Contra a Perfeição

Contra a Perfeição
4.14516 62

Resenhas - Contra a Perfeição

Paulo Silas 12/12/2013

Uma abordagem bastante concisa, mas com a profundidade necessária para a compreensão da visão sobre o tema passada pelo autor.

Analisando o tema da engenharia genética sob a ótica da ética e da moral, Michael Sandel explana a sua visão crítica e ponderada sobre a questão, mostrando os reflexos que a "busca pela perfeição" poderiam acabar gerando (ou já geram) na sociedade.

Por meio de exemplos, analogias e sínteses, o autor transmite a mensagem ao leitor de que há o não tão latente perigo pairando sobre a engenharia genética, quando utilizada para fins não tao nobres (eugenia dissimulada, culto ao corpo, etc).

Ao final do livro, o epílogo aborda um pequeno debate sobre as células-tronco, desmistificando o alarde desnecessário que se faz sobre o tema por aqueles que são contrários a tal tipo de pesquisa.

Recomendo!

Mateus Menezes 23/09/2015

Concisa e Objetiva
O livro traz a opinião do autor sobre alguns dos temas mais abordados no campo da bioética, como o melhoramento genético e manipulação.

Através de analogias e hipóteses muito bem construídas, o autor nos faz refletir acerca das posições divergentes e muitas vezes paradoxais a que se mantém os defensores ou contrários à algum procedimento tal como a eugenia.

No final, o autor nos convida - em um epílogo- à uma reflexão sobre a contradição dos críticos ao uso de células - tronco embrionárias e o momento exato do começo da idéia de pessoalidade.

O livro é curto e essencial àqueles que procuram enriquecer os argumentos a respeito de bioética na atualidade.

Daniel.Simoes 25/04/2016

Sandel discorre acerca do melhoramento genético, da clonagem e das pesquisas de células-tronco, dissecando cada argumento contra e a favor sobre esses temas. Seus argumentos brilhantes ajudam a clarear o entendimento sobre as questões genéticas que cada vez mais a humanidade enfrentará.

Pietra Galutty 15/12/2015

Dilemas e desafios na era da engenharia genética.
Este livro segue o estilo característico de Michael Sandel, semelhante a sua importante obra intitulada Justiça.
Contra A Perfeição é resultado dos mais importantes debates da sociedade contemporânea, marcada pelo incrível avanço da técnica. Os desafios morais referentes à engenharia genética são aqui reunidos por Sandel, que expõe casos reais e informações para sustentar suas opiniões.
Michael Sandel chama a atenção de seu leitor para o fato do "repertório moral" da sociedade contemporânea ainda ser mal equipado para lidar com as complexidades suscitadas pela Engenharia Genética. Por exemplo,a clonagem é considerada uma prática controversa devido aos seus altos índices de erro, no entanto, se a evolução da tecnologia fosse ao ponto de eliminar por completo tais índices, a clonagem ainda seria moralmente censurável? Essas e outras questões são postas por Sandel, em seu impecável apego à realidade.
Por fim, o livro reúne discussões acerca da ética do melhoramento e os dilemas do melhoramento genético, ou seja, a utilização da engenharia genética para fins, medicinais ou não, de aperfeiçoamento das condições naturais dos seres humanos. A questão dos "atletas biônicos", ou seja, a utilização da manipulação genética nos esportes. A questão atual da escolha das características dos filhos por meio da fertilização in vitro, "filhos projetados, pais projetistas". Ademais, no epílogo do livro, Sandel trata da ética embrionária relativa ao debate sobre as células-tronco.
Um livro excelente e sem grandes complicações, importante de ser lido por qualquer indivíduo que queira acompanhar as questões e desafios da era da Engenharia Genética.