Mamma Lucia

Mamma Lucia Mario Puzo

Resenhas - Mamma Lucia

Jhaze 11/04/2022

Mario Puzzo em Construção
É quase imoral avaliar a obra de mestres como Puzzo.
Mas o que dá pra se dizer sem cometer um sacrilégio e consequentemente se tornar um herege literário é que este trabalho mostra o galgar dos degraus do que viria a seguir - O Chefão.
Aqui já se percebe a presença de ótimos personagens construídos psicologicamente perfeitos. São pessoas que Puzzo conheceu com certeza.
Só que infelizmente no final o ritmo cai e a narrativa se perde, como se o autor estivesse cansado do texto que se desenvolvia.
O que se denota é um Mario Puzzo em construção, a um degrau da perfeição.

Nino 18/08/2018

Nessa obra, Mario Puzo apresenta a vida de uma típica matriarca italiana, emigrada aos cortiços nova-iorquinos nas primeiras décadas do século XX, a fim de fugir da miséria em sua terra natal. O autor relata, com sua esperada riqueza de detalhes e fidelidade ao contexto, o que Mamma Lucia precisou conviver, entre infortúnios e o constante assombro da perda, para conquistar alguma prosperidade à si e aos seus. Ver os filhos criados e habituados à moda americana, sugeriam sentimentos ambíguos à personagem. Se por um lado, vê-los mais distantes do idioma e costumes italianos lhe causava estranheza, por um outro aspecto, a realização do "sonho americano" seria a esperança de uma vida menos turbulenta como a que passara. A expectativa criada de uma leitura densa, se cumpriu, já que o enredo não espera surpresas. O que não faz Mamma Lucia menos interessante e recomendável.

Augusto.Gabriel 20/12/2019

Uma Mãe que vive pela família
Mamma Lucia (The Fortunate Pilgrim)

Uma incrível historia de uma família ítalo-americana, antes e pós a grande depressão americana. Lucia de Santa,uma italiana que saiu da Itália por orgulho e sonho de viver o grande sonho da americano.

A história no começo pode parecer meio entendiante, explica os personagens, as razões que Lucia, deixou a Itália. Muito do livro é narra como Dona Lucia, enfrentava a vida nos Estados Unidos. Um Livro com Foco em 3 personagens alem de Lucia, seus 3 filhos, Gino, Octávia e Lorenzo.

Uma história que vale o tempo, com 25 capítulos e muito emoção pós capitulo 2. Com um clímax morno, para toda a drama. Mas com um final justo e agradável,

Ellen 10/07/2023

Achei o livro interessante, existem muitos personagens e a maior parte deles são desenvolvidos. A trama desenrola-se, ao meu ver, de modo episódico, mostrando passagens das vidas desses personagens, seus sonhos e problemas individuais, suas dificuldades em lidar com o presente e a perspectiva de futuro. Algumas histórias são simples, outras carregadas de carga dramática.
Apesar dessas questões, me decepcionou muito como alguns personagens são tratados. justamente por parecer um agrupado de tramas episódicas muitas coisas acontecem sem parecer ter reverberações no resto da história, largando muitas pequenas tramas sem espaço para reaparecer.
Por fim, o livro conclui-se de maneira apressada, piorando a falta de aprofundamento e avançando para o final escolhido sem muitas explicações ou motivos.