2018minha estante
Kkkk morri aqui :)

Vitor.Luis 09/02/2018minha estante
?????

Rafael 06/05/2018minha estante
Kkkkkkkkkk gargalhei horrores aqui!

Welington10 15/07/2018minha estante
O cara comprova, linha por linha, tudo que o Olavo disse no livro ???

LIZ 29/07/2018minha estante
Livro chato, leitura pesada, tensa, visão arrogante de quase tudo... pouco se aproveita.

Benjamin Sisko 01/12/2018minha estante
por que não queimou?!

Juliana 01/12/2018minha estante
Eu nunca ri tanto com uma resenha na minha vida kkkkk

@livrosegatos 16/09/2019minha estante
Me diverti horrores!

Drigo.Meida 17/11/2020minha estante
Não jogue no lixo. Use como peso para porta, ou como encalço para um móvel em falso. Não doe essa porcaria para ninguém. O Brasil já está defasado demais de informações confiáveis para ler esse devaneio encadernado.

Douglas 31/10/2022minha estante
Doe para reciclagem kkk

Dutra 17/05/2020

estapafúrdio e mau-caráter
Indo contra qualquer espécie de amor próprio pensei "por que não tentar ler um livro do guru do nosso tão amado país?".
Antes eu tivesse ouvido a voz da razão que insistia em dizer "existem outras formas de se torturar", mas, de maneira perseverante, tentei. Juro que tentei, mas é impossível.

Se inventassem uma máquina do tempo eu voltaria e evitaria ter lido.
Se inventassem uma de teletransporte, bateria no próprio Olavo com esse livro.

O que esperar de alguém que diz que a Pepsi adoça seus refrigerantes com fetos ou que fala que cigarro não causa câncer?
É de um mau-caratismo enorme, deturpa tudo que cita, ofende tudo aquilo que discorda e não apresenta nada de concreto, realista ou sequer são.
Se fosse para descrever com poucas palavras e numa linguagem compreensível para o próprio autor, uma pessoa limitada e agressiva, diria que é uma visão de mundo diretamente do olho do cu.
ArkanthaNero 17/05/2020minha estante
Parabéns pela coragem

Marlison 17/05/2020minha estante
Excelente resenha

Tica 15/08/2020minha estante
Amei a resenha! N esperava nada diferente de quem tem neurônios e discernimento. Ri mto...

Douglas 26/01/2022minha estante
Parabéns pela resenha e coragem

LisboaPB 12/09/2020

O Guru do Mal
Ler este livro foi doloroso. Foi como consumir um remédio amargo. Como sentir prazer em sentir dor. É um genocídio cultural do meu conhecimento. Uma destruição em massa da minha moral e ética. É um desserviço com o ser humano e para com a humanidade.

Olavo tenta mostrar que nosso mundo está repleto de inimigos. Inimigos estes todos da esquerda e do comunismo. O problema do ser humano é a esquerda. Esquerdistas são bandidos, são birrentos, são militantes, são escandalosos, são burros, são cegos. Ao mesmo tempo ele tenta defender a ideia de democracia mas pouco sabe ele que está sendo anti-democrático e por isso um hipócrita.

Seguindo o raciocínio dele ele diz que a juventude de hoje é idiota por que acha que pode opinar. Os jovens não podem opinar. Tem que ficar calado e respeitado idosos como o próprio Olavo. Eu aqui com meus 19 anos sou então uma desafronta. Não poderei concluir minha faculdade pois eu não posso opinar. Não posso produzir opiniões já que isso é idiotice, é militância, é extremismo de esquerda. Ele pouco sabe (ou até sabe) que ofendeu a minha pessoa e a todos os acadêmicos e aqueles que sonham ser um mas não podem ser. Além disso ele ofende os próprios seguidores dele. Irônico, não?

Partindo para o que ele fala de ideologias ele o tempo todo distorce suas definições que aprendemos de forma conceitual e pontual com fundamento histórico e pesquisa avançada. Ele diz que esquerda é problemática, pensa no poder, pensa na estatização generalizada (ele esqueceu que FHC e Lula privatizaram inúmeras estatais), que é burro, cego e deve ser combatido e minimizado. Por outro lado a direita é às mil maravilhas. E por fim ofendeu a minha ideologia, o centrismo, afirmando que é um monte de gente perdida que não tem ideologia e não sabe opinar. Obviamente Olavo é uma pessoa cega pelo ódio e suas opiniões comprovam isso. Mais uma vez me senti ofendido e acredito que a todos também, incluindo os de direita no qual futuramente ele minimizará aqueles que defendem o liberalismo.

Seguindo para as questões sociais ele fala que feminismo e homossexuais (ele chama de ''gayzismo'') são meramente grupos que querem poder, desconstruir nossa moral e que incentivam a pedofilia e a sexualização das crianças. Além disso ele compara em ser nascido pelo sêmen que chega ao útero da mulher com saber que não poderia nascer fruto de uma relação homossexual já que o sêmen supostamente ficaria alojado no ânus e seria eliminado durante as vezes. Por isso ele diz que não queria que seu pai pudesse expelir Olavo pelo cocô.

Seguindo com suas ideias, Olavo tenta afirmar algumas coisas que até ele se contradiz. Ele diz que Bush manteve o país seguro de ataques terroristas sendo que o maior atentado que podemos considerar como chocante na história humana foi no 11 de setembro de 2001. Não podemos esquecer é claro de inúmeros que ocorrem a todo momento na África, Ásia e Europa. Ironicamente li este livro no 11 de setembro.

Ele não termina com as polêmicas. Ele nega o racismo. Ele contesta o por quê das pessoas estarem falando de racismo sendo que homens morenos e negros de exército dos antigos povos muçulmanos escravizavam europeus há muito tempo. De fato ele aponta uma verdade. Muito antes da Era das Explorações, os escravos eram de olhos azuis e loiros. Se quer saber mais sobre isso leia Escravidão de Laurentino Gomes.

Além de Olavo ser anti-cotas ele não menciona formas de superar as desigualdades entre ''raças''. Ele diz que aqueles que reclamam que a polícia é racista não se pergunta se o policial é branco ou negro. Ele diz que se um negro é assaltante a pessoa não pensa que ele é criminoso. Ele o tempo todo nega que existe uma questão estrutural e social imposta desde o momento que os europeus oprimiram diversas etnias que tinham por comum a origem em um continente e a cor de pele. É por isto que ele negou o racismo. E assim ele acaba sendo racista. Se deseja saber mais sobre racismo leia Racismo Estrutural de Sílvio de Almeida e verá pelas palavras de um negro formado em direito e não de um branco elitizado que abandonou o Brasil para viver num país que se sinta mais acolhido ideológicamente.

Como se não bastasse Olavo afirma que é ridículo pensar que homossexuais são oprimidos. Ele compara que homossexuais morrem menos que pessoas em geral por homicídio. Sendo assim, ele nega que homossexuais sofrem opressão da mesma forma que nega que negros sofrem opressão. E ele vai mais profundo nisso: diz que não deveríamos nos preocupar com os homossexuais já que há mais gente morrendo por outra coisa.

Ainda não acabou. Ele condena as contribuições de Freud, Kant e Hegel, principalmente. Segundo Olavo, ele se acha no dom de dizer sobre a psicologia, psicanálise e psiquiatria sendo que não possui formação para tal e muito menos moral para dizê-lo. Uma vez que ele vai contra aos fundamentos de Freud (fortemente respeitado pela academia da área da saúde psicológica) ele nega o conhecimentos dos psicólogos. Não o vi dizendo que é contra psicólogo porém a dedução de suas afirmações diz que os psicólogos estão perdidos pela falta de conhecimento e fundamento. Nesta parte ele ofende minha mãe e a todos os psicólogos que escolherem corajosamente essa área para ajudar cada pessoa que precise de ajuda para enfrentar um mundo como esse onde pessoas como Olavo existe e sabemos que teremos coexistir com elas.

Olavo ofendeu meus professores e a de todos os meus colegas e os de quem está lendo o que escrevi. Ele disse que nosso conhecimento é marxista por que não aprendemos sobre a crueldade do comunismo. Engraçado pois o que mais aprendi na minha escola que a princípio eu julgo ser mais de esquerda pelas políticas de construção social (sabendo que escolas são apartidárias) o que mais aprendi da União Soviética e do comunismo foi sua política sanguinária e opressora.

Olavo ofendeu não só meus professores. Ofendeu meus amigos. Ofendeu as ideologias. Ofendeu seus próprios seguidores. Olavo representa um ódio enraizado pela esquerda e pelo comunismo. Olavo apresenta a solução para a salvação da humanidade em termos morais e culturais, a sua ideologia que ele julga a salvadora. Irônico saber o quão ele se assemelha ao comunismo, ao socialismo, ao fascismo e nazismo ao dizer que ele é o único que salva e que não há nada de bom que possa vir de um esquerdista ou até de um centrista.

Por último Olavo consegue incrivelmente negar as opressões da ditadura no Brasil. Segundo ele na época da ditadura as pessoas viviam libertas. Os únicos que não eram libertos eram os esquerdistas. Ele afirma que hoje nós concebemos a liberdade aos esquerdistas e estes estão implantando uma ditadura. Gostaria de saber a opinião dos moradores de comunidade, dos de classe média e alta que estiveram vivos na ditadura. Hoje em dia criou-se um consenso de que governos autoritários não importa de direita ou esquerda atentam com a nossa paz, com a humanidade e com a tão amada liberdade de expressão.

Brevemente direi que Olavo é contra Kant e Hegel pois é contra o iluminismo. Ele acha baboseira a incrível ideia de Kant construir a ''Paz Perpétua'' com intenção de solucionar o problema dos conflitos no mundo. Ele também acha que ONGS e a ONU é uma baboseira de ideologia marxista que pouco ajuda o mundo. Ele acha que nosso novo mundo construído pelas instituições liberais como a ONU que tem ajuda milhões de pobres famintos e abandonados por Estados opressores de esquerda e de direita, ele acha que é ideia marxista e conspiratória. Por último ele sendo anti-iluminista precisamos compreender que ele é anti-direitos humanos e anti-liberdade. Pois o iluminismo que conhecemos é o iluminismo que impera no mundo de hoje. Se todavia há liberdade de expressão, democracia, direito a propriedade privada e igualdade de direitos, então estamos em um mundo de princípios iluministas. E Olavo quer romper com isso.

E por liberdade de expressão os olavistas e bolsonaristas dizem minimizar Olavo de Carvalho é atentado contra a liberdade de expressão. Primeiramente o seguidor radical de ambos líderes, um o guru o outro o presidente, deve entender a diferença entre liberdade e libertinagem. Liberdade é tudo aquilo que podemos fazer mas em respeito aos princípios de nossa constituição. Isso me refiro aos princípios humanos, aos de respeito e etc. Libertinagem é tudo o que se entende por liberdade mas sem limites. O que quero dizer é que apoiar o que Olavo de Carvalho prega ou o Bolsonaro (uma derivação deste/aproximação deste) é contrariar todos os princípios cristãos, éticos, morais, educacionais, humanos e libertários.

Estudei em instituições conservadores e progressistas. Estudo atualmente em uma instituição conservadora. Sou atualmente uma pessoa que não se qualifica no conservadorismo. No entanto compreendo que numa democracia minha ideologia (centro) não é a mais correta e nem a mais racional. Para mim novas esquerdas, social-democracia, direita, direita neoliberal e a direita conservadora tem muito o que contribuir com nossos debates e nossos planos para um mundo cada vez mais humano e menos desigual. Olavo afirma ser conservador. Para mim se um conservador diz que Olavo o representa eu tenho é pena dele. Olavo é um pensador que pensa o ódio e que o transmite para que seus seguidores possa segui-lo. Olavo quer o mesmo projeto de poder que quer um radical de esquerda. Quer manipular as massas para mostrar que seus pensamentos conturbados são os corretos. Olavo mais se aproxima ao que ele endemoniza do que ele possa imaginar. Olavo não é digno de representar o conservadorismo. Todos deveriam saber que conservadorismo no Brasil e no mundo não carrega a ideologia fascista, racista, machista, homofóbica como se é construído. Interpretamos o conservadorismo aqui no Brasil pois estes estão representados pelo bolsonarismo e pelo olavismo. Lamento se a maioria conservadora dizer que estes sim os representam. Pois ai o conservadorismo estará perdido em suas definições ideológicas assim como está perdido o centrismo brasileiro com a corrupção e a malandragem na qual reconheço.

Pense e repense. Olavo é uma pessoa extremamente preconceituosa. Qualquer pessoa verá em suas palavras. Não é o fato de dizer só o famoso ''ora porra''. Está além dos xingamentos. Seu preconceito está em querer impedir avanços sociais e científicos, em querer negar tudo e a todos. Parece que este sente prazer em negar o que foi mais que consagrado dentro do iluminismo e de nossas liberdades. Olavo está representando o ódio. Olavo fabrica o ódio. Ele acha que os problemas no Brasil e no mundo são a esquerda e o comunismo. Pois eu nego. E eu digo: os problemas do Brasil e no mundo são as pessoas e a estas incluem as que levantam as bandeiras ideológicas.

Se Olavo de Carvalho se tornar nosso guru estamos mais que perdidos. No consentimento da democracia elegemos um presidente onde se fundamenta em muitos pensamentos olavistas.

Minha religião e a de muitos outros entende que devemos transmitir amor, humildade e bondade. Neste livro eu só vi ser transmitido o ódio à grupos e a minorias. Não vi amor sendo transmitido para contribuir com nosso conhecimento e de uma vez acabarmos com a desigualdade. Olavo está preocupado em desconstruir o mundo, em criticar todos e pouco faz para ajudar o mais precipitado. Está enclausurado em sua bolha burguesa de intelectual graduado e morando num país que fundamenta o iluminismo. Olavo se contradiz e vive sobre a hipocrisia. Eu realmente me preocupo com aqueles que passam a mão nele e dizem: ''mas há ideias boas que devem ser vistas''. Um pensador como este nem pensador deveria ser. Ele não representa ideologia nenhuma, ele representa o ódio, o preconceito, o desrespeito e o negativismo para com o mundo. Espero que mentes brilhosas ou que estejam a brilhar e que possam contribuir com nosso mundo de desigualdades que estes nunca se submetam aos conhecimentos de Olavo pois isso é como envenenar a própria alma.
Lenas 12/09/2020minha estante
Triste termos que ler livros desse tipo só pra podermos criticar com propriedade. Realmente doloroso demais ler livros assim e saber que existem pessoas que concordam.

Kamy_20 12/09/2020minha estante
Que livro horrível só lendo a sua resenha eu tenho a impressão de que o Olavo nunca leu nenhum livro sobre Karl Marx, Engels, Lênin, Rosa Luxemburgo e até mesmo o livro que você citou o Racismo Estrutural de Silvo Almeida. Apenas um correção aqui, o Olavo não se parece com o comunismo e o que aprendemos sobre o comunismo e a URSS na escola é algo muito superficial, para saber mais sobre o assunto vale a pena pesquisar um pouco, pois assim podemos criticar o que foi a URSS vendo seus pontos positivos e seus negativos e podemos saber também o que é o comunismo e socialismo de fato. Caso fique curioso eu recomendo que veja alguns vídeos dos canais: TemperoDrag, Tese onze, Jones Manuel, Laura Sabino (recomendo muito), Dimitra Vulcano e por fim Chavoso da USP

LisboaPB 12/09/2020minha estante
Falou tudo Lenas. Esse livro me expandiu as provas que posso usar para tentar desmantelar o olavismo na cabeça das pessoas. Mas que foi doloroso ler, foi

LisboaPB 12/09/2020minha estante
Nao duvido que ele nao tenha lido Karl Marx e o restante. Ele é um filosofo graduado. Porem de alguma forma a cabeça dele interpreta as coisas de forma distorcida e radical demais.
Sobre o comunismo nao curto entrar no debate sobre o verdadeiro comunismo e aquele que foi implementado na nossa historia. Sabemos que o comunismo nao funcionou em um mundo onde o capitalismo se instaurou. Ambos nao conseguem coexistir juntos. É por isso que paises como China e Cuba caminham para um capitalismo de mercado, nao deixando de lado as politicas sociais e o governo que mantem o comunismo como bandeira. Porem sabemos que estes paises ainda vivem numa didatura de um nivel que nao podemos mensurar. Para mim se as boas intençoes por tras daqueles que querem utilizar do comunismo como via minimizadora das desigualdades sociais, eu convidaria para investir na social democracia e fazer com que o capitalismo de mercado favoreça e financie essas politicas sociais. So assim em um mundo capitalista, eu vejo, as desigualdes diminuem. Vide Noruega, Islandia, Portugal, Nova Zelandia, Uruguai...

Aline 13/09/2020minha estante
Ele não tem graduação. Não terminou nem o colégio...

LisboaPB 14/09/2020minha estante
Kkkk. Parece mesmo

Yanka 15/09/2020minha estante
Já pensei em ler esse livro pq comecei a acompanhar os surtos do olavinho em 2012/2013, quando ele era apenas um meme inofensivo. É cogitei ler pq me intriga como o cara se tornou um """"líder intelectual """", mas a leitura parece sofrida demais de acordo com as resenhas.

LisboaPB 16/09/2020minha estante
E é mesmo. Nossa desde 2013 é muito tempo.
Enfase ainda na quantidade de aspas. Kkkkk

Negacionismo mata

Eicross 12/11/2014

Inteligência demolidora
Dotado de grande rebeldia e palavras pouco usuais, o autor que não crê que a Terra gire em torno do Sol conquistou o respeito e a admiração de várias pessoas com sua obra de mais de seiscentas páginas de belas e provocantes falas recheadas de falso intelectualismo.
Apelativo, conservador, extremista, amante de teorias conspiratórias e desprovido de diploma do ensino médio, acha que tem muita moral para refutar a ciência, falar de educação, que a Pepsi usa células de fetos abortados como adoçante, que o aquecimento global é uma mentira e que não existem combustíveis fósseis. Dono da verdade.
A apresentação é a parte mais divertida e menos maçante do livro – provavelmente porque não faz uso do nonsense, de palavras complicadas demais para a maioria das pessoas entenderem e porque, apesar de ressaltar muito a “inteligência demolidora” de Olavo, o chama de canalha:
“Os pequenos canalhas se aproveitam da idiotice pronta. Os grandes a fabricam.” (página 18)
guilhermegt 28/11/2014minha estante
Eu não consegui chegar à página 18.

Jossi 05/02/2015minha estante
Eu estou lendo e estou A-DO-RAN-DO! Olavo de Carvalho é assim mesmo, a esquerda ou as pessoas que não 'ligam-uma-coisa-à-outra' jamais compreenderão. É preciso ter coragem para enfrentar realidades que nos estão sendo negadas há anos. É preciso ter coragem para enfrentar a mídia que impõe coisas absurdas (e falsas) como o tal do aquecimento global. Não acredito nisso. Não acredito no feminismo, que na verdade não defende mulher alguma, apenas a sua ideologia esquerdista. Não acredito no novo racialismo, que só quer desconstruir a História do Brasil. Não acredito no politicamente correto imposto, quase como uma lei, para todos. Sou livre e, como o Olavo explica, tenho o direito de contestar essas tolices mentirosas expostas por quase que 80% da mídia brasileira. Não sou católica como Olavo de Carvalho e posso até discordar dele em alguns pontos (relativos, p. ex., ao catolicismo), mas acredito (não só porque li os livros dele, mas outros, diversos outros autores), que o cristianismo está sofrendo uma perseguição nova e perigosamente velada. O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER UM IDIOTA é um livro muito, muito interessante. Complementa outros tantos livros que li e outros tantos que pretendo ler.

Rafael.Guerra 28/11/2017minha estante
undefined

Eicross 18/02/2023minha estante
Quando eu escrevi isso pra uma aula de Português em 2014, não imaginei o rumo que ia levar o Brasil.

venusseeds 20/10/2018

Nope
Olavo de Carvalho é totalmente desonesto, ele sabe que no que ele fala há muitas mentiras, mas ele invés de rever seus pontos ele insiste naquilo e com violência tenta convencer o leitor do seu ponto de vista. E ainda fracassa, pois ele não consegue argumentar em nenhum momento de forma coerente. Um livro cheio de teorias da conspiração sem pé nem cabeça, que não tem nenhum dado coeso e aplausível. Além de capítulos que beiram ao ridículo, como em um que ele fala que a teoria da evolução é uma falácia. E em outro que ele diz das escolas públicas terem uma educação marxista. Enfim, um livro péssimo, não recomendo a leitura e prefiro continuar sendo uma idiota.
André 20/10/2018minha estante
Obrigado, pretendia lê-lo um dia, mas já desisti.

Ederson R. Zanchetta 25/10/2018minha estante
De fato continua sendo grande idiota ou desonesta por não ter lido o livro e deixar que o leu.
Não tem o menor senso esta sua resenha para quem de fato lê e conhece o prof. Olavo de Carvalho.

André 25/10/2018minha estante
Eita

venusseeds 25/10/2018minha estante
Sim, eu li. Eu li todinho. se não gostou da minha resenha aí problema é teu

venusseeds 25/10/2018minha estante
Não sei qual parte tu não concorda comigo, mas o Olavo é extremamente violento defendendo as opiniões dele e grande parte é só teorias da conspiração completamente absurdas e sem nexo...

venusseeds 25/10/2018minha estante
Ah, e preconceituoso, muito preconceituoso.

Jonathan Soares 02/11/2018minha estante
ele é um chalartão, isso sim. E parece que criou uma seita e não um grupo de admiradores apenas. Recomendo vocês pesquisarem sobre Carlos Velasco, ex seguidor do Olavo. Ele revela quem é realmente Olavo, e como funciona o grupo de seguidores dele, que segundo o Velasco possui todas as características de uma seita.

Paulo Roberto 04/12/2018minha estante
Professores em escolas públicas são na maioria marxistas sim, isso tá mais do que comprovada. A doutrinação é evidente.

Ingrid.Marfil 04/01/2019minha estante
Primeira coisa que ta escrita no livro: Se você não é capaz de tirar de um livro consequências para sua orientação moral no mundo, você não está pronto para ler este livro.

Mari 28/01/2019minha estante

Jonathan Soares 29/01/2019minha estante
E ainda têm a audácia de chamar um charlatão desses de professor, que se autointitula filósofo sem não haver nenhum filósofo na academia que o considere respeitável. Só seus seguidores que o consideram mestre, grande intelectual. O cara alimenta uma porrada de conspirações lunáticas, afirma um monte de generalidades sem nenhuma comprovação científica. Esse Olavo é uma vergonha, um escárnio à comunidade científica. O cara é um completo desonesto intelectual que só convence ingênuos.

Maria Janir Pir 25/02/2019minha estante
Olavo de Carvalho segue a cartilha do Steve Bannon que é outro fanático charlatão!!

Michelle.Danielle 12/10/2019minha estante
Concordo

Carlos Patricio 22/11/2019minha estante
"Eu nunca vejo treta nessa rede. A primeira vez que vejo é um Olavete que tá puxando. Se isso não é uma seita obsessiva e cega pra opiniões contrárias, eu não sei o que é haha"

perfeito, Mari

joaoggur 06/06/2021

Agressividade pura. Distribuição de ódio como conhecimento.
Antes d?eu julgar o livro, tentei ao máximo separar o livro do autor. Eu acho, se não tenho plena certeza, que todos os leitores deste livro já começaram a leitura sabendo quem é Olavo de Carvalho. E, sabendo quem é o Olavo de Carvalho, imagino q muitos sabem de suas opiniões ácidas, impopulares e algumas bem absurdas. Tentei esquecer tudo isso; muita gente pode discordar, mas eu não gosto de misturar obra com autor.
Eu sei que a JK Rowling compartilha Transfobia, e qualquer pessoa que faça uma mísera sinapse sabe que são comentários extremamente preconceituosos, mas eu não vou linchar Harry Potter, uma saga que amo de coração, por causa de comentários da autora.
Eu sei que um outro HP, o Lovecraft, era um racista e xenofóbico, que não tolerava pessoas imigrantes e muito menos pessoas que não tinham a pele branca, europeia, mas eu não vou falar mal do O Chamado de Cthulhu, livro que acho um primor do terror.
Em ambos os casos, eu amo as obras, mas não gosto dos autores como pessoa. Tentei julgar este livro desta forma, esquecendo tudo q sei do autor que já disse que Carl Sagan não era uma fonte científica confiável.

O Mínimo Que Você Precisa Para Não ser Um Idiota é um livro, em praticamente sua totalidade, agressivo. Todos os textos, mesmo alguns deles trazendo teses interessantes, são agressivos. Até o próprio título é agressivo. Parece que o autor, em todos os artigos, escreveu com muita raiva e vontade, com sangue nos olhos.

Para mim, este é o ponto fraco do livro; os textos perdem muito credibilidade e respeito por causa do teor das palavras. Ha textos que Olavo parece explodir de ódio. Não gosto disso. Não mesmo. Para mim, tudo pode ser resolvido na paz, sem agressividade. É o que, infelizmente, esse livro não faz. O autor, além da agressividade do texto como um todo, usa palavras extremamente agressivas, como ?gayzismo?, coisa inacreditável de se conjecturar de falar.

Outro fato q me deixa meio incomodado é que Olavo de Carvalho, na majoritariedade de seus textos, parece ser uma pessoa ?nada me agrada?; reclama de tudo (ligado a pensamentos de esquerda, convenhamos), de todos (de ideologia de esquerda, convenhamos) e de qualquer coisa que não segue o padrão dos nossos antigos costumes. Isso pode ser interpretado como pensamento filosófico, questionador?? Pode. Mas eu tenho as minhas dúvidas.

O que gostei do livro? Gostei de um bocado de coisas, admito. Independente do teor textual, há textos que sim, passam um questionamento com muito fundamento (principalmente os ligados a cultura do ?nosso? [entre aspas pois todos nós somos proletariado, o país é dos políticos] país).

Outro ponto positivo vai para a editora, principal para o Felipe Moura, organizador. Houve um grande regaste de textos, que muitas vezes poderiam estar esquecidos em grandes depósitos de editoras. Também elogio a separação do livro, que ao invés de ser separado por anos, é por tema. Ponto positivo.

Leia esse livro se já tiver uma noção de quem o autor é, e principalmente, se tiver uma mente aberta e disposta a ler textos furiosos.

Repostando.
dani 06/06/2021minha estante
Ótima resenha! Gostei muito da maneira que você expôs suas ideias, embora eu não tenha intenção de ler esse livro ?

joaoggur 06/06/2021minha estante
Muito obrigado, @dani !

Douglas 26/01/2022minha estante
Excelente resenha. E pegou leve com três estrelas rs

joaoggur 27/01/2022minha estante
SimKKKKKK, @Douglas.

Alberto.Tisbita 29/01/2022minha estante
Não fosse a qualidade da sua escrita, eu nem teria conseguido chegar ao fim da resenha. É odio demais pra uma vida só.

Sonia.Tortelette 10/02/2022

Reflete perfeitamente o autor: Vazio, tendencioso, arrogante e sem conteúdo real, apenas purpurina, nada de luz! Para quem leu pouco e tem preguiça de estudar, dá a sensação de que qualquer um pode pensar que sabe um assunto. Faz com que seu seguidor mais ingênuo possa se orgulhar de ser um imbecil com opinião sem base. Para quem estuda, o vazio da mente do autor fica bem óbvio!
Lanzola 10/02/2022minha estante
a gente: ??
o olavo: ??

Rafael Kerr 10/02/2022minha estante

mitrws 04/10/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

LOLA 02/04/2019

Psicodélico
Eu só queria meus 31 reais de volta.
renatocaldas 17/06/2019minha estante
Não poderia ser mais sintética ???

Agora estou angustiado. Este livro está na fila das versões em papel. É o próximo. Que agonia...

Michelle.Danielle 12/10/2019minha estante
Ahahahha, desculpa, tão ruim assim?

Rafael 27/10/2019minha estante

Hahahaha

Douglas 31/10/2022minha estante
Corajosa

André 18/01/2015

Levei cerca de 4 a 5 meses para ler esta obra. Se frente às contraditórias resenhas aqui expostas eu pudesse te orientar uma parte do livro que mostrasse o motivo da maioria dos comentários serem positivos, e frente a estes, outros comentários cheios de rancor e pré-conceito, te indico ler as duas últimas partes para ter uma noção do que o livro fala, LIBERTAÇÃO e ESTUDO, não são mais que 20 páginas. Se depois delas se você sentir mesmo que isso não tem nada a ver com o Brasil,que não pode tirar nada de bom daí pra sua vida intelectual e espiritual, este livro realmente não te ajudará.
Este livro me fez tirar o que estava nublando minhas convicções e "certezas" forjadas por anos a fio por quem era responsável por minha educação e crescimento intelectual, a escola pública brasileira. As verdades que a TV mostravam e que os ditos intelectuais brasileiros ditavam, mas que eram constantemente sujeitas de contradições foram agora desnudadas. Posso dizer que este livro foi o começo da busca de algo que me faltou desde sempre, e que a escola me negou de propósito, a busca pela verdade.

Izzy 04/12/2019

ruim? péssimo? pior que isso
de longe o pior livro que eu li na vida, e o pior que eu li até o resto dela. um desserviço à literatura, ao ser humano, as árvores que foram cortadas para virar papel onde esse lixo completo foi impresso.
Mabbi 20/12/2019minha estante
:)))