Contra a Perfeição

Contra a Perfeição Michael Sandel

Resenhas - Contra a Perfeição

Carol B. 16/10/2020

Sandel foi definitivamente uma das melhores descobertas de 2020. Esse livro, assim como o seu irmão mais famoso, o "Justiça" são de uma clareza incrível, trazendo temas difíceis e que parecem obscuros à possibilidade de debate.
alex 17/06/2021minha estante
Não deixe de ler a Tirania do mérito. É muito bom tb.

Paulo Silas 12/12/2013

Uma abordagem bastante concisa, mas com a profundidade necessária para a compreensão da visão sobre o tema passada pelo autor.

Analisando o tema da engenharia genética sob a ótica da ética e da moral, Michael Sandel explana a sua visão crítica e ponderada sobre a questão, mostrando os reflexos que a "busca pela perfeição" poderiam acabar gerando (ou já geram) na sociedade.

Por meio de exemplos, analogias e sínteses, o autor transmite a mensagem ao leitor de que há o não tão latente perigo pairando sobre a engenharia genética, quando utilizada para fins não tao nobres (eugenia dissimulada, culto ao corpo, etc).

Ao final do livro, o epílogo aborda um pequeno debate sobre as células-tronco, desmistificando o alarde desnecessário que se faz sobre o tema por aqueles que são contrários a tal tipo de pesquisa.

Recomendo!
chiquinho 11/04/2019minha estante
Tenho um exemplar disponivel para troca!!blz!!

Vinicius.Chaves 17/02/2022

Não foi uma leitura tão profunda quanto dos outros livros que li do autor. Mas ainda assim traz boas reflexões, assunto bem interessante, escrita bastante clara.

Mari 22/09/2020

O livro traz uma discussão importantíssima e atual com uma leitura super fácil de se compreender. Extremamente gostoso de ler e refletir sobre as questões de melhoramento genético e com bônus da discussão a respeito das opiniões sobre pesquisas com células-tronco. Acredito que a ciência é uma ferramenta que pode ser utilizada para trazer inúmeros benefícios pra sociedade, mas a utilização dela para alcançar a perfeição (se é que existe o perfeito solido) chega a ser idealismo e ate certo ponto egocêntrico.

William 30/01/2022

Um livro bem argumentado que nos mostra a diferença entre curar e melhoramento do corpo humano.
Contra a perfeição é um livro que discute de forma muito inteligente as questões da ética na era da engenharia genética. Um dos grandes dilemas, que o autor argumenta ao longo do livro, é quando as pessoas utilizam os avanços da engenharia genética, para não curar uma doença, e sim para ir além da saúde, para melhorar as capacidades físicas ou cognitivas, para ficar em posição superior em relação ao outras pessoas consideradas normais. E no final temos um epílogo sobre as células-tronco onde Sandel deixa o seu ponto de vista, bem argumentado. O me chamou muito a atenção é que o autor explica que o grande problema da grande maioria das pessoas é usar os novos conhecimentos genéticos para endireitar “a madeira torta da humanidade”. Contudo deveríamos promover o possível para produzir arranjos políticos e sociais mais tolerantes com as dádivas e limitações das pessoas imperfeitas. É um livro relativamente curto, mas bem escrito com muito conteúdo para ser debatido.

Srta.Jay 04/05/2021

Confesso que comprei o livro num impulso consumista que tive, pois estava comprando outros livros do autor ("Justiça" e "Tirania do Mérito") e acabei comprando os quatro livros disponíveis (este e "o que o dinheiro não compra").
O que me surpreendi foi a facilidade do diálogo que o autor mantém em todo o livro. Por ser um assunto complexo para uma leiga que nem eu, achei bem interessantes os pontos abordados pelo autor referente à etica na área de bioengenharia. Livro curto e de fácil compreensão, surpreendeu mesmo.

da Silveira Pinheiro 27/07/2020

Uma boa iniciação ao tema
O livro contém informações relevantes sobre as discussões morais acerca da engenharia genética e outras questões éticas deste tema.

O autor tem sua irreverência comum, explorando neste livro diversas hipóteses e teses que nos fazem refletir acerca de saúde, vida futura e os limites da bioengenharia.

Considero este exemplar como uma iniciação ao tema. Por se tratar de um livro de um grande professor todos os argumentos têm base em referências listadas. Caso a pessoa se interesse em aprofundar conhecimentos no tema este livro pode ser um guia para aguçar a curiosidade.

Carol 03/10/2020

Impressões da Carol
E-book: Contra a perfeição. Ética na era da engenharia genética {2007}
Autor: Michael J. Sandel {EUA, 1953-}
Tradução: Ana Carolina Mesquita
Editora: Civilização Brasileira
160p.

Disponível no Kindle Unlimited.

Michael J. Sandel é professor universitário, filósofo político com pesquisas sobre justiça, democracia e ética. Ele tem um curso, no Youtube, "Justiça, o que é fazer a coisa certa", que indico demais a quem é do Direito e a qualquer pessoa que se interesse por dilemas éticos/morais.

Em "Contra a perfeição", ele vai discutir uma questão, já existente, mas realçada pelo avanço da engenharia genética: seria errado os pais se valerem de técnicas de reprodução humana para projetar os traços genéticos que desejam para os seus filhos?

Sandel é um professor maravilhoso, a impressão que se tem, ao lermos este livro, é de estarmos conversando com ele. A partir de casos noticiados na imprensa americana, ele levanta os pós e os contras de procedimentos como clonagem, células-troncos, manipulação e melhoramento genéticos. Para, ao fim, deixar claro sua posição, o que acho bem positivo, pois o autor não fica em cima do muro.

Um exemplo de dilema moral trazido por ele: "todos deveriam receber de braços abertos uma terapia genética capaz de aliviar a distrofia muscular (...). Mas e se essa mesma terapia fosse utilizada para produzir atletas geneticamente alterados?".

Eu creio que o avanço da ciência não tem como ser contido. E, hoje, esse avanço é tão rápido que nossa compreensão moral não dá conta de acompanhá-lo.? Entram nesse debate pilares da nossa sociedade como autonomia, justiça e direitos humanos.

O grande X da questão, pra mim, em concordandância com Sandel, não está nos instrumentos pelos quais a sociedade tenta atingir o sonho prometeico de se igualar a Deus. E, sim, no que a leva a perseguir essa megalomania, essa perfeição idealizada. A engenharia genética é apenas um instrumento mais potente do que os que já são utilizados cotidianamente.

Livro interessantíssimo, super didático, sobre um assunto que interessa a todos nós. Qual sociedade almejamos? Quais valores devemos buscar?

Mateus Menezes 23/09/2015

Concisa e Objetiva
O livro traz a opinião do autor sobre alguns dos temas mais abordados no campo da bioética, como o melhoramento genético e manipulação.

Através de analogias e hipóteses muito bem construídas, o autor nos faz refletir acerca das posições divergentes e muitas vezes paradoxais a que se mantém os defensores ou contrários à algum procedimento tal como a eugenia.

No final, o autor nos convida - em um epílogo- à uma reflexão sobre a contradição dos críticos ao uso de células - tronco embrionárias e o momento exato do começo da idéia de pessoalidade.

O livro é curto e essencial àqueles que procuram enriquecer os argumentos a respeito de bioética na atualidade.

Pietra Galutty 15/12/2015

Dilemas e desafios na era da engenharia genética.
Este livro segue o estilo característico de Michael Sandel, semelhante a sua importante obra intitulada Justiça.
Contra A Perfeição é resultado dos mais importantes debates da sociedade contemporânea, marcada pelo incrível avanço da técnica. Os desafios morais referentes à engenharia genética são aqui reunidos por Sandel, que expõe casos reais e informações para sustentar suas opiniões.
Michael Sandel chama a atenção de seu leitor para o fato do "repertório moral" da sociedade contemporânea ainda ser mal equipado para lidar com as complexidades suscitadas pela Engenharia Genética. Por exemplo,a clonagem é considerada uma prática controversa devido aos seus altos índices de erro, no entanto, se a evolução da tecnologia fosse ao ponto de eliminar por completo tais índices, a clonagem ainda seria moralmente censurável? Essas e outras questões são postas por Sandel, em seu impecável apego à realidade.
Por fim, o livro reúne discussões acerca da ética do melhoramento e os dilemas do melhoramento genético, ou seja, a utilização da engenharia genética para fins, medicinais ou não, de aperfeiçoamento das condições naturais dos seres humanos. A questão dos "atletas biônicos", ou seja, a utilização da manipulação genética nos esportes. A questão atual da escolha das características dos filhos por meio da fertilização in vitro, "filhos projetados, pais projetistas". Ademais, no epílogo do livro, Sandel trata da ética embrionária relativa ao debate sobre as células-tronco.
Um livro excelente e sem grandes complicações, importante de ser lido por qualquer indivíduo que queira acompanhar as questões e desafios da era da Engenharia Genética.

Luis Felipe S. Correa 07/09/2022

Extremamente recomendável
Michael J. Sandel é simplesmente perfeito, ne? Virei fã incondicional da linguagem e os exemplos da cultura pop. Os livros dele sempre apresentam uma viagem histórica fantástica, apresentando também exemplos muito atuais e perspectivas absurdamente interessantes. O mais incrível é aquela virada na chavinha do cérebro que te faz perceber as coisas da vida com uma ótica totalmente nova. O mais incrível é que a pretensão do autor é desenvolver um raciocínio serio e ético sobre o debate. Extremamente recomendável.

KimKazz 06/06/2021

Filosofia do direito
É muito interessante a maneira como Sandel nos provoca a pensar sobre assuntos delicados e sem uma única resposta possível. O modo como relações humanas e suas funcionalidades são e as implicações dessas escolhas no dia a dia também é um ponto interessante, principalmente ao analisarmos todos os pontos que ele traz acerca da engenharia genética, suas possíveis consequências e implicações. Além disso, como deveríamos lidar com a questão dos estudos das células tronco.
Sem dúvidas um livro que deixa mais perguntas do que traz respostas, mas é justamente a intenção do autor. Fazer com que pensemos até que ponte determinadas atitudes humanas são louváveis ou não.
Leitura excelente!

alex 17/06/2021

Contra a perfeição - ética na era da engenharia genética
Livro de 2007 do Michael Sandel.

Como bom filósofo, faz boas perguntas e apresenta pontos de vista pouco usuais. Sempre instigante (como no caso do casal que optou pelo melhoramento genético para ter um filho surdo; ou na escolha entre salvar, durante um incêndio, 1 criança de cinco anos ou uma placa com 20 embriões de três dias).

Como o próprio autor afirma, esse livro é meio que um desvio do que estava pesquisando à época, nascido meio do acaso que o levou a participar de um comitê de bioetica no governo Bush.

Talvez por isso (ou porque o tema é amplo e novo demais), o livro fica bem aquém de "A tirania do mérito" (2020) e "Justiça" (2008).

Sobrinho 26/12/2016

Nem tão surpreendente assim!
Como disseram alguns por aqui o livro não é ruim, mas não chega a superar a expectativa criada em torno do tema desenvolvido pelo seu autor. Sua narrativa está longe do seu melhor livro: Justiça - o que é fazer a coisa certa.

Paloma Hoover I @palomalivros 01/03/2021

Michael Sandel é o rei do diálogo
Como o Michael Sandel consegue eu não sei, mas ele pega temas super complexos, como a engenharia genética, e dialoga com o leitor de forma clara e simples, explicando problemas éticos e argumentando para os dois lados com muita facilidade.

Para quem está se perguntando, sim, ele deixa bem clara a posição dele em relação aos assuntos abordados. Não é mistérios porque o próprio nome do livro já diz, ele é contra a perfeição. Contra as modificações genéticas que tem como intenção melhorar/aperfeiçoar o ser humano esteticamente ou apenas com o objetivo de competir melhor em determinada área de atuação, como os esportes ou as provas de admissão de faculdades.

Ele não é, entretanto, contra a utilização da engenharia genética com o objetivo de erradicar doenças como as diabetes. E devo concordar com ele em todos os pontos apresentados durante o livro... também sou contra a perfeição, mas não contra a tentativa de livrar os seres humanos de moléstias e doenças transmitidas geneticamente.

Ademais, tem um epílogo incrível sobre pesquisas realizadas com células-tronco retiradas de embriões, e a argumentação dele é mais uma vez impecável.

Se você tem interesse pelo tema, fica minha forte recomendação. É legal como forma de entretenimento ou para estudos mais aprofundados.